Rolos de treino VS Spinnig

Nintuga

New Member
Boas pessoal,
Tenho outra duvida; eu faço estrada durante a semana e BTT no Domingo, mas agora com o inverno a estrada começa a ficar fora de questão e o BTT só ao domingo é pouco, visto que por razões profissionais não tenho horario para o ginasio, o que seria melhor investimento para casa. Uma bike estatica de Spinnig ou uns rolos para treina com a de estrada.

Boas pedaladas
 

super.byke

New Member
Eu passei pelo mesmo problema, queria treinar à semana mas não tenho tempo para ir para a rua, logo comprei um rolo.
comprar 1 rolo implica comprar 1 roda+cassete para colocar um pneu slick, caso contrário, um pneu de BTT para além de estar a ser estragado, faz mais barulho

Eu moro num apartamento, tenho 2 filhos pequenos.
Montei o rolo na garagem e decidi fazer lá os meus treinos, contudo não estando em casa não conseguia tomar conta dos miudos quando a "maria" tinha que sair ou fazer outras coisas.
Então levei o rolo+bike para o apartamento (sala), mas a "maria" não gostou de ter lá aquele "mobiliário", para alem disso os miudos tinham a tendência de ir para lá brincar e sujavam-se/magoavam-se na transmissão.

Então comprei uma bike de spinning, este "mobiliário" a "maria" já aceita que lá esteja, os miudos não se magoam/sujam na transmissão pois a mesma está protegida

Em conclusão:
- um Rolo é mais próximo de uma bike na estrada que uma de spinning (andas na tua própria bike e as medidas são sempre as mesmas, ao contrário da de spinning que tens que ajustar as medidas e nunca fica 100% igual)
- um Rolo é mais barato que uma bike de spinning (mesmo comprando uma roda+cassete extra para colocar a traz)
- atenção se a bike é de carbono, existe pessoal que não gosta de lá colocar bikes de carbono pois temem que a torção a que a mesma é sujeita a danifique
- pela minha experiencia, a bike de spining é mais silenciosa que um rolo, sobretudo quando estamos em ritmos elevados
- a bike de spinning tem o problema de não ter roda livre (a maioria) e não ter "mudanças" para meter, apenas podes aumentar/diminuir a carga na roda de inércia. Isto é uma questão de habito
- a bike de spinning é mais estável sobretudo quando sprintas ou fazes crancks devido ao ser peso (cerca de 60 kg)
- atenção ao suor, pois quer numa quer noutra sua-se muito e o mesmo pode "roer" a bike. Eu na spinning passo volta e meia um pano embebido em vaselina liquida

Para ter num apartamento sem dúvida que a de spinning é mais aconselhavel
para ter noutro local qqer optava pelo rolo

Actualmente tenho o rolo encostado e uso a bike de spinning 3x por semana
 

Nintuga

New Member
Obrigado pelas dicas super.byke,
Mas no rolo estava a pensar usar a bike de estrada, quanto ao espaço (pois tambem tenho de tomar conta dos miudos) tenho um mini ginasio que dá para lá enfiar a uma das duas opções. por isso se calhar vou optar para já pelos rolos e depois logo vejo..

Um abraço,
 

Scalabitano

New Member
Mesmo sendo a bicicleta de estrada no rolo, e dentro de um apartameneto, faz muito barulho, tendo em conta as construções que temos nos prédios de hoje.

Depois, semore que queres ir para a estrada tens de estar a tirar a bike, ou a roda do rolo, e na de spinning, embora mais dispendiosa, podemos calar a Maria e dizer que foi comprada essencialmente para ela tb poder andar.
 

Nintuga

New Member
Boas,
Gostei da dica "podemos calar a Maria e dizer que foi comprada essencialmente para ela tb poder andar", grande Scalabitano ;).
Mas o problema é que já tenho um eliptica para ela, vou ter de arranjar uma forma de a vender (o espaço não da para mais).
Em relação ao barulho, a vantagem de morar numa vivenda (é o que dá trocar a cidade pela aldeia He!He!) mas de qualquer forma penso que teras razão a de Spinning é mais estavel e como dizes esta sempre montada e pronta para treinar.

Um abraço,
 

super.byke

New Member
O facto de "estar sempre pronta" foi um dos factores que mais me satisfez, e é bem verdade que podemos sempre argumentar que a "maria" também pode usar :mrgreen: e claro sem dúvida muito mais estável
 

Nintuga

New Member
Ok, já estamos a avançar, a minha unica duvida neste momento é; Em termos de treino propriamente dito qual é a melhor, por exemplo; inicio a preparação para os 100 km de Portalegre, logicamente que darei preferencia ao treino "no terreno", mas quando isso não for possivel, qual das duas opções me ira preparar melhor??
 

RoKKy

New Member
Os meus 2 cêntimos:

Tenho rolos e uma bike de spinning. Prefiro, de longe, treinar na bike de spinning! Sinto-me mais à vontade, consigo fazer sprints, etc. Imita muito bem a realidade.

Cumprimentos :wink:
 

Nintuga

New Member
Boas RoKKy (os 2 cêntimos poe na conta:) )

O tipo de treino que pretendo é a evolução dos 45/ 60 minutos Hard (media de 75/ 80 % RC ) que já faço na eliptica (é melhor que nada) para treino de resistencia de mais de 1h30/2h00 que pretendo fazer.

um abraço,
 

Scalabitano

New Member
Não esquecer que os treinos efectuados em spinning, são treinos que só teem rectas e subidas, onde nunca páras de pedalar. Normalmente em treino de estrada, depois de uma subida tens uma descida, onde podes aliviar um poco a tensão das pernas e até alongar o que não é possivél em spinning, logo, um bom treino de cerca de 1h30/2h, equivale a um treino em estrada de 2h/2h30.

Óbvio que aqui não se está a contar com factores exteriores, mas também temos de contar com a parte psicológica e espirito de sacrificio em andar no mesmo sitio 2 ou 3 horas.

Em relação á eliptica e ás Marias, é uma questão de lhes dizerem que os grupos musculares trabalhados são completamente diferentes e se elas querem realmente resultados e um Gluteo/cú riginho e bem defenido, é melhor optar pela bike de spinning que dá óptimamente para os dois.

Se realmente vão investir na bicicleta de spinning, aconselho que adquiram uma coisinha acima do básico, pois a transmissão trabalha diferente e as proteções teem uma qualidade muito superior. Não se esqueçam que aquilo é sempre a pingar para cima delas e o suor é terrivél para corroer, manchar e calcionar.

Continuação de boas pedaladas
 

vgal

New Member
Tb tenho uma bike de spinning, e em relação ao barulho é muito menor que em relação aos rolos.

Alguem sabe onde se podem arranjar planos de treino?
É que o tempo para treinar na rua escassa e gostava de fazer umas maratonas de 100km em 2010.
 

vgal

New Member
Nintuga said:
Este método “via simples” parece fazer todo o sentido, passa por lá. Segue o link do super.byke http://www.forumbtt.net/index.php/topic,68653.25.html

Boas pedaladas,

Por acaso já tinha reparado nele, mas fiquei com duvidas se os tempos serão os mesmos, visto o esforço ser diferente
Scalabitano said:
Não esquecer que os treinos efectuados em spinning, são treinos que só teem rectas e subidas, onde nunca páras de pedalar. Normalmente em treino de estrada, depois de uma subida tens uma descida, onde podes aliviar um poco a tensão das pernas e até alongar o que não é possivél em spinning, logo, um bom treino de cerca de 1h30/2h, equivale a um treino em estrada de 2h/2h30.

e os planos de treino que encontrei para spinning são só de cerca de 45 min, iguais aos que os ginásios fazem.

E não me parece que em 45 min se consiga fazer um bom treino para maratonas, com treino intervalado e tudo.
 

super.byke

New Member
Olá, na bike de spinning fazes o treino que entenderes :)
eu estou a fazer o via simples numa bike de spinning. apenas ando na bike ao domingo (atenção que não faço competição !!!)
 

Nintuga

New Member
Para treinos mais prolongados podes optar por ter uma televisão no local onde treinas, porque realmente treinos estáticos superiores a uma hora são dose. Podes sempre (atrevo-me a dizer que deves) alternar os treinos adaptando a Via Simples ao que pretendes. O que realmente convêm é planeares e ouvires com muita atenção o que o teu corpo vai dizendo.
 

super.byke

New Member
Olá, o Via Simples resulta, mas independente da forma em que te encontras agora, a minha sugestão é que comesses pelo início mesmo e não saltes na programação das semanas de treino
Eu vou para a 5ª semana e noto bem a evolução.

Eu já consegui estar 1h50 em cima da bike, mas a televisão não me serve de distracção.
O que mais me ajuda a passar o tempo é uns phones e um leitor de MP3... e como não tenho tempo para fazer montagem de músicas aproveito estas http://cycleindoor.podomatic.com/

PS - se souberem de mais sites para fazer download deste tipo de musicas coloquem aqui :)
 

Scalabitano

New Member
Dá-lhe gás e aprende a respeitar os sinais do teu corpo, os treinos indoor também se podem tornar muito violentos. Mas quanto a mim menos de 1 hora por dia em cima da bike de spinning não dá para queimar a gasolina toda.

O máximo que já fiz foram 3 horas com muita musica a bombar e televisão (Já a treinar para o Triatlo 111 internacional de Lisboa)
 
Top