Rolos - TACX VR

xeriph

New Member
Caros,

vi por estas bandas (por pesquisa no Fórum) que há alguns de vós que têm rolos da Tacx, e pelos vistos poucos tem os mais avançados (I-Magic ou Fortius) ligados ao PC.

Gostava que respondessem a este post, por mensagem privada ou mail para saber se têm Real Life Videos e que estejam na disposição de trocar. Tenho 7 DVD's da TACX para troca, e com vista a desconjuntar as pernas de tanta subida.

Era porreiro que os utilizadores destes equipamentos se 'revelassem', porque ainda estou a explorar as funcionalidades do software (com o equipamento I-Magic) e gostava de saber como fazer algumas coisas que podem já ser do vosso conhecimento e uso.

Cumprimentos,

Xeriph
 

Dézinho

New Member
Boas,

Eu sou um dos membros que tenho um Tacx i-magic a quase um ano e já com uns bons kms rolados(+/- 5000kms) de bons treinos com paisagens fantásticas do Virtual reality.

Em relação às funcionalidades do software posso adiantar que é bastante fácil de gerir. Todos os treinos podem ser gravados e depois pode-se fazer uma comparação no sentido de melhorar a performace. A parte que mais gosto é a dos treinos específicos de cadência, heart beating, speed, etc... porém estes não incluem paisagens, só o monitor com um painel de controlo muito completo. No fim temos um gráfico mais completo ainda para comparações e pode-se salvar tudo e comparar diversos treinos ao mesmo tempo.

Para ser sincero nunca achei o meu rolo uma "seca" como muitos o descrevem, mas atenção, nunca ouvi dizer isso de alguém que tenha este tipo de equipamento :lol:. Naturalmente que os convencionais devem ter a sua parte pacata, mas pronto, há rolo e ROLOS.
Dá sempre para variarmos os treinos, pistas diferentes e inclusive criarmos o nosso próprio percurso e lá uma vez completo, podemos repetir o mesmo com a nossa própria imagem, assim podemos aprender a gerir o esforço ou até mesmo improvisar os tempos.

Uma funcionalidade que deve ser bastante interessante, que ainda não testei porque não tenho GPS, é que podemos carregar um percurso gravado no gps e ele assume toda a altimetria do mesmo. Logo, se tens um passeio no gps que gostas muito e tem algum grau de dificuldade, poderás treinar no rolo e de certeza que quando fores lá na realidade, irás superar as pespectivas. Ah, até se pode criar o próprio video reality ou seja, Vais de carro com uma camara digital, de preferência fixa no capô do carro, depois importas o vídeo, junta-se os dados do gps e já está, tens o teu passeio no ecran tal como ele é, porém digitalizado. Mas pronto, isso é muito mais complexo e requer um certo conhecimento de programação.

Para treinar sprints tenho o velodrome que é interessantíssimo e super divertido, mas digo uma coisa, é de estoirar com o cidadão em dois tempos, ou seja, 4voltas com o circuito oficial de 250 metros, portanto em apenas 1 km a sprintar tás nas lonas :oops: . Mas para iniciar podes reduzir as capacidades dos adversários em até 20% e assim ir desenvolvendo aos poucos. Já consigo ganhar algumas corridas mas o esforço tem que ser super bem gerido e mesmo assim quase sempre ao limite, um pequeno descuido e já está, ficas a ver os gajos a bazarem pela pista a fora :mrgreen:

Com essa conversa toda já tenho vontade de dar uma rolada, já que o meu rolo anda um cado parado. Tenho andado mais na realidade e quando sobra tempo, é para descansar as pernas :shock:. Foi bom ter encontrado este tópico, assim lembrei que afinal tenho um rolo como deve ser bem ao pé e a minha espera. Vou já tratar do assunto...

Bons treinos,

André
 

xeriph

New Member
Boas André!

È porreiro que haja mais malta a aparecer a contribuir para este post. Eu tenho o meu I-Magic à 15 dias e estou a gostar bastante. Antes de comprar informei-me valentemente por forma a escolher bem. A dúvida subsistiu entre o I-Magic e o Fortius, e a questão da fiabilidade do I-Magic em detrimento do Fortius pesou a favor. Claro que o preço também era diferente, mas enfim.... só tenho pena que o I-Magic não simule as descidas na roda, mas assim espero que dure mais e não se avarie sem razão aparente. Pelo menos também limita a resistencia nas subidas, e eu já bufo bem quando o travão agarra ao máximo.

Era um céptico quanto a treinar debaixo de telha num ginásio, e ainda o sou, mas vejo que para quem tem pouco tempo, no inverno, a solução treinar em casa nestes moldes e com estas ferramentas vale a pena.

Eu não sou grande ciclista (ritmo de amador), mas gosto disto e já tenho experiencia com GPS's à algum tempo (é so ver os poucos post que tenho escrito para ter uma ideia do que falo e do que faço nos tempos livres).

Tenho feito algumas courses de RLVideo (somente partes), porque tenho os DVD's de evergreen, alpine 2005, amstel 2005, durango, cape town, mallorca e milan-san remo (comprados e sacados).

No Catalyst, já experimentei criar uma track GPX no CompeGPS, importar a altimetria e converter a dita para programa com um software de conversão. Há ainda bastante a explorar neste campo, portanto.... também já converti tracks reais feitas por mim na estrada, mas ainda não experimentei...

No final destas actividades, tenho convertido os dados do Analyser para GPX (com um programa que gera coordenadas ficticias no equador e aproveita para fazer as contas com os dados da tabela do analyser ) e finalmente para fazer o upload do registo no MotionBased, onde fica o meu repositório de todas as aventuras do dia a dia...
Podes ver em http://nunopires.motionbased.com e clica em METRIC para ver a coisa em km.. Todas as actividades com o nome TACX são resultado de actividades no rolo.

Tenho um Garmin Forerruner 305 com sensor de cadência e velocidade calibrado, mas o Motionbased não aceita actividades gravadas indoor (sem GPS) ou com recepção inicial de satélite e registo de pontos estático... Já parti a moleirinha para descobrir isto tudo.

Pelo que tenho visto, a TACX vai lançar uma nova vaga de software que vai de encontro ao que gostava de ver (e sem precisar de software de terceiros para converter ficheiros).... É esperar.... O site está em perfeita revolução...

Para já o que queria era trocar mais ideias com malta de use o material TACX ligado ao PC, porque inevitavelmente o pessoal tem que ser expedita nisto senão não faz nada.

Queria fazer umas trocas de VR ou RLV, e pelo que vejo desse lado há o Velodrome... há hipotese...?

Xeriph
 

Dézinho

New Member
Boas Xeriph,

É isso mesmo, como disse, foi muito interessante ter encontrado este tópico acabadinho de ser aberto :bompost:

Logicamente que fui dar uma espreitadela nos teus posts antes de responder e fiquei até impressionado de tanta imformação sobre GPS's. Por isso mesmo mencionei a possibilidade de explorares esse campo. Claro que nem era preciso, já que tás a explorar tudo e mais alguma coisa do Tacx.

Em relação ao I-magic x Fortius penso o seguinte: era bom podermos descansar um cadinho nas descidas mas por outro lado o I-magic dá muito mais preparo, já que não podemos parar de pedalar um segundo. Além disso o sistema do I-magic é muito mais eficaz em termos de esforço, derivado não necessitar de um motor auxiliar para tal e de forma a fazê-lo magneticamente,ou seja, tem uma reação muito mais rápida. Já fiz uma sessão de treinos com um amigo que tem um Fortius e notei logo a diferença. Pode-se ligar vários em rede e então fica mais engraçado. Neste dia não deu para ligar um ao outro mas qualquer dia irei experimentar.
Já experimentei foi jogar em rede online, altamente mas leva muito tempo até encontrares alguém que aceite o convite e da primeira vez levei uma moça tão grande que nos primeiros 5 km's levada 2 min. de atraso doh, é que o adversário era mesmo pro e quando disse que iria abandonar ele lá me esperou e andamos um cado juntos e aí foi fixe. Gostei desta modalidade mas como só tinha 30 dias de subscrição, não deu para brincar muito mais. Agora que tenho o pc formatado posso solicitar outra vez e fico com mais 30 dias. Posso entrar em contacto contigo e se calhar podemos dar uma roladas juntas. o que achas?

Dei uma espreitadela do motionbased e tá fixe, altas voltas e dados que tens pra lá. Quando precisar de uns tracks, mesmo sem gps(por enquanto) já sei aonde ir, obrigado.

Em relação à partilha tá-se muito bem, afinal tens a colecção quase toda, eu é que só tenho o Velodrome e o Alpe d'Huez que tá demais. Tem lá uma parte que dá cá uns empenos. Ainda não consegui completar a subida toda :wtf:. 28 kms com inclinações absurdas e a minha bike só tem dois pratos se não era para chamar a avozinha :mrgreen:

Vamos ver a melhor forma de fazer isso, enviarei um MP, ok?

Abraço,

André
 

nrvl24

New Member
Boas, ao adquirir o tacx fourtius deparei-me com uma serie de treinos no catalyst, mas por burrice minha ainda não consegui perceber o significado das iniciais dos treinos :shock:.
Por exemplo de certeza que á treinos para força, endurance, recuperação etc. mas com o tipo de iniciais que estão lá chapeu.... :(
Passo a descreve-las para depois puderem dar uma ajuda:

FEI

FH

FII

FKL

FKR

FSP

FTT

Se puderem ajudar, agradecia... :mrgreen:
 

xeriph

New Member
Estas SIGLAS correspondem a diversos 'tipos/objectivos' de treino.... segundo vi no Fórum da Tacx, as iniciais estão em 'holandês' pelo que ainda dá mais nó na tola para quem também como eu ainda não expremi os programas do Catalyst ou achou uma correspondencia lógica à coisa...

Mas dou um conselho..... O Site da TACX tem lá uma parte que fala de treino, com programas, coach virtual, etc.... O Manual do Fortius também tem alguma informação base para interpretar os programas que já estão criados, bem como dar indicações para criar programas personalizados de raiz.......... é questão de perder um tempito a ver os pdf de treino que por lá estão disponiveis...
 

nfelix

New Member
Tópico bastante interessante,
eu ando a ver se faço o upgrade do Flow para o I-magic, e estou mesmo a ver que vai ser para breve... no entanto vou estar atento aqui ao tópico para entender melhor como usar da melhor maneira o rolo! :mrgreen:

em relação às iniciais, o que me parece é que diz respeito ao tipo de treino como já foi dito, do tipo:

BRI - bike intervals workouts
BRR - bike recovery workouts
BRH - bike hill/climbing workouts
e por aí fora... mas estas iniciais forma tiradas dos cabeçalhos dos treinos propostos pela TACX mas em inglês... espero ter ajudado,

cumps!
 

Un4s33n

New Member
nfelix said:
eu ando a ver se faço o upgrade do Flow para o I-magic, e estou mesmo a ver que vai ser para breve...

Boas,

Já que vais fazer o upgrade queria fazer-te uma pergunta... Eu quero comprar um rolo de treino e se já viesse preparado para essas potencialidades do I-Magic e Fortius tanto melhor...

1. O modelo Flow está preparado para este upgrade? Existe só um modelo Flow certo?

2. Fica muito mais despendioso comprar as partes separadas?

O flow acho que está a +-300€ mais o adaptador I-Magic +150€

O I-Magic completo fica a +-550 €

Por isso a diferença será de 100€ ou é preciso comprar mais algum equipamento?

3. Existe alguma diferença nos equipamentos comprando o pacote versus separado?

No site da tacx diz:

Your ergotrainer retains the quality or a stand-alone trainer; the brake system remains unchanged.
- http://www.tacx.com/producten.php?language=EN&ttop=Flow&lvlMain=16&lvlSub=56&lvlSubSub=331

Logo, o sistema de travagem não existe, não é?

Muito Obrigado e Boas Pedaladas...
 

nfelix

New Member
Boas!
Un4s33n :
eu quando comprei o rolo, andei primeiro a ver os VR, mas como dinheiro não abonava para estes lados, pensei em comprar um que se fosse possível, mais tarde desse para transformar em VR, que é o caso do FLOW, sendo este um rolo que liga à corrente eléctrica, querendo eu com isto dizer que o sistema de travagem é electromagnético,  o que significa que sem electricidade não há rolo para ninguém (será este o único inconveniente) bom, mas por outro lado, é um rolo que já simula , e a meu ver bem, as inclinações e podes também fixar uma potência (em watt) e pedalar mais devagar o que implica mais força, ou se lhe deres mais cadência diminuis a força, o que acho espectacular, tem um pequeno mostrador, onde aparece o tempo de treino, a cadência/watt produzidos, velocidade, batimento cardíaco, distância ...

mas pronto, isto são só algumas das potencialidades que o FLOW tem.... agora por outro lado, e isto foi o que mais me interessou e creio que é então o "cherne" da questão, é que o mesmo, dá para passar facilmente para um rolo VR, apenas comprando um pequeno aparelho que possibilita essa transição... ficando assim igual ao I-Magic que já dispensa apresentações... :mrgreen:

no que toca a custos, não sei onde andaste a ver esses preços mas creio que alguma coisa não bate certo... isto porque, e falando de preços, o FLOW e o upgrade ficava 20€ mais caro do que se comprasse o pacote completo, o que seria de esperar... mas o que não era de esperar é essa diferença que me falas... principalmente no custo do I-Magic, que se procurar um bocadito, agora faz as tuas contas e já vês quanto me custou o FLOW... :mrgreen:

em relação à ultima questão, como já disse antes, ambos precisam de corrente eléctrica para funcionar, o que depreendo do site e da transcrição que me apresentas, é que com o upgrade o sistema de travagem mantêm-se inalterado ("unchanged") isto é que não sofre alteração e não, que deixa de existir... isso que fique claro...
a vantagem que descrevem é que continuas a ter a possibilidade de usar o rolo com o computador ou sem ele, isto porque tens ainda a possibilidade de usar o pequeno mostrador que vem com o FLOW, o que no geral é a vantagem que os nossos amigos da TACX referem....


caramba, com esta conversa toda até dava um bom vendedor, penso eu de que...

espero ter ajudado!
cumps!
 

rsequeira

New Member
Boas depois de ler as vossas opinioes, tambem me apetece comprar um rolo :) . mas tive a ver as opções e onde aconselham comprar/ver os tacx? onde consigo os melhores preços?

qual a melhor loja online e sem ser online para comprar!

Obrigado
 

ICC

New Member
dezinho said:
Uma funcionalidade que deve ser bastante interessante, que ainda não testei porque não tenho GPS, é que podemos carregar um percurso gravado no gps e ele assume toda a altimetria do mesmo. Logo, se tens um passeio no gps que gostas muito e tem algum grau de dificuldade, poderás treinar no rolo e de certeza que quando fores lá na realidade, irás superar as pespectivas. Ah, até se pode criar o próprio video reality ou seja, Vais de carro com uma camara digital, de preferência fixa no capô do carro, depois importas o vídeo, junta-se os dados do gps e já está, tens o teu passeio no ecran tal como ele é, porém digitalizado. Mas pronto, isso é muito mais complexo e requer um certo conhecimento de programação.

Ora viva pessoal rolado, eu também sou um dos proprietários de um I-Magic da Tacx e esta parte citada do dezinho deixou-me de olho aberto porque desconheço por completo esta possibilidade, há alguém que me explique isto melhor?! :lol:
 

Dave

Member
Eu tenho o Tacx Fortius VR com o guiador... :mrgreen: já a meses hehe....

é unica maneira que tenho para treinar subidas aqui na holanda ;)
 

Dave

Member
FEI = Extensive Interval Training
FTT= RPM- training (light cadans)
FKR = power strenght training
FH = Recovery
 

Un4s33n

New Member
nfelix said:
em relação à ultima questão, como já disse antes, ambos precisam de corrente eléctrica para funcionar, o que depreendo do site e da transcrição que me apresentas, é que com o upgrade o sistema de travagem mantêm-se inalterado ("unchanged") isto é que não sofre alteração e não, que deixa de existir... isso que fique claro...
a vantagem que descrevem é que continuas a ter a possibilidade de usar o rolo com o computador ou sem ele, isto porque tens ainda a possibilidade de usar o pequeno mostrador que vem com o FLOW, o que no geral é a vantagem que os nossos amigos da TACX referem....

Pergunto-me o seguinte:

Se fizermos o acréscimo do i-magic ao flow, quando aparece uma subida a resistência à pedalada aumenta ou não?

Ou seja, o sistema de resistência passa a ser automaticamente manipulado pelo sistema VR ou continua a ser preciso fazê-lo manualmente?!

Un4s33n said:
No site da tacx diz:

Your ergotrainer retains the quality or a stand-alone trainer; the brake system remains unchanged.
- http://www.tacx.com/producten.php?language=EN&ttop=Flow&lvlMain=16&lvlSub=56&lvlSubSub=331
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Foram removidos/editados alguns posts relacionados com aspectos comerciais dos produtos aqui em discussão, sejam quais for os fundamentos não existem motivos em particular para beneficiar uns em detrimento de outros, evitem por favor as discussões públicas, dos aspectos de ordem comercial e a menção de entidades A em detrimento das B.
 
J

jv0000

Guest
.. e para quem tem um Polar ou um GPS pode criar os seus percursos em segundos baseado na altimetria no mesmo.

Ergoconvert pega nos ficheiros e converte-os para serem usados no Catalyst do TACX .

Eu já lá tenho a maratona de portalegre de 2004.... falta é tempo para a fazer !!

Jorge
 
1

1234

Guest
Ola
Tou pla 1a x no forum
Estava eu a procurar info neste tema do i-magic e vim aqui parar
Tenho algumas questoes pro pessoal com mais pedal:
??? da pra programar se é byke de estrada ou btt ???
Sera q entendi bem q nao se deve falar em marcas? Entao como posso saber onde comprar este material?
So estamos a divulgar e a fazer com q as vendas se desenvolvam... mas pronto...
??? gostava de passar numa loja e ver com os meus proprios olhinhos... onde e q aconselham a aquisicao ???
Ou so se encontra fora do burgo? Espanha, etc... ???

Agradecido
 
Top