Specialized Epic 2007 Noir, sub 10Kg e sub 3000€

nogueira.nuno

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Boas,

Estava a espera das fotos e tenho-me distraido, a bike esta 5 estrelas e com boa escolha de componentes e Upgrades.

Eu na tua opiniao nao anodizava a pedaleira, essas pedaleiras sao lindas assim como estao e ainda se vendem esses modelos acima de 200 euros exactamente para polir e alguns para single speed.
Eu adorei andar com a relacao 39 na pedaleira, 38 realmente pode ser curto mas depende de onde se anda, claro ;)

Parabens ;)
 

xman

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Boas,

Obrigado pelos elogios, Nuno.

A pedaleira é para manter espelhada/baça dependendo se me der ao trabalho da polir. Mas gosto muito dela como está.

A 38, para mim chega, apenas esgoto nas descidas.

As rodas e após uns 200Km, só posso dizer bem.
Positivo:
-Não noto qualquer diferença de torçam entre a montagem com estes Podium MMX e com os Alpine e tenho lhe dado a mesma utilização, incluído descer e subir uns degraus.
-Consigo arrancar mais depressa e é mais fácil manter a velocidade.
-Obriga a utilizar baixas pressões nos pneus o que faz com que se tenha mais tração. Estou a utilizar 25 PSI.
-Esteticamente acho mais agradável que as montagem com Alpine

Negativo:
-Algum receio inicial de fazer algumas aventuras pois tem aspecto algo frágil.
-A montagem podia ficar mais leve, mas obrigava a um aumento considerável no custo final, pois obrigava a cubos mais leves e logo bem mais caros.

Os cubos Novatec nada a apontar, já é a 3ª montagem que tenho com estes cubos.

Na minha opinião e para quem está a considerar uma montagem com Alpine, vale a pena reconsiderar montar com estes Podium MMX, pois o par (na Poison e na R2) custa "apenas" mais 50€ e são cerca de 100gr mais leves.

Nota final, acho que a falta ou não de rigidez depende apenas de como são enraiadas as rodas.

As roldanas da Tiso, para já, nada a apontar.

Cumps.
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DiAvL0

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Qual o teu peso xman? Pode ser relevante na tua comparação dos Alpine com os Podium MMX, bem como, onde foram enraiadas?

Estou seriamente a ponderar a compra dumas Alpine com os Novatec enraiadas em Sta Apolónia, mas como tenho 79kgs quero ter "margem de manobra", já para não dizer que gosto de pressões altas...

Alguém sabe se a Stan´s vai lançar agora a nova colecção de aros?
 

xman

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Boas,

Eu peso 70Kg+roupa e mochila deve ficar nos 74Kg. No entanto sei de pessoal bem mais pesado a usar os MMX e não se queixa (por exemplo o Claudio Dias, que pesa 93Kg, segundo o tópico sobre a bicicleta dele).
Se bem me lembro o limite dos MMX é de 77Kg, indicado pelo construtor.
No entanto se fores para os Alpine fica de certeza, bem servido.

Cumps.
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@xman é verdade, mas esta semana tenho andado nos 91kg, e espero que seja para continuar a baixar....Os MMX só precisam de levar os raios certos, e ter muito cuidado com as tensões destes, pelo menos foi o que me disseram no importador da NO TUBES, que por acaso é aqui á minha porta, e de onde vieram as minhas com cubos A2Z, que até agora não tenho razão de queixa das rodas...Só por comparação, as Mavic SLR também são só até 77kg, o que nas rodas é subjetivo, agora em espigões, avanços, guiadores e pedais a história é outra, toleram sempre mais qualquer coisa mas não abusemos...Mas eu acho que estou abusar no guiador(99gr), mas também ninguém me disse nem encontrei um limite...

Boas pedaladas
 

xman

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Boas,

Assim é que é Claudio, baixar os peso das duas maquinas. :)
O que me disseram à cerca dos MMX é que não podem ser enraidos com muita tensão nos raios, pois isso dava cabo do aro.
Eu tento respeitar os limites de peso, que os componentes indicam, principalmente o guiador. Muitas vezes a coisas também partem por uso abusivo, um guiador de 99gr (sem custar os olhos da cara), não serve para fazer DH, por exemplo, digo eu.

Cumps.
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Pois claro, cada coisa no seu lugar...Fazer DH com material de XC é "a morte do artista"...Acho que é preciso é saber escolher os componentes, e depois saber utiliza los também...Não é por ter um guiador novo de 99gr que vou fazer melhor os saltos, antes pelo contrário, eu que sou pesado tenho de ter em atenção como faço certas coisas, sei que á um limite, e um guiador partido não é só um grande azar...Mas nem por isso começei a meter travão nas descidas lol...

Boas pedaladas...Que eu vou de férias...
 

Claudio78

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Boas!

Bom e com estes posts todos, fiquei a saber mais alguns pormenores sobre a minha Epic, iriei ficar atento a este tópico para "roubar" algumas ideias!

De qualquer forma, assim que tiver oportunidade, irei colocar fotos da minha Epic.

Tal como falei com o Xman em MP, este fds fui "estrea-la" nos trilhos da Arrábida, e para quem conhece a Arrábida, tanto tem de bom a descer como tem de bom a subir, e sem dúvida que portou-se muitissimo bem, testei/arrisquei a descer com a suspensão da frente bloqueada em gravilha e nem assim comprometeu a qualidade da mesma!

Para quem não sabe, venho de uma Spec Enduro SL! Com mais 4 kilos e com suspensões de 150mm, portanto, quando digo que fiquei espantado com o comportamento da Epic, sei bem do que falo!

Estava a pensar colocar um avanço/guiador em carbono da Ritchey mas rapidamente mudei de ideias, pelo que tenho ouvido o carbono poderá rachar, e não quero correr esse risco.

Abraços a todos os amantes das Epic's!
 

xman

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Boas,

Não tenho colocado nada aqui pois tenho apenas andado e não tenho feito alterações, até este fim-de-semana.
O guiador originalmente com 600mm foi cortado para 580mm, pois achava que estava um pouco largo.
A bicicleta ficou bem mais nervosa e mais rápida nas mudanças de direcção, parece que ficou com a direcção mais leve.
Alias ficou tão nervosa que me mandou ao chão! :(
Uns aranhões, poucos, e umas dores nas costelas que até me custa a respirar foi o resultado de ter batido com o guiador numa vara que estava no cimo duma subida e ter caído de lado. :mad:
Bem, seja como for, gostei de andar com o guiador com 580mm e alem disso ainda tive o bónus de ter retirado peso, mas pouquinho.

2 cm de guiador KCNC, com alguma fita cola, para agarrar bem os punhos, 3,3gr.
cortedeguiador.jpg


Como tive que andar a mexer na bicicleta, para montar o guiador decidi colocar no espigão um dos parafusos de Ti que tinha para o Thomson.
Pesei o original em aço e o de Ti e pensei, será que vale a pena arriscar para tirar 3gr ?
É claro que a resposta foi, claro, vou tirar peso! :D

Comecei a montar tudo e apertar com uma chave dinamométrica a cerca de 5N. Quando estava a apertar comecei a ouvir um ruído estranho, de repente...
parafusopartido.jpg

...já foste!
Bem antes na garagem, que no mato! Lá voltei a colocar o parafuso de aço.

Relativamente ás roldanas Tiso com algumas centenas de Km, nada a apontar.
Sem dúvida uma grande vantagem relativamente ás KCNC é não ficarem com lixo, pois não tem os buracos das KCNC.

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essence_s

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Pena teres partido o parafuso, na volta n precisava dos 5nm.Já pensaste em colocar uns yokes no thomson?tiras uns bons gramas...
 

xman

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Boas,

@essence_s ainda tenho outro parafuso de Ti para o Thomson, mas não vou arriscar pois apenas tiro umas 3gr.
Disseste Yokes? :)
wp000010.jpg

thomsonmasterpiece30935.jpg


se vires o seguinte post encontras mais informação.

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xman

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Peso actual 9800gr

Boas,

Mais umas novidades, desta vez por necessidade.

Quando cortei o guiador KCNC para 580mm notei que estava marcado e muito do aperto do avanço. Como alem disso já tinha dois anos de uso, decidi trocar.
A escolha recaiu num New Ultimate em alumínio de 600mm, cortado para 580mm, que é exactamente igual ao KCNC, mas tem uns gráficos mais apelativos, pelo menos para mim.

Guiador New Ultimate Alumínio com 580mm, valor lido 114,4gr

newultimate580notape.jpg


Aqui poupei 4,4gr :)

À uns tempos comecei a ter/ouvir uns estalidos na pedaleira e acabei por descobrir que o barulho vinha do prato maior e mais precisamente dos parafusos que apertam o prato à aranha.
Decidi trocar os parafusos por uns de alumínio, lubrifiquei e dei mais uns toques com a lima no prato para que encaixasse melhor e o ruídos desapareceram.

Não tenho fotos, mas por cada parafuso poupei 2gr.

Com alguma perca de liquido dos pneus e as mudanças, tenho a bicicleta a pesar 9800gr, o que me parece bem.

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Nozes

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A mim também me parece muito bem :)
Nunca consegui compreender como há pessoal que consegue andar a ouvir estalinhos na bike,e as maratonas então,horas a fio a ouvir o material queixar-se...eu dava em doido!

Só uma dúvida,o projecto ainda se mantém sub-3000€?
 

xman

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Boas,

A mim também me faz confusão andar e a ir ouvir um ranger ou estalido ou os travões roçar e por isso tento ir mantendo a bicicleta para evitar isso, ou arranjar assim que apareçam.

Relativamente ao custo, é claro que já gastei mais que os 3000€, mas se tivesse que comprar tudo para montar a bicicleta de raiz, continua abaixo, não muito mas continua.
As rodas estão mais caras 100€ que no inicio e o pneu de trás uns 5€

Cumps.
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essence_s

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Mais 1 que n suporta barulhos parasitas, alias tiram-me do serio!
Ora ai esta um peso que gostava de atingir com a minha bike..pena é o guito que n estica!
 

pimentoski

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eu sou incapaz de andar na bicicleta com estalos... nem que tenha de desmontar peça a peça para descobrir de onde vem mas não sou capaz de ouvir estalos...

já agora no meu "projecto" também tenho um (excel) de custo mas para todos os efeitos o que conta para mim é o que está montado agora. por exemplo se já tive 3 pares de pneus só meto o preço dos pneus actuais... não faz sentido duplicar os valores. No caso do guiador, já foi um KCNC mas se agora é um New Ultimate não tem lógica contabilizar os dois preços...
 

xman

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Boas,

Os estalidos voltaram a aparecer sempre que pedalo em pé e em esforço no prato grande.
Eu tinha lubrificado bem o exterior dos parafusos que prendem o prato à pedaleira, mas como à uns dias lavei a bicicleta no Elefante Azul (sim eu faço algumas lavagem assim, mas tenho cuidado em não apontar para os pontos de rotação e cubos) e deve ter retirado alguma da lubrificação.
Tenho que voltar a desmontar e lubrificar.

Entretanto e como a corrente está já a 0,75%, medidos no indicador de desgaste decidi mandar vir uma nova corrente.

Desta vez em vez da fiel XTR decidi tentar a minha sorte com uma coisa mais leve. :)

Corrente XTR 9 Velocidade 114 Links, 285gr
d0jrmxusnpk50d3nnyem1qo.jpg


Corrente KMC X10SL 114 Links, 257.3gr
kmcx10sl114elos.jpg


O peso está muito acima dos 242gr anunciados para os 114 Links, mas mesmo assim bem mais leve que a XTR.

Quando a actual estiver no 1% vou montar esta e vamos ver como se aguenta.

Cumps.
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essence_s

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Por acaso ando a piscar o olho a essa corrente há algum tempo, mas tambem eu uso a xtr sem falhas!
Depois da feedback disso quando a colocares e experimentares em condições.
 
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