Sid Race 09 progressiva demais

Nozes

Active Member
Boas malta!

Ora bem,o problema é o seguinte:Há pouco tempo troque a minha Recon SL por uma Sid Race,para tirar umas gramas à minha Kona Four...depois de a princípio experimentar as pressões recomendadas pela Rock Shox,vi que me dava melhor com pressões mais baixas,e rodo neste momento com 140psi na câmara principal,e 80psi na câmara negativa,o que me dá bastante sensibilidade no início do curso,e um sag perto dos 25/30%,que é bastante,mas eu prefiro o maior controlo e aderencia ao solo que a suspensão me proporciona assim.
O pior é que não consigo que a suspensão faça mais que 80mm,andando a maior parte das vezes pelos 75...ora se uso pressões baixas,e bastante sag,qual é o problema aqui afinal?

No passado fim de semana fiz a maratona de Idanha-a-Nova,e as calçadas romanas deixaram-me os braços bem coçados... :s
 

lpsferreira

New Member
Se não estou enganado no manual diz que para aproveitares melhor o curso tens de ter mais ar na câmara negativa. Eu já tive a minha World Cup a fazer os 100% de curso, mas com novas afinações desafinei aquilo. Também eu uso muito menos pressão que o recomendado pela Rock Shox.
 

Nozes

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Obrigado lpsferreira :wink:
Penso que com mais pressão negativa a suspensão "afunda" no curso,inutilizando alguns milimetros do mesmo...mas vou experimentar.

Então e mais opiniões?Onde andam os "magos" da mecânica aqui do fórum afinal? :roll:
 

P.M.

Member
Boas,

De facto, o aumento da pressão negativa vai aumentar a sensibilidade inicial e compensar o atrito inicial. O lado negativo é que maior pressão (negativa) equivale a ligeiramente menos curso.
Neste aspecto, terás sempre um compromisso entre curso e sensibilidade inicial...
A suspensão é de 100mm?

P.M.
 

Nozes

Active Member
Sim,a suspensão é de 100mm...
Já pensei na hipótese de a suspensão trazer óleo a mais.Será que causaria este problema?
 

P.M.

Member
Ola de novo,

Estou a estranhar teres menos 20mm apenas com o ajuste de ar negativo... E sim, de facto, se tiveres demasiado óleo, vai-te roubar curso.
Com essa câmara a zero, qual o curso?

P.M.
 

Nozes

Active Member
Olá VT
A suspensão é de 100mm,basta ver o indicador do sag na perna direita e percebe-se.
Depois de tirar um pouco de óleo,a compressão melhorou um pouco,embora o curso utilizável se mantenha nos 80mm ou pouco mais.A única vez que esgotou (ou lá perto,talvez uns 97mm) foi numa aterragem de um drop em Sintra,feito a boa velocidade.
De qualquer modo,irei manter a suspensão como está,e quando chegar o tempo frio,experimento um óleo menos denso,para ver a diferença!
 
Olá... mas não respondeste à questão do ar.

O óleo dificilmente vem em excesso de origem e se mudas a densidade vais deixar de ter rebound e compressão de jeito, para além de invalidares a garantia.
O que neste momento já deve estar, uma vez que a abriste e lhe retiraste óleo :cry:

VT
 

Nozes

Active Member
Sim,tirar o ar foi a primeira coisa que fiz para confirmar o curso.
Quanto ao óleo,apenas retirei uma quantidade mínima.
Não te preocupes que ela não te vai aparecer aí por eu me ter "armado em artista",todas as alterações têem sido feitas a meu pedido pelo meu colega Nuno,da Ofimoto...os 15 anos de experiência valem muito! :wink
 

RPires

Member
Nozes, dá uma olhadela neste tópico, pode ser que ajude...

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,62286.0.html

Em relação ás pressões nas respectivas câmaras, sei que no caso da Marzo e em especial para a Corsa WC SL que é a minha, a pressão negativa nunca deverá ser inferior à positiva, quanto muito igual mas nunca inferior, isto segundo a chamada de atenção no manual da marca. Quanto à RS não sei, mas não deverá ser muito diferente...
 
Como já mencionei algures neste forum, as RS para uso mais competitivo como é o caso da SID são usadas com afinações mais duras, nomeadamente 100/60 ou 100/70 por exemplo.

Mas para uso de conforto recomendo 100/105 ou mesmo 100/110 que então fica super sensível, embora com um pouco menos de curso.

VT
 

Nozes

Active Member
Boas

Não tenho a certeza de que pressões estou a usar neste momento,amanhã já confirmo,mas penso que seja 100/80.
Quanto à sensibilidade,para mim está boa,o que eu me queixo é mesmo da progressividade excessiva,ou seja,a suspensão endurece demais ao longo do curso,sendo muito difícil chegar ao curso máximo!O tal drop onde esgotou foi mesmo uma excepção à regra,o uso que dou à suspensão,embora por vezes seja um pouco "agressivo",não inclui saltos ou drops,por isso queria ter o curso mais utilizável para o uso normal...
 

Leonix

New Member
Nozes said:
o que eu me queixo é mesmo da progressividade excessiva,ou seja,a suspensão endurece demais ao longo do curso,sendo muito difícil chegar ao curso máximo!O tal drop onde esgotou foi mesmo uma excepção à regra,o uso que dou à suspensão

Acho que o teu conceito de progressividade é diferente do meu. Isso parece ser é falta de progressividade, ou seja, a partir de certa parte, deixa de progredir.

Esses valores que mencionam 100/80 100/110 etc... o 1º valor é da camara positiva e o 2º da camara negativa certo?
 

Nozes

Active Member
Sim,leonix tens razão!Enganei-me na palavra,o que eu queria dizer era "compressão excessiva"...
Hoje à tarde se tiver tempo vou confirmar as pressões e alterá-las um pouco para observar diferenças.
 

huppy

Member
Boas

Eu ontem testei 90/100 +/- e estava perfeita para mim, peso cerca de 70kg, fazia o curso mesmo quase todo!

Abrazzo
 

renatosilva

New Member
Olá, Alguem conheçe ou possui um manual/documento que explique as várias regulaçoes da SID RACE 09?
Já aprendi algo com este topico, mas perguntar nao custa.

Abraços e obrigado
 
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