29er Scott Scale 910

L.Ramos

Super Moderador
.
:twisted:


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Depois de muita pesquisa, de muita comparação... e de muita reflexão, a escolha para substituir a minha Scott Spark 26er foi a Scale 910! :D

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:arrow: Especificações:

- QUADRO : Scott Scale 29 Carbon/ IMP3 technology / HMF NET no tamanho L
- SUSPENSÃO : Fox 32 Float 29 Factory FIT CTD Air
- CAIXA DIRECÇÃO : Ritchey Pro Tapered 1.5" - 1 1/8" semi integr. OD 50/61mm / ID 44/55mm
- MUDANÇA DE TRÁS : Shimano XT RD-M786 SGS
- MUDANÇA DA FRENTE : Shimano XT FD-M785-E / DM
- MANIPULOS : Shimano XT SL- M780 – I-Spec Direct Attach
- TRAVÕES : Disco Shimano XT BR-M785
- PEDALEIRO : Shimano XT FC-M785 Hollowtech 2
- GUIADOR : Syncros FL1.5 Tbar
- AVANÇO : Syncros FL1.5 7050 Alloy / oversize 31.8mm
- PEDAIS : Shimano XT PD-M780
- ESPIGÃO DE SELIM : Ritchey WCS com SDS 34.9mm
- SELIM : ainda não está decidido...
- CUBOS : Syncros XR 2.0 29 CL
- AROS : Syncros / DT Swiss XR 2.0 29 28 Raios tubeless ready (já foram convertidos)
- CASSETE : Shimano XT CS-M771-10 11-36T
- CORRENTE : Shimano CN-HG74
- PNEUS : Frente - Continental X-King ProTection 2.2 ; Atrás - Continental Race King ProTection 2.2

- LINK DO FABRICANTE http://www.scott-sports.com/global/en/products/227708007/bike-scale-910-m/

O peso será confirmado quando as alterações forem feitas, mas o de fábrica (10.1kg)será dificil de alcançar.



:arrow: Análise

Tipo de utilização
- Maratonas
- Travessias
- Passeios

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Quadro

O quadro da Scale é constituído por fibras HMF e as escoras traseiras possuem o sistema SDS, que realmente absorve" as vibrações, sendo muito mais confortável do que outros que tenho experimentado, pois aliado às rodas 29er fazem maravilhas.

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http://www.scott-sports.com/global/en/technology/bike/SDS:_Shock_Damping_System/


Suspensão

A Fox 32 Float 29 Factory FIT CTD Air possui as ultimas tecnologias da Fox (apenas não tem o tratamento Kashima Coat), mas possui um eixo 15QR, que é uma mais valia em termos de rigidez, associada à direção Tapered 1.5" - 1 1/8".
O sistema CTD da Fox, apesar de no "papel" ser espetacular, ainda não deu mostras de necessitar de 3 posições no tipo de utilização que faço, mas é certo que a posição CLIMB não a bloqueia.
Conta igualmente com um útil comando no guiador, da própria Scott, bem mais conseguido do que o da Fox.

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Rodas e pneus:

As rodas de origem já foram totalmente convertidas para receber os pneus tubeless, pois elas de origem, apesar dos aros serem compatíveis com estes pneus, não trazem a "cinta".
Os cubos são fabricados pela DT Swiss, o que em princípio será sinónimo de qualidade de construção.
Os pneus são a combinação que tenho usado nos últimos anos... e são perfeitos para a utilização que vou dar à bike.

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Guiador, punhos e avanço:

Um avanço de 90mm montado invertido, um guiador reto e uns punhos de esponja, tudo da Syncros, são uma boa combinação.
O guiador já está trocado por um Syncros 1.0 em carbono... mas ainda não me foi entregue.

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Selim e espigão:

O espigão de origem foi a 1ª coisa que foi trocada, por um Ritchey WCS com o sistema SDS, pois era fundamental aliar este ao sistema SDS do próprio quadro, de forma a aumentar o conforto e eficiência.
O selim de origem não acompanhou a bike, tendo colocado o meu antigo selim fi'zi:k que vai ser trocado quando encontrar outro que me assente bem.

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Travões:

Shimano XT... perfeitos!
Com um disco 180mm à frente e 160mm atrás, com a tecnologia Ice
Já uso este modelo há 1 ano... e antes usei os XT do anterior modelo, e se já os considerava bons, penso que com a introdução das manetes pequenas ficaram perfeitos.
Com um dedo é fácil dosear a travagem... e bloquear a roda sem grande esforço, mas sempre com um grande controlo.


Transmissão:

Uma 2X10 totalmente Shimano XT, com uma relação de 24/38 na pedaleira e com uma cassete 11/36.
Os manípulos são I-Spec Direct Attach, ou seja, dispensam a braçadeira para os fixar ao guiador, estando fixos no travão.

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Após os 1ºs km's dá para perceber que o futuro das bikes de maratona será 29er, pois a facilidade de manter velocidades elevadas, de transpor obstáculos, de descer e ultrapassar pisos degradados, aliado a uma superior comodidade fazem esquecer depressa uma 26er suspensão total!

A subir já imaginava que seria eficiente... mas nunca pensei que fosse tanto! :shock:


Penso que a única altura até ao momento em que tive saudades do amortecedor foi quando levei uma pancada "seca", em que o sistema SDS do quadro e espigão não conseguem amortecer o impacto vertical, mas em pequenos ressaltos e nas irregularidades do piso o conforto é elevado e a eficiência da pedalada é muito grande.

Venha a próxima maratona para a testar... e o SRP 160 para confirmar! :D

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Skaza

New Member
Bela máquina...
Eu que troquei de bike à uns 2 meses ainda ponderei uma Scott, mas a loja em questão não aceitava retomas e então tive de optar por outra loja e marca de bike, mas continuo apaixonado pelas Scott...
Podes adiantar mais alguma coisa sobre os travões? Pois eu tenho uns Formula R1 que estão com algum "bruxedo" e começa a ponderar a troca...
 

RTC

Super Moderador
Boa análise!
Eu até gosto da Scott mas confesso que não é um quadro que me apaixone. Pelo menos ao nível da cor.
Se tivesse visto um ao vivo, poderia ser que mudasse de opinião.

Agora que aparenta ter muita qualidade, isso é notório e o equipamento é bastante equilibrado.

Pergunto...esse quadro é exactamente igual ao 930?
Alguma reacção negativa relativamente à passagem de um quadro 26FS para um 29erHT?
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Vamos lá dar umas respostas...


@ Skaza
Podes adiantar mais alguma coisa sobre os travões?

Penso que já a dei na análise:
Shimano XT... perfeitos!

Já usava uns iguais na Spark e não trocava este modelo por nenhum outro. As manetes são curtinhas e são ótimas para usar só com um dedo, e têm uma potência e doseamento de travagem que dificilmente se obtém em outras marcas, permitindo longos períodos de travagem sem perder capacidade ou mostrarem sinais de desgaste.
Aconselho! :yeah:



@ Marco Anileiro
Só uma pequena ajuda em relãção ao selim, se gostas da marca experimenta o thundra 2

Acho que vai ser a grande dificuldade neste momento. :s
A minha medida "entre ossos" será para selins com cerca de 140mm, aliado a isso pretendo um que seja confortável, resistente, bonito e... leve!
Já usei diferentes marcas e modelos... e tem sido difícil encontrar um que me assente na perfeição.
Um dia destes vou voltar a colocar o San Marco Aspid FX em carbono que tenho guardado na garagem... pode ser que volte a "gostar" dele!!! Será dificil, pois é minimalista, mas na Spark funcionava porque tinha "amortecimento extra"!
O que tenho agora foi colocado há quase 2 anos quando fui fazer o Caminho de Santiago Português, saindo do Porto e seguindo até finisterra na bike do meu filho (uma GT Avalanche, pois tive um problema na Spark), e na altura levei este por ser mais confortável... e nunca mais andei com o San marco!!
Vamos ver...


@ RTC
Eu até gosto da Scott mas confesso que não é um quadro que me apaixone. Pelo menos ao nível da cor.

O quadro até é bonito (pelo menos eu gosto! :D ), penso que o que falta aqui é "mais branco", tanto nas suspensões como no selim, como eu tinha na Spark, cujo quadro de substituição já não tinha o branco do inicial.
Mas não desgosto da bike ser discreta... ao vivo vais ver que gosta dela.

Para quem não a conhecia... aqui fica uma foto na sua ultima configuração da minha Spark:

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Pergunto...esse quadro é exactamente igual ao 930?

Penso que sim, pois ambos são feitos com fibras HMF, apenas mudando o esquema de cores, pois a descrição de ambos no site da Scott é igual. Agora... deixo a quem tenha a certeza que dê a sua opinião.


Alguma reacção negativa relativamente à passagem de um quadro 26FS para um 29erHT?

Até agora, tem sido uma surpresa agradável em todas as situações, mas este fim de semana vou ter que fazer um teste a sério na "Serra", com mau piso e muita pedra para poder "sentir" as diferenças no conforto.

Mas em alguns locais onde tinha duvidas sobre a eficiência de uma HT 29er sobre uma FS 26er já foram sendo testados e... a facilidade se passar em sítios com grande desnível e com falta de tração a subir foram ultrapassados como ainda não tinha feito com a Spark! Nas descidas... ui, muito mais eficiente, a rolar nem se compara!

Agora... em locais com muita pedra (pancadas verticais), certamente vou sentir saudades do conforto extra do amortecedor, mas em condições normais penso que não.
Depois eu confirmo... ;)
 

paulo azevedo

New Member
Boas Luís,

Mais uma Bike de roda Grande...

Este fim de semana quero ver como te portas a subir a serra da Lousã :fpalm:

Uma excelente análise à Bike como sempre fazes;)

Uma marca de Bike que não gosto muito...:( mas estou rendido ao seu desempenho já que agora sou proprietário de um também mas 26 scale 30 2011 conseguiram dar-me a volta para comprar um:fpalm: com muito custo mas lá conseguiram...

Boas pedaladas...

Paulo
 

MINOVO 3

New Member
Amigo L. Ramos, também troquei a minha 26 e tive a mesma opção que voçê, mas estou para já desiludio com a suspensão já é a 2ª vez que vai para a garantia e ainda só fiz 50 km com a bike e o problema é não bloquear, agora pergunto eu, ela foi concebida para bloquer ou não? a posição CLIMB faz todo sentido bloquear, se não o faz para mim esta suspensão não serve terei de a trocar penso que não faz sentido o desenvolvimento de uma suspensão com um novo sistema CTD de 3 posições e nenhuma não ter bloqueio, penso que deve tratar-se de um problema de fabrico e que até agora ainda não foi assumido.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Quanto à suspensão já referi na análise que na teoria o CTD seria uma boa ideia.... mas a diferença entre as posições não era grande e o bloqueio não era total. A mim não me faz diferença, pois anda sempre "aberta", pois é muito raro colocar noutro modo.

Quando fui buscar a bike foi das coisas que falei com o vendedor, pois sei que as Fox evolution estavam a dar problemas, enquanto a 910 traz a Fox factory que pelos vistos não tem sido tão problemática.


Bem, após uma semana que fiz cerca de 220km, a maioria dos quais em "terra", vou cada vez mais habituando-me à nova posição de condução e forma de ultrapassar os obstáculos.
Mesmo após uns bons km's e algumas horas a pedalar não tenho sentido falta do amortecedor, o que me tem deixado mais descansado em relação ao receio de não ter optado por uma suspensão total.

Até agora, a única coisa que ainda não está a 100% é o pneu de trás que teima em perder o ar durante a noite, o que me deixa algo apreensivo sobre o aro e pneus "apenas" tubeless ready.
 

tinric

Super Moderador
Já eu gosto muito destas cores ... é um quadro lindo e fica com um aspecto fenomenal a montagem que tens.

E o Full XT já sabemos... do melhor.

Parabéns.

Boa escolha.
 

Filipe_Lopes

New Member
Boa bike e admirável análise.
Adquiri á pouco tempo uma Scale 930 depois de alguma hesitação para mudar para 29er mas estou sinceramente rendido á roda grande.
Com cerca de 800Km feitos com a minha burra que está ainda toda de origem e já tive alguns pequenos problemas no desviador traseiro Sram X9 talvez causados por muita lama a que ficou sujeita neste inicio de ano.
Boa dica do pneu de traz tubbless pois estou a pensar converter os meus pneus e ando a pesquisar a melhor solução sem gastar muito €s.

Boas pedaladas. E já agora para testar essa máquina na Maratona de Mortágua: http://www.forumbtt.net/showthread.php?48887-6-ª-Maratona-BTT-de-Mortágua-Mortágua-07-Abril-2013
 

carlosrola

New Member
Actualmente também me rendi à roda 29 eu que era um dos que torcia o nariz a tal coisa, então sou o feliz proprietario de uma scale 930 e não podia estar mais contente :D , mas falando do que interessa, realmente a tua 910 está muito equilibrada e bonita, mas também sei que quem vê as fotos não tem a real noção da beleza das scales pois eu sou dos apreciam um quadro bonito e discreto, assim nunca cansa a vista. Em relação ao problema da suspensão o mecanico onde a comprei disse-me que poderia deixar de bloquear, para resolver este problema bastava ajustar o cabo no manipulo no guiador como se fosse para tirar ou meter tensão no cabo, até ver tem resultado;)
 
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