Rockshox Monarch RT3 Debon Air

Tyto

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Boas,

Alguém aqui com este amortecedor? Que pressão estão a usar para que SAG e com que peso?

Obrigado
 

andrextr

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A pressão do amortecedor depende do tamanho do amortecedor e do curso da bike (ou seja, do leverage ratio), portanto não dá para comparar entre bikes diferentes. Só dá para comparar pressões de suspensões.
 

Tyto

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Engraçado,

Meti a mesma questão em outro forum e não me vieram com essa historia! Alias recebi as respostas que necessitava!

Thanks anyway
 
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FMCurto

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Lol, as vezes recebemos o que queremos, se é o que precisamos é outra história :)

Se até o mesmo modelo de um garfo pode ter vários cursos (100,120,140,etc...) não é estranho usar sempre a mesma pressão para cursos diferentes?
 

Tyto

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Lol, as vezes recebemos o que queremos, se é o que precisamos é outra história :)

Se até o mesmo modelo de um garfo pode ter vários cursos (100,120,140,etc...) não é estranho usar sempre a mesma pressão para cursos diferentes?


Não digo que não mas Aqui tb não os vejo a falarem em curso... No geral há-de rondar esses valores.

Tudo o resto depende de gosto pessoal, estilo, terreno, por aí... por norma os debonair levam mais pressão que os modelos não debonair, era mais ao menos aí onde queria chegar.
 
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andrextr

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Amigo, eu desenvolvi recentemente um simulador de amortecedores de ar onde podes ver a % de SAG para cada pressão e para um determinado curso da bike e peso do rider. Amortecedores mais pequenos levam mais pressão. Por exemplo eu na minha bike de DH tenho uma mola de 500 lbs enquanto que colegas meus com peso semelhante têm molas de 300 ou 250 lbs (porque têm um amortecedor maior, logo a alavanca é menor). Se reparares os fabricantes de amortecedores nao mostram as tabelas de pressao para os amortecedores (só mostram para suspensões), só os fabricantes das bikes é que o fazem para amortecedores (porque depende do curso da bike).

Podes ver o simulador aqui:
[video=youtube;0-l2l2kca0A]https://www.youtube.com/watch?v=0-l2l2kca0A[/video]

Tens aqui outro video sobre amortecedores a ar que fiz o mês passado:
https://www.youtube.com/watch?v=3HeL5NNHbFw

PS: Não te fixes nos valores de pressão, o que interessa é o SAG final.

PS2: Só o facto de ser a lata Debonair já leva mais pressão do que a lata standard porque a camara negativa é maior. No video que partilhaste eles usam a lata standard. :D

PS3: Porque raio é que no video eles recomendam um SAG na lata soloair 10% menor que na Debonair? Acho que tentaram simplificar demasiado, e acabaram por fazer um video sem pés nem cabeça.

Abraço e boas pressões.
 
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andrextr

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Infelizmente é muito difícil de encontrar esses valores para os amortecedores da actualidade... Para dificultar hoje em dia cada amortecedor tem 4 ou 5 latas diferentes e "10" tamanhos entre olhais diferentes. Só consigo arranjar os desenhos técnicos para os antigos Fox Floats e DHX, que alias está o link no excel :)

Abrç
 

Tyto

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Que SAG aconselhas então para umas descidas de enduro com alguns saltos e drops softs pelo meio, e muito rolar á mistura. Tenho 140mm de curso no amortecedor


Thanks for the tips man e bom trabalho ;)
 
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andrextr

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Não existe um valor mágico, depende do gosto pessoal. Diria que entre 25%-30% é um bom valor para Enduro. Como me parece que dás preferência ao rolar e à eficácia a pedalar eu diria que 25% é um bom valor. Se preferires mais suavidade nas descidas e sacrificar um pouco a eficiência a pedalar, então 30% é um bom valor. Depois do SAG ajustado dás umas voltas e vês se estás a esgotar muito em seco o amortecedor ou se raramente faz o curso todo. Consoante o caso metes ou tiras espaçadores. O ideal é fazer um curso todo nas voltas normais sem sentires a bater em seco.

PS: Não te esqueças de afinar o rebound com o teste do passeio (achar o rebound critico e depois dar +1/2 clicks para o rápido para ter uma oscilação muito pequena):
https://www.youtube.com/watch?v=BiHQd4mzl3Y

Afinar o rebound com este método é fundamental. Irei detalhar ainda mais no meu proximo video o efeito do rebound no bombeio e na performance da suspensão. Vai ser um dos meus melhores videos tenho a certeza :)

PS: O teu amortecedor não tem 140mm de curso, os 140mm são o curso da roda. O amortecedor só deve ter uns 50 ou 57mm de curso (não sei que bike tens não posso adivinhar com certeza) :D

Abraço
 
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dedicatep

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EDIT: o ANDREXTR adiantou-se :) mas ele é o MAGO sobre o assunto :bompost:

Acho que o ideal seria entre 25% e 30%, depois penso que tu é que deverás fazer a avaliação, se vires que estás a esgotar muito o curso diminuis o sag, se vires que estas a usar pouco curso e que em impactos maiores nao esgotas, então aumentas o SAG. Na minha opinião o objectivo é chegar a um rácio em que sintas que uses o curso do amortecedor de uma forma efectiva mas esgotar o curso apenas em grandes impactos.


Acho que a malta do forum tenta ajudar naquilo que consegue, mas neste caso são tantas variáveis a ter em conta, peso, amortecedor, sag e quadro. Vi o teu tópico no outro forum e lá pareceu que estavas mais preocupado em saber se determinado valor de pressão era considerado normal ou se era demasiado alto mas no sentido de poder estragar fisicamente o amortecedor e não do "tunning".

Abraço,
 

Tyto

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Boas,

Obrigado pelas dicas. Tenho uma Spectral 7.0 EX. 150mm á frente e 140mm atrás.

A ultima volta que dei um pouco agressiva, não esgotei o curso, faltou 1 cm sensivelmente. Ia com 220 PSI e cerca de 30% SAG.

Nesta situação devo aumentar o SAG o que me parece que já seja muito pois tenho que ir para cima dos 30%. Ou então ser mais bruto a descer :D.
 
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Hardskin

Well-Known Member
Tens que ter atenção que o SAG é medido com o switch de compessão no modo full open.
...e já agora, outro factor que leva a diferente pressão para o mesmo SAG, é a viscosidade do óleo.
 

andrextr

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Não usem o SAG para controlar o esgotanço (bottom-out). Usem primeiro os espaçadores (mais espaçadores para não esgotar, ou menos espaçadores para usar mais o curso, consoante o caso). Só se isso não for suficiente é que mexem no SAG. Abraço
 

andrextr

Active Member
E mesmo assim nao consegues usar o curso todo? Bem, a Canyon Spectral por si só já tem um quadro com uma progressivade bastante significativa para uma bike de 140mm, isso ajuda a explicar... De facto com a spectral, e se não fores muito agressivo a andar, não precisas de espaçadores.
 

Tyto

Member
Boas,

Não ando a usar o curso todo do amortecedor e tenho o SAG nos 30%.

Achas que devo aumentar o SAG para os 40% e consequentemente diminuir a pressão no amortecedor.



Já a suspensão esta a bater bastante ando com o SAG nos 20% / 25%

Obrigado
 
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