29er Rockrider XC 100s 29r (Suspensão completa) - feedback

#1
Olá pessoal, queria apenas deixar feedback sobre a minha bike, ao final de quase 200km.

Comprei-a nova na Decathlon por 1300€ e até agora só tenho a dizer bem.
"Out of the box" vinha a precisar de uma afinação do disco/bomba da frente porque roçava fazia um "tek" cada vez que travava, mas foi resolvido na hora quando a levei à Decathlon de Alfragide (foram 5*) e ficou impecável.
Embora tenha jantes e pneus tubeless, vem de fábrica com câmaras de ar normais e acho que aqui é a única coisa que a Decathlon pecou.
Deveria vir de fábrica já em modo 100% tubeless ou no mínimo com câmara de ar de gel.
O resultado disto foi na primeira volta que fiz, correu tudo bem... quando peguei na bike para ir andar no dia a seguir tinha os 2 pneus em baixo... fui à Decathlon de Loures porque pensei ser algo na jantes e a bike tinha 1 semana, mas não, eram mesmo 4 picos na roda de trás e 1 na da frente :eek:
Como não tinham válvulas tubeless (obrigado à pandemia...) optei por colocar 2 câmaras de ar de gel obviamente, e até agora tudo ok.
Ainda não me decidi se compro as válvulas (é só o que falta) e mudo para tubeless ou se me mantenho no cenário atual e ando com 1 câmara de ar de gel de backup na bolsa.

Os travões estava receoso, mas são muito bons e já levaram uns "aqueços" valentes em várias descidas de pedra/terra. Eventualmente terei de afinar o de trás porque está com mais curso do que o da frente, e prefiro que esteja mais curto, mas está ok também para o meu "amadorismo".

Suspensões, é pá... para mim estão perfeitas (meti mais ar na de trás apenas, porque tinha pouco) mas não tenho experiência com outra bike FS para comparar.
Parece um sofá e é brutal fazer descidas complexas com isto.
O sistema de lock estava receoso mas é bom e muito muito prático, com 3 posições. Trancadas, destrancadas e apenas a da frente destrancada.

Groupset SRAM NX Eagle 1x12, nada a dizer. Afinei porque faltava uma voltinha de afinação, impecável, sem barulhos ou coisas esquisitas.

Em resumo, por 1300€ estou certo que não existe nada equiparável no mercado e estou muito satisfeito.
Só faltam mais 300km para o meu objetivo de 500km ate final do ano... mas a este ritmo acho que lá para Julho já os ultrapassei :)
 
#5
Se fosse minha tirava os reflectores das rodas.
Vê esse selim. Parece estar a apontar para as nuvens.
Os refletores no 1º dia acho que me safaram de levar uma mocada de um carro... vinha na rotunda a chegar próximo da minha casa e um gajo vinha a entrar na dita e não me bateu nem sei como, travou mesmo em cima. Acho que os vou manter para já por essa razão.

O selim já me disseram o mesmo mas... aquilo tem afinação é isso :oops: ?
Deve estar como? Direito ou para baixo?

Obrigado pelas dicas
 

dashskullsasq

Well-Known Member
#6
Faço minhas as palavras do ednuno quanto ao selim, isso está a apontar para o céu e deve estar plano, ou então muito ligeiramente inclinado para a frente (preferência pessoal). Deverás ter 1 ou 2 parafusos debaixo do selim que desapertando te permitem ajustar isso.

Quanto aos refletores, apesar de na minha também não querer nada disso, reconheço a importância deles, portanto não me pronuncio nessa parte.

Boas voltas e desfruta da montada, gosto da cor!
 
#8
Faço minhas as palavras do ednuno quanto ao selim, isso está a apontar para o céu e deve estar plano, ou então muito ligeiramente inclinado para a frente (preferência pessoal). Deverás ter 1 ou 2 parafusos debaixo do selim que desapertando te permitem ajustar isso.

Quanto aos refletores, apesar de na minha também não querer nada disso, reconheço a importância deles, portanto não me pronuncio nessa parte.

Boas voltas e desfruta da montada, gosto da cor!
Isso explica provavelmente porque ainda me dói um pouco o rabo ao final de quase 200km. Estou a apoiar de forma deficiente no selim.
Vou afinar isto assim que possível para testar.

A cor surpreendeu pela positiva, pois as fotos do site não fazem muita justiça e estava algo receoso mas é realmente uma cor bonita.

Obrigado pelas dicas
 

Daemon

Active Member
#11
- ajustar selim
- refletores só mesmo se for para voltas noturnas
- aquela bolsa em cima do quadro dá-lhe um especto de bicicleta de 500€ (com o devido respeito :) )

De resto é fazer km!
 
#12
- ajustar selim
- refletores só mesmo se for para voltas noturnas
- aquela bolsa em cima do quadro dá-lhe um especto de bicicleta de 500€ (com o devido respeito :) )

De resto é fazer km!
Obrigado pelas dicas.
Aquela bolsa é onde levo o telefone, bomba, chaves, etc. Fica farolas más dá um jeitaço.
Ainda vou comprar outra para o selim, pode ser que depois tire aquela :)
 
#13
Olá pessoal, agradecer a dica do selim... que diferença...está direito, ligeiramente para baixo. Tudo se tornou mais fácil, particularmente subidas muito muito íngremes e passei a ter zero dores/desconforto.
Hoje mandei 2 tombos num trilho f*dido. O último foi o pior, mesmo com o rabo no selim a fazer peso para ter aderência, travão da frente quase bloqueado e mesmo assim a bike não abrandava o suficiente para fazer a curva à esquerda no final... resultado, enfiei-me de cabeça no meio do mato e tive de tirar o capacete porque não conseguia sair de lá. Fiquei literalmente preso no meio dos paus, silvas, ervas, etc.
Sorte que tinha óculos também, podia ter corrido bastante mal... assim foi só cara "riscada", orelha e braço quase nada esfolados, zona da clavícula e omoplata "riscada" :)
Hoje ao final do dia à mais, ou então Terça-feira.
Para quem gosta de downhill, é um pedaço muito interessante...
 

smcarvalho

Active Member
#14
Já vi que a malta de Alverca gosta de andar rápido!

Estes quadros mistos (27,5; 27,5+ e 29) têm o eixo pedaleiro mais elevado para puderem acomodar as rodas de menor diâmetro o que faz com que o centro de gravidade esteja mais alto que o habitual em modelos só para roda 29.

A bicicleta tem um visual muito fixe, com o contraste das suspa, transmissão e a cor do quadro.
 

edununo

Well-Known Member
#15
Já vi que a malta de Alverca gosta de andar rápido!

Estes quadros mistos (27,5; 27,5+ e 29) têm o eixo pedaleiro mais elevado para puderem acomodar as rodas de menor diâmetro o que faz com que o centro de gravidade esteja mais alto que o habitual em modelos só para roda 29.

A bicicleta tem um visual muito fixe, com o contraste das suspa, transmissão e a cor do quadro.
Olha que o BB height não é muito diferente em roda 29.
Esta Rockrider tem 332mm com rodas 29 e 318mm com rodas 27.5.
Uma F-Podium DC, também com 120mm de curso tem 337mm. Uma Specialized Epic Evo com 110mm de curso tem 336mm.

Dá ideia que é um quadro melhor utilizado em 29 ou 27.5 plus, do que em 27.5.
 
#16
Já vi que a malta de Alverca gosta de andar rápido!

Estes quadros mistos (27,5; 27,5+ e 29) têm o eixo pedaleiro mais elevado para puderem acomodar as rodas de menor diâmetro o que faz com que o centro de gravidade esteja mais alto que o habitual em modelos só para roda 29.

A bicicleta tem um visual muito fixe, com o contraste das suspa, transmissão e a cor do quadro.
Começo a gostar é de subir... menos risco :) e gosto muito de fazer trilhos a descer rápidos, mas nada disto que fiz hoje... é o horror.
No entanto... vou lá novamente ao final da tarde com mais 2 amigos. Quero ver se fui eu que fui nabo ou não e não andei o suficiente de manhã.
 
#17
Olha que o BB height não é muito diferente em roda 29.
Esta Rockrider tem 332mm com rodas 29 e 318mm com rodas 27.5.
Uma F-Podium DC, também com 120mm de curso tem 337mm. Uma Specialized Epic Evo com 110mm de curso tem 336mm.

Dá ideia que é um quadro melhor utilizado em 29 ou 27.5 plus, do que em 27.5.
Não fazia ideia, mas essa informação é boa. Acho que me pode ter faltado alguma técnica ou até que não abusei o suficiente do travão da frente, pois tenho sempre algum receio que a roda fuja.
 
#18
alguém consegue indicar a pressão correta a utilizar na suspensao da frente manitou markhor e amortecedor manitum radium?
tenho 115 na frente e 110 atrás, mas acho que à frente é capaz de ser baixo de mais. Tenho 82kg
 

smcarvalho

Active Member
#20
Olha que o BB height não é muito diferente em roda 29.
Esta Rockrider tem 332mm com rodas 29 e 318mm com rodas 27.5.
Uma F-Podium DC, também com 120mm de curso tem 337mm. Uma Specialized Epic Evo com 110mm de curso tem 336mm.

Dá ideia que é um quadro melhor utilizado em 29 ou 27.5 plus, do que em 27.5.
Na altura comparei com dois modelos e eram mais baixos. Nesses que apontas é muito semelhante.

Ainda não tenho a certeza se os quadros da nova gama são 29' ou se são os mesmos com estes sistema de adaptação aos três tamanhos de roda.

115psi na frente parece pouco, mas também depende do que pretendes da suspensão.