Tenho de experimentar!!!!
Neste momento estou com ideias que irá sair uma BLTc com algumas modificações, menos peso (dentro dos 5.2lbs), eixo 142/12mm through-axle, novos links inferiores, ISCG-05 chainguide mounts, aplicações para Reverb ou Joplin (neste momento só dá para cabos).
E passo a dizer o porquê.
Gosto de pedalar em trilhos finíssimos, técnicos, de pouca velocidade e são esse o tipo de trilhos que procuro o mais possível. As 29 não são propriamente o ideal para estes trilhos, por exemplo no norte de certeza que a Tallboy ou a Tallboy LT fazia todo o sentido, pois os trilhos não são estreitos como por exemplo Monsanto, Sintra ou para quem conheça chiqueda. Isto tudo tem a ver com o whellbase delas, repara a Blur Trail tem um whellbase maior do que a propria BLT tendo esta mais curso, a Tallboy LTc tem um whellbase enorme, maior do que a Nomad!!! Na Tallboy o whellbase é menor (ligeiramente) que na BLT e nessa nota-se um pouco a diferença nas curvas, um pouco.
Depois há o problema das 29 acima dos 120, pessoalmente penso que a Santa Cruz abusou e que deveria ter esperado um pouco pelas 650b. Porquê? Porque não sei se já reparaste mas muitos, nos testes da TallboyLT inverteram o avanço, vê este comentário sobre o teste à Blur Trail com roda 650b que neste momento é quadro mais procurado para esta conversão: "I’m 5’8″ and I’ve ridden the medium Santa Cruz Tallboy LTc. The bars are a bit high and the bike feels a bit big for me. On the other hand, the medium Blur TRc with 650b feels perfectly proportioned for me.", as 29" tem a sua razão de ser para rígidas ou suspensões totais até 120mm depois disso já há muitos contras, e a Santa Cruz sabia disso, acho que foi mais pelo desafio que eles lançaram a Tallboy LTc embora pelo que tenho lido as encomendas já são bastantes e quem a testou diz muito bem dela.
Primeiro de tudo à que pensar que as 29" foram idealizadas para pessoas ALTAS (ponto final) depois é que começou a pegar para os "normais". Havia riders grandes em que uma 26" XL não chegava e reparem que há encomendas especiais para Tallboys XXL, que não se podem fazer em roda 26" e as próprias XL em 26" havia em muitas marcas que tinham limitações.
É como a Blur Trail, é uma bikla fantástica mas o eixo para mim é baixo, tive um amigo que comprou uma Blur Xc com o VPP1, ***** já não o podia ouvir falar mal dela, era a geometria era os pedais que estavam sempre a bater ... agora tem a BLT2 e diz maravilhas daquilo, até o irmão comprou uma. A minha pedaleira é XTR e tá toda lixada de bater nas rochas.
São todos estes pequenos "extras" que se tem de tomar na compra de uma bikla. E muitas lojas, muitas!! nem sabem o que vendem, já vi uma loja muito conhecida no nosso pais vender uma em que o tamanho eram 2 abaixo do que era necessário ao cliente. Mas como era a que havia em stock, foi com um BOM desconto. Claro que depois foi trocada por uma Santa numa excelente loja de Braga.
Mas claro, só experimentando .... até já andei a limpar o trilho ideal para testar a maquina :mrgreen:!!!!!