Scott Scale 910 vs Cannondale F29 Carbon 3 2014

ruben_azevedo

New Member
Boas pessoal,

Apesar das modas ainda sou dos que rolo numa 26. Tenho 2 cá em casa e não as toco por nada.
Recentemente e porque também já experimentei 29, surgiu-me a oportunidade de comprar estas duas bicicletas a um preço bastante razoável pois estão a sair os modelos 2015.

Scott Scale 910 - 2450€ Full XT.
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Cannondale F29 3 de 2014 - 2700€ com material XT à excepção do pedaleiro. De resto está toda de origem.
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Pessoalmente gosto bastante da Cannondale mas também me parece que a scott é um bom negócio. Nunca tive uma lefty.

Se me puderem dar algumas opiniões caso conheçam estas máquinas agradeço. Nenhuma das 29 que andei eram Scott ou Cannondale.

Obrigado
 

Tininho_s

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Posso parecer suspeito, mas escolhia a cannondale. A lefty primeiro estranha-se, depois entranha-se. Tenho uma e estou para trocar de bike, no meu caso a eleita é a scalpel e será a 2a com lefty
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Ficas bem servido com ambas, mas penso que estás a falar de bikes usadas.

A Scale 910 é fantástica em todos os níveis (tenho uma :wink: ), mas a F29 também não lhe fica atrás! :lol:

Se forem usadas tens que ver os desgastes e possíveis alterações que tenhas que fazer, pois em termos de bike são muito semelhantes.

Nestas coisas muitas vezes manda o coração... mas a diferença são 250€ para a Scale e podes acreditar que se estiver toda de origem vais ficar muito bem servido! :yeah:
 

ruben_azevedo

New Member
:twisted:

Ficas bem servido com ambas, mas penso que estás a falar de bikes usadas.

A Scale 910 é fantástica em todos os níveis (tenho uma :wink: ), mas a F29 também não lhe fica atrás! :lol:

Se forem usadas tens que ver os desgastes e possíveis alterações que tenhas que fazer, pois em termos de bike são muito semelhantes.

Nestas coisas muitas vezes manda o coração... mas a diferença são 250€ para a Scale e podes acreditar que se estiver toda de origem vais ficar muito bem servido! :yeah:

Boas l.ramos,
Obrigado pela tua opinião. Já tive a ler o tópico da tua Scott e realmente fica-se com uma ideia fantástica da scale 910.

Os negócios que tenho em vista são ambos pra Bikes novas, e irei comprar por oportunidade de negócio. A scale está 750€ mais barata que o preço de tabela. Pesa 9,8kg sem pedais, tem umas rodas de 1,6kg e uma suspensão top.

A F29 pesa mais 1kg que a scale e não tem um conjunto de transmissão tao equilibrado. Porém esteticamente admito que os olhos me fogem pra esta, apesar da estética não ser tudo!

Como não as experimentei também é mais difícil tomar uma decisão. Dado o timing do negocio e porque não faltam interessados nas Bikes terei que escolher sem rolar em nenhuma... Daí pedir opinião de quem tem ou conhece!
 

migkubturtle

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Boas sempre tive cannondale com lefty, pois sem não é cannondale, e posso te dizer que o meu maior erro foi à 2 anos comprar a nova Scott Scale 29 RC.
Andei 3 semanas e vendi-a. E adquiri a Cannondale Scalpel Ultimate, não à melhor. Mas também tenho uma Cannondale F29 Team de 2014, é maquinão.
A Scott Scale não é má, é muito boa, é um quadro leve e reativo, mas achei muito "racing", mas para quem quer fazer XCo puro e duro.
A Cannondale F29 é mais divertida, maneavel, em suma mais maquina. E além do mais a Lefty é brutal, e já andei com todo otipo de suspensões mas nenhuma chega aos calcanhares, a unica coisa negativa é a manutenção que tem que ser mais cuidadosa e certa, de resto só fala mal das leftys quem nunca andou numa.
 
Sempre achei engraçado essa afirmação de que uma Cannondale só o é se tiver Lefty.:fpalm::fpalm:
Nesta ótica, a própria Cannondale a colocar no catálogo Cannondales sem Lefty deveria ser processada por contrafação de marca.
Adiante...

Percebo que quem compra algo-mesmo que enganado- dificilmente dará o braço a torcer e defende e promove aquilo que adquiriu.
Isso nem acho mal, agora o que acho errado é induzirem em erro quem está com dúvidas na aquisição de um produto.
A lefty dá problemas e não são poucos

Por isso, ruben_azevedo, investiga bem e verás, que, nem a lefty nem a roda 29" são o supra sumo da batata ou infalíveis.
 

ernez

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Boas, a minha opinião e vale o que vale, é a preferencia pela 910, quadro fantastico, com eixo de 15mm à frente, eixo de 12mm atrás, suspensão fox factory com fit, e equipamento melhor e com um peso fenomenal para 29, e por esse valor não se pode pedir mais, não sei se a lefty terá mais rigides que a fox, mas não será por isso... julgo que o quadro da canon, é também fantástico, mas aliado ao equipamento que trás e ao seu peso, arriscava na 910.
 

Insignia

Active Member
Eu tambem escolheria a 910 mais barata e muito melhor equipada, acho o eixo de 12mm imprescindivel e nem vale a pena comparar as rodas de uma e de outra
 

ruben_azevedo

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Obrigado pelas opiniões pessoal.

Migkubturtle posso perguntar-te o porquê de teres vendido a Scott logo ao fim de 3 semanas? O que que é que não gostaste na bike?

Paulo_strike_ribeiro uma das coisas que fui lendo em foruns internacionais foi acerca da fiabilidade da lefty. É certo que nas mais antigas encontramos mais relatos de problemas associados a perdas de ar ou óleo. Nas novas híbridas não há tantos relatos, ou por ser recentes ou por estarem melhores. Ou se calhar, por causa das duas coisas! :) Uma das coisas que me preocupa é a manutenção. Estou habituado a FOX e por 40€ faço a revisão anual. Não tenho ideia dos valores da revisão da nova lefty.

Uma das coisas que notei nas 29 que experimentei foi o seguinte... Normalmente e apesar de ter as pastilhas bem centradas com o disco, como sou um bocado pesado, notava uma ligeira torção da suspensão que provocava um roçar das pastilhas no disco em todas as minhas 26 com suspensões de 9mm. Isto acontecia-me mais a rolar em estrada e em curva. Nas suspensões de 15mm isto não aconteceu ou aconteceu menos. Suponho que será pela maior rigidez das suspensões. Não sei se partilham da mesma opinião.

Conscientemente parece-me que a 910 é melhor produto no global apesar de, como disse, os olhos me fugirem para a Cannondale. A utilização que darei à bike é mais pra maratonas e questiono se a lefty faz tanta diferença pra uma FOX Fatory. As rodas da Scale são claramente melhores, espero é que aguentem com os meus 84kg caso a compre. Com 1.90m de altura não há milagres no peso :)

No máximo sábado terei que ir buscá-la. Espero conseguir escolher bem...
 

ruben_azevedo

New Member
Aproveito para perguntar se têm conhecimento de quadros scale trocados devido a problemas associados ao aperto da roda traseira e respectivo desgaste do carbono. Li em foruns estrangeiros algumas situações deste género.
 

ernez

Active Member
Aproveito para perguntar se têm conhecimento de quadros scale trocados devido a problemas associados ao aperto da roda traseira e respectivo desgaste do carbono. Li em foruns estrangeiros algumas situações deste género.

Amigo, esse problema surgiu apenas na scalle 930, modelo de 2013, que não vinha com eixo passante na traseira, como o drop era em carbono acabava por se desgastar e obrigar a roda a encostar na escora, eu tinha esse modelo e nunca tive problemas, este ano aproveite os "saldos" e troquei pela de 2014, já com eixo passante, e muito diferente o comportamento lateral.
 

huppy

Member
Bom dia

Esse problema ocorreu nas Scale 2012 e 2013, tinha uma expert de 2012 e foi trocada ao abrigo da garantia ficando com um quadro novo e de excelente comportamento, muito estável a descer sem duvida.
Eu tenho uma scott porque foi o bom negocio que me surgiu na altura, como podia ter outra marca qualquer.
Não entendo é o porque da cannondale ser assim tão melhor como se costuma ler, porque na pratica argumentos válidos dados são poucos ou nenhuns.
Gostaria de salientar a exclusividade do conjunto que por consequência gera dificuldade na substituição de peças assim como €xclusividade.
 

ruben_azevedo

New Member
Gostaria de salientar a exclusividade do conjunto que por consequência gera dificuldade na substituição de peças assim como €xclusividade.

Essa afirmação seguramente que deve ser verdade... Um pequeno problema numa lefty não deve estar ao alcance de qualquer loja pra resolver, uma vez que os representantes da marca também não abundam!
 

Hardskin

Well-Known Member
Para mim suspensões com baínhas num lado só da roda, apenas nos trens de aterragem traseiros de um caça:twisted:.
Visualmente aquilo é uma aberração estética:rotfl:, mas só para mim que tenho um sentido estético muito apurado e requintado:musica:.
Agora mais a sério, os relatos que me chegam é de aquilo é muito suave no seu funcionamento.
Posto isto e por todas as outras razões já apresentadas, a minha escolha seria a Scott.:yeah:
 

migkubturtle

New Member
Boas ruben_azevedo, troquei a Scott pois achei as escoras muito duras, ficava completamente amassado das costas, enquanto que a Cannondale não me acontece isso.
E a suspensão(fox) na scott não lia o terreno da mesma maneira que uma lefty, enquanto na lefty onde tu marcas o terreno com os olhos a bike vai, na scott isso não acontecia, ia mandando 2-3 malhanços pois o comportamento da suspensão é muito descontinuado.

E paulo_strike_ribeiro qual a melhor bike e suspensão para ti? E claro que dão problemas as cannondales e as leftys, eu sou prova disso já tive varios problemas e sempre foram resolvidos.
Mas paulo_strike_ribeiro e as Scotts quantas aqui na minha zona foram trocadas pois em andamento a roda traseira desencaixava-se (5 pelo menos), e Specilazd com escoras partidas, e trek a estalhar o quadro.
Por exemplo eu tive uma MSC Koncept carbom e foram somente 4 quadros que tive de garantia, e não faço all-montan ou Dh, faço maratonas e passeios.....isto tudo para dizer que todas tem problemas.
 

zanetti

New Member
A lefty tem tantos problemas como qualquer outra forqueta no mercado , as hybrid lançadas em 2013 melhoraram na em todos os patamares , a lefty 2.0 daqui uns dias dou feedback , a f29 como bike num todo e solida , robusta , escoras save dao um conforto extra , se puderes montar um espigao save melhor , a Scott tem uma traseira + dura e isso repercute se nos kms feitos , de salientar o seguinte , por vezes as pessoas nao adquirem uma cdale por via do factor estetico , lefty ou fatty , a fox por exemplo teve necessidade de aumentar a sensibilidade das suas forquetas ao banhar as pernas das mesmas com kashima coating , a rigidez e peso das lefty tem dado provas ao longo dos anos , quem as adquire numa bike da marca regra geral nao troca mais , quem julga sem testar sequer ficara sempre restrito a forquetas convencionais .
 
migkubturtle

Não tenho o privilégio de experimentar muitas bicicletas, por isso, a melhor bicicleta é a que uso.
Quero com isto dizer que, p´ra cada utilizador, a melhor bicicleta;será sempre aquela em que se sente melhor e que, dever ser, a que usa.

Tenho uma Cannondale sem lefty por opção porque só quis o quadro, porque, pr´ra mim, uma suspensão tem de ter, em si a polivalência para ter manutenção fácil e pouco dispendiosa e intervalos de manutenção largos, associando a isso um comportamento irrepreensível, Por isso, tenho agora uma Magura.

Além disso, tenho uma Roda 26" porque não sigo a moda se ela "não me serve".

Há muito utilizador de 29" que me faz lembrar aqueles tipos- e tipas- com adiposidades extras mas que, insistem em usar T-shirts justas apenas porque é moda.
 
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ruben_azevedo

New Member
Uma coisa deixa-me descansado... Qualquer um dos users que conhece ou experimentou uma Scale ou uma Cannondale está satisfeito com as mesmas! Penso que independentemente do que escolher ficarei bem servido... A minha ideia também é ficar com uma máquina fiável pois não sou muito de trocar bicicletas. Apesar da minha "maria" me estar sempre a dizer que deveria despachar uma ou outra pra aliviar o espaço.... Normalmente como me "apego" às coisas, não as vendo!

Hoje de manhã fui à loja que sou cliente assiduo em termos de manutenção... O proprietário e amigo falou-me numa bike de uma marca (CUBE) que sou cliente que me deixou curioso mais por causa da suspensão. É a seguinte:
CUBE Reaction GTC SL 29 de 2015. Já podem ver no site da CUBE se consultarem o mesmo. Bike full XT com a nova Rock shox rs1. Esta devo conseguir por um preço a rondar os 2250€. Desconheço a suspensão e ainda não encontrei muito feedback sobre a mesma.
O que vos parece em relação às anteriores?
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ernez

Active Member
O meu primo teve uma cube quadro 26 e gostou, quando trocou para a scott, confirmou o melhor conforto e rigides no quadro scott, quanto a este, pois não sei se a diferença será tanta, em relação à suspensão, as invertidas à muito que dão cartas nas competições motorizadas, atenção que o cubo é especifico para essas rodas, resumindo, se a suspensão por tão boa quanto as das motas, é uma bela compra a cube e não pensava duas vezes lol.
 
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