Saber andar de bicicleta não é só pedalar sem cair...

jdpcsm

New Member
Bom dia a todos,

já todos nós por uma vez ou outra manifestamos o pouco civismo dos automobilistas perante as bicicletas, mas o que é certo é que tambem anda ai muita boa gente que pensa que andar de bicicleta é pedalar sem cair e que desconhece totalmente como se deve comportar ao encontrar carros, bicicletas ou mesmo pessoas a pé.

Um dia destes foi dar uma corrida com o meu pai como é costume pela ciclovia (pessoas/bicicletas) e curculando pela direita, a meio do caminho aparece um com uma bicicleta todo equipado, com uma grande bicicleta que passa por nós sem avisar (apareceu vindo de tras).

Coisas destas podem dar mau resultado, por pouco que não foi ao chão, porque so me apercebi da bicicleta quando já estava em cima e ele vinha muito depressa, e uma pessoa tem tendencia a desviar-se, então com uma bicicleta tão boa não tinha uma campainha?!!? estraga o visual...E avisar com a voz "cuidado", e avisar utilizando o barulhos das manetes...e moderar a velocidade perante as pessoas...

Deixo aqui um aviso,aos frutrados da volta a França l se querem andar depressa vão para a estrada, não é no meio de pessoas que se anda assim. Já tou como o outro, se são tão bons e andam tão depressa porque é que não vão para a volta a França tentar ganhar a camisola amarela !
Subir a serra da arrabida é que é de homem, agora isto...

Outro episodio ia eu de bicicleta na mesma ciclovia, cruzou-se um grupo com cerca de 10 pessoas que obrigaram a sair da ciclovia e ir para sentido contrario na estrada para poder continuar o percurso, quando passei pelo ultimo disse que deviam circular pela direita e não ocupar o espaço todo (tem talvez uns 2 metros de largura) visto circularem pessoas e bicicletas nos dois sentidos, resposta do ser que estava em cima da bicicleta, "isto não tem lados" ?!!? Realmente ainda existe muita gente que desconhece as regras de circulação, quer num um passeio, numa escada, numa ciclovia, numa estrada, a pé, de bicicleta, de carro deve-se sempre circular pela direita.

Sou 100% a favor da bicicletas, mas 100% contra este tipo de comportamentos. Muito boa gente devia ir para uma escola aprender a andar de bicicleta é que saber andar de bicicleta não é só saber pedalar sem cair...

Já vos aconteceu algum episodio parecido?

abraço
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Tal como há condutores de automoveis sem civismo também há ciclistas sem civismo... não há nada a fazer, faz parte do que é ser humano...

Também me incomoda quando quero subir as escadas rolantes do metro ter alguém acampado á esquerda da escada, também me incomoda que me passem à frente na fila para comprar o passe, também me incomodam muitas outras coisas...

Mas temos que ser tolerantes... por vezes sou eu quem falha...

Abraço
 

jdpcsm

New Member
Sim, escrevi este topico porque normalmente as pessoas so olham para o seu umbigo, se for preciso reclamam dos carros mas quando andam de bicicleta fazem o mesmo que os automobilistas lhe fazem...

Em relação ao não há nada a fazer já não concordo, porque se cada um fizer a sua parte as coisas melhoram :)
 

Nozes

Active Member
nelsonasp said:
Tal como há condutores de automoveis sem civismo também há ciclistas sem civismo... não há nada a fazer, faz parte do que é ser humano.

Eu diria mais,faz parte do que é ser português...civismo é coisa que não se usa por estas bandas.

Boas pedaladas
 

coelhone

New Member
Ciclovia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma via ciclável é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas.

ciclovia: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidireccionais (um só sentido) ou bidireccionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.

Acho que disto muita coisa, falando em civismo e respeito pelos outros :wink:
 

jdpcsm

New Member
Então vamos chamar antes caminho ciclo/pedonal visto ter um sinal com peões e bicicleta :)

Mas esta ultima resposta mostra como muita gente pensa e por isso se ve este tipo de comportamenos. Vou de bicicleta se vejo uma pessoa na ciclovia atropelo a pessoa porque a pessoa a pé deve andar no passeio e quando nao existe nao deve sequer circular, porque ciclovia é para bicicletas... Vou de bicicleta, ando aos zig zags, ando na esquerda na direita quer la saber se vem gente em sentido contrario no sentido correcto que se desviem que isto é tudo meu.

Depois quando vão de bicicleta e levam uns sustos dos carros, mandam vir com os carros, o mal é as pessoas não se meterem na pele dos outros, e imaginarem como iriam reagir se fossem eles a outra pessoa.

Isto tudo tem a ver com civismo e bom senso ;)

abraço
 

coelhone

New Member
Falando em civismo e bom senso, a opinião dos outros também deve ser respeitada pois nem todos temos a mesma opinião.
E quanto à minha resposta apenas deixei a definição de ciclovia, não dando a minha opinião sobre o assunto, mas já agora para que fique aqui esclarecido, eu nem sou a favor das ciclovias ou vias pedonais (que são coisas completamente diferentes), nem contra. Acho que à espaço para todos. Como não sou utilizador assíduo das mesmas não me faz grande diferença, a única vez que fui para uma ciclovia (e com mais peoes que bicicletas) até hoje, cheguei a um ponto que para seguir o meu percurso tive de passar numa zona reservada a peões e ainda não ia nesse local á 5 minutos (com os devidos cuidados, claro) e já estava a ouvir bocas. Acho que dava para todos e afinal também ajudei a pagar aquilo. Por essas e por outras é que gosto de andar no monte.
Pois quando vão a passear de maozinha dada na ciclovia está tudo bem, se um gajo entra numa zona pedonal é logo com sete pedras na mão.
Tenho dito Portugal é grande (pode não parecer no mapa), não estou bem mudo-me
Fica bem, na ciclovia ou onde quer que seja.
 

jdpcsm

New Member
Respeito
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pode-se respeitar e aceitar algo ou alguém, sem que seja necessário concordar

Nunca deixei de respeitar a tua opinião, agora respeitar é uma coisa concordar é outra.

Mas ao que parece estamo de acordo porque Isto que escrevi tambem se aplica ao que disseste, as pessoas que vão a pé a ocupar a ciclovia toda e não se desviam para as bicicletas passarem, tambem estou contra isso, desde que quem vá de bicicleta se faça sinalizar (atraves de campainha, manetes, voz...) avisando que vão passar, porque uma bicicleta a rolar numa ciclovia quase não se ouve.

É o que o o JAlex disse é uma questão de civismo.
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Quando montei a minha campainha na bique a malta gozou toda, "isso é coisa de putos", "fica ridiculo", etc... mas uma coisa é certa, quando ando ai pela cidade ela dá muito jeito... há gente que não a ouve e um tipo lá tem que mandar um grito e tal mas a campainha dá muito jeito, porque é um som caracteristico, uma pessoa ouve e sabe o que é... já não se assusta...

Abraço
 

ig9981

New Member
Boas...

Acho que o civismo resolve muitas coisas, mas quando nos cruzamos com quem não sabe o que isso é ou então recusa-se a ter esse dito civismo, das duas uma, ou somos "insultados" intelectualmente e viramos costas com sorriso amarelo ou então chamamos a pessoa à realidade...

Na estrada, de bike, temos que nadar pela berma ou o mais encostados à direita.

Nas ciclovias mesmo ciclovias, temos nõs a prioridade em lá andar. Não devemos atropelar peões mas podemos chamá-los à atenção para que não circulem por lá...

Se for uma via "mista", para peões e bikes, há que ter paciência e respeitar tudo e todos.

Acima de tudo, seja em que via for, joguem na defensiva e não façam manobras que ponham em causa a integridade física das pessoas nem mesmo a vossa.

Abraços e pedalem com cuidado!
 

ig9981

New Member
Ah...

Em relação à campaínha...

Eu, por gosto pessoal, nunca irei meter uma campaínha na minha bike, mas uso o "cuidado", "direita" ou então "esquerda" para avisar aqueles que eu noto que não me estão a ver...

Abraços.
 

nelsonasp

New Member
Saudações

A campainha só ajuda... que mais não seja para saudar os ciclistas que vão na outra mão... :mrgreen:

Tive o cuidado de escolher uma que funcionasse virada ao contrário para a montar, ela lá está e não chateia nada...

guiadorju6.jpg


Podemos sempre dizer "cuidado" e tal mas este som é mais caracteristico... é o som de uma bicicleta, mais nada...

Dizer "esquerda" ou "direita" é estranho porque a pessoa houve isso e não relaciona que aquele "direita", "esquerda", signifaca que vem lá uma bique... além disso dizer "direita" significa que o peão deve ir para a direita para a bicicleta passar à esquerda (que é o que faz sentido) ou que a bicicleta vem pela direita e o peão deve ir para a esquerda???

O peão houve um "direita" e o que faz é olhar para tras, ou então nem ligar, e quando vê a bike pode ela já estar perto e assusta-se e desvia-se por norma para o lado que lhe dá mais jeito, isto é, dá um passos para tras de acordo com a posição em que ficou quando olhou pelo ombro ao ouvir esse "cuidado", "esquerda" ou "direita", que pode ser qualquer um dos lados...... agora ao som de uma campainha, aquele "ttrrriiiiimmmm!!!" é inconfundivel...

Abraço
 

100do

New Member
Realmente também já presenciei por várias vezes a falta de civismo. Mas essa existe quer se ande de bike, de carro, de transportes públicos e até mesmo a pé.
Realmente cada um sabe de si e cada um é como é.

Raramente circulo em ciclovias, mas costumo atravessar a cidade por ruas com poucos carros, onde muitas vezes encontro pessoas a caminhar pelo meio da rua (se formos rigorosos, isto também é falta de civismo).

Não tenho campaínha e não gosto de assustar as pessoas. A técnica que costumo usar é travar, para que as pessoas ouçam. Nunca passo pelas pessoas sem que elas se tenham apercebido de mim.

Já os cães, esses gosto de os assustar :lol:
 

Diogo Santos

New Member
E não é só isso. Por exemplo, quando vamos muito bem a andar no passeio (a pé, não confundir :mrgreen:) e estão aquelas velhas de conversa, paradas e a ocupar toda a largura do passeio, e um gajo tem de se desviar para a estrada. Dá vontade de ficar atrás das velhas à espera que suas excelências acabem a conversa e libertem o passeio.
nelsonasp, quando a malta gozou com a tua campainha, devias ter dito: "Ai tão a gozar? Então quando tiverem algum precalço que podia ser muito bem evitado com o uso da campainha, falamos."
Por acaso, não uso nenhuma, mas pelo que vi (só) neste tópico, vou já arranjar uma, assim que puder.
 

jdpcsm

New Member
concordo nelsonasp, as vezes uma pessoa dizer esquerda ou direita pode atrapalhar quem vai a pé, eu pessoalmente uso a campainha antes de a ter utilizava o som das manetes de travão (mas o melhor mesmo é a campainha). Tenho uma campainha pequena daquelas da decathlon que faz PLIMMMMMMM PLIMMMMMMMMMM lool
 

100do

New Member
Algumas manetes fazem barulho... será isso?

As minhas fazem um pouco, mas a roda a arrastar um pouco resolve o problema de uma só vez :D
 

jdpcsm

New Member
se travarmos e largarmos as manetes, elas quando recuam sozinhas fazem um som, que é o som da manete a bater no apoio da manete, se fizeres algumas vezes da para uma pessoa perceber que vem ai uma bicicleta. Com travões hidraulicos não sei se funciona.

É melhor que nada mas o melhor é uma campainha :)

Abraço
 
Top