Single speed do Biculas

MRocha

New Member
Acho que fazias melhor se andasses com a pedaleira centrada no quadro... Pode não parecer, mas vais a pedalar "torcido".

Para alterar a linha de corrente arranjas uns parafusos mais compridos e metes uma anilha, de diâmetro interno 10mm e espessura 2.5mm, entre a aranha e o prato. Aliás, parece-me que anilhas e parafusos já tens, só tens que por as anilhas no sítio correcto. Assim fica tudo certinho direitinho! :mrgreen:
 

ze_zaskar

New Member
Mais uma vez digo, as diferenças de alinhamento provocadas por uma anilha são completamente desprezáveis. O ser humano não é tão sensível a diferenças nos setups, pesos de equipamentos, performance de peças, etc, como nos fazem crer.
 

biculas

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Pois é ze_zaskar, tens razão.
Quanto às anilhas, eu depois tiro umas fotos com os dois cranks paralelos às escoras e vão ver, que a olho nu, nem se nota a diferença, portanto, os crancks estão centrados.

E se fosse assim, então os cleats nos sapatos, teriam que ser milimetricamente afinados.


Abraço

Biculas
 

elv1s

Member
Eu quando respondi que as anilhas se calhar corrigiam o problema de coluna foi a brincar como é obvio.

Inicialmente quando chamei a atenção para o facto de que o pedaleiro não estava centrado, foi pois pensei que tinha sido por engano.

Dado que foi propositado, assunto encerrado.

Quanto aos cleat's efectivamente têm de ser afinados milimetricamente. ou pelo menos o suficiente para ficar dentro da tolerância de rotação do pedal ( 5º alguns) e em andamento não desencaixar, mas ficar na posição ideal.

Se sabemos que o selim deve estar bem alinhado(às vezes bem, não é direito), o guiador, os pedais.... também o pedaleiro deveria estar... mas nós também não somos perfeitos, nem 100% simétricos. Portanto... cada um encontra o melhor para si e isso é que importa :wink:
 

Ivo_Azenha

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Muito bonita e sobria a SS :yeah: :yeah:

Será que podias fazer uma comparação entre esses novos travões, e os teus antigos Deore, focando o atrito da manete, potência, afinações...etc?

Já agora, essas rodas?? São "duras" :mrgreen:? Como se têm portado??

Obrigado

Ivo Azenha
Cumpz^^,
 

biculas

New Member
Boas Ivo.

Obrigado pelo elogio à bike.

Quanto à rodas, as Rodi MudRock (V-Brake), só posso dizer maravilhas, pois aguentam pancada até dizer chega, pois numa bike completamente rígida, as rodas sofrem bastante.
Não têm muita torção lateral, o que é muito bom, pelo menos para quem usa V-Brakes, que como nos meus, os calços estão a dois ou três milímetros do aro.
Uma coisa que noto é o deslizamento, que é impressionante, graças aos cubos de rolamentos selados, e olha que numa bike destas isso é importante, pois não dá para pedalar a descer e então há que aproveitar ao máximo a gravidade. O melhor destas rodas, é o preço, pois pelo preço destas, não se compra nenhumas com a qualidade que têm.

Quanto aos V-Brakes e manetes, a diferença, é como comparar ouro com latão.
A nível de afinação, são do melhor que já experimentei.
Nas manetes, a afinação é excelente, e até acho que são os únicos a ter afinação, sem ser necessário ferramenta, ao contrário do que acontece com as XTR, nas Avid, até em andamento, dá para afinar. Em termos de atrito, esse é quase nulo ou até inexistente, o que dá uma sensação de levesa.

Os V-Brakes, esses então como é que posso descreve-los?
Têm um poder de travagem bem progressivo, quase me atreveria a comparar com uns travões de disco de média/baixa gama. Acho que isto diz tudo.

Grande abraço

Biculas
 

Ivo_Azenha

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Thanks biculas!! :mrgreen:

Só acho estranho uma coisa, algumas lojas online, têm as manetes Shimano Deore mais caras que essas que utilizas... :roll:, entenda-se lá porquê...

P.S.: E uma quadro próprio para SS?!?ehehe :twisted: :mrgreen:

Ivo Azenha
Cumpz^^,
 

biculas

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Se entretanto, não aparecer um bom negócio com um quadro, para quando houver €€€€, tenho este fisgado:

Só o quadro é claro.
ZNSS_BK_MD.jpg




VNHT_M.jpg


Van Nicholas Zion Singlespeed
The workhorse of the Van Nicholas Titanium hardtail stable; the Zion maintains our high standards of impeccable craftsmanship and consumer value. The frame incorporates integrated options for disc or V-brakes, classic Van Nicholas geometry, size specific 3Al/2.5V seamless Titanium tubing, and our acclaimed hand-brushed finish.

É lindo de morrer, custa é a módica quantia de €900 + despesas de envio.


Abraço

Biculas
 

jorgegt

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Boas Biculas :wink:
Quanto a esse Van Nicholas versão Zion posso dizer que é um espetáculo e que vale bem os €€ que ele custa, eu tenho o modelo Zion normal para velocidades e é fantástica e aconcelho vivamente :wink:........................embora para o comprar tive de me desfazer de mais de meia bike :mrgreen:
Mas com esta versão SS e os teus componentes que já tens, ficaria uma verdadeira bomba tipo o do REMI :D
 

biculas

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Boas.

Estou a ver se junto uns €€ para o comprar. Já há mais de um ano que ando com ele fisgado, mas infelizmente ainda não tive t€mpo para o comprar. :mrgreen:


Mas assim que juntar umas massas, vou compra-lo, pois apaixonei-me por este quadro.

Abraço

Biculas
 

biculas

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Boas, ainda não a montei, pois tenho um novo projecto em mãos, para usar nas maratonas mais duras.
Estou a construir o que eu chamo uma Tri-Speed, ou seja uma bike com apenas três velocidades, um prato de 32 dentes à frente e três carretos atrás, um de 16, um de 18 e um de 20. Eu já tinha mencionado que tinha um projecto entre mãos, mas não tinha adiantado o que era, agora já sabem o que é.

Em breve darei notícias sobre este projecto, que acho que é inédito.
É que às vezes queremos fazer um melhor tempo numa maratona e nalgumas subidas fica a faltar mais dois dentinhos, e nas rectas às vezes fico a pensar que com 16 dentes é que era. Então resolvi criar uma Tri-Speed.

Abraço

Biculas
 

Remi

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Queremos sempre mais. 8)

Não é uma falha, é feitio, é humano. :p

Foi esse processo criativo empírico que originou as bikes que vemos hoje no mercado .. com 3 à frente, 9 atrás e molinhas por todo o lado :mrgreen:
 

350plus

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Projecto porreiro esse da tri-speed. :wink:

Na minha opinião, o que mais faz falta neste fórum é gente a criar coisas diferentes.

A troca dos carretos é para ser feita à mão como nas dinglespeeds ou vais instalar um desviador?

No blog seguinte tens o exemplo de um projecto "tringlespeed" com três pratos à frente e três pratos atrás, que permite usar o mesmo comprimento de corrente nas três combinações possíveis. Se usares tensor safas-te bem com um só prato na frente.

http://kentsbike.blogspot.com/2009/01/tringle-speed-bicycle.html
 

biculas

New Member
Boas.

Vou usar um desviador curto, pois acho que é o mais viável, pois de outra maneira, teria que parar para fazer a troca.

Grande abraço

Biculas
 

Remi

New Member
Confesso que também já tinha pensado nisto de fazer uma "SS" mais versátil ... até já a tinha baptizado .. SSS (SemiSingleSpeed :mrgreen:)

A ideia é simples: uma SS com apenas um carreto mas com uma pedaleira Truvativ Hammerschmidt 24x38 ... assim temos um andamento para rolar (um pouco mais pesado que as SS's "normais") e outro para as subidas mais complicadas.

A pedaleira é um investimento caro .. mas a limpeza do sistema é impecável e deve também ser bastante fiável. :wink:
 

KLUCA

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EHEHEH :D

Pois é…

Numa pedalada em Armação de Pêra andava por lá um jovem com uma specialized com mudanças no cubo traseiro. Acho que salvo erro 7 mudanças.

:ideia: Ele acabou por me lembrar que nós nas habituais 3 pratos x 9 carretos também não temos 27 velocidades pois boa parte das combinações equivale-se.

Lembro-me também de ver alguns report’s do demo de malta lá dos nortes que em single speed faziam espectaculares tiradas de BIKE. Lembro-me das tiradas em SS do Presidente do BTT de Mértola e arredores, FDURA :wink:

Mas claro está….é preciso estar lá o espírito para a coisa. Pois é o ESPIRITO…

Começamos então agora a ver a malta que adoptou single spreed a tentar melhorar o sistema…eheheh, ou melhor, a evoluir na criação de mudanças e diferentes desmutlipicações.

Meus amigos, desde que haja diferentes desmutlipicações já não é single speed. Se afinal não se aguenta a fazer a subidita ou a descidita mais compassadamente, então não é single speed, então já não está lá o espirito :wink: :wink:
 

350plus

New Member
biculas said:
Vou usar um desviador curto, pois acho que é o mais viável, pois de outra maneira, teria que parar para fazer a troca.

OK, então vais usar um shifter normal? No teu caso era porreiro usar algo sem indexação, para não te teres que preocupar com o espaçamento entre os carretos. Talvez modificar um shifter de polegar daqueles que eram comuns nas BTT há uns anos atrás. Rodas o manipulo até a mudança estar na posição mais correcta e deixas ficar assim.

Shift91.jpg


Se gostares do setup das 3 velocidades, outra alternativa que podes considerar é instalar um cubo simples de 3 velocidades. A Shimano tem uma versão muito básica do Nexus que acho mesmo muito interessante e custa uns 60 ou 70 euros.
 

Remi

New Member
Se ele aumentar o espaçamento entre carretos, a corrente não ficará entalada no meio?

Basta um shifter normal um desviador normal, com os batentes regulados para apenas limitar aos três carretos, a indexação faz o resto do serviço.
 
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