Roda 26, qual o seu futuro?

Insignia

Active Member
Dos 3 tamanhos de rodas o meu resumo é este:
Cross Country-29 ou 27,5(pessoas baixas ou para circuitos mais técnicos, sendo que já há uma marca a construir bicicletas 29 com escoras 430mm numa suspensao total, o que a torna extremamente ágil mas menos estável)
Maratonas-29 (claramente a bicicleta com rodas maiores leva vantagens)
AM/Enduro-27,5 (nestas modalidades é preciso muito curso, o que pode nao ser conseguido numa 29, e acima de tudo agilidade para os traçados exigentes.
Dirt-26 (claramente mais divertida)
Downhill-26 (Onde apenas conta descer, o melhor é uma bicicleta muito ágil e fácil de manobrar)
 
Nunca afirmei que as 29 não tem vantagens, agora não são é tão grandes como se fala e como muita gente pensa, e se ponderarmos bem a balança não pende assim tanto para um só lado.

A maior parte do pessoal compra uma 29 porque o y ou x ganha as provas todas e usa 29, mas na minha opinião esse y ou x se lhe puserem uma 26 ou 27,5 debaixo ele vai ganhar essas provas na mesma, pois a diferença não é assim tanta.

Acredito que de rigida para rigida a 29 tem mais conforto, mas nunca o conforto de uma suspensão total.
 

Joseelias

Well-Known Member
"Acredito que de rigida para rigida a 29 tem mais conforto, mas nunca o conforto de uma suspensão total."

E isso é fundamental, pois todos nós sabemos que foi a sensação de imenso conforto proporcionado pela prática do Btt que nos levou a praticar esta modalidade... :mrgreen:
 

Tamagotchi

New Member
Depois do "upgrade" dos prós para 29, eu fico à espera de ver se há um retrocesso pois se a coisa não passou de uma pura operação de marketing, alguém mais "resultadista" vai chegar à conclusão que afinal 26 é que era e volta tudo atrás. Esperemos para ver!
 

Pedro Barradas

Super Moderador
roda 29, tem uma grande desvantagem. Nos elevadores, normalmente não dá para transportar, sem tirar uma das rodas. Ocupa muito mais espaço... é mais pesada, e etc...
è verdade que quando embala, embala!!!

PS: tenho 26''
 

EZrider

Member
SE o elevador for igual aos do meu prédio, a 26" já vai em cavalinho e a rasca, a 29" é mentira, não cabe sem pelo menos a roda da frente.
 

valter loureiro

New Member
Boas a todos,realmente gostei bastante deste comentário do Gcaetano,assim como ele também eu acredito na convivência salutar entre todos os modelos e dimensões de MTB.
sou praticante desde 1996 e sempre utilizei 26er,mas não se iludam as 29er vão mesmo inundar o mercado internacional,e as marcas apenas por explorar esta nova vertente,vão aproveitar e bem o consumismo a que assistimos nestas lides.
Já vi colegas meus a trocarem pneus novos á estreia por pneus brancos apenas para se destacarem,um deles até foi avisado que iria fazer este post(lol)

Na minha modesta opinião e porque comprei recentemente 29er porque felizmente tive essa oportunidade,não abdiquei de forma alguma da minha 26er,e á a salientar factores positivos e negativos em ambas as versões.
Quem tiver oportunidade de experimentar sabe do que falo, noto no pouco tempo que a tenho. Que existe uma pequena facilidade em que se ultrapassam os obstáculos,em que se fazem rampas,e as descidas mesmo com o centro de gravidade mais elevado passa despercebido.
e mesmo um curso de 120mm revela se suficiente,para uma utilização normal,em termos competitivos não vos sei dizer,pois não me considero um atleta profissional,apenas um de fim de semana,
é apenas a minha opinião e vale o que vale!
Abraço a todos,o que interessa é pedalar!
VL
 
Last edited:

warrior75

New Member
Eu como sou conservador, vou-me mantendo pela minha minha FS 26er, mas confesso que tenho curiosidade de experimentar a 29er, não só pela roda, mas tombem por um quadro HT em carbono. Queria ver até ao ponto é que poderia melhorar em alguns aspectos, sem por em muito em causa outros como especialmente o conforto. Já ouvi tantas opiniões que fiquei com a impressão que a adaptação a essa alteração técnica (29er), depende não só do tipo de condução e de traçado, como também do gosto pessoal de cada um.

Já tenho ai umas voltas combinadas para experimentar esse conjunto, no entanto, mesmo que me encha as medidas, não me vou por já a comprar uma bicicleta dessas, até porque são caras e a minha velhota ainda me continua a proporcionar muitos momentos de prazer sem me dar chatices nenhumas.

Mas em relação ao futuro da 26er, eu penso que enquanto venderem pneus e câmeras de ar dessa medida vamos ver por ai muitas 26er,s a rodar.:)
 

jopedru

New Member
Aos que já tiveram a oportunidade de experimentar o mesmo modelo de bicicleta mas com tamanhos de roda diferente (26 e 29), sabem que uma não substitui a outra.

São bicicletas com caracteristicas totalmente diferentes, caracteristicas já mencionadas aqui e como tal, ou se trata de uma questão de gostos/estilos de condução, ou mesmo da possibilidade de se ter as 2 opções (o que será pouco viável para a maioria).
 
Não li nenhum dos anterios posts desta thread, mas venho responder porque o titulo deu-me uma certa piada!

Sendo curto, a roda 26 não desaparecerá e continuará a rodar redondinha como sempre foi e assim será até ao dia que alguem se lembre de as fazer quadradas :p
 

commendatore

New Member
Pois não. Nem vão estar tão cedo. Embora os fabricantes que mais vendem estejam a praticar eutanásia sem o nosso consentimento. Se se vendem é porque há procura. Se deixasse de haver...
Agora és a 27.5 é que afinal são boas. Que apenas têm mais 5% de diâmetro que as 26. Enfim. Para a minha estatura e gosto pessoal, 26 é o ideal.
 

Joseelias

Well-Known Member
Bom vídeo,

Não tarda nada ainda vão dizer que o vídeo não é real e que tudo não passam efeitos especiais computorizados. É que para além de tudo aquilo ter sido feito com uma roda 26 a bike ainda por cima é de AÇO! Escândalo dos escândalos!

Toda a gente sabe que a menos que se tenha uma roda 29 num quadro de carbono é virtualmente impossível fazer Btt, e os poucos que o fazem não se conseguem divertir...
 

t-stoff

Member
Num dos posts no Facebook numa qualquer revista, havia malta que ou são trolls profissionais, ou altamente brainswashed:

"Yeah, because we all get to take a lift up and ride down. How about some rock gardens and tree roots popping out. Lets see how awesome it is then. Lol."

"Wheel sizes evolve to what riders need. The 29er eases the riding over technical terrain. Why is that stupid? I don't hear all you 26er masturbaters crying about your suspension. Rigid used to be it. But suspension made it more enjoyable, didn't it? That is all the 29er does for most riders. Just put on your skinny jeans, get plenty of awesome pics (17 takes to get the right one is fine) to post on Facebook to show how rad you are and make sure your clothes match. You wouldn't want anyone to think you're a pretentious poser. While you are doing that, I am going to get on my 29er and Mountain Bike."
 

Jocas22

Active Member
as 26 ficaram pro DH. Para mim o futuro será as 27,5 e não as 29.

Para as vantagens que tem um tamanho maior, vale a pena mudar, principalmente para Cross Country. Mas a maneira repentina como tudo aconteceu deixa a entender um tal avanço que para mim não existe, a diferença não é assim tão abissal que mereça os investimentos que se vêm em novas bikes muitas vezes piores, e acho as 26 mais divertidas (estradões a direito não me dizem nada).
 
Top