29er Scott Scale 910

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Continuando a fazer Km's...

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Até agora, a única coisa que ainda não está a 100% é o pneu de trás que teima em perder o ar durante a noite, o que me deixa algo apreensivo sobre o aro e pneus "apenas" tubeless ready.

Afinal foi mais fácil de resolver do que pensava.
Desmontei o pneu, adicionei mais líquido (Stan's No Tubes) pois achei que tinha pouco (coloquei outra medida igual à que usava na roda 26 :roll: ), voltei a montar e... nunca mais perdeu ar! :p

Entretanto, continuo à espera do guiador...

http://ritcheylogic.com/dyn_prodfamily.php?k=567837
t448_86aea3fc8ce3c30ddd6c621d4382f621.jpg

WCS Carbon 2X Trail Bar (+/-5mm Rise)

The new 2X Trail bar is two bars in one: select 5mm of rise or drop while
maintaining a 9 degree sweep. Great for 29er's and other bikes with tall front ends.

- +/- 5 degrees rise
- Matte UD Carbon Finish
- Width: 710mm
- 180g



@carlosrola
Em relação ao problema da suspensão o mecanico onde a comprei disse-me que poderia deixar de bloquear, para resolver este problema bastava ajustar o cabo no manipulo no guiador como se fosse para tirar ou meter tensão no cabo, até ver tem resultado ;)

Eu já fiz isso... achei uma ligeira diferença, mas voltei a colocar novamente como estava, pois certamente estaria a aumentar a "compressão" no modo que mais uso: totalmente "aberta".

Quando for para a revisão logo se vê, mas que não está a bloquear (nem por perto) isso não está!
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Depois de 4 meses a usar (e abusar) da minha Scale 29er... e cumpridos mais de 2500 km's, está na hora de fazer um ponto de situação.



:arrow: A primeira parte dos "testes" decorreu em diversos percurso, incluindo alguns bem "demolidores", tanto em altimetria, como em mau estado dos trilhos, pela Serra da Lousã. A 1º impressão foi ótima! :D
A subir não se revelou mais difícil do que com a Spark 26er, facilitando mais em manter a velocidade e cadência durante as subidas mais longas e com piores condições. Quanto ao conforto... ainda fiquei mais surpreendido... nunca tive saudades da suspensão total, o que é ótimo!
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:arrow: O 1º teste a sério foi durante o SRP160... pois ainda tinha dúvida que durante tanto tempo a pedalar podia haver desconforto... e que com o cansaço as subidas fossem um grande obstáculo.
Como dizia um grande amigo, ia ser uma prova em 3D... Dor de pernas, Dor de costas e Dor de cabeça... com a minha mulher a chatear!!! MAS, não foi nada disso, foi um grande prazer rolar com as rodas grandes e as subidas foram feitas de forma mais fácil do que no ano anterior! Nenhum dos DDD se veio a revelar, pois ela não me provocou dores nas pernas, nem nas costas... e a minha mulher esteve todo o dia no ultimo abastecimento a dar apoio à organização e nem teve tempo de pensar em me chatear!!! :lol:
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:arrow: O teste seguinte, foi uma ida rápida do Porto a Santiago a acompanhar uns amigos que lá iam a 1º vez. Mais uma vez fiquei surpreendido com a facilidade da bike a rolar, a subir, a descer, a ultrapassar obstáculos... e acima de tudo, o conforto que tinha mesmo ao fim de tantas horas em cima dela!
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As "calçadas romanas" foram transpostas com facilidade... até parecia uma suspensão total... mas ainda melhor!!!
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:arrow: Mais uma maratona... mais um teste.
Em Tábua, o percurso é habitualmente composto por muitos km's de singletracks, muito técnicos e com curvas apertadas e muitas mudanças de direção, ritmo e alguns "topos" e necessitarem de velocidade. No final... muito surpreendido com a forma "fluida" com que todos os trilhos eram feitos e mesmo as subidas mais inclinadas se tornaram fáceis! :D
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:arrow: Mas o grande desafio ia ser mesmo o Caminho Português Interior de Santiago, com saída da Lousã e passando por Viseu, Lamego, Peso da Régua, Vila Real, Chaves e Ourense... totalizando 530km feitos em 6 dias!
E... APROVADA!!!:#1:
Tudo se tornou mais fácil, pois se no "outro" Caminho de Santiago já tinha sentido que era a bike perfeita para uma aventura deste tipo... a dureza do percurso e os mais de 10.000 metros de D+ de acumulado vieram demonstrar que esta é mesmo a melhor bike de maratonas em que já andei! :hehe:
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A facilidade de ultrapassar trilhos complicados é fantástica! ;)
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Mas, para além desta análise, vamos por "partes":

Quadro:
Fantástico! Uma geometria espetacular, que permite um controlo total da bike em qualquer condição, acrescido de um "conforto" extra com a flexão vertical que a sua parte de trás permite.

Suspensão:
Nem se "dá por ela"! Suave a trabalhar... não flete nem compromete em nenhuma situação!
Tem o "pormenor" de não bloquear a 100%... mas como eu ando sempre com ela com o curso total não é coisa que me preocupa. Deve seguir brevemente para a revisão!

Rodas e pneus:
As rodas foram uma agradável surpresa. Se no início estava algo receoso com o seu peso... fiquei maravilhado com a forma como rolam e com a sua capacidade de aguentar os maus tratos! Estão aprovadas... e não é preciso pensar logo em trocá-las. ;)
Os pneus... uma combinação que uso já a algum tempo, demonstrou mais uma vez que é o ideal para o tipo de uso que faço da bike.
Este modelo ProTection 29er tem o mesmo peso (+-600g) que o modelo Tubeless 26er... e em termos qualidade e resistência são em tudo semelhantes!
O pneu atrás já denota algum desgaste, mas ainda aguenta mais uns bons km's.

Guiador, punhos e avanço:
Quanto ao guiador... ainda estou à espera do Ritchey WCS Carbon 2X Trail Bar... está difícil!!!! :nsei:
Os punhos foram substituídos pelos Ritchey True Grip WCS Black, pois os Syncros eram pouco "esponjoso" e os meus pulsos são muito "sensíveis"!

Selim e espigão:
O espigão vale cada cêntimo que gastei nele... flete muito mais do que o que tinha na Spark e é realmente um dos principais responsáveis pelo conforto da bike.
O selim... o meu antigo selim fi'zi:k tem continuado a servir muito bem... já nem sei se o troque! :roll:

Travões:
Shimano XT... perfeitos!
nem mais!

Transmissão:
A relação 24-38 da pedaleira é a melhor opção para uma 29er... fica perfeita para todas as ocasiões.
O seu funcionamento... está ao nível dos travões! :D



Resumindo tudo numa palavra...

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:exacto:
 

cayto

New Member
Excelente report da scale 910, uma verdadeira máquina!

Fui hoje ver uma Scale 970, não está à altura de esta a nível de componentes mas espero que me dê o mesmo grau de satisfação que transpareces da tua nos teus posts ;)
 

lpsferreira

New Member
E tu andas por aqui de novo, andaste um tempo desaparecido! Já montaste as rodas?

Desculpa Luís pelo off-topic.

Luís deviamos era fazer aí um daqueles "combibios" que fizemos por aí 2 ou 3 vezes...
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

E essa máquina ainda faz o terreiro das bruxas a fundo? :wink: Bela montada!

A fundo?... Claro!! :D
Onde passava bem com a Spark... com esta ainda passo melhor, nem noto grande perca de maneabilidade, ainda ganhei foi estabilidade e facilidade a transpor obstáculos!


Luís deviamos era fazer aí um daqueles "combibios" que fizemos por aí 2 ou 3 vezes...

É só marcarem! ;)


:back2topic:


Mas... após 2700km's um raio da roda de trás resolveu partir e já lá vão algumas semanas e continuo à espera que o importador mande vir nova remessa (o que está dificil!!! ) para ter novamente a minha roda. Tenho andado com uma emprestada... mas o maxxis crossmark que ela têm não é tão bom como os continental em termos de peso e a rolar nota-se!

Entretanto, aproveitando as minhas férias, mandei a suspensão para a garantia, e já vem a fazer as 3 posições, já bloqueando! Mal chegou da Bicimax seguiu para a DPX para o meu amigo Daniel Pombo fazer uma revisão total (na Bicimax só tinham trocado os óleos) e a colocar no "ponto"! :D

Quanto ao guiador que foi encomendado quando a comprei... ainda estou à espera (Ritchey WCS Carbon 2X Trail Bar)!!!
Penso que os importadores devem rever como tratam os potenciais interessados em comprar material, pois é inadmissível continuar à espera por um artigo que já cá devia estar à muito! A sorte deles é que quero Ritchey... senão já tinham ido "pastar"! :mrgreen:
 

carlosrola

New Member
Então e em relação ao teu pneu de tras que tens a dizer? Ele com a lama trabalha bem é que o meu mais um tempo e vou trocar estou a gostar muito dos teus mas estou a achar que o de tras será bom mas com piso seco.:confused:
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Então e em relação ao teu pneu de tras que tens a dizer?


Quando fiz a minha ultima análise disse...

Rodas e pneus:
As rodas foram uma agradável surpresa. Se no início estava algo receoso com o seu peso... fiquei maravilhado com a forma como rolam e com a sua capacidade de aguentar os maus tratos! Estão aprovadas... e não é preciso pensar logo em trocá-las. ;)
Os pneus... uma combinação que uso já a algum tempo, demonstrou mais uma vez que é o ideal para o tipo de uso que faço da bike.
Este modelo ProTection 29er tem o mesmo peso (+-600g) que o modelo Tubeless 26er... e em termos qualidade e resistência são em tudo semelhantes!
O pneu atrás já denota algum desgaste, mas ainda aguenta mais uns bons km's.


A questão dos pneus tem que ter em conta sempre o tipo de uso que se dá à bike, os locais onde se vão usar e... a experiência que se tem no seu controlo!

Claro que este pneu não é tão "seguro" na lama como é o que uso à frente, mas é o suficiente para não perder o controlo da bike mesmo em situações de pouca tração, temos é que conhecer os nossos limites... e os dos pneus!
Mas, para maratonas e longas distâncias é preferível usar algo que apesar de menos tração (apesar de ter a suficiente para a maioria dos sítios cicláveis) é um rolador muito bom e tem um peso fantástico para a qualidade da "carcaça"!

Para mim (e segundo alguns testes que li) é a melhor opção para se usar atrás neste tipo de bikes numa utilização de passeio e maratonas... ao longo de todo o ano! :D

Mas dá uma vistas de olhos...

http://twentynineinches.com/2009/08/05/continental-race-king-2-2-29er-tires-final-review/



iphonefotografia2013022.jpg
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Sentes que o SDS faz alguma diferença???

O espigão com o SDS é mais flexível que o WCS sem o sistema, e realmente nota-se que ele faz uma flexão que ajuda a bike a tornar-se mais confortável. É um pouco mais caro que a versão WCS... mas penso que compensa, nem que seja esteticamente!

Foi uma das minhas constatações...
Selim e espigão:
O espigão vale cada cêntimo que gastei nele... flete muito mais do que o que tinha na Spark e é realmente um dos principais responsáveis pelo conforto da bike. (...)

Já várias pessoas me fizeram a pergunta... e ele é realmente caro, penso que anda na casa dos 180€, mas com o desconto penso que ficou por 165€.
No site da ritchey não consta este modelo específico (só o WCS Carbon FlexLogic LINK)... e o representante é a Castanheira & Castanheira (http://www.castanheiraecastanheira.com).


Não preferias um Racing Ralph SnakeSkin 2.1 com com 585g???

Esse peso tem os Continental... e são bem superiores aos Schwalbe em termos de "paredes" laterais e robustez!
Tenho os pneus de origem da Schwalbe, que apesar de terem escrito Tubeless Ready mais parecem umas câmaras de ar com tacos!!
O peso para mim é só uma das condições de compra, a robustez e duração sobrepõem-se a ele!
Mas não digo que não seja um bom pneu para situações menos agressivas do que aquelas que eu costumo apanhar, com muita pedra e paus nos trilhos. ;)
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Na balança mecânica da minha cozinha os meus pesavam cerca de 600 g.
Mas mesmo que tenham mais 40 ou 50 g. não me importo, pois são leves quanto baste e são robustos o suficientes para suportar os maus tratos! ;)
 
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