Rock Shox MAG 21

P

pedroz

Guest
Olá pessoal! Comecei na BTT em 1993 e nesse tempo era mais complicado obter este tipo de informação... Parabéns pelo fórum. Naquele tempo tinha ajudado a tirar algumas dúvidas que para as esclarecer andava de loja em loja a perguntar.

A minha questão é a seguinte:
Tenho uma Rock Shox MAG 21 numa bike e que de tempos em tempos (largos) ficava sem ar e tinha que colocar-lhe de novo ar com a agulha.
Estive no estrangeiro, e na minha ausência, estiveram a utilizar a bike sem qualquer ar na suspensão na terra sem o meu conhecimento.
Quando vi há pouco foi como sentir uma faca espetada no coração, nem me dizem as vezes que a levaram assim para os trilhos. A suspensão encontra-se toda em baixo, para subir há que utilizar as duas mãos: uma no quadro e outra na suspensão.

Não encontro agora a agulha e a seringa para colocar ar na suspensão mas a pergunta é simples...
Qual é o risco de estar danificada por dentro visto ter ido para a terra sem qualquer ar?

Obrigado pela vossa atenção, aguardo com amabilidade as vossas respostas.
Continuação de boas pedaladas.
 

Jepas

Super Moderador
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P

pedroz

Guest
Obrigado! Vou ler com alguma atenção...

E especialistas em suspensões. Há por aí alguém para dar a opinião?

Cumprimentos,
 

adieujoliecandy

New Member
O estado dela acho que ninguém pode adivinhar sem a ver mas de qualquer modo ainda tenho uma dessas bombas. Se fores do Porto posso sempre emprestar para encheres e ver o estado dela. Se os vedantes foram à vida dificilmente vais conseguir encontrar outros para os substituir.
 

cabomusico

New Member
Olá pessoal, acabei de adquirir há poucos dias uma Rock Shox Mag 21 usada através do ebay, mas parece estar em muito boas condições para a idade que tem, acho que é de meados dos anos 90, mas tal como o pedroz gostava de saber mais sobre a manutenção desta suspensão, compreendo ser difícil por ser uma suspensão antiga, mas talvez haja quem já tenha tido uma suspensão destas e feito manutenção ao longo de algum tempo. Pena é que o indivíduo a quem comprei a Mag 21 não tinha a bomba para injectar ar, não haverá outra solução para esta operação? onde poderei arranjar uma bomba destas nos dias de hoje?

Só mais uma coisa, como esta suspensão que comprei teve pouco uso, como posso verificar e/ou testá-la antes de a montar e poder usá-la na minha já vintage Giant Cadex?

Obrigado

Cumps
 

ruisas

Member
boas

Pelo que me lembro, quando desmontei a minha, existe apenas uma pequena borracha no topo de cada perna que impede o ar de sair.
Mas o melhor é fazerem uma revisão/limpeza/lubrificação antes de as porem a uso. Com algumas ferramentas e algum jeito isso pode ser feito por vocês.

Para pôr ar, eu utilizei uma bomba de suspensões e uma agulha para encher bolas, e funcionou perfeitamente.


Junto segue o manual da bicha.
 

cabomusico

New Member
Ruisas, obrigado pelo pdf da manutenção da Mag 21, mas queria perguntar-te onde arranjo uma bomba de encher suspensões que sirva para a Mag 21?

Fica bem...

Cumps
 

ruisas

Member
boas

Qualquer bomba para encher suspensões dá, podes encontrar em qualquer loja de bicicletas.
A agulha podes encontrar em qualquer casa de desporto, pede uma agulha para encher bolas.

cumps
 

cabomusico

New Member
Olá pessoal, ao escrever estas palavras estou muito desiludido, principalmente comigo mesmo, eu explico. Depois de adquirir uma Mag 21 no ebay, só a mandei montá-la hoje, pois o pior aconteceu, afinal não é compatível com a caixa de direcção da minha Cadex, aqui no fórum tinham-me dito que o tubo da suspensão deveria de ter 1 1/8 " de diâmetro e eu fiquei "ceguinho" ao ver aquela suspensão no ebay e sinceramente, devo ter-me esquecido de verificar se era de 1" ou de 1 1/8", afinal era de 1", mas depois de comprada, kaput... :oops:

Mas não é tudo, além do diâmetro do tubo desta Mag 21 ser de 1" também o comprimento não serve, pois tem apenas 5" de comprimento, ou seja, é curto para a testa da bicla...

Agora não sei o que fazer, se a ponho à venda novamente ou se alguém aqui do fórum a quer comprar...bem, se calhar posso pô-la à venda aqui no fórum na respectiva secção e também noutros sítios da net (ebay, leilões.net, miau, etc...)

Deixo aqui algumas fotos, aparentemente está porreira, mas não a cheguei a experimentar, como se justifica no exposto acima...











Obrigado pela vossa atenção.

Cumps
 

cabomusico

New Member
Mas o tubo é de 1 polegada, o que é mesmo a coroa e como é que me iria facilitar a montagem da suspensão? mesmo assim o comprimento é de apenas 5 polegadas, não dá mesmo.

Obrigado.

Cumps
 

adieujoliecandy

New Member
A coroa e o tubo da direcção na mag 21 é uma peça única. Podes tentar arranjar uma que tenha o tubo à tua medida. Pode até ser de uma Rock Shox Quadra que é igual. Só mais um pormenor, esse arco só dá para v-brake e não para cantilever. Não sei de que ano é a tua cadex mas penso que ainda deve ser de cantilever.
 

Kamoes

Active Member
Tenta levá-la a um torneiro que saiba mesmo o que faz e pede-lhe para te tentar trocar o tubo da suspensão.

Pode não ficar barato, mas no estado em que essa relíquia está, vale bem a pena!.

A suspensão está excelente. :shock:

Pede.lhe também para ao fazer isso, transformar o tubo em 1 1/8" para poderes usar na Giant. Ou seja, onde agarra na coroa(?) da suspensão fica a 1" como está agora, depois no tubo por cima pede-lhe para pôr como 1 1/8" para agarrar na caixa da Giant.

Um bom torneiro faz-te isso :wink:

Não desanimes! :mrgreen:
 

crencos

New Member
O vitorzip tem algumas dessas em casa (inclusive uma que era minha). Ele é capaz de te dar umas dicas ou mesmo uma coroa que sirva no teu quadro.
A questão da bomba resolve-se bem com uma bomba para suspensões e uma agulha para encher bolas de futebol.
 

MRocha

New Member
Esse kit é um bocado caro...

Se for só para desenrascar há uma coisa muito simples que se pode fazer. Os copos de 1 1/8 mais vulgares, de aço, têm umas medidas tais que que, dentro de um copo 1 1/8, sem esferas, só mesmo o copo, entra justo um copo de uma polegada. O copo pequeno entra no grande à mão, sem ser necessária muita força. Como os copos são ligeiramente cónicos e têm pequenos chanfros, para separar os copos já é necessário alguma força(ou até um martelo :mrgreen: ). Deve acrescentar umas 100gramas á bicicleta...

Vai ser necessário, é claro, uma caixa de direcção de uma polegada roscada (menos de 5 euros em qualquer loja que venda pasteleiras há muitos anos) e um avanço dos antigos (tambem se arranjam baratos e fiáveis, em alumínio forjado, na mesma loja) , com espigão de diâmetro 22.2 para entrar nesse tubo.

O ideal seria mesmo arranjar um conjunto corôa+tubo, mas para experimentar a suspensão e ver se merece o investimento, não é má ideia montar assim.
 
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