Scott Spark 900 RC WC 2017

davidream

Active Member
bOAS!
Venho abrir um tópico dado finalmente ter a nova bike em mãos.
Andava com uma Scale 900 RC que me deu muitos km's de trilhos! mas que já tinha servido o seu propósito.
Queria uma nova bike suspensão total,e desde a saída da nova Spark e todo o impacto que teve no mundo do Btt,devo dizer que caiu nas minhas boas graças :#1:
As referências eram que o novo quadro/equipamento eram um salto enorme relativo ás gerações anteriores(já de si muito boas)e os resultados em provas desta bike não davam grandes dúvidas.

Assim troquei para este modelo:
https://www.scott-sports.com/pt/pt/pt/pt/products/249538009/SCOTT-Spark-RC-900-World-Cup-Bike

Sendo que este quadro em particular,é uma versão especial relativa aos Jogos Olímpicos do ano passado: Scott Spark RC 900 gloRIOus.

HaMeN8v.jpg


wGmR2cI.jpg


1i16FqP.jpg


dpOD5x6.jpg


8YLHzVa.jpg


jy3Di8p.jpg


7wCwrXh.jpg


EGZWHmK.jpg


PynLYwU.jpg


fL9VTwc.jpg


gtij5OT.jpg


ODxGzFq.jpg



Foram feitas algumas alterações á montagem original:
Saíu a transmissão Eagle e colocou-se: Pedaleiro XT com prato 34, cassete 11/46 e desviador traseiro XTR
Saíu o guiador Ritchey WCS colocou-se um MCFK com autocolantes personalizados(cor amarela)
Saíram as rodas Syncros originais,e colocou-se uma montagem com: cubos DtSwiss 240 boost,raios Sapim Race/nipples DtSwiss Pro-lock, aros ZTR Crest Mk3 com autocolantes personalizados.
Pneus Maxxis: á frente o Ardent Race Exo 3C maxspeed,atrás Ikon Exo TR.
A montagem final deu uns 10,5Kg (com pelicula,pedais,grade de bidon)

Apesar de ainda estar no período de habituação,as diferenças são abismais!!! a bike tem uma leitura das pequenas irregularidades bestial,mas ao mesmo tempo uma rigidez a fazer lembrar a Scale(dispara em subida de uma forma fantástica) e ao descer por muito que abuse!! o controlo é total a suavidade/leveza é fantástica sem nunca ter a sensação de esgotar o curso!
Para a frente darei mais feedback,pois ainda preciso de afinar melhor a suspensão e outros pequenos pormenores.

Aqui começa mais uma jornada com a nova bike,espero disfrutar o máximo que possa e se possível sempre com um sorriso na cara ;)

v3wYK9R.jpg


Cumps
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Bela máquina.
O quadro é lindo.
Só não gosto do vermelho nos aros.

Porque é que trocaste o Eagle por Shimano?
 

vaspsy

New Member
TUdo muito lindo, mas sai o eagle? mataste-me
A unica coisa que a scott peca e muito é meter um selim dessa gama nas bikes rc. Isso devia ser a primeira coisa a sair.
De resto é uma bike de sonho mesmo! ainda por cima edição RIO. EU nem sei se saia com ela à rua lol
 

davidream

Active Member
bOAS!

Relativamente ao "downgrade" da transmissão,teve a ver simplesmente com a questão monetária :|
Inicialmente a bike escolhida era a Spark 900 RC Pro,era mais modesta nos componentes mas mais que suficiente para mim e principalmente estava mais ajustada, á minha carteira!
Só que devido a inexistência de stock no meu tamanho,e previsões muito demoradas... quando surgiu esta oportunidade obviamente agarrei! Sendo que obrigou a um esforço monetário suplementar,que tentei atenuar com o mecânico retirando alguns componentes que fizessem baixar o preço final.
No entanto fiz uma escolha consciente, preferi retirar o Eagle e apostar as fichas que ainda tinha numas rodas melhores que as stock,para mim valorizo mais esse componente que neste caso a transmissão :yeah: e carambas! o xt/xtr também não é propriamente a última bolacha do pacote :p
Assim consegui uma boa situação para mim de preço/qualidade, e não me meti em loucuras que exigiam mais € que o que queria gastar! sinceramente não me interessa o bling bling dos componentes,nem o ego inflamado para com os colegas :p mas sim ser pessoa de boas contas e ter aquilo que gosto/posso pagar, e "pragmáticamente" faça sentido para o btt que faço.
Neste caso a aposta foi nas rodas,e um preço geral da bike mais baixo :yeah:

Quanto á transmissão mais para a frente no tópico,darei alguma opinião sobre o 1x11 com mais fundamento pois é a 1ª vez que estou a usar.

Quanto ao Selim,realmente é uma beca banhada :( apesar até ficar bem na estética da bike,é um pouco duro e pesado qb! Será algo a ver no futuro.
E sim a sensação de andar com algo quase como de "porcelana" :tungas: na dureza agreste das montanhas!!é complicado... é que nem sequer nos podemos dar ao luxo de cair!!! :p mas é lá que nós e as bikes se sentem bem!!

JGuyrb3.jpg


Obrigado pelos comentários!
 
Last edited:

nunokas

Member
Boas.

Ficou muito bonita, especialmente nessas cores.
Quanto ao "downgrade" foi precisamente aquilo que pensei, aplicaste nos componentes que faziam mais sentido para ti e isso é o que interessa ;)

Que selim é esse? Syncros? Não fica aí mal :)

Cumps
 

RTC

Super Moderador
Tinha que haver uma boa explicação para decidires retirar o Eagle e colocares o XT/XTR. E não haveria muitas situações para isso ter acontecido a não ser por burrice ou ignorância, fanatismo por Shimano ou neste caso por questões económicas. :)
Tendo em conta as limitações que relataste, penso que tomaste a decisão certa.
Agora é usufruir e puxar pelos galões desse quadro, que diga-se de passagem, é muito bonito.
As restantes alterações, como o selim, vão-se fazendo a pouco e pouco.
Ah, e concordo com o ednuno. Esses autocolantes nas rodas a vermelho não encaixam. Mas isso...são pormenores. ;)
 

pamoreira

Member
Bela máquina, muito bom gosto :D

Ainda estive a ponderar um desses quando apareceram devido também à escassez das outras versões da RC900, mas achei que era um pouco colorido demais e que depois me iria cansar e preferi esperar mais um bocado.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

cá punha..... tive que "calçar" os óculos de sol...... e meter uma mola da roupa no nariz!!!!! Minha nossa, tanto brilho...... e que cheiro...... a novo, quilhe-se. :eek::cool:

....vá, mas, quando vis a minha, ui...... até tens dor de cu (vais pensar imediatamente na tua EX). :lol::lol:
 

vaspsy

New Member
Realmente depois de pensar um bocado vi que a transmissão só poderia ser por esse motivo porque esses quadros não vem montados de fabrica.
Eu sinceramente acho que 1x11 shimano não resulta por causa da falta do carreto de 10. Achei estranho por pensar ser um downgrade na minha opinião.
Só por isso opinei. Mas não é por isso que deixa de ser uma bike de sonho. O selim é que não há hipótese, é mesmo fraco. :)
 

davidream

Active Member
bOAS!
vaspy é isso,ás vezes temos que fazer opções.
Ainda não tenho tempo suficiente para poder opinar sobre o 1x11 Shimano,mas á primeira vista detectei algumas insuficiências neste sistema que passam por linhas de corrente um pouco "forçadas" nas 3 últimas velocidades(nos 3 maiores), a este sistema obrigar a uma maior necessidade de troca de velocidades no terreno,para manter uma cedência certa(digo em terrenos irregulares) e em caso de necessidade de aceleração rápida ou pelo contrário de subir rapidamente aos carretos maiores(para subida repentina) dificulta a coisa,anda-se
de opostos em opostos na cassete muito facilmente(antes baixava-se á frente e solucionava a coisa).Mas ainda estou a habituar-me portanto o controlo deverá melhorar.
Quanto ao Selim,concordo a 100%! mas para já vai manter-se. Tenho em pensamento no futuro a colocação de um Ritchey WCS Carbon Streem (145g).Assim a carteira o permita :yeah:

Aqui fica um video que fiz com a action-cam na altura da chegada/montagem da bike :pipocas:


Uma boa Páscoa a todos!!!
 
Last edited:

reflex989

Member
Boas.
tb me propuseram um negócio desses mas ainda estou à espera de valores. Tenho a 900 Rc Pro falada mas segundo o importador não há o meu tamanho...
será história???
Abc
 
Last edited:

davidream

Active Member
bOAS!
reflex989 verifca a PM.

Ora bem,estes fim de semana têm sido malucos!!Nem na Páscoa há descanço...:p só a pica de bike nova :mrgreen: os Km's parecem passar a correr! e claro as pernas é que pagam as favas!
Quase não precisei de ajustar nada na bike,o FIT foi quase perfeito. Mexi no rebound (após vários videos do andrextr) e estou muito contente com a performance da bike.

Nz7Gg7b.jpg


Fnohdm9.jpg


u3FRzfi.jpg


No entanto há algo que não dá com nada,e já foi comentado anteriormente!O Selim é super desconfortável...:mad: especialmente com o aumentar de horas na bike torna-se mesmo sofrível!

jy3Di8p.jpg


Ainda por cima no próximo fim de semana vou a Santiago de Compostela... Vou resolver temporáriamente com a troca por um que tenho em casa :exacto:
De resto só a transmissão ainda me está a criar algumas dúvidas,mas mais tarde partilho aqui no forúm :yeah:

Fica aqui um report de um passeio 5 estrelas no Sábado:

Cumps
 
Last edited:

davidream

Active Member
bOAS!

Fui hoje buscar a bike ao mecânico,após 3 primeiras semanas de "ab/usos" precisava de uma manutenção rápida.
Foi sobretudo ver e afinar a transmissão (o sistema Shadow estava muito duro,tem um pequeno parafuso de ajuste ficou impéc).
Os travões XTR Race são algo "temperamentais" levaram uma afinação também (consta que são osso duro de roer a nivel de sangrar e ficarem sem o efeito esponja ou colarem muito até ao guiador).
Muito importante também foi trocar o Selim,pois como vou fazer uma ida a Santiago no próximo fim de semana,queria algo bem mais confortável!! Felizmente tinha "parado" um Specialized Phenon com todas as checkboxes a esse nivel.
Assim e para já a mota vai ficar.

EmSAsva.jpg


hnW2DhF.jpg


LjuN6os.jpg


0ERlpbQ.jpg


Apesar da bike neste momento estar demasiado United Colors of Benetton :mrgreen::mrgreen: está prontinha para o que preciso! agora siga meter Km's em cima de ambos :yeah:

Cumps
 
Last edited:

AFP70

Active Member
Amigo davidream,
Grande máquina :cool:
Gostos não se discutem quanto à mudança do selim mas nunca se deve descurar as queixas do cagu...o ;)
Aquele abraço aqui das Terras Helvéticas.

Agora aqui entre nós que ninguém nos lê ;), do amigo Medroso#78 é que num há nobidades quanto à sua noba montada :(
 
Top