Scott 930 29er XL >> Scott 910 2014 XL - The Slim Giant

subeskema

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Boas pessoal!

Desde Janeiro que ando a trabalhar neste projecto, saído de uma roda 26'' para uma 29'' porque a roda grande adapta-se melhor ao meu físico :)

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Fotografia não mostra algumas das alterações mais recentes

Quadro: Scott 930
Suspensão: Fox CTD evolution
Desviador traseiro: Shimano XT SGS 10sp. long cage 2012
Desviador frontal: Sram X7
Manípulos: Shimano XT i-spec 2012
Travões: Shimano XT 2012
Pedaleiro: Sram XX GXP c/ pratos B.O.R. 25-38 c/ stickers para ficar igual ao quadro
Discos: Ashima rotor
Guiador: Syncros FL 1.5
Avanço: Syncros FL 1.5
Pedais: Ritchey V5 paradigm
Espigão Selim: Syncros FL 2.0
Corrente: Sram PC-1031
Cassete: Sram PG-1050
Punhos: Esi Grips Racer Edge
Selim: Tune Speedneedle
Pneus: Rubena Scylla 2.25 29er
Valvulas: Mavic
Líquido: No tubes
Rodas: Mavic C29SSMAX
Suportes bidão: Elite

Peso:
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Objectivo:
Construir uma 29er aproveitando o material que já possuia no projecto anterior, sendo que tinha que ser fiável e tendo em conta a melhor relação qualidade/preço/ desempenho possível.

Ponto de situação: Neste momento a bike tem 10,25 kg, encontra-se com o mesmo peso que possuia na minha 26'' e possui espaço para diminuir alterando alguns componentes que não exigem grande investimento, podendo mesmo baixar dos 10kg sem grande esforço. Para isso, prevejo alterar caixa de direcção, possivelmente uns pneus mais leves (perto das 700grms os actuais), guiador, avanço e espigão.

Assim que possível vou colocar mais umas fotos actualizadas ;)
 

paulopereira

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grande máquina que ai tens, ando tentado em perder a cabeça e trocar a minha 26 por uma igual. que tens a dizer do comportamento da bike? as rodas de origem não são boas? visto as teres trocado... cumprimentos
 

subeskema

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As rodas de origens são fabricadas pela DTswiss logo apresentam a normal qualidade da marca. No entanto, eu não gosto muito de conversões com fitas, apesar de já as ter utilizado e as rodas de origem estarem convertidas. Entretanto apareceu-me o negócio das c29ssmax e mandei vir. Não são muito leves mas apresentam um aro UST que permite utilizar pressões um pouco mais baixas e pneus adaptados com mais confiança.
 

carlosrola

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Eu ainda tenho as DTswiss na minha e estão convertidas mas por exemplo a roda da frente não uso pressao abaixo de 2bar , tenho receio de descolar, antes de comprar a 930 fui testar uma também convertida então deixei a roda entrar num rego no terreno feito pela chuva, ela descolou e posso dizer que tive sorte:fpalm:, agora não arrisco nunca abaixo de 2 bar, mas no geral estou satisfeito com as rodas.

Subeskema a tua bike está a começar a ficar bem leve:p, estou a ver que temos aqui brevemente uma sub10
 

subeskema

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Sim, já tou a pensar em 2 ou 3 coisitas que vão mandar o peso para sub10 ;) O que para uma roda 29'' tamanho XL acho que é espectacular!
 

subeskema

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Menos de 2 bar, não consigo utilizar. 1º porque com os meus 79/80 kg em forma não me deixam, 2º porque não gosto do feeling de pouca pressão nos pneus a rolar. O mínimo que baixo serão até uns 2,2 sabendo que nessa volta vou passar em sítios mais complicados. O normal é andar sempre pelos 2,8/3 atrás e 2,6/2,8 à frente, já contando que vou ter uns belos sustos em algumas descidas de querer curvar o "camião" e a frente não agarrar e querer seguir para onde lhe apetece (Na 5ª feira passada tive alguns no percurso de Alte 2013).

Thanks Marreiros, não fosse esta quase igual à tua :)
 

subeskema

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Ajoguei o anzol saí-me iste na rifa! :p

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Rodas c29max que não as mais leves que existem, dão a garantia de uma performance sem falhas... Os pneus são para sair, mau grip e demasiado pesados apesar de bastante resistentes...


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Pormenor da decoração da Pedaleira de acordo com a decoração da scott 930 ;)

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E aqui ficam as fotos atualizadas do "camião" :D Com o material que está descrito no primeiro post.... infelizmente não há tempo para meter km's em cima que em tempo de crise há que trabalhar :)
 
Last edited:

subeskema

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E ao fim de um ano e muito poucas horas de andamento, mais um update à scott 930, saí a fox (nunca gostei do funcionamento) e entra uma rockshox.... Uma rockshox sid worldcup XX de 2014!

Agora e por enquanto está nos 10,10 kg...Ainda não foi desta que a XL baixa dos 10kgs... mas está quase... Pena a Prototype não ter stock de espigões 34,9mm.... e ao que parece a kcnc também não tem de momento, e como não quero utilizar um casquilho para poder utilizar um espigão mais fino tenho que esperar....

Anteriormente as caixas de direcção também foram mudadas das originais para umas Prototype... Rolamentos de excelente qualidade, excelente acabamento, funcionamento espectacularmente suave... fiquei fã da qualidade do material! E o preço não podia ser melhor! Barato e bom!

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subeskema

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Sábado se o tempo permitir dar umas pedaladas tentar tirar umas fotos...

Lista actual:
Quadro: Scott 930
Suspensão: Rockshox worldcup xx 29 2014 eixo 15mm
Desviador traseiro: Shimano XT SGS 10sp. long cage 2012
Desviador frontal: Sram X7
Manípulos: Shimano XT i-spec 2012
Travões: Shimano XT 2012
Pedaleiro: Sram XX GXP c/ pratos B.O.R. 25-38 c/ stickers para ficar igual ao quadro
Discos: Ashima rotor
Guiador: Syncros FL 1.5
Avanço: Syncros FL 1.5
Pedais: Ritchey V5 paradigm
Espigão Selim: Syncros FL 2.0
Corrente: Sram PC-1071
Cassete: Sram PG-1050
Punhos: Esi Grips Racer Edge
Selim: Tune Speedneedle
Pneus: Geax Aka 29x 2.0
Valvulas: Mavic
Líquido: No tubes
Rodas: Mavic C29SSMAX
Suportes bidão: Elite
Caixa de direcção: Prototype

Material alterado desde última actualização

Algumas ideias para ajudar a baixar do 10,10kg? Outras opções de espigão, avanço e guiador que sejam boas e com preço acessível?
 

cayto

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Espigão, avanço e guiador, não se consegueria pensar no sub10? ;) Penso que sim, apesar de não ser a pessoa mais indicada para pensar WW, esse material Syncros é pesadito...

Está com muito bom aspeto a máquina, gl no projeto ;)

Boas pedaladas
 

tpfernandes

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Sugestões para o sub 10:

Guiador Easton EC 70 XC 685mm wide: 155 gr : 80 euros
Avanço UNO 31.8 90 mm 7º : 100 gr c/parafusos em titânio : 25 euros + 10 euros
Espigão KCNC, Token (carbono), Fun Works: Entre 35 e 80 euros
Suporte de bidon Mighty (igual ao Elite mais mais leve) 21 gr : 5 euros

:)
 

Bennto

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Boas. Antes de mais parabéns pela máquina, está muito bonita. Também ponderei a compra de uma scale (910) mas acabei por ir para a KTM myroon master, para a semana devo recebê-la. Estou naquela de esperimentar como pneu traseiro o Rubena Scylla, mas só existe na medida 2.25 para 29er, a minha pergunta é, não é demasiado largo o pneu?
 

subeskema

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@Tpfernandes: Obrigado pelas dicas! tens aí algumas opções que não me tinha lembrado, principalmente do avanço (se houver em 17º). O espigão esse terá que ser quase de certeza um kcnc, mas com o berço e os yokes alterados para não danificar os carris do tune speedneedle (não me apetece partir um selim de 200€, para poupar 30€). O guiador nunca gostei muito dos easton mas não deixa de ser uma hipótese.



@Bennto: Boa sorte com a nova máquina ;) O pneu é largo e na altura que os tive ainda não estava habituado às 29er. Conforme o terreno onde costumes andar pneus largos podem ser benéficos (zonas técnicas, com muita pedra,etc), no meu caso aqui no algarve um pneu 2.0 com uma boa disposição de tacos laterais é o ideal, pouco atrito e facilidade em curvar. Agora para o verão até estou a pensar ou no novo schwalbe thunder burt ou no continental race king por serem bons pneus rolantes, com um bom "balão" (principalmente o race king 2.2 para a frente)
 

Radonbiker

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Boas subeskema, grande máquina(literalmente) que estás a montar1
Já conhecia e seguia o teu anterior projecto da BH e este não fica atrás!
Também eu sou dono de uma bike XL 29er mas a minha tá um pouco mais leve que a tua, está prestes a passar ao sub9. No meu caso passei quase tudo o que era da 26 para a 29 á excepção do que é específico para rodas grandes!
Tens aí muito sitio onde tirar peso por poucos € e se fores vendendo e amortizando com o que vendes até fica mais fácil!
Cumps
Ricardo Jesus
 

subeskema

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Thanks Radonbiker.

Pois vou tentando jogar com o €€ disponível e encontrar o melhor compromisso entre peso/custo/ desempenho. Conseguir o que estás a fazer de uma sub 9 XL é espectacular. Eu neste momento estou a debater-me com o espigão que utilize.

Os espigões 34,9mm custam verdadeiras fortunas (ax-lightenss, mcfk, token) e são muito limitados em termos do peso do rider. O KCNC parece ser a opção mais viável mas para utilizar de maneira segura o tune speednedle tenho que mandar vir com o berço específico para carris de carbono.

Outra opção era colocar um espaçador de 34,9mm para 31,6mm e usar um prototype physis que a mim me agrada muito e como em principio o guiador e avanço -17º também vão ser prototype ficava com um bom conjunto a combinar com a já caixa de direcção prototype. No entanto, tenho reservas a possível problemas futuros por utilizar um espaçador....

Não está fácil a escolha do material para baixar a bike para sub -10 :S

Quanto à BH o quadro continua guardado e possivelmente no futuro quando este projecto atingir um patamar que me agrade, voltarei a montar a BH mas com forqueta rígida....
 

Ismas

Member
Boas,

Em primeiro lugar muitos parabens pela bike, está brutal.

Depois queria te questionar sobre a altura do guiador face ao selim, não te doi as costas por ires tão inclinado?

Na minha tenho o guiador praticamente á altura do espegão.

Cumps
 

subeskema

New Member
Boas,

a diferença parece ser maior por causa da perspectiva da foto, mas a diferença não é assim tão grande....

Aliás tou só à espera que chegue na próxima semana um espigão sem offset para tirar o resto das medidas e dps colocar um avanço com -17º e guiador recto, para baixar mais um pouco a frente....

Dores nem por isso, é tudo uma questão de hábito e de treinar a posição na bicicleta.... Há que não esquecer que ao contrário do que o pessoal está habituado a ver nas 29 nas pessoas "anãs" :D eu com o meu 1,93/5cm tenho um tronco maior e braços maiores que a média logo tudo tem uma razão de ser....
 
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