RESCALDO Volta ao Concelho de Mafra 20 Maio 2007

sica

New Member
O mau tempo fez-se sentir, e para além do vento e frio até alguma chuva marcou presença.
Fiz somente os 50 kms em cerca de 3h , acho que podiam melhorar dois aspectos em futuras edições : uma os abastecimentos e a outra a dinâmica na zona de meta.
 

fg

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

Mais uma vez: espectacular!
Esta Maratona tem um percurso magnífico, variado e com trilhos para todos os gostos: estradões, singles, descidas de cortar a respiração, subidas técnicas, .....
A organização voltou a estar bem. Todos os anos têm feito ajustamentos, em função das sugestões dos participantes. Este ano foi uma primeira etapa mais fácil que o habitual e o almoço.
Estou de acordo com o sica, os abastecimentos são o próximo ponto a melhorar : umas bananinhas e umas sandochas, vinham mesmo a calhar (eu, por acaso, até gosto das maçãs, das bolachas e dos sumos que costumam oferecer, mas é escasso.....).

O tempo, apesar da chuvinha e do fresco, acho que foi bastante bom.... imaginem só se tivessemos tido as altas temperaturas do meio da semana... :shock: teria aumentado e muito a dureza da prova....

A "minha" maratona foi super ! Fiz os 100 na companhia de malta impecável : os pedrAmarela, claro( Pedro M, Jepas e Francisco), , e ainda o Nuno e o Ivo. Encontrámos também o nosso amigo Miguel, o veterano mais jovem do BTT nacional (Aníbal Judas, pois claro) e o João Batista, que já não encontrava nestas andanças há uns aninhos. Divertimo-nos bastante, apesar de alguns pequenos precalços :wink:

Fotos : amanhã espero ter as habituais do PM para publicar. Depois aviso.

(Grande dia de BTT, mais um que já ninguém nos tira)
 

imendes

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

BOAS!

Para a 1ª muito bom, tanto o meu nível fisico com o geral da maratona, também "critico" o abastecimento, as bananas rendiam ao molho, tenho de SUBLINHAR é a marcação muito boa mesmo! o percurso, excelente 4.5 (so não dou 5 pela subido (Que nuca mais acabava) logo no inicio da 3ª etápa, mas é um mal menor! Posteriormente irei publicar algumas fotos, não sei se aidna hoje! Ahhhhh fiz 6.55 (no meu conta-kms) tempo total 7:55, nada mau para a minha 1ª vez :mrgreen:! Gostei muito ainda da companhia dos PedrAmarela eo Nuno (punk), o Pedro M que me puxou até ao fim e fizemos a última etápa em 1:31 :shock: nada mau :) . Bem agora vou ao banho, ja limpei a menina, ja se era isso que queriam saber :D

Curiosidades:
-16 Barra
-1/2 Bolo (tipo bolo da Madeira)
-3 Iogurtes
-6 Rissois
-3 Maças
-4 Copos de Sumo de laranja
-Não utilizei NUNCA a avozinha :shock:
-2 lts de água
-comi muito pó


Os Meus Tempos:

1ª Etapa:
1:23:56
129/180 BPM
16.3 Km/h (média)
73 (cadência)
22.9 kms

2ª Etapa:
1:59:29
140/191 BPM
13.9 Km/h (média)
69 (cadência)
27.7 kms

3ª Etapa
2:01:09
135/178 BPM
12.6 Km/h (média)
65 (cadência)
25.6 kms

4ª Etapa
1:31:26
143/180 BPM
16.4 Km/h (média)
76 (cadência)
25.1 kms

TOTAL:
6:56:39
137/191 BPM
5018 Kcal
101.4 kms
14.7 km/h (média)
59.2 km/h (máxima)
70/125 (cadência)

Veridico: Ao que se pode analisar andei sempre a pastelar nas 3ª primeiras etapas, mas é curioso que com 75 kms acumulados e não sei qts de altitude, cerca de 1800m. fiz uma média de 16.4km/h na última etapa com apenas 1:31, o que eu acho que é muito bom.
 

Miguel Antunes

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

Fantástica Maratona; com muita «dureza» : á mistura , de facto temos presenciado alguns melhoramentos face a anos anteriores, desta vez fui até ao final (graças ás «picardias» dos Amigos do Pedramarela FG; PM) a 4ª etapa é muito boa junto á costa da Ericeira e logo depois todo o vale do Lizandro é demais.
Amigos esta já cá canta :mrgreen:
 

bagmc

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

Gostei bastante, tirando os abastecimentos, pois podia ser mais ricos. Para a minha 1ª vez num percurso longo (50km) até nem me dei mal de todo, cerca de 3h para fazer os 50km. Mas de uma forma geral gostei, tirando a queda :mrgreen: e o frio que se fazia sentir, para o ano se poder lá estarei.
 

A.Judas

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

Mais um dia espectacular de BTT.

Deu para rever muitos amigos e cavaquear um pouco com eles, isto antes da partida, porque depois.... :rotfl: :rotfl: é que o PDI
já não permite muito mais :mrgreen:

Correu-me bem pois fiz 4,08 nos 50 :D quanto á organização: uma vez mais, impecáveis nas marcações e na segurança no cruzamento das vias principais.

O abastecimento não foi mau, mas podia ter sido um pouco melhor :twisted:

Agora o almoço, sinceramente, "fez-me sentir um puto de bibe :evil: aos quadradinhos" Obrigarem-me a beber água :evil:
meus meninos, isso não se faz :mrgreen: :mrgreen:,
Bom....haja saúde, para o ano já vou prevenido :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Um abraço
A.Judas
 

Zepic

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

Foi a minha primeira vez, em Mafra. Fiz apenas os 50km.

Fiquei muito bem impressionado com toda a organização do evento.

Secretariado (****) - Processo de inscrição perfeito, assim como a distribuição de dorsais. Apenas fiquei sem perceber o porquê do horário de abertura até às 08h00 no dia da prova, quando a partida estava marcada para as 09h15. Excelente o controlo de chegadas por pistola de leitura de barras.

Concentração (*****) - não deve haver melhor local para realização de uma prova destas. O parque desportivo de Mafra é um exemplo para todo o país. Parabéns Mafra.

Percurso (***) - tinha espectativas muito elevadas mas sinceramente, para além da beleza dos vales da tapada, andámos apenas por estradões, mais ou menos estreitos. Singles??? Onde estavam? Não na 1ª e 2ª etapa. De resto, agumas descidas masi técnicas, mas por causa dos estragos de inverno e das pedras soltas. Os quase 4 km iniciais sempre a subir foram excelente pois permitiram a selecção do pelotão de 1000 bttistas.

Marcações (*****) - simplesmente perfeitas. Não conheço melhor. Um exemplo a seguir.

Banhos (****) - Nada mau, para tanta gente. Água alternava entre quente e fria mas estava aceitável

Reabastecimentos (****) - nada a dizer. Havia comida q.b. e estavam muito bem organizados.

Almoço (*) - Não posso dar mais. Comida de cantina doh. Bebidas??? Só água!!! Compreendo agora porque muito pessoal nem sequer meteu os pés no refeitório da escola.

Veredicto final (****) - não fosse o tempo ter estado um pouco áspero, talvez as recordações tivessem sido um pouco melhores. Sem dúvida uma organização muito profissional, talvez até demais porque faltou o calor humano e a animação. Talvez tenha sido o inesperado tempo frio que se fez sentir. De resto, vale a pena voltar, principalmente se o tempo estiver melhor, para levar também a família.
 

bagmc

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

Zepic said:
Banhos (****) - Nada mau, para tanta gente. Água alternava entre quente e fria mas estava aceitável
Para mim o problema não foi a água mas sim o maldito botão que era pouco prático para a "colhoada" :mrgreen:
 

PUMAGTO

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

:D Boas noites. Bem tenho a dizer que Mafra é para mim uma excelente prova a todos os níveis. Já é o terceiro ano que vou, mas este ano fui para os 50km, e fiz muito bem. Encontrei um grupo de ppl muito porreiro que e o percurso era bom, as marcações e organização tambem. Abastecimentos não sei porque não parei em nenhum. Fiquei em 12º o que é muito bom, visto que tenho fobia às descidas :shock:. Mas compenso nas subidas e a rolar, não sei é como me vou safar desta fobia que teima em não me largar.
Contas feitas foi excelente.
Abraço para todos e toca a pedalar por este nosso Portugal fora. :wink:
 

A.Judas

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

bagmc said:
Para mim o problema não foi a água mas sim o maldito botão que era pouco prático para a "colhoada" :mrgreen:

Vê-se logo que a malta não entende estas coisas :lol: :lol:, mas era muito simples.... Um carregava no botão... o outro lavava-se à maneira e depois trocavam de dedoooo :rotfl: :rotfl: :rotfl: elementar meu caro Watson..... :rotfl:

Um abraço
 

tutosat

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

Finalmente partecipei na Volta do meu Quintal... dá cá um jeito conhecer o percurso:)
Aos 13kms parti a corrente (tinha no max 200km :roll: :shock: ) e com a velocidade q vinha PERDI a corrente :(...Procurei...Procurei e não encontrei nada...
Resultado tive q fazer mais 12 km com a bike à mão até ao abastecimento para comprar uma Corrente e lá me desenrasquei! e 1hora e meia perdida...
A partir dai foi sempre abrir, nem parei nos abastecimentos rumo aos 100km... mesmo assim consegui chegar em 80 e picos, em boas condições.
Para quem teve na dureza de Portalegre, Mafra foi canjinha.

Realmente o pessoal da Organização falhou nos abastecimentos e no almoço, mt fraquinhos!

Temos por aqui tão bons singles Tracks, podiam meter alguns:)
 

Jack

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

Ola Pessoal. Primeira vez que participo nesta maratona gostei muito principalmente na tapa onde me deparei com um veado :mrgreen: fiz os 50km numa boa 2h45. Para o proximo ano lá estarei, mas para os 100km. Achei tb muito graça ou almoço ha muito muito muito muito tempo que ñ comia numa cantina :lol: :tungas: 1-pernita de frango
1-peça de fruta
1-copo de agua elcano
ainda pedi mais uma peça de fruta mas a senhora da cantina recusou dar-me :cry:, na altura estavam 2 pessoas
a almoçar! deve ter sobrado muito fruta. abraço a td
 

mvalente31

New Member
Re: RESCALDO Volta ao Conselho de Mafra 20 Maio 2007

Como é que sabem em que lugar ficaram ? Onde estão publicados os tempos ?

obrigado

mvalente31
 

smbm

Member
Boas, também foi a minha 1ª vez em Mafra e devo dizer que adorei imenso. Só me mandei para os 50kms pois todo o pessoal me metia "medo" dizendo que era muito duro e tal.... e aasim, fiquei com pena de não me ter mandado para os 100km.

Só assinalo como pontos a melhorar:
- Abastecimentos melhores (banana, laranja, sandes...)
- Água quente para todos - já tive em provas bem mais pequenas em que isso nunca falhou. Por incrivel que pareça, apenas tomei banho de água fria ou semi-fria em Portalegre e em Mafra...
- Almoço - Percebo e aceito que não ponham bebidas alcoólicas (se bem que cada um sabe de si e até é maior) mas pelo menos um sumo...

A repetir para o ano!

Abraço
Sérgio
 

manso

New Member
Este ano fui também um dos que marcou presença.

Mas enquanto que muitos de vós dizem "ainda bem que não choveu" eu digo "que treta de dia". Esteve frio e ainda vi muitas pingas de água a cairem do meu capacete, como eu TENHO de usar óculos houveram várias descidas que foram feitas mais por tacto que por visão, felizmente não tive nehum precalço de maior, só 2 ou 3 sustos.

Quanto à maratona, parece-me que se tivessemos um dia mais ameno a paisagem seria interessante, mas sou honesto e admito que não ia muito para apreciar a dita.

Quanto aos abastecimentos, não é que tenha parado muito, mas acho que são mesmo o ponto a melhorar, pois tinham pouca fruta.

A zona da meta também estava muito mortiça, mas para isso eu acho que houveram 2 grande motivos, o frio que estava (eu estive na bancada e bendito casaco...) e o facto de muitas das pessoas que participam serem da área, o que leva a que assim que chegam arrumam o saco e partem (digo eu).
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Ao início do dia foi necessário vestir o impermeável, o tempo não se avizinhava seco nem quente.
Apenas uns km feitos, já estávamos a comer pó, e toda a gente dizia "este ano está mais fácil". Alguns elementos fizeram a 1ª PM.

Perda de noção do tempo...
Paragem nos 25 km, apenas bolachas e maçã (dava jeito umas bananas e sandes/barras)
Continuação da injestão de pó. Embora o conta-km estivesse a mostrar a horas para ocultar a distância, continuava sem noção do tempo.

Principal preocupação: Seguir os veteranos para evitar excessos nos primeiros km e também nos restantes.
Secundária preocupação: Evitar parar em descidas/subidas devido a congestionamentos. Aqui foi fundamental a colaboração dos BTTistas pedantes que gentilmente deixaram passar a malta "quem sabe sobe".

Dada a frescura de alguns elementos do grupo deu-se a consequente quebra do mesmo. Ficámos divididos em 2 ou 3 satélites que tentavam encontrar-se nas paragens para comer.

Perdas e Avarias mecânicas:

Devido à chuva e ao pó usei óculos, devido à humidade relativa pus os óculos na gola do casaco. Por um qualquer acaso durante uma subida (a motor) fiquei sem óculos.

O homem da specialized, que se estreava nestas andanças cedo forçou o ritmo, mais tarde teve de ficar parado até chegar a assistência técnica que prontamente remendou a corrente. O resto da equipa aproveitou para mais uma PM.

Devido ao elevado número de vezes em que se recorria ao carreto de 34 dentes, a corrente do Punk decidiu ir mais além e ficou aninhada entre a cassete e os raios. O raio da corrente não saía nem por nada e foi necessária a ajuda especializada para voltar a pôr a coisa no sítio. Mais tarde rectificou-se o limite L do desviador.

Dada a insistente passagem por cursos de água, os ruídos estranhos voltaram a atormentar a Fuel 95. Especialmente comuns em descidas rochosas e durante as travagens, este problema bicudo foi prontamente detectado pelo Ivo. Mais tarde será necessário rever todo o sistema.

Último abastecimento, hora de re-encontrar o Prof. Caldas Pinto e re-ajustar a altura do selim.

Última etapa: de longe a mais dolorosa devido à surpresa final. Apesar dos avisos o satélite Jepas/Punk decidiu seguir a bom ritmo e começar a apanhar desprevenidos. Mesmo com 75 km em cima, o ritmo foi-se elevando. Junto ao Lizandro notou-se uma menos frequente presença de fitas/setas de sinalização. As costas e os pulsos começavam a acusar fadiga.

Últimos km: depois do Lizandro vieram as subidas dolorosas, muitas feitas à mão. Contudo o satélite Jepas/Punk não desanimou e continuou o seu ataque ultrapassado todos os que ainda circulavam em linha de vista. A estratégia do "vê-se/ultrapassa-se" resultou até ao final apesar das surpresas que apareceram (subidas basicamente).

Final no tartã. Não almoçámos, porque ainda era preciso subir mais e eu já estava farto de subir.

Assim se passaram 7 horas a pedalar, os meu agradecimentos ao grupo que chegou todo ao fim dos 100 km.

Jepas

EDIT: PM - do greco-romano, Paragem Mictória
 

fg

New Member
É lá, grand'a "naco de prosa"..... :clap: (falta explicar o significado de "PM" :twisted: )

Nada melhor que umas fotos para acompanhar o excelente relato do amigo Jepas :

001wo9.jpg


002rc3.jpg


003kp5.jpg


004mc7.jpg


005je2.jpg


006xb1.jpg


007ee6.jpg


008vn3.jpg


009zx2.jpg


010dp4.jpg


011pc7.jpg


012mb4.jpg


013vb6.jpg


014dq8.jpg


015si8.jpg


016cd2.jpg


017sg6.jpg


018ti1.jpg


019au3.jpg


Mais Fotos no SÍTIO DO COSTUME
 

jginja

New Member
viva,
pois é mais um ano mais uma volta ao concelho de mafra. este ano, ao contrário do anterior, fiz apenas os 50km. o treino foi escasso. apenas umas corridas durante a semana. mesmo assim correu muito bem e fiz o tempo que tinha pensado fazer.
nesta volta aprendi uma palavra nova: dispersa. dispersa, foi a palavra que uma companheiro betetista utilizou nos primeiros km's ainda em mafra. nas primeiras subidas antes de entrarmos no quartel, lá dizia: "DISPERSA!", acho que era porque havia muito pouco espaço na estrada e ele queria subir à vontade.
houve outro companheiro, que certamente enebriado pela pedalada não ouviu a voz de comando: DISPERSA! e teve de pôr o pé no chão para deixar proseguir o DISPERSADOR.

bem, na minha opinião:
- o percurso, sem grandes novidades, contudo não decepcionou, antes pelo contrário. excelentes marcações e bem desenhado, pois não é fácil escolher o melhor percurso numa imensidão de alternativas.
continuo a achar que a tendência das maratonas populares é apostar na quilometragem e não nas dificuladades técnicas. tal como tem sido o caso presente.
- abastecimentos, bem sei que 20,00 euros implica mais qualquer coisa, mas inscrevemo-nos para pedalar ou para comer? nos abastecimentos trocava os biscoitos por uma fruta ou por uma barra "energética". muito mais opções e parece um bufet.
- organização, não tenho nada a apontar à excepcção da placa no final da 1ªetapa em que se lê "parque de desistências" (se não estou em erro). desistências é muito negativo. desistir é muito depreciativo:
- ahh e tal onde ficaste no passeio? não te vi.
- ahh...hummm.. fiquei no parque dos desistentes?!
não dá para mudar para "final da 1ª etapa"?
àparte esta questão tudo o resto esteve muito bem.
- civismo, obrigado à organização que com certeza limpou e apanhou os restos de pacotes de barras, de invólucros de gel energético, de câmaras de ar, de garrafas de plástico que PORCOS fizeram o favor de deitar fora. continua a haver gente que não tem o minímo de respeito pela natureza e saúde pública. vi inclusive um JAVARDO lançar fora, em plena tapada de mafra, uma garrafa de plástico. infelizmente não consegui precisar quem foi, pois o BADALHOCO ficou encoberto por outros companheiros que seguiam atrás dele!! não, ningúem disse nada.
não vou bater mais na tecla da porcaria no chão, pois essa gente deve fazer o mesmo em casa.

boas pedaladas e até à próxima VCM
 

Silvas

New Member
Boas.
Pois é, ao contrário de muitos o frio não me aflige, e até foi melhor para mim que não me dou nada bem com o calor. Mas é certo que enquanto não começámos a pedalar as pernas não paravam de tremer. A chuva, eu diria mais burriceira, também se fez sentir mas o mais chato para mim acabou por ser mesmo o vento :grrr:.
Os primeiros 50km foram feitos e cerca de 2h30 a um passo bastante bom mas confortável para mim e sempre dentro dos 30 primeiros. Acabou por não correr muito bem a dois colegas meus, um por ter furado e ter ficado para trás, vindo a desistir por volta do quilómetro 58, e o outro, numa queda danificou o travão traseiro e ficou-se pelos 50km.
A partir do quilómetro 65, mais ou menos, as coisas começaram a complicar-se para mim. Tive uma quebra física e até ao quilómetro 73/74 as dores nas costas e no braço direito foram constantes, levando-me a ter que parar periodicamente e a perder muito tempo. Foram os quilómetros mais duros e longos de todo o passeio, só queria que acabasse :zezus:.
Ao quilómetro 75 veio o ultimo abastecimento :p, aproveitei para ganhar de novo forças para continuar até ao fim. As dores nas costas e no braço desapareceram e fui até ao fim sempre a tentar gerir as forças para que mais nenhum "percalço" viesse a ocorrer.
No fim os 100km foram feitos em cerca de 6h. Tendo em conta que foi a minha primeira maratona não foi um resultado nada mau :D. Também valeu a minha inexperiência mas para o ano que vem pretendo fazer melhor :wink:.
Tal como já foi referido, as zonas de abastecimento são sem dúvida o ponto que mais precisa de evoluir. De resto foi tudo 5* :yeah:
 

T. Santos

New Member
Eu também lá estive (pela 1ª vez) e concordo com quase tudo o que foi dito aqui, principalmente a parte dos reabastecimentos, é que comer bolachas nos 75km só serve para encher a barriga!

Abastecimentos à parte correu tudo 5*, nada de furos, nada de avarias mecanicas, apenas algumas fisico-mecanicas (o motor que teve umas quantas câmbrias no "pistôn" esquerdo e direito) :twisted:
Embora eu seja da concelho de Mafra houve alturas que devido à fadiga eu não fazia a minima ideia de onde andava, e até me espantava quando ia dar a algum lado conhecido (pois pensava que estava muuuuito longe).

As subidas na parte final fizeram um estrago valente a nivel fisico, valeu o leitor de Mp3 para manter a parte psicológica de pé!

Fiz os 50km em 3h27m e os 100 em 8h04m dos quais 7h27m a pedalar.

Pró ano há mais, e esperemos que consiga fazer a prova em menos tempo!
mvalente31 acho que se perguntasses ao senhor que fazia a leitura dos codigos de barras ele dizia-te qual a tua posição. Eu não perguntei :tungas:

Abraços
 
Top