Restauro da minha 1ª BTT (1993)

Paulino.Sa

New Member
já resolveste o problema da rosca?
pelo que tu descreves, são porcas de rebitar que se substituem com alguma facilidade, é tirar as velhas e colocar umas novas com um alicate de rebitar,
agora tem é que ser proprio para porcas... é como quem coloca dois rebites, fácil...
se precisares de mais informação diz.

abraço
 
Não resolvi de forma definitiva... desenrasquei...
O problema é que não me apetecia nada comprar o alicate só para utilizar uma vez. Essas porcas vendem-se nas lojas mais conhecidas de bricolage?
A melhor solução seria comprar as duas porcas e descobrir alguém com o dito alicate para as inserir.
 
se fores a uma serralharia eles tem esses alicates e essas porcas, é rápido colocar porcas novas o que pode demorar mais tempo é retirar as porcas velhas, mas com uma maquina de furar sai fácil.
 
Paulino.Sa e escorpião negro obrigado!

Aproveito para deixar umas fotos de uma viagem que fiz entre Penafiel e Leiria na companhia do meu restauro!

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pontefig.jpg


Foram 174kms de Penafiel à Figueira da Foz e 59 da Figueira a Leiria.
A bicicleta portou-se à altura!
 

Huggoo

Member
Ficou bonita, por acaso o que mais gosto neste restauro é mesmo o avanço com essa propriedade dos travoes, nunca tinha visto, mas acho que esta bem conseguido. É claro que também não fiquei indiferente as rodas.

Em suma ficou muito boa e pelo que parece tens ai maquina para muitos quilómetros.

Parabéns ;)
 

oliana

Active Member
Lux. Só agora dei uma vista de olhos no teu tópico. Fizeste um bom trabalho. No entanto eu queria dar-te um conselho, embora já vá tarde. Eu pintei dois quadros meus e só no ultimo ficou a 100 % . Isto porque além de dar 2 camadas de tinta com o intervalo de tempo aconselhado, apliquei uma camada final de verniz mate. Fica resistente a pancadas e encostos involuntários sem haver o problema de descolar a tinta. O verniz é mais resistente que a tinta.
Boas pedaladas.
 
Huggoo : Os travões são cantilevers. Alguns tinham o avanço furado outros tinham uma peça abaixo do avanço com um furo que desempenhava a mesma função.
As rodas são um modelo da shimano recente. Rolam bem e não são exageradamente pesadas para o preço (cerca de 75€).

oliana : Pois...a pintura não correu tão bem como esperava. Quando coloquei o primário, pareceu que o trabalho e ficar perfeito. Ficou com uma distribuição uniforme e com muito bom aspecto, tanto que até alterei a cor que tinha previsto inicialmente para uma semelhante à do primário.
Quando pintei com a tinta, depois de secar ficou com um aspecto um pouco poroso não sei se o verniz teria disfarçado isso pois não usei verniz por desconhecimento.
 

oliana

Active Member
Informa-te numa boa loja de tintas. A tinta se ficar porosa, podes dar uma lixadela com lixa fina de água. Desde que a espewssura das aplicações seja boa, não há problema. Basta limpar bem e depois aplicar o verniz.
 
Será uma hipótese a considerar, mas em principio só para o próximo verão. Achas que a camada de verniz mesmo depois do uso que a bike já teve fica com um aspecto bom? Aplicaste com pistola?
 

oliana

Active Member
Foi tudo com spray. Acrílico se não estou em erro. Como disse, podes pedir opinião numa loja de tintas. Normalmente acho que o verniz deve ser dado dentro de poucas horas após a ultima dose de tinta para fazer a ligação correta. No entanto se deres lixa, o verniz vai agarrar bem na tinta se for da mesma família. Só te posso dizer que esta ultima pintura que fiz aguenta as mesmas pancadas que uma de origem. Até eu fiquei surprendido. Esta ultima pintura ficou a rondar os 30 euros +/-. Dois spray de tinta e um de verniz. Não dei primário porque a tinta velha esta bem agarrada e foi bem alisada com lixa de água. Se quiseres posso dar a marca da tinta usada.
 
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