Rock Shox vs FOX - Qual exige mais manutenção?

Rendos

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Boas pessoal!
Depois de umas merecidas e gostosas férias, estou de volta e, finalmente, em condições de adquirir a desejada suspensão! Estava indeciso entre diferentes versões da Reba, SL ou Race (mais económicas) e a Sid Race. No entanto, nesta época de saldos, notei que é possível adquirir uma Fox de 2010 com bloqueio remoto e 80 mm de curso por um preço muito bom (embora mais cara do que a própria SID). Confesso que, esteticamente, uma Fox branquinha sempre me encheu as medidas!;)

Dúvidas:
* Os 80 mm de curso da Fox não serão um handicap suficientemente desmotivador para optar pela Fox em vez de uma RS com 100 mm? 80 mm serão suficientes para XC?
* O bloqueio remoto da FOX/Shimano é mais fiável do que o poplock da Rock Shox?
* Em termos de manutenção a Fox é muito mais dispendiosa do que a rival Rock Shox? Ou será mais cara mas menos frequente? É fácil arranjar onde fazer a manutenção?
* Os modelos de 2011 da Reba, RLT, que já se encontram à venda na net por pouco mais de 300 €, são equivalentes à versão SL ou Race?

Agradeço as vossas opiniões e esclarecimentos!
 

Hetfield

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A minha opinião. Por partes:

- 80mm de curso chegam para XC, mas se gostas de descer rápido e com maior à vontade, não era pior optares por uma suspensão com 100mm de curso.

- Daquilo que tenho visto ambos os sistemas de bloqueio são fiáveis. Os "defeitos" do bloqueio da fox é que pela sua concepção so dá para usar do lado direito e também não te permite usar punhos rotativos (gripshift).

- A manutenção em termos de periodicidade é de 100h para a Rock Shox e de 50 para a Fox (ou pelo menos era até à pouco tempo). Mas a vantagem de periodicidade da Rock Shox anula-se com o preço já que por norma é bem mais cara. Uma revisão normal duma fox ronda os 40-50 €, enquanto que a Rock Shox anda pelos 80-100€. Como vês feitas as contas vai dar ao mesmo. Ambas tem representantes competentes em Portugal, por isso neste capítulo estás à vontade.

No que respeita à equivalência de modelos é discutível. Falando de modelos actuais acho que a Fox está mais ao nível da Sid que da Reba, mas posso dizer-te que a Reba tem um excelente comportamento para o que custa.

Espero ter ajudado.
 

Rendos

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Obrigado, Hetfield!! Sempre em forma e com respostas prontas;)...!!
Já agora, e perdoa a insistência:
- A manutenção da Fox é feita por qual representante em Portugal? A Rock Shox, penso, é apenas a Ciclocoimbrões... ou estou equivocado!?:confused:
- Comprando a Fox numa loja estrangeira virtual, torna-se igualmente viável e fiável conseguir essa manutenção da suspensão? Basta, simplesmente, enviar pelo correio para o respectivo representante da marca?
- Pessoal que possua ou já tenha possuído uma Fox: obedecem religioamente ás recomendações do fabricante sobre as revisões ou tendem a alargar o período entre elas?
- Alguém pode pronunciar-se sobre as novas Rebas: RL, RLT? Que diferenças assinalariam para as suas antecessoras, SL e Race?

Mais uma vez, muito agradecido!
 

jginja

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Viva.
Embora seja uma resposta um pouco ao lado é dentro da família.
Tenho um amortecedor Fox RP2 e em termos de revisões tenho-as feito na Loja das Bicicletas em Lisboa. O valor das mesmas ronda o já referido pelo Hetfield.

Em relação ao cumprimento dos prazos a resposta é negativa. Fez uma revisão apenas para limpeza depois do inverno em que não levou retentores nem óleo, foi só mesmo limpeza. Quando fez quase 12 meses de uso fez a revisão total e aí sim levou os retentores e outras "peças" de desgaste normal. Levou também o óleo.
A revisão anual é feita pela Bicimax, ou melhor, é para onde a Loja das Bicicletas envia o material Fox.

No caso do amortecedor estas duas, no caso de uma utilização "domingueira", é suficiente. Na dúvida jogas à defesa e na antecipação e logo vês se é preciso afinar a periocidade das manutenções.
Convém também dizer que além das revisões oficiais e oficinais o cuidado por parte do utilizador é de extrema importância.

Boas pedaladas
 

Rendos

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Gracias, jginja!;)
O envio para a Bicimax, por exemplo, é simples? Basta socorrer-me dos CTT?! Quanto tempo levarão a devolver-me a suspensão depois de fazerem uma revisão anual? O pagamento é feito em que moldes, à cobrança?
Perdoem tanta pergunta e desconhecimento.:eek: Continuo muito indeciso na compra de uma suspensão pela internet...:confused: Os preços em lojas estrangeiras online são, sem dúvida, incrivelmente apelativos, mas a montagem da suspensão, a manutenção da mesma e o medo de que ela traga algum defeito assustam!!...
Alguém já passou pelo mesmo?!
 

jginja

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Viva Rendos.
1- O envio para a Bicimax, por exemplo, é simples? Basta socorrer-me dos CTT?! Quanto tempo levarão a devolver-me a suspensão depois de fazerem uma revisão anual? O pagamento é feito em que moldes, à cobrança?
Não fui eu que enviei o amortecedor mas sim a loja. Demorou cerca de 15 dias. O pagamento foi feito à loja onde deixei o componente. O melhor que tens a fazer é enviar-lhes um e-mail e dar o feed-back aqui ao pessoal.

2- Os preços em lojas estrangeiras online são, sem dúvida, incrivelmente apelativos, mas a montagem da suspensão, a manutenção da mesma e o medo de que ela traga algum defeito assustam!!..
Quem garante a assistência da suspensão não é a loja que te vende a mesma, mas sim a marca através do seu representante. Ora se compras on-line e tens a factura, legal, da transação porque razão o representante da marca em Portugal não te assiste no caso de ser necessário activar a garantia?

Pessoalmente o que tenho comprado on-line têm sido apenas componentes de desgaste.

Boas pedaladas
 

Hetfield

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Desculpa a resposta tardia, mas o jginja já disse o essencial. Acrescento só o seguinte:

- O representante da Rock Shox é efectivamente a Ciclo Coimbrões.

- Há várias lojas que te fazem a manutenção da suspensão sem enviar para os respectivos representantes da marca. Certifica-te só que quem o fizer, sabe o que está a fazer.

- Relativamente a comprares online, chamo-te só a atenção para o caso de algumas dessas suspensões vendidas na net serem "OEM" ou seja são de montagem (vendidas aos fabricantes de bicicletas para montagem). Acho que já li ou ouvi falar qualquer coisa de a Rock Shox não estar a dar garantia a essas suspensões. Informa-te melhor se puderes.
 

fitty77

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Ainda em relação à Bicimax, quem não quiser esperar 15 dias para a suspensão lhes chegar às mãos, podem marcar directamente com eles a revisão, passar lá a deixar a suspensão, ir até S. Pedro de Moel ver as ondas :D e quando voltar, levantar a suspensão porque está pronta. Implica obviamente uma viagem (para quem mora longa, como eu) mas aproveito e dou uma voltinha por aqueles lados.
 

Hetfield

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Exactamente. Foi uma coisa que me esqueci de referir e ainda bem que o fitty77 o fez. Já lá fui várias vezes à Bicimax e o atendimento foi rápido e excelente. Convém é ligar e marcar antecipadamente.

Já agora a última vez que enviei a suspensão, não demorou tanto como referem. Foi enviada na segunda e chegou na sexta da mesma semana.
 

Rendos

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Obrigado, pessoal!:yeah:
Afinal, o negócio interessante da Fox já ardeu (muita indecisão é o que dá)...
Restam, então, as dúvidas:
- Reba SL, RLT de 2011 ou Sid Race?!
- Gastar mais um pouco, mas comprar em Portugal (Regiabike, por exemplo)? Ou poupar uns 40 a 50 €uros e encomendar no estrangeiro?! Neste último caso, a questão levantada pelo Hetfield é pertinente:(: suspensões "OEM" perderão o direito à garantia?!:confused: Alguém pode esclarecer um pouco?

Feedback do serviço/atendimento da Regiabike, alguém pode dar? Notei que nesta loja virtual, consegue-se uma Sid Race de 2010 por um preço muito similar aos melhores encontrados além-fronteiras!! Neste caso, a assistência, em princípio será, à partida, mais acessível!... Corrijam-me se estiver errado...

Aguardo, uma vez mais, a vossa valiosa ajuda!

Agradecido!
 

spoky

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compra rs em portugal porque se comprares la fora e tiveres problemas com a suspensao, tens de a enviar para o estrangeiro.
ja passei por isso, embora eu ache que a garantia devia ser accionada em qualquer pais da UE mas...
...nao funciona assim e isto foi me esclarecido por um responsavel sram europa.

eu arrisquei e comprei uma sid la fora pensando que estava salvaguardado caso necessitasse de assistencia. quando chegou foi detectado um problema e so tive uma hipotese, mandar pra loja onde comprei. a loja la fora foi impecavel mas demorava 3 semanas para ter novamente a suspensao. como estava necessitado e tinha urgencia eu proprio fiz a reparaçao sabendo de antemao que assim que tocasse em algo perdia a garantia.

garantia rs é aconselhavel pensar primeiro onde comprar.
 

mota

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eu cá tenho uma rock shock word cup e a manutenção fica-me a 35 euros, como é possivel alguns levarem tanto dinheiro.e não quero outra coisa se não a rock shock
 

spoky

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qt a custos de manutençao ou revisao isso depende de casa para casa. e em portugal muitos mexem mas poucos sao credenciados para o fazer, enquanto tiveres a suspensao ao abrigo da garantia mete a nas maos de quem deve e quem te garante o serviço ao abrigo da garantia.

eu nao o fiz mas sabia do risco que corria.

comprada ca ou la fora tens sempre direito a tua garantia mas se compras la fora tens de a enviar para la e fica tudo resolvido.
 
Bem... revisões a 35€? LOl e isso paga a mão de obra e o material? são loucos!
Para rever uma Reba ou SID, por exemplo, são necessários 60 a 70 minutos de mão de obra, mais todo o material de desgaste (um kit), óleo. (Incluo na mão de obra todos os custos inerentes à actividade: Electricidade, água, ordenado, produtos de limpeza, custo do espaço, etc...).
Agora isto é uma REVISÃO COMPLETA e não uma limpeza e troca de óleo como fazem a maioria das lojas. A revisão completa implica desmontar a suspensão na totalidade, peça por peça, limpar com alcool isopropilico a fundo, verificar se existem defeitos ou incorrecções, montar o material de desgaste novo, lubrificar o que é suposto e na quantidade devida, repor os níveis de óleo devidos e tipos de óleo correctos, apertar tudo com as forças correctas, testar, limpar de novo e...
até daqui a 100 horas! :)

Uma revisão geral a uma Reba está hoje a: 85€ e acreditem que quem as faz a 35€ ou está a perder dinheiro ou não está a fazer um bom trabalho.

Agora perguntam: isso não é um pouco caro? até é, mas é feito com brio, com garantia de 60 dias (manda a lei) e com materiais de origem.
Quem me dera que houvesse mais lojas a fazer boas revisões, era menos trabalho para mim! LOL e tratava só das garantias que eram assim processadas bem mais rapidamente, mas temos muitas lojas a enviar suspensões para revisões, umas por não terem capacidade fisica para o fazer e outras porque não querem investir em formação (problema de várias empresas portuguesas).

Quanto às suspensões "da net"... confirmo que as garantias das mesmas são tratadas pela loja que vos vendeu as mesmas, sendo que é esse o canal correcto par activar uma garantia... a loja que vende!
Não censuro ninguém por comprar na net, eu faço o mesmo para a minha mota, carro, WII, telemóvel... ETC... agora não me passa pela cabeça que um acessório para a WII que cá fica por 50€ e eu o compro por 5€ possa ser reclamado junto da Nintendo Portugal... até porque é mais barato mandar vir outro.

O espaço Schengen funciona bem e deveria funcionar melhor, a questão das garantias trans-fronteiriças não é compatível com o mercado cinzento, que é prática censsurável das lojas "da net".

O que para uns é um hobby, para outros é uma profissão.

VT
 

qmark

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85€ de 100 em 100 horas??? De dois em dois meses aquilo que estou a andar agora!? É que nem pensar. Quando a minha SID der problemas vai para a garantia e digo que só andei 80 horas, ou então compro uma nova que já vi que sai mais barato.
 

striker

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Foi exactamente por causa necessidade de revisão curta que optei por outra marca igualmente ou mais fiavel e com periodos de manutenção mais alargados (Magura). Considero esses prazos para provas curtas de 2 ou pouco mais horas. Agora quando às vezes passas 7 ou 8 horas torna-se insustentavel.
Dou o meu exemplo, comprei o GPS a 22 de Maio, cerca de 15 dias depois de ter comprado a bike. Neste momento vou com cerca de 180h de utilização. Segundo estas contas estaria a caminho da segunda revisão. Abençoada MAGURA....
 

proque

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85€ de 100 em 100 horas??? De dois em dois meses aquilo que estou a andar agora!? É que nem pensar. Quando a minha SID der problemas vai para a garantia e digo que só andei 80 horas, ou então compro uma nova que já vi que sai mais barato.

O que nos remete, de imediato, para a secção "É o BTT uma modalidade cara?" ;)

Podem não acreditar mas ainda tenho uma Marzocchi Bomber Z4 de 2000 (sim, leram bem) que ainda continua a bater, e bem.

Revisões? Sim, de ano a ano (se não me esquecer)...

Mas compreendo que há toda uma fileira comercial a manter o que implica não comprar nas lojas virtuais (mesmo que isso implique descontos na ordem dos 50% e revisões a cada 100 horas, mesmo que se tenha passeado na ciclovia) :cool:
 
Julgo que devemos olhar à utilização da mesma, bem como ao estado!
Eu ainda hoje levei uma Reba para revisão, com 260 horas! A conclusão a que cheguei, juntamente com o mecânico, é que não valeria a pena fazer-lhe uma revisão total! Limpá-la só e pouco mais! A suspensão está óptima! Para quê gastar mais dinheiro?!
 
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