Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

j_Fe

Member
Custou cerca de 30€ o prato. Não o acho demasiado caro. Agora quando precisar de trocar, só troco um :)
 

Baba

Member
Ficou com MUITO bom aspeto. Agora só falta a superstar começar fazer pratos de 40/42 dentes para cassetes de 10v a preços decentes e tb considero a conversão
 

DarknightOM

New Member
bem..após ponderar muito , e ver o que realmente preciso ..

talvez vá optar por 1x10v ..

neste momento tenho 3x10 SLX , com cassete 11-36.
agora se callhar optava por converter o pedaleiro para um prato de 34T , e na cassete a alteração de trocar o 17t pelo 42T

já sei que vou perder velocidade naquelas maratonas de grandes estradões..onde muitas vezes ando com os 42T metidos á frente..

andei a ver os pratos SNV , agora só me falta ver a guia da corrente..
precisava de alguma ajuda de quem tem ou possa ajudar.

obrigado
 

JoaoAM

Member
estou exatamente na mesma situação que tu darknight, já viste os kits da one components?
ve, são fixes, pelo menos parecem, e trás também uma mini peça atras para tentar compensar essa velocidade que se perde nos estradoes
prefiro perder essa velocidade e não andar com desviado a frente, menos peso.. menos complicações :)
 

DarknightOM

New Member
já vi sim, mas alem do 42T tras um de 16T

uma vez que na cassete de 10v temos que tirar o 17T ou 15T nao sei agora ao certo ..não estou a ver qual a diferença ..nisso
será para trocar esses dois e em vez de ficar 19 -15-13 fica 19-16-13
não me faz muita diferença ..ter esse 16 em vez do 15...
contudo o SNC sai mais barato...
 

DarknightOM

New Member
já está...agora é só esperar.

mandei vir o 42T+16T na one components, e o prato de 34T com a guia da superStar Components.
ao todo e com portes é algo como 140€.

agora é so arranjar os parafusos, mas isso arranja-se cá.
 

DarknightOM

New Member
yap, 34 á frente.

o de 32 "penso" ser pouco.
faço mais maratonas e muito Km em estrada a rular...com 32 ficava muito limitado .
36 seria ideal para rular, mas depois em certas subidas em XCM se calhar era demais, entao fiquei no meio com 34.

Depois com o tempo se ver que é muito ou que é pouco logo troco por outro.
é só esperar que chegue, deve chegar ainda no fim desta semana.
 

j_Fe

Member
Em principio essa transmissão sobe tudo. Eu tenho 32/36 e subo tudo. Algumas custam um bom bocado.. mas subo. Da uma relação de 0.89 a minha. Com essa da 0.81, muito melhor se subirá...
Cumps
 

DarknightOM

New Member
vamos a ver..

tenho sempre dois problemas em usar um só prato.

ou fico com transmissão mais pesada para rolar melhor, ou fico mais leve para subir melhor.
perco sempre uma das vertentes.
só depois de exprimentar é que posso falar...
 

DarknightOM

New Member
exacto..

é uma possibilidade no futuro.
mas para já vou testar esta...tenho sempre a hipotese de voltar aos 3x10 ou optar por 2x10
 

DarknightOM

New Member
já tenho desde a semana passada o prato de 34T.
hoje tive a monta-lo ( esqueci-me de tirar umas fotos)

amanha vou testar com a cassete normal 11-36 e o prato 34T.
ver se chega depois o 42t e 16t para modificar a cassete.
 

hrod

Member
Viva,

Como alguns dos membros deste forum, estou tentado a avançar com uma transmissão 1x10 com um prato de 32 na frente e ampliar a cassete com um kit 42 na traseira.

Neste momento tenho uma transmissão shimano xt 2x10 com 38x24 pedaleira e 11-36 cassete, para os utilizadores que já utilizam este sistema, que diferenças significativas me podem indicar, vantagens e inconvenientes?

obrigado pela ajuda que possam fornecer.
 

DarknightOM

New Member
o maior incoveniente, será o mesmo que o meu e que muitos.

caso utilizes o prato 38 com o 10 atras ( eu utilizo bastante o de 42 , a rolar em estrada) vais perder essa velocidade a rolar.
metendo o 32 com o 42 atras, não estou a ver a tabela, mas penso que a relação mais leve fique praticamente igual ao 24-36.

eu troquei agora de 3x10 para 1x10 com prato 34..nao andei muito , só hoje devo andar uma volta melhor e tentar tirar algumas conclusões...
mas ainda só tenho cassete de 36 que o 42 ainda nao chegou.
 

hrod

Member
Em relação a velocidade de ponta a rolar sei que irei perder, situação que não me preocupa muito.

Mas já ouvi por aí que neste tipo de conversões, com 42 na cassete, as mudanças deixam de entrar da mesma forma que antes, ou seja nas mudanças mais pesadas (carretos mais pequenos da cassete) devido à afinação que o desviador traseiro têm de levar para poder atingir o carreto de 42 faz com que se perca eficácia nas passagens nos carretos mais pequenos. Podem me informar se isto é verdade ou não?
 

DarknightOM

New Member
por enquanto nao, porque continuo com a cassete 11-36
e é igual ao que tava antes.

com o 42 vou ter que afinar novamente o desviador e ai sim poderá haver alguma diferença.

no entanto eu uso o desviador SLX shadow+ com a embriagem OFF , na posição mais "mole".
para mim fica muito rijo na manete se meter na posição ON.
No entanto aconselham que se ligue para a corrente nao saltar tanto e assim evitar que a corrente salte fora do prato.
 

hrod

Member
Em relação ao que o lpsferreira comenta, também creio não afectar muito, quando meti esta ideia na cabeça comecei durante as voltas a evitar usar o 24/36 o máximo até onde ia era 24/32 o que dá um rácio 0,75 que é muito próximo dos 0,7619 da relação 32/42 e conseguia subir tudo na mesma.

O que me preocupa é mesmo a questão que coloquei antes, será que as passagens em termos de eficácia/afinação se mantêm ao longo de toda a cassete ou não?
 
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