Scott Scale 50 >>> Look 986

essence_s

New Member
Pois n, grande falha da formula n fabricar esse matchmakers, como já disse noutros topicos, shifter xtr e travão R1 é só o SONHO!
 
Tenho trocado umas pms com um user aqui do forum e ele acha que os matchmakers da hope para xtr devem dar nos R1.
Lá que tem aspecto disso tem... alguém já tentou?
 

Paulino.Sa

New Member
Olá,

já tive a pesquisar e confirma-se...

http://www. bikeradar.com/forums/viewtopic.php?t=12875079&p=17832996

verifica o conteudo do post, quem iniciou tem uns Formula RX...

abraço
 
Os RX são diferentes dos R1.
A parte que aperta ao guiador dos RX tem os parafusos na horizontal enquanto que a dos R1 fica com os parafusos na diagonal...
É possível que os matchmakers hope funcionem nos RX mas não nos R1...
 
Se alguém souber onde consigo encontrar um disco igual a este agradeço que me informem.
É um disco flutuante da Formula. Trata-se de um modelo que julgo ter sido descontinuado. Tenho um e gostava de ter o par...

071020122557.jpg
 
Este é mesmo um fórmula. Antes de comprar um parecido vou tentar arranjar um igual. Não será fácil...
Não gosto de ver discos diferentes na mesma bicicleta e prefiro utilizar discos da marca dos travões.

O desempenho dos R1 é muito bom, mas honestamente não sinto melhorias significativas relativamente aos Elixir 5 que desmontei.
Os discos que tinha (avid g3) faziam um pouco de barulho na travagem, troquei por este formula e por um ashima. O formula tem um comportamento exemplar, o ashima dá-me a sensação que me fez perder um pouco de poder de travagem relativamente aos G3.
As grandes diferenças na minha opinião, resumem-se ao peso e estética.
 

Xrockyman

New Member
Muito sinceramente não gosto dos discos formula, travam muito bem e tal.. mas a durabilidade.. são uma valente caca. Se vires na imagem que mostras em cima, o disco tem duas linhas de furos que estão espalhadas de forma igual pelo disco. Quando o disco começar a ficar usado as pastilhas vão começar a ficar gastas de uma for irregular porque a parte que está entre os buracos do disco está mais saliente..

Os discos hope são um uns bons discos, mas é provável que os pinos do disco te raspem na pinça de travão e terias de desbastar um pouco a pinça.. ( não sei se vais querer fazer isto nuns travões novos).

Depois dos discos originais (iguais a esses que tens aí na imagem mas sem a aranha vermelha) comprei uns hope mas depois devolvi os discos por causa desse motivo que expliquei na frase anterior. Acabei por pôr de lado a questão do peso e comprei uns discos shimano XT flutuantes que travão tão bem ou melhor que os originais, fazem menos barulho e gastam menos as pastilhas.
 
Shifters alterados!
Esteticamente melhorou muito. Não me agradava nada a forma como os xt ficavam expostos. Com os xtr, como é possível movê-los lateralmente, deu para inverter a posição no guiador relativamente aos travões. Pena não existirem matchmakers...

Os xtr pesam menos 15g que os xt que estavam montados. Quanto a funcionamento, não notei diferença, tanto os xt como os xtr são de uma precisão perfeita.

221020122692.jpg

221020122691.jpg
 

essence_s

New Member
Simplesmente Fabuloso!
Talvez desse para inventar um "matchmaker" do lado direito com o Bloqueio da magura a apertar directamente no shifter, ficando mais atras, mas evitando assim uma abraçadeira no guiador.
 
Foi algo que experimentei, mas a posição mais prática é mesmo a que o bloqueio se encontra. O bloqueio é algo a que não recorro com tanta frequência quanto isso. Na posição que sugeres fica demasiado em cima dos punhos afectando a liberdade de movimentos. Inicialmente montei os shifters encostados aos punhos e senti precisamente esse problema, os dedos batiam constantemente nas patilhas, afastei um pouco os shifters dos punhos e melhorou, ainda assim não fiquei com tanto espaço como tinha anteriormente.
Matchmaker ou algo semelhante para o bloqueio, penso que só com travões magura.
 

edununo

Well-Known Member
Já tive os XT e tenho uns XTR como os teus. A vantagem dos XTR é que permitem passar 2 velocidades de cada vez no sentido descendente da cassete, coisa que o XT só fazia de 1 a 1. No sentido ascendente, tanto o XT como o XTR passam várias.
Também notei uma ligeira melhoria na suavidade mas isso pode ser impressão apenas.
 
Belas peças de relojoaria esses shifters XTR.
Estava a olhar para eles e fiquei logo a pensar, aqueles afinadores dos cabos em aluminio se fossem em nylon...
Ideias...
Em Novembro vou passar por Leiria uma semana, companhia para os trilhos é bem vinda!
 
Ainda tenho umas coisas a alterar antes desse tipo de pormenores ;)

Quanto à companhia para pedalar podes contar! Só precisas de avisar quando vens e qual a disponibilidade horária para cruzar com a minha.

Abraço
 

essence_s

New Member
Então mas esses batentes nos xt n são em plastico/nylon? é só trocar, só acho que esteticamente ficariam a perder pois a cor do aluminio ali e na abraçadeira fica a matar!
E sim, percebi-te no que disseste em relação ao gatilho do trancador ficar ali a estorvar na zona do punho; tenho a solução para ti: tira o bloqueio fora!
 
Last edited:
Por acaso também gosto da cor dos afinadores.

Retirar o bloqueio não me iria resolver o problema, aliás ele ainda entra mais um pouco no guiador, o problema é que os travões ficariam demasiado distantes. Apesar de não utilizar muito o bloqueio, existem situações em que é importante para mim.

A posição perfeita conseguia-a com uns matchmakers. Ainda não perdi a esperança de encontrar alguma solução, nem que seja caseira...
 
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