Scott RANSOM LTD

Ricardo Lacerda

New Member
Pois é malta ...
...finalmente consegui ter um tempinho para fazer aqui uma análise à minha nova máquina.

Para quem não viu o meu outro tópico (http://www.forumbtt.net/index.php?topic=4264.msg65884#msg65884) aqui fica uma primeira descrição dos equipamentos:


Frame Scott Ransom Concept Carbon mainframe CR1 HMF, carbon seatstays, interchangeable Dropout, 165mm rear travel

Fork Fox 36 RC2 Talas travel adj. 110-150mm, 20mm axle / reb. & comp. adj.

Shock (Rear) Scott Equalizer TC, LO-TC-AT / Traction mode ,IRV intelligent rebound valve, Power stabilizer on-off, reb. Adj. / remote control

Headset Syncros Race

Derailleur (Rear) SRAM X-0 27 Speed carbon cage

Derailleur (Front) Shimano XTR

Shifters SRAM Trigger X-0 multi adj./with carbon parts

Brakes Avid Juciy Carbon 203/F and 185/R mm rotor

Crankset Shimano XTR 960 hollowtech 2 , 22x32x44 T

Handlebar Syncros Factory Carbon

H'stem Thomson Elite X4, 31.8mm

Seatpost Scott RC 03-20

Hub (Front) Mavic Crossmax XL Disc / 20mm

Hub (Rear) Mavic Crossmax XL Disc

Cassette Shimano XTR M-960, 11-32 T

TiresScott Stroke UST, 26 x 2.35 Kevlar Bead, superlight compound


Depois de listar o equipamento aqui estão as fotos e o comentário/análise (e desculpem não ter tido tempo para a lavar antes das fotos...):



Antes de mais, salta logo à vista a malha com que a Scott decidiu fazer este quadro. Utilizando a tecnologia CR1 (denominação própria), o quadro é feito com fibras de carbono muito mais largas do que no método tradicional e as zonas são reforçadas e orientadas diferentemente consoante os esforços a que estarão sujeitas.
Nota-se nesta foto os pormenor dos cabos serem internos ao quadro, o que permite uma maior defesa em caso de queda e menos "confusão" de cabos na zona frontal...




A geometria escolhida assenta num "novo" conceito de all-Mountain/Enduro que permite utilizar a "nossa menina" tanto em situações de passeios de dia-a-dia (ou de fds-a-fds .. :|) como também usar e abusar em descidas mais fortes e caminhos mais instáveis.
A geometria do braço foi pensada de forma a optimizar o amortecedor traseiro, com comportamento (inteligente) e com uma série de afinações possíveis.



Na frente, uma Fox Tallas 36 RC2, trata de transformar os caminhos em auto-estradas, garantindo uma rigidez muito boa em todo o conjunto.
Os cubos de 20mm à frente ajudam imenso neste processo mas têm o grande incoveniente de transformar um simples processo de tirar a roda da frente numa situação de 5 min. e em que são necessária ferramentas. Aparentemente ainda este ano vai sair o aperto rápido para estes cubos e assim tudo será mais fácil...
O disco de 203 mm da Avid pode parecer sobre-dimensionado mas na altura de travar vê-se que ele lá está por alguma razão.. :twisted:

O guiador Syncros de carbono é uma peça de arte... no entanto, devido ao desenho tipicamente USA, é de 730 mm, o que obrigou a ir "ao corte" para reduzir o seu tamanho e assim tornar menos cansativa e mais ergonómica a posição de condução para tiradas mais longas.



Aqui podemos observar o controlo do amortecedor... 165mm, 100mm ou 0 mm !!! 3 posições que fazem toda a diferença!!!
As subidas tornam-se muito mais fáceis com o quadro rígido, tal como aqueles troços de ligação em alcatrão.
A posição do meio permite um rolar perfeito, sem "bobbing" e com a roda traseira a acompanhar todas as irregularidades do terreno. Nos 165 mm ... ó meuzz amigozz ...venham lá essazzz descidazz... até parece pecado!!!
Os travões Avid Juicy Seven Carbon,com manetes e tampas em carbono, juntamente com os X0 fazem um conjunto lindo e óptimo a funcionar...



O Desviador traseiro XO blackbox carbon parece um relógio suiço... curiosamente também o desviador da frente XTR funciona na perfeição com os triggers XO. Tal como é costume, os quadros de carbono funcionam um pouco como caixa de ressonância... e assim as passagens de caixa não são tão silenciosas como se poderia imaginar...mas nada que acorde o vizinho!!!



No terreno:

A bicicleta tem um comportamento muito melhor do que eu esperava, e do que eu me tinha apercebido no teste que fiz numa Ransom 20.
Sobe como uma XC e desce como uma All Mountain.
Os seus 13 kg e pouco não são nada para as vantagens que se tiram de quem quer uma bicicleta para utilização geral... Claro que se és um atleta com aspirações em XC ou maratonas.... esta não é a bicicleta para ti!!! Mas se gostas de passear com os amigos, e fazer uns passeios/provas de Enduro ou umas maratonas só pelo prazer... então está É a bicicleta para ti. De qualquer forma no próximo dia 10 devo ir fazer uma maratona de 60 km e aí já posso dizer como é quando as coisas são mais "a sério".
Os pneus de 2.35 permitem arriscar nas curvas e descidas... mas a rolar nota-se bem que existe ali atrito...

Como em tudo existem PONTOS NEGATIVOS:

A pressão do amortecedor traseiro: No meu caso superior a 400 !!! Ou seja... só para o encher fico logo com câimbras no braço... felizmente não é preciso ser todos os dias...
O tamanho do guiador: como já disse 73 cm é sem dúvida demasiado... cortem-lhe 2,5 cm de cada lado e vão apreciar bastante a diferença...
Distância ao solo: Este é o mais estranho... com cranks de 175 mm e na posição de descida (165mm de amortecedor) quando pedalas vais muito próximo do solo... não chega a tocar (nem de perto...claro... ) mas assusta!! Nota-se é a subir um passeio mais alto que se não se tem cuidado.. é certo que eles vão raspar no chão...

A análise mais "PRO" já foi feita numa das revistas da especialidade... esta é apenas a opinião de um FELIZ proprietário de uma destas belas máquinas.

RECOMENDA-SE a sua compra!!!
 

pjfa

New Member
:pipocas: :teclar: :clap: :#1:

Parabéns pela bici.
Só de a ver, tento imaginar (e será o mais próximo no campo das sensações) o gozo que deve dar por esses trilhos fora :mrgreen:
 

boseman

New Member
Amigo Ricardo,

Os meus parabéns pela escolha, ficaste com um :twisted:"helicóptero" :twisted: - Gira e Boa :wink:

Abraço forte
 

HR

New Member
excelente... seria uma das minhas nº 1 não fossem os €€... mas de facto é espectacular...
 

Ricardo Lacerda

New Member
:yeah: Obrigado pelos comentarios....

Quem passar por estas zonas e tiver vontade de dar uma volta e testar a "minha menina" ... força!!!

E falta uma coisinha ... mas MUITO importante...

...agradecer a minha mulher .. que decidiu aproveitar o meu aniversario e dar-me de prenda a diferença entre esta e a "on-line"...

:cheers: :#1: esta taça vai para ela !!!!
 

Nuno Félix

Super Moderador
"Ganda" bike!

Muitos parabéns para ti, para a máquina e...... para a mulher que tens!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Qual será a próxima bike a seguir a esta???!?!?!????? :wink:
 

reisnuno

New Member
Sem dúvida uma grande bike (em tudo a começar pelo preço).

Eu tb tenho uma só que é a Ransom 20. Estou igualmente satisfeito com ela.

Haja pernas para a fazer andar.
 

Ricardo Lacerda

New Member
Nuno Félix said:
....Qual será a próxima bike a seguir a esta???!?!?!?????

Não penses que vais sem resposta!!! :lol: :lol: :lol:

A próxima já está pensada !!!

Em Fevereiro nasce o meu primeiro "rebento" ( adoro estas expressões populares... dão sempre um ar campestre à coisa...) e lá vou eu comprar ..... um TRICICLO da Chicco !!!! :twisted: :twisted:

Abraços
 

Fric

New Member
Comparativamente a' tua bike anterior, a "Comprada OnLine", e' melhor ou pior?

Q diferenças principais notas?

Este novo sistema de suspenção traseira e' preferivel a' anterior?


Fica bem
 

Ray Bonga

New Member
Boas!
Ali na primeira foto parece que tens uma grande kinkada por baixo do LTD! Será sujo?

Por acaso ando a pensar comprar um quadro de carbono, mas será resistente aquelas pedras q saltam com toda a força e PAW!! no quadro!!

abraços! Grande bicicleta sim sr, linda de morrer!! :d
 

kazakinhus

New Member
Sem entrar muito em offtopic sobre a tua ranson (que é uma grande maquina)
pergunto-te, como tiveste os punhos rotativos da giant e agora tens os trigger na scott, quais são as vantagens e desvantagens de cada um, e qual o mecanismo que aconselhavas.

:roll:
 

Nuno Félix

Super Moderador
Ricardo Lacerda said:
Nuno Félix said:
....Qual será a próxima bike a seguir a esta???!?!?!?????

Não penses que vais sem resposta!!! :lol: :lol: :lol:

A próxima já está pensada !!!

Em Fevereiro nasce o meu primeiro "rebento" ( adoro estas expressões populares... dão sempre um ar campestre à coisa...) e lá vou eu comprar ..... um TRICICLO da Chicco !!!! :twisted: :twisted:

Abraços

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Como diz o reisnuno, terá que ser um Triciclo todo XPTO..... :lol:

Ou não fosse o rebento um herdeiro do perfeccionismo ciclístico!!!!!! :wink:
 

Ricardo Lacerda

New Member
Oi pessoal vou tentar ir respondendo a todos... se me esquecer de algo voltem a insistir...

lellominsk said:
(...)
Ali na primeira foto parece que tens uma grande kinkada por baixo do LTD! Será sujo?
Por acaso ando a pensar comprar um quadro de carbono, mas será resistente aquelas pedras q saltam com toda a força e PAW!! no quadro!!

É o reflexo da minha T-shirt (era branca e depois dá nisso...)
Quanto às pedras... pelo que sei as zonas normalmente atingidas estão todas super reforçadas... de qualquer forma não acredito que um quadro que demorou tanto tempo a ser desenvolvido e ao qual eles dão garantia total nesse sentido seja assim tão fácil de acontecer. Partir todos partem... mas... nem quero pensar nisso.....
Embora não seja perceptível, excepto ao pormenor, a zona inferior do quadro (mais sujeita a essas "Rolling Stones" está protejida com uma película plástica de alta-densidade que sempre ajuda qq coisinha...).
Antes de comprar andei a investigar muito (os €€€ não nascem no chão...) e descobri que até existe um fórum específico para os felizes donos de Ransom. E dos modelos de carbono que partilham o mesmo quadro (Limited, 10 e 20) nunca li nada em que tal tivesse acontecido...
:arrow:Vá... não rogues pragas!!! Só de pensar... :evil:


Fric said:
Comparativamente a' tua bike anterior, a "Comprada OnLine", e' melhor ou pior?
Q diferenças principais notas?
Este novo sistema de suspensão traseira e' preferivel a' anterior?

Antes de mais .... NÃO TEM NADA que VER uma com a outra...
Na anterior rolava em estradões aqui nos arrozais sempre acima dos 40 km/h sem esforço nenhum... e subia incinações médias como se fosse a direito.. (dentro de todas as minha limitações.. claro.. e que são muitas.. aproveito para confessar....).
O que eu acho é que quando troquei a suspensão da frente na Giant, da SID para a REBA, a frente subiu em demasia. O quadro é sem dúvida muito desportivo e pensado para suspensões de 80mm.
O que eu notava é que passou a ser muito "nervosa" e a ter um comportamento MUITO instável em subidas muito inclinadas (tipo "parede"... :s)
Isto tudo aliado ao sistema de suspensão traseira sem bloquear. Como eu não sou propriamente leve a bicicleta nessas situações tinha tendência a afundar um pouco e a "fazer cavalo".
O pricípio de SAG-Zero com que o quadro da Giant foi fabricado parece-me ser o ideal para quem queira uma suspensão total leve e eficiente para CROSS-COUNTRY e MARATONAS ...
Pelo que já tinha experimentado noutras marcas e modelos só posso afirmar uma coisa... suspensão total SIM.. mas SÓ COM BLOQUEADOR !!!
Nas subidas mais inclinadas e técnicas nota-se bem a vantagem duma traseira rígida..

kazakinhus said:
(...)pergunto-te, como tiveste os punhos rotativos da giant e agora tens os trigger na scott, quais são as vantagens e desvantagens de cada um, e qual o mecanismo que aconselhavas.

A minha opinião neste momento.. e até porque ainda não me habituei muito.. é só uma:
Os rotativos são muito melhores e só têm vantagens!!!!
..mas foram 12 anos de grip-shift e duas semanas de trigger ... :shock: :shock:
Acho que dependerá sempre do gosto e da habituação... a grande vantagem do grip-shift é facilmente saltares 3 ou 4 mudanças...
 

reisnuno

New Member
Ricardo,

Duas questões:

1 - E o selim? Mantens o original?
O original é mt porreiro e esteticamente é mt bonito. Mas é duro como o caraças. Foi preciso um bocadito para calejar. O pior é que em qq passeio não é preciso mts kms para começar a sentir o "material" dormente.
Com o abono de familia não se brinca.
Eu tive que trocar. Depois de alguma pesquisa decidi-me pelo SMP Strike TRK.
http://www.forumbtt.net/index.php?topic=6345.0

2 - Qual é o site do Forum da Ransom?

Abraço,
Nuno
 

Ricardo Lacerda

New Member
reisnuno said:
1 - E o selim? Mantens o original?
2 - Qual é o site do Forum da Ransom?

1-Sim Nuno, Mantenho o original. Depois de me habituar ao "selle" que tinha na Giant... tudo parece macio!!! E este considero-o bastante confortável. Não sei se é igual ao que vem na tua...
2- Não sei o link .. na altura andei por lá a dar umas vistas mas depois não fixei. Mas se fizeres uma busca de certeza que o encontras. É francês e se não me engano aparece com "Ramson" e não com RANSOM.

Abraços


PS: Este fds mais um passeio com subidas "a sério" e muito técnicas... e cada vez estou mais surpreendido e agradado...
 
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