SHIMANO XTR 2011 - cassete 10 vel. e pedaleira com dois pratos

BOONEN

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ArmindoCoutinho said:
Boas BOONEN... so mesmo em algumas descidas é que notas alguma diferença.

boas , não e bem assim eu por acaso tenho uma pedaleira XTR e a pouco tempo comprei 2 pratos 28/40 para fazer a experiencia e posso dizer-te que a rolar perdia muito em relação ao andamento 44/11 e isso devia-se ao quê : quando ia a rolar -+ a 45 /50 kmh com os pratos 44/11 ia com uma cadencia de 90/minuto e a mesma velocidade com os pratos 40/11 ia com uma cadencia + de 100 o que revela muito mais desgaste nas pernas . Agora imagina duas pessoas a rolar a mesma velocidade mas com cadencias diferentes o que tem os pratos mais pequenos vais a desgastar-se o dobro .

um abraço

Nuno Miranda
 

marau

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boas,

será que a cadencia faz desgastar mais, ou será ao contrário? os ciclistas tem tendencia em melhorar a sua pedalda para que pedalem com maior cadencia, o que faz com que se pedale com menos esforço. mas claro para isto requere-sse treino.

cumprimentos lisandro sousa
 
Já o ano passado tinha dito: com mais de 15 anos de experiência no ramo, a única verdadeira inovação que vi nos últimos 2 anos foi a cassete RED (mais tarde deu origem à XX) por ser uma "verdadeira" inovação na maneira como é feita, na inovação que trás em fabrico e as vantagens que daí advêm.

Shimano é que copia? não concordo... é maus uma... adaptação às necessidades do mercado! lol

VT
 

mariosimas

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não sei se esta é a thread correcta ou se já postaram esta imagem mas aqui têm umas pics dos novos X0 e XTR:

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HR

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Aí está o tão esperado...

No entanto para já e até ver em termos estéticos gosto mais do X0... o resto logo se verá!

Entretanto a Shimano com uma jogada inteligente (ou não...) aposta logo em 3 grupos com 10V

Esperemos por fotos "mais" reais...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 
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ANTTEI

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Independentemente de se é preciso 3x10 ou não, a verdade é que eles tem de fazer coisas novas para continuarem a vender
O que mais salta à vista é o pedaleiro: Não consigo ver bem o X0 (as fotos não favorecem e é o primeiro pedaleiro X0), mas o pedaleiro xtr...vai lá vai....até é pena colocar aquilo no monte. Brutal
 

jo@o cabral

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acho que ambos os conjuntos pecam mesmo muito na estetica, no xtr parece que voltamos a 2005 ou 2006, e no x0 parece tipo sram x5 ou x7, esteticamente, a meu ver, muito mau mesmo..
 

ze_zaskar

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O carreto maior é o que está sujeito a menos forças nos dentes. Isto deve-se ao maior numero de pontos de apoio (dentes) e a consequente distribuição das pressões mas também ao maior efeito alavanca que possui (por contraste as forças são maiores nos contactos com o cubo). Experimentem abrir uma porta sem usar o manipulo. Da primeira vez abram-na segurando perto das dobradiças. Da segunda do lado do manipulo. Verão que a zona que empurram é muito mais poupada se segurarem mais longe do eixo.
No carreto pequeno passa-se exactamente o contrario (poucos apoios e pouca alavanca), pelo que o alumínio ai sofre e muito.
Note-se que não sou apologista do uso de nenhum material senão o aço nos carretos, mas devemos entender bem os fenómenos que se passam na transmissão.
 

NirVas-

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Boas têm todo o sentido perder um prato na pedaleira e ganhar 1vel na cassete... visto que o XTR supostamente é virado para competição, ninguém vai necessitar assim de usar avozinha...

ditto :D

eu também penso assim.
se formos a ver bem, os PROS não precisam da avozinha, eu só um mero amador e é muito mas mesmo muito raro usar a avozinha, só se já for com 60km em cima e um desgaste enorme, e mesmo assim evito ao máximo usar a avozinha, uma simples "birra" pessoal, lol.
sendo assim, é bem visto largarem o prato da pedaleira e colocar um atrás maior, é mais leve em peso e em esforço necessário para pedalar.
 

Vascor

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Realmente tanto no XX como nesta futura cassete acho que existe algo grave em ter carretos em alumínio.

E logo o maior onde se aplica muita força, aliás falei com um Americano que me disse que só de se ter colocado em pé na bikla entortou os dentes de uma cassete XX, em que o carreto menor e maior são de alumínio.
Dai terem uma diferença de peso considerável em relação ao XTR, mas este tem os últimos carretos em titânio, algo bem mais resistente!!!

No XX apenas o maior é em alumínio, o mais pequeno 11T é em aço.
Apesar de ser aplicada muita força neste (36T), esse esforço e dividido por mais dentes. A corrente aplica o esforço distribuindo-o por vários dentes, no caso do mais pequeno todo o esforço fica aplicado apenas num dente.

Não percebo qual a duvida em o carreto grande ser em aluminio. Nunca vi ninguem aqui a questionar o facto dos pratos da pedaleira tambem serem!!!!
 

350plus

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Vascor, dificilmente se chega a diferenças tão elevadas.

Exemplo, um prato de 32 dentes Surly (Aço inox)

Surly%2032T%20104%20BCD%20ring.JPG


Versus um prato de 32 dentes Salsa (Alu 7075)

Salsa_32TChainring.jpg


São apenas 30 gramas.
 
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Vascor

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Vascor, dificilmente se chega a diferenças tão elevadas.

Exemplo, um prato de 32 dentes Surly (Aço inox)

Surly%2032T%20104%20BCD%20ring.JPG


Versus um prato de 32 dentes Salsa (Alu 7075)

Salsa_32TChainring.jpg


São apenas 30 gramas.

Eu disse o mesmo carreto, isto é, com a mesma forma, espessura etc....
A diferença do peso é apenas função da diferença de densidades dos materiais 2.7kg/m3 -Al contra 7.3 kg/m^3 aço.
7.3 representa mais 170% do que 2,7, logo 70g transformam-se em 189, foram estas as contas.

Concordo. que em termos de design pudessem optar por ter aço com menor espessura que o aluminio, mas seria sempre mais pesado que o aluminio.
 

350plus

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Sim, eu sei que foram essas as contas que fizeste. Mas como deves saber, é a resistência específica dos materiais que nos interessa quando desenhamos algo. O carreto de 36t seria certamente um pouco nada mais mais pesado, mas o peso final da cassete seria na mesma bem competitivo e foi isso que se argumentou nos post anteriores.

Penso que a principal razão que impulsionou o uso do carreto separado foi o processo de construção da cassete. Escava-se o interior da cassete com a tal operação longuíssima de CNC e depois crava-se a "tampa" de alumínio (carreto de 36t) para fechar a parte traseira. Uma vez que havia a possibilidade de usar um material diferente, a SRAM de certeza que optou pelo alumínio para ir buscar ainda mais gramas num componente que se destina a ser o porta estandarte tecnológico da marca.

Falando a nível pessoal, não me agradam muito estas cassetes 100% CNC. Representam montes de horas de máquina, muita energia eléctrica e consomem um bloco de material enorme só para obter a casquinha exterior. Sim, são peças apelativas e baixam um pouco o peso, mas será que se justifica massificar este processo tão exigente em termos de recursos? E o consumo de recursos é especialmente agravado porque está é uma peça de desgaste, destinada a ser trocada várias vezes ao longo da vida da transmissão.
 

Vascor

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Concordo que não é uma solução amiga do ambiente.
Também acredito que não serão massificadas pois os custos são muito elevados, mas serão um passo intermédio para num futuro termos uma solução 'amiga' do ambiente, com os pesos e imagens apelativos que a actual solução apresenta.
Acredito que estamos apenas a pagar o preço do desenvolvimento de uma solução futura melhor.
 

JOAO R.

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Boas, em 1998 quando comprei a minha SUN TOX , já nessa altura o vendedor me falou em pedaleiras de 2 pratos que eram usadas pelos profissionais do BTT.Estas aparentes novidades já existem á muito tempo é uma questão de modas...:mrgreen: Pessoalmente julgo ser vantajoso por poder-mos usar as mudanças todas sem cruzar muito a corrente.:yeah:
Já agora se alguem souber de pedaleiras de dois pratos para BTT sem terem preços astronomicos agradeço informação.
 

no180

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Existem várias pedaleiras de 2 pratos que não são muito caras! Tens a slx como exemplo. Mas qualquer pedaleira tripla pode ser convertida para ter só 2 pratos. O problema é que essas modificações são mais próprias para enduro, all mountain e freeride light. Corrijam-me se estiver em erro.
 

SURFAS

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A Shimano finalmente desvenda o mistério, mas ainda não é o XTR!!!

O SLX e XT com 10 velocidades, mas os cranks virão com 3 pratos, SIM 3!! O de 2 mais vocacionados para competição deverá ser apenas no XTR (pelo que "ouvi" este virá com pratos de 3 e 2), o de 3 para todos os restantes (como eu).

Mas o ao invés de 22 nos presentes de 9 v, terá 24 para combinar melhor com a cassete de 10 v e ficar com uma relação muito idêntica aos actuais 34-22, enquanto a Sram o mais pequeno será de 26 dando uma diferença maior à habitual avózinha.
O prato grande que é de 44 passará para 42, porque a relação 44/11 é pouco utilizado em btt!! Passado de 22 para 24 e de 44 para 42 a tenção da corrente é reduzida em 10% tal como a fricção e um aumento na eficiência. E também a corrente irá roçar menos no desviador da frente.

Fotos BikeRadar

Eu muito tenho pensado nestes novo Sram XX, mas penso que estou a ver, para mim que não faço maratonas e ando mesmo pelos montes de norte a sul do pais uma vantagem no XT.
Acho os novos Sram X7 X9 X0 e XX muito virados para a competição, pelo menos os 2x10.
 
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