Sensor do conta-km na roda traseira ?

Jo@o

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Boas Pessoal ;)

É Possivel colocar o iman e transmissor do conta km na roda de trás ? Funcionará sem problemas ?(conta-km sem fio)

Pergunto isto porque comprei um rolo e gostava de saber os km e a media de velocidade que faço.

Cumprimentos ;)
 

Bruno Alves

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Boas, eu penso que nao deve dar porque o conta km tem de estar alinhado com o transmissor e na maioria nao podem estar afastados mais de 90 cm um do outro, a nao ser que consigas inventar prai algo de por de modo como te falei e que dé pra tu veres, mas espera por mais alguem experiente que te saiba dizer melhor. Cumprimentos
 

Antares666

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aproveito este topico para colocar uma questão semelhante. Ofereceram-me recentemente um sigma bc906, nao tive grandes problemas em montar aquilo mas segundo o manual, o sensor deve ser colocado na extremidade da roda ( o mais junto ao pneu possivel), o problema é que nesta posição a distancia entre o iman e o sensor ultrapassa os 5mm max indicados e o gajo n conta. Se colocar o iman mais proximo do centro da roda o gajo ja conta.Isto vai influenciar muito a contagem ou o que interessa é que o diametro da roda esteja inserido correctamente?
 

commendatore

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eu não tenho um SIGMA, mas parece-me pouco ou NADA mesmo importante a distancia do sensor ao Pneu... Desde que não esteja no eixo da roda em qualquer sítio (que diste 5mm) serve.
Senão pensemos em como calibramos o ciclocomputador! Temos sempre de introduzir o tamanho do pneu, logo, desde que o sensor esteja afastado do eixo, pouco ou nada importa.

O que ele mede é o numero de vezes que o sensor dá a volta e faz a conta automaticamente ao número de rotações face ao perímetro da roda daí, haver tamanhos já "standard" para introduzir no ciclocomputador ou por outro lado, pode medir-se o perimetro do pneu à mão e e introduzir manualmente no ciclocomputador
 

edununo

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Uma volta é uma volta tanto esteja junto ao aro ou junto ao cubo. Por isso não é mesmo nada importante estar junto ao pneu. Respeita sim é a distancia entre o sensor e o iman para que não falhe a leitura.
 

abelha2

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Penso que o estar mais perto do pneu, prende-se com a velocidade de rotação ser maior, ou seja, ele passa o msmo numero de vezes mas mais rápido....poderá dar leituras mais precisas, digo eu...
 

commendatore

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Tem toda a lógica o que dizes. eu só tentei fazer ver que não é preciso estar junto ao pneu. Logicamente que se a distancia do sensor ao cubo for maior, mais "simples" será para o computador fazer as contas ;) e provavelmente terás como afirmas medições mais certas.
 
Mais rápido?!! Velocidade de rotação maior??!! Demora precisamente o mesmo tempo...não sei onde vão buscar essas ideias ...as vezes que passa e o tempo que demora a passar são precisamente iguais (desde que o sensor esteja no mesmo raio e ele seja "direito") esteja o sensor quase junto ao cubo ou esteja ele junto ao pneu.
 

abelha2

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Não demora não. É a mesma razão pela qual existem discos de travão de vários tamanhos (embora aqui já envolva potencias e binários).

Se meteres o imen encostado ao pneu, ele vai lá passar com a mesma velocidade angular, mas com mais velocidade instantanea, pois imagina que tens uma rotação da roda por segundo. Junto ao cubo, em que o perimetro é muito inferior ele tem um segundo para percorrer o perimetro da circunferencia que descreve. Junto ao pneu, ele tem um perimetro muito maior para percorrer no mesmo tempo.
Assim sendo o sensor vai estar menos tempo sob acção do campo magnético do imen. Se isso gera leituras mais precisas ou não, isso só o fabricante o pode dizer...
 

edununo

Well-Known Member
Faz sentido o que o abelha2 diz. As velocidades angulares são sempre as mesmas mas as velocidade instantâneas são diferentes.
 

essence_s

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Concordo com os posts anteriores mas reforço uma ideia:
desde que o sensor esteja a fazer a leitura sem falhar, n interessa muito se está perto ou mais afastado.
Lembrem-se da malta das leftys a usar imans no proprio disco.
 

Jo@o

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Ja vi que o meu Conta-km não trabalha na roda traseira, fica muito afastado e nao recebe o sinal enviado.(está montado no avanço)

Só colocando o Conta-km mais perto da roda traseira consigo ter a leitura.
 

Holy

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Epá estava aqui a ler este tópico...e como vou receber a minha bike neste f-d-s vou pedir para montarem um contador na roda de tras!

Ele esteja no disco do travão ou junto do pneu é tudo igual. O contador não precisa de saber a velocidade angular da roda naquele ponto. o que ele faz é contar o numero de vezes que ele passa no sensor num determinado período de tempo.

Parece-me que o que o abelha diz faz sentido se ele medisse a velocidade entre o momento em que o sensor entra em contacto e o momento em que sai. E a diferença de tempos nesse (quase) instante seria diferente consoante a posicao onde estava colocado na roda. Como não é o caso...não interessa muito.

vou tentar fazer uma imagem para me explicar melhor... LoooooL vai sair linda vai..




Tendo em conta a imagem acima.
Se a velocidade fosse medida consoante a entrada e saída do íman (Vermelho) se o íman estivesse colocado mais abaixo, então teria impacto na medição. Mas isto não acontece senão quando andassem com o roda para trás ele calculava velocidade negativa.

O que ele faz muito resumidamente é:
Contar o tempo entre cada passagem do íman na roda.
Exemplo:
10 voltas por segundo = 10 * raio programado * 3600 (60minutos * 60seg = 3600seg por hora)

Se o raio for 0,5m será 10 * 0,5 * 3600 = 1800 m/h divide-se por 100 e obtém-se os km/h o que dá 180 km/h (lol bom exemplo).

Por isso o íman pode estar onde estiver que o contador faz sempre tudo certo.

Espero ter-me explicado bem.
http://www.imageupload.org/?d=E426706F1
 
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