rosca dos cranques passada

nabisga

New Member
Boas people, tenho uma pedaleira xt 2008, e há pouco tempo aconteceu-me ter dado cabo da rosca onde aperta o pedal. Foi mau mesmo, saltaram bocados da rosca e tudo, tinha o pedal solto e andei aos saltos em cima daquilo, quando reparei já foi tarde, estava tudo moído. A minha dúvida era se existe algum tipo de arranjo, se há hipótese de fazer uma nova rosca ou se vou ter de comprar um cranque novo? :s
 

jmv

Member
Olha tenta enroscar o pedal pelas costas do cranque, ou seja do lado contrário. Se a rosca no fim deste estiver boa, como o eixo do pedal é mais duro que o alúminio do qranque pode ser que este reabra a rosca, depois enrosca o pedal normalmente e diz se deu. Eu já fiz isso nuns cranques e deu resultado, salvaram-se.
 

nabisga

New Member
já tentei isso, mas há só mesmo um resto de rosca em condições, o pedal prende mas não me dá garantia de ficar enroscado muito tempo...O que eu queria mesmo saber, era se há alguma reparação profissional para estes casos ou se é mesmo cranque fora! Acho que é uma zona muito frágil da pedaleira sujeita a grandes pressões, e se não tiver arranjo, a próxima pedaleira que tiver há-de ter aquele sistema de virar a rosca de 170 para 175mm, que ao menos é substituivél em caso de azar. É o primeiro problema que tenho com material shimano XT, que considero excelente em qualidade/resistencia. Se alguém souber de algo que se possa fazer, agradecia a ajuda. Boas peidadelas :wink:
 

marky27

New Member
Tb tenho uma XT 08 e aconteceu-me o mesmo, o pedal saltou fora e ficou-me preso ao sapato, como a parte interior da rosca ainda ficou boa voltei a apertar, amanhã vou andar novamente e ver se acontece outra vez.
 

epictimon

Member
boas pessoal

estes casos não dão para remediar pois vão a uma ou mais consultas no vosso dentista se correr mal...

em XT nunca ouvi nada parecido, mas eu tenho uma bike de 2 lugares e os pedaleiros têem de ser de rosca contrária, ou seja, uns próprios para tandem porque senão desapertam os pedais, com a excepcção de um deles. Ora, como tudo que é especifico, parece que deriva da palavra "caro", coloquéi uns pedaleiros que tinha para a garagem encostados mas mandéi abrir num torneiro um passe de rosca contrária através de um enchimento. De uma coisa vos digo, nunca desapertaram e estamos a falar de bastantes saídas ao monte e de uma das vezes, fiz Gaia / Fátima e não deu qualquer problema e só desta vez foram quase 200km. É uma solução económica que apesar de esteticamente se notar, é segura e fiável para qualquer trilho...

Abraço
 

clube Coolmenda

New Member
Boas

Já exprimentas-te passar um Macho na rosca para abrir os canais de entrada?
Poderá ser uma solução, levas o pedal a uma boa loja de ferragens e vê os fios de rosca para ver se têm lá, o macho nessa medida, e depois fazes a afinação no lado contrario dos danos, ou seja lado de dentro do pedaleiro para ser mais facil.

Não sei se me fiz entender, espero que sim Boa sorte

Sempre em Altas e Força na Pedaleira
:arrow:
 

biscas

New Member
há uns tempos aconteceu-me o mesmo.
Fiquei sem pedal a meio da volta. Lá tentei enroscar e voltava a sair. Aconteceu-me 3 vezes nesse dia. Como pedal ficava pela ponta, porque o crack estava moido, lá ia saindo de novo. No fim lá consegui que o pedal abrisse uma rosca e por lá anda.
 
Top