Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.
Leonel , e já agora que ninguêm referiu , mas no ultimo fim de semana , na Maratona de alcácer do Sal , os Grandes Nomes montados em 29 , tipo Vitor Gamito , Zé Silva , etc , foram "comidos de Cebolada" pelo Cesário com a sua KTM rodinha 26......
Deve ter doido...Lol

E ainda não chegou o Inverno a sério.....Lol
 

Ren110380

New Member
Leonel 1977 deixe contrapor a sua opinião num ponto: Subidas! Um 29er sobre muito muito muito melhor que uma 26er, mesmo subidas técnicas. Tenho um exemplo. Maratona de Portalegre 2011. Fiz a prova toda sem desmontar uma única vez e eu sou um ciclista domingueiro com uma 29er de 900 euros e 13,5kg. Fui 466º onde ganhei mais tempo: nas subidas, na subida às antenas. Para subir bem uma 29er tem um "truque" deixa-la andar solta, tomar balanço! Desde que uso uma 29er, todas as subidas são mt mais fáceis. De resto concordo com tudo o que diz ácerca das partes técnicas das 29ers. Lentas nas recuperações, sem dúvida. Travões mais potentes, eu tenho 180 à frente. Guiadores largos. Na estética, é ao gosto de cada um. Eu acho a minha mt racing!! Aquelas rodas enormes... dão uma noção de segurança, brutais!!!
 

RTC

Super Moderador
Não me pareceu que o Gamito e o Zé Silva tivessem ido de 29er.
E a vitoria do Cesario foi perfeitamente normal. Neste momento, na forma que ele está, foi uma vitoria normal. É um excelente atleta que o unico problema que ele é não conseguir treinar regularmente durante o ano.
 

_King_Pin_

New Member
Vitor Gamito foi de 26'.
Eu ficava surpreendido é se ele ganhasse uma prova nesta altura do ano depois de ter feito o Transalp e ter férias. Seria mau sinal relativamente à preparação dos restantes participantes.

Estou com curiosidade é se ele vai fazer o TransPortugal de 29' ou 26'.
 

Espigão

New Member
Quer o Vitor quer o Zé foram de 26 e amigo Fernando essa "distinção" não tem nada a ver. Conheço bem o amigo e camarada Cesario e neste momento está numa forma física impressionante e sei que até poderia ir mais longe. Só não o vai, muito pelo motivo referido pelo Rene.

As 29er têm vantagens sobre as 26 em maratonas mais rolantes e a descer. Nem há comparação. Já testei, já comparei, já comprovei! Agora em trilhos mais técnicos e sobretudo a subir, a conversa já é outra.

Cabe a cada um escolher "a melhor roda" para si tendo em conta os seus objectivos, a sua estatura (embora aqui existam sempre vantagens seja baixo ou alto), a sua pedalada, etc...

Não há rodas boas e rodas más. Apenas rodas diferentes para cada gosto/objectivo. ;)

Cumprimentos

Hugo
 

Phalhas

New Member
Boas.

fernando_sesimbra não percebi esse teu comentário, mas ok...

Quanto ao EncOntrO proposto pelo RTC tenho a dizer o seguinte:

- prefiro um percurso durito, com algumas subidas e descidas mais duras e técnicas, se não fizer montado, paciência faço a pé, do que um percurso mais rolante.
- Parece-me que um percurso com cerca de 45kms e 500 de subida vais saber a pouco...
- eu apostava em algo com mais quilómetros, uns 60, e com pouco mais de acumulado, acima dos 700.

René fica nas tuas mãos.

Abraços
 

Luis Gil

New Member
Fernando_sesimbra

Nao sei onde viste ou quem te disse mas nem o Gamito nao o Jose Silva foram com 29er.. eu estive lá e fui dos poucos com 29ers que eu visse estavam lá 3 specialized 2 epic e uma HT , 1 epic era a minha.
Mais o Jose Silva penso que terá corrido com uma bike emprestada porque era uma specialized 26 HT... quanto á vitoria do Cesário.. ele parecia que tinha um motor nas pernas ... arrancou e nunca mais ninguem o viu !!!! que grande forma fisica...
 
Sei que aqui em Coimbra os Cães de Caça tb têm uma, e na Figueira da Foz também há uma, mas não sei a quem pertencem...

Ren110380, a da Figueira da Foz é minha e estive ctg nas 12h de Resistência :)

Relativamente ao encontro o ideal era mesmo ter tudo. Rolante para a malta ir conversando e técnica (up/down) para ficarmos ainda mais satisfeitos com as nossas escolhas de roda grande :D
 
Hugo , eu não estive lá , mas tinha recebido a informação que o vitor e o zé tinham ido de 29 , se não foram houve erro na minha "Fonte".....Lol, e como tal , faço aqui o mea culpa.

O Cesário tá bruto mesmo.....Lol

Isso das vantagens e desvantagens eu sei muito bem quais são pois tambêm já testei 29 , e não tou aqui neste momento a fazer mais do que a picar o pessoal....Lol
Já disse a minha opinião em 2 ou 3 posts lá para o meio e vai de encontro ao que referes , São melhores a Rolar e a descer em trilhos mais a direito , mas perdem claramente em subida e em trilhos muito técnicos , ainda por cima se forem sinuosos e com vegetação fechada devido ao tamanho da roda e ao maior ângulo de viragem e ao tamanho do guiador que é sempre maior..
Mas obviamente falamos de Bikes de gama alta , com cerca de 10Kg de peso mais coisa menos coisa e bem equipadas , obviamente que os "cancros" que a Specialized vende a 500 Eur com 20Kg de peso e uma transmissão de 7 velocidades , são um barrete de todo o tamanho....

Quanto ao resto Tanto me faz que comprem 26 como que comprem 29 , que não sou vendedor de bikes , não ganho nada com isso.

Cumps ao pessoal e comprem seja qual for , mas comprem em Portugal que a economia precisa de mexer mais.
 
Last edited:

kostaviks

Member
Boa tarde pessoal.
Gostaria se possível de saber qual a opinião que têm das rodas American Classics 29' Tubless.

Boas pedaladas
Bruno Costa
 

RTC

Super Moderador
@kostaviks
As American Classic parecem ser umas rodas interessantes, têm uma boa quota de mercado em termos de roda 29, mas não posso dar a minha opinião pois nunca testei.
O que li falam num bom preço/qualidade mas em termos de rigidez ficam um pouco aquem de umas Crossmax.
O Fi_Caçador numas páginas atrás colocou uma foto do novo modelo das American Classic. Mais leves e mais bonitas. Pode ser uma boa opção.
 

RTC

Super Moderador
Pessoal, quanto ao Encontro

Penso que defini hoje o percurso. Consegui conciliar a Serra e a Lagoa, num percurso com 55 kms e 750 acumulado.
Tem ainda a "benesse" de mais dois singles, o da margem da lagoa e outro muito bom, a chegar mesmo ao fim. A cereja no topo do bolo.

Aqui está: http://connect.garmin.com/activity/122808131

O percurso base tem 37kms. Aí chegamos a um cruzamento que decidimos: ou fazemos este mais longo, ou então se por algum motivo estejamos atrasados, seguimos directos a Óbidos, devendo dar cerca de 45kms e 700m de acumulado. Mas também tem um single a chegar ao fim! :cool:
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
Voltando às 29er e seus componentes.
Já tenho os meus 2 pratos Rotor 38/25





Já podia estarem montados, mas o parafuso do crank esquerdo calcinou! e a ferramenta que tenho não faz força suficiente para conseguir desapertar.
Já pus um pouco de óleo e vou deixar estar umas horas, a ver se consigo desapertar aquilo amanhã.
Foi a primeira vez que isto me aconteceu :confused:
 

MMTS

Member
boas... tambem vou pensar seriamente no assunto!! achas que dá para comprar só o 25 e ficar na mesma com o de 40??
 

Phalhas

New Member
Bom dia.

Rene esse percurso dos 55kms parece-me bem interessante. Por mim voto nessa voltinha.

Quanto ao prato 38, pois peço desculpa, mas não gosto, acho pouco elegante e pesado. Se optar por montar a minha Agilis com esses pratos será um 25 com um 36 de estrada que tem a mesma furação. Gostos...

Mas eu agora queria mesmo era uma 3D, que ***** na altura preferi a Agilis...

Mas gostava de ver isso montado, pode ser que até fique bem.

Está confirmado o dia 5?


AbraçOs

Rui
 
Status
Not open for further replies.
Top