Rescaldo - VII Passeio/Raid BTT "Vilaventura" - Vila Cã - (Pombal)

Roda_Pedaleira

New Member
Mais um ano e mais uma vez os nossos amigos "Vilaventura" presentearam-nos com um evento 5*.
Já vem sendo tradição o pessoal da Roda Pedaleira marcar presença (em peso: mais uma vez trouxemos o prémio de maior equipa!) neste grande Passeio e, como habitual, o trabalho dos rapazes (e raparigas!) de Vila Cã "encheram-nos as medidas", com uns trilhos espectaculares - alguns deles abertos propositadamente para esse raid - o que mostra bem o empenho desta gente!
É claro que já nem falamos do espectacular convívio, da SIMPATIA da organização, do delicioso almoço, das natinhas de fazerem crescer água na boca...
Resta-nos deixar um forte abraço a todos os Vilaventura, muito especialmente ao Nuno (grande mentor deste projecto) e ... pró ano lá estaremos!

PS - Mas, até lá, contamos convosco no nosso Eiras Single Track 2011! Brevemente daremos mais notícias...
 

loucobtt

New Member
Com muita pena minha, não pude ir a Vila Cã, mas as fotos deixadas aqui no forum BTT prometiam trilhos espectaculares e... pelos vistos, corresponderam às expectativas. Por isso, os meus parabéns aos Vilaventura! Deixem aí mais fotos do passeio (já q não estive presente, pelo menos fico com uma ideia do q se passou!)
Quanto ao pessoal da Roda Pedaleira... parabéns pelo prémio e contem comigo para o Eiras Single Track!
 

cuncas65

New Member
Com muita pena minha, não dá para atribuir 5* a este evento, nem 4 sequer...Das últimas 4 edições, penso que esta foi das piores.

Começando pelos pontos negativos:
- Marcações: demasiado fracas. Faltaram muitas setas de mudança de direcção e/ou cal no chão e melhores placas de separação dos percursos. Para terem uma ideia, ia com 2 colegas para os 45km, um fez 37km, outro 48km e o outro 53km...está tudo dito!
- Não é boa opção passar 2 vezes pelo mesmo local, mesmo em sentido contrário.

Pontos positivos:
- Facilidade no levantamento dos dorsais;
- Partida sem grande atraso;
- Escolha de grande parte dos trilhos;
- Simpatia das assistentes nos abastecimentos;
- Muito pessoal no apoio, mesmo parecendo não ser suficiente.

Almoço e banhos não utilizei.

Resumindo...como a qualidade das marcações é dos aspectos mais significativos para a qualidade das organizações, globalmente apenas posso atribuir uma nota ligeiramente positiva a este evento.

Venham lá as fotos e classificações...
 

syndicaterider

New Member
Boas pessoal do pedal, infelizmente na minha opinião as marcações foram o calcanhar de Aquiles deste passeio. Faltou marcação mais visivel em certos sitios, onde devido a velocidade ou ao nivel tecnico não é possivel ir com muita atenção as marcações(especialmente quando as marcações são já por si fraquissimas!!!). Já não falo das fitas supostamente arrancadas!! Quanto ao resto, estava tudo excelente!! Trilhos muito bons, singles a maneira, pessoal simpatico( embora um jovem da organização num cruzamento me mandou para a esquerda ,por uma subida de alcatrão que ia dar a localidade de Cumieira....qual não é o meu espanto quando chego ao fim da subida e não encontro nenhuma fita!! Toca a voltar para tras a procura da fita e nada!! Quando chego junto do camarada,pergunto-lhe novamente para onde deveria virar e este a rir aponta para o outro lado da estrada e diz-me " Epa enganei-me ,tava aqui ao telefone e por distração disse-lhe que era para cima!) Isto é só rir!! Anda um gajo a martelar os pedais feito louco... Mas vendo o lado positivo da coisa , sempre fiz mais 1 km , sendo metade uma subidita com algum jeito!!!
Para o ano toca a corrigir a situação das fitas!
Cumprimentos
 

AJMS

New Member
Foi a minha primeira vez em Vila Cã, tendo em conta os relatos e as fotos de edições anteriores levaram-me a pedalar por esta zona.
Quanto aos trilhos realmente são soberbos com um pouco de tudo, apesar de achar que depois do km 30 o single de pedra na serra de sicó era bastante duro para as nossas bikes de bTT, e bastante perigoso mas mesmo assim arrisquei e fiz tudo em cima dela com uma paragem a meio para descansar os braços de tanta "escadaria em pedra" pois aquele single deve ter alguns 2 kms (digo eu).

As marcações foi o ponto mais negativo, apesar de eu ter conseguido fazer o percurso todo também tive enganos que obrigava a voltar para traz e a circular com moderação para dar com as fitas.
O uso de cal teria evitado realmente estes enganos.

Os banhos estavam quentinhos e o almoço bem servido.

Brevemente colocarei um video com as melhores partes dos primeiros 20 kms.
 

vilaventura

New Member
Olá Boa Tarde caros amigos do pedal...

Depois de umas horinhas de descanso, bem merecidas, é com uma certa pena minha que leio pela primeira vez criticas menos boas em relação ao nosso evento, aquilo que parecia ser o nosso unico problema dos anos anteriores (banhos) foi resolvido e surgiu pela primeira vez o que pensávamos que estaría como sempre 5*.
Parece que esta coisa da competição é mais dificil de controlar do que pensávamos...É triste ouvir testemunhos de participantes a dizer que viram colegas a arrancar fitas aquando o percurso...é triste pensar que existe pessoal que não são diferentes ao nosso sucesso como organização e que provavel/ fazem de td para denegrir a nossa imagem e é triste a atitude de alguns conterraneos que arrancam fitas e placas pq n percebem que devem estar ali, ou siples/ por capricho!!!
O que nos leva a crer q esta coisa da competição não é tão saudável cm parece...
Enfim...o que nos leva a pensar será que compensa continuarmos c o Raid, ou mantemos o nosso fantástico Passeio, familiar, confraternizante, vibrante e divertido que tem sido durante estes 6 anos anteriores???
Temos um ano para investigar e balancear a coisa...:D
Da minha parte é sp um prazer mt grande receber malta de td o pais, que trazem sp um sorriso e uma expectativa enorme, e eu tento retribuir o sorriso e a simpatia...

Espero que esta situação menos boa n seja sinonimo da vossa ausencia nos proximos eventos, contamos sp convosco, pq sem vcs nada disto fazia sentido...

Espero amanha já conseguir publicar classificações e fotos...

O meu irmão mais tarde deixará tb algumas palavras!!

Cumps e conto c vcs...

Ana Raquel Carvalho

Vilaventura
 

kaska

New Member
Bem... lamento dizer que realmente as marcações foi o pior de tudo, enganei-me umas 5 vezes... lol

Eu que até nem ando depressa... pequenos enganos daqueles: é pá!, era por ali!... acho que faltou a cal no chão
e nas mudanças de direcção. As fitas têm que estar visíveis antes de chegarmos ao cruzamento para sabermos
antecipadamente para onde virar, e recordo, eu ando devagar.

E como ponto negativo, é só isso que tenho a dizer.

Quanto aos trilhos, superou em muito o passeio do ano passado. O tempo ajudou, e eu só me apetecia andar por ali o dia todo :)

Os banhos, melhoraram, mas calculo que aquelas instalações se tornem pequenas para um dia de chuva e frio,
quando 40 ou 50 atletas chegarem todos ao mesmo tempo. Mas isto é só uma observação, parece-me a mim, que a vossa organização
tem o bom senso (pelo menos assim o tem demonstrado) de fazerem este evento à medida das vossas possibilidades.
Mais vale poucos e satisfeitos, do que muitos que depois só dizem mal.

O Almoço... meu Deus, que almoço. Nem sei que dizer. Desde o arroz, ao vinho, às sobremesas e à simpatia das senhoras que por lá andavam a dar uma ajuda.

Sim, porque simpatia, é coisa que hoje em dia não abunda muito, mas em Vila Cã... é um regalo para o coração, desde a organização, ao pessoal dos cruzamentos, aos abastecimentos, todo o pessoal sempre bem disposto, até os dois pequenos que estavam numa localidade a indicar o caminho, eheh, meti-me com eles e eles sempre bem educados e alegres, é pá! é pá! que bom!... um abraço muito forte e um bem haja para todos vós por este saber receber com que nos brindam todos os anos.

Este ano, tenho ido a poucos passeios, mas este é daqueles que faz subir a média do meu grau de satisfação.

Obrigado por este magnífico dia de BTT.

P.S.
Ana Raquel: não te preocupes, não tenciono faltar a próximos eventos vossos só porque algo não correu tão bem.
Vocês merecem o meu esforço para comparecer.
 

kaska

New Member
Só mais uma coisinha: qual é o passeio ou a organização que nos brinda, durante aquele bem servido almoço onde parece que toda a gente conhece toda a gente como se de um casamento se tratasse, com um vídeo do que o pessoal acabou de fazer? Fazendo a boa disposição vir ao de cima e envolver toda a gente em clima de alegria e amizade?

Eu não conheço mais nenhum.
 

kaska

New Member
este post é só para fazer número a ver se me tiram essa frase do "amor de talega" :fpalm:

eu gosto é da avozinha, porque para descer, tenho que subir e devagarinho que não me posso cansar,
preciso das forças para depois descer!

e depois gosto da mãe da talega, que é para a corrente não me saltar quando vou a descer

:rotfl::rotfl::rotfl:

por isso, essa coisa de "amor de tâlega" não rima muito comigo, lol :D
tem que se fazer muita força, ihih
 

kaska

New Member
já agora...

um abraço pró pessoal da Roda-Pedaleira, gandas malucos, grandes anfitriões também, grande pena não pude lá ir este ano

e uns gajos muita malucos que estiveram a almoçar ao meu lado, e que são de penela?
lol :D
quem são vocês, fiquei sem saber... só sei que um gajo dos vossos comprou uma rígida :D:D:D:D:D:D

hahahaha
 

ajlc

New Member
O que nos leva a crer q esta coisa da competição não é tão saudável cm parece...
Enfim...o que nos leva a pensar será que compensa continuarmos c o Raid, ou mantemos o nosso fantástico Passeio, familiar, confraternizante, vibrante e divertido que tem sido durante estes 6 anos anteriores???
Temos um ano para investigar e balancear a coisa...:D

Sem dúvida! A competição é saudável mas há quem o não seja! :tungas:
Por mim, mais uma edição, mais uma participação! Cada ano que passa gosto mais! :exacto:
A vossa zona é fabulosa para quem gosta de trilhos e singles que têm tanto de fantástico como de técnico. :cl:
Pró ano lá estarei... Espero mais uma vez como Bond! James Bond! Sim, o frontal era o 007... :afro:
Ainda brinquei com a menina do secretariado por causa disso! :rotfl:

:teclar:Menina do Secretariado: "Bom dia!"
:afro:Eu: "Bom dia!"
:teclar:Menina do Secretariado: "Nome?"
:afro:Eu: "Bond!"
:teclar:Menina do Secretariado: ?????? Como??!!!!!
:afro:Eu: "James Bond!"
:teclar:Menina do Secretariado: ???!!!!****
:afro:Eu: "Frontal 007!"
:teclar:Menina do Secretariado:"Ah!!!!!! Ok!!!! Hi, hi, hi!!!!"


:rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl:

Este ano foi mesmo a correr! Nem deu para ficar pró almoço! E percurso, só mesmo o de 35 Km...

Sim! Porque em Vila Cã a "segunda parte" é tão boa ou melhor que a primeira!!!!


:xau:
 
Last edited:

vilaventura

New Member
Sem dúvida! A competição é saudável mas há quem o não seja! :tungas:
Por mim, mais uma edição, mais uma participação! Cada ano que passa gosto mais! :exacto:
A vossa zona é fabulosa para quem gosta de trilhos e singles que têm tanto de fantástico como de técnico. :cl:
Pró ano lá estarei... Espero mais uma vez como Bond! James Bond! Sim, o frontal era o 007... :afro:
Ainda brinquei com a menina do secretariado por causa disso! :rotfl:

:teclar:Menina do Secretariado: "Bom dia!"
:afro:Eu: "Bom dia!"
:teclar:Menina do Secretariado: "Nome?"
:afro:Eu: "Bond!"
:teclar:Menina do Secretariado: ?????? Como??!!!!!
:afro:Eu: "James Bond!"
:teclar:Menina do Secretariado: ???!!!!****
:afro:Eu: "Frontal 007!"
:teclar:Menina do Secretariado:"Ah!!!!!! Ok!!!! Hi, hi, hi!!!!"


:rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl:

Este ano foi mesmo a correr! Nem deu para ficar pró almoço! E percurso, só mesmo o de 35 Km...

Sim! Porque em Vila Cã a "segunda parte" é tão boa ou melhor que a primeira!!!!


:xau:

Eu tava ao lado, ouvi essa e fartei me de rir...

Obrigada a tds pelas vossas palavras...

Ana Raquel Carvalho

Vilaventura
 

J.M.F.F.

Member
Boas, já se falou das pessimas marcações e das fitas trocadas arrancadas, etc.....Agora esclareçam-me uma coisa, nós os 4 primeiros chegamos até ao 1º abastecimento s/ qualquer problema, logo depois apanhamos uma pequena subida c/ algum cascalho, e findo esta viramos á direita seguindo as fitas, e durante mais uns 2 kms continuamos a seguir as fitas. Conclusão essas fitas levaram-nos ao encontro do pessoal que vinha mais atrasado num trilho que nós tinhamo feito a 10kms atrás, ou seja essa malta que vinha em sentido contrário ao nosso (ou não), vinha só c/ 15kms e nós já c/ 25kms. Pergunto quem se terá dado ao trabalho de trocar tanta fita de modo a levar-nos a esse referido e repitido trilho. Ou será que era vossa intenção a repetição do mesmo, mesmo correndo o risco e o perigo de apanhar muito pessoal em sentido contrário. Assim que começamos apanhar esse pessoal percemos logo que alguma coisa estava errada. Foi então que o colega André (FATIBIKE) telefonou pqra os 2 nºs da organização e ao 2º lá atendeu umSr. que disse que ia enviar alguem ao nosso encontro par nos orientar. Vinte minutos depois lá apareceu um Sr. de moto 4, e assim que nós o começamos a questionar ele disse logo que não conhecia o percurso, enfim, isto não pode acontecer, pois se fosse necessário socorrer alguem c/ urgência não sei como iria ser.

Depois de algum tempo e como vimos esse Sr. não nos iria conseguir ajudar, lá decidirmos seguir o caminho em sentido contrário. Depois encontrarmos o fim daquela subida que é a seguir ao 1º controle, verificamos que já lá estavam fitas a indicar precisamente o caminho no sentido contrário aquele tinhamos tomado. Lá seguimos nas calmas até ao fim, com muitos outros enganos pelo meio. Agora pergunto a alguem da organização que me explique afinal o que se passou nesta fase do percurso, dado que até aqui, como já disse, não houve qualquer problema c/ a marcação. Será que aquelas fitas teriam mesmo que ser mudadas e alguem se esqueceu ou atrasou?

Um conselho, meus amigos a dificuldade e o trabalho de marcar bem ou marcar mal é o mesmo, aqui têm que concordar comigo. Meus amigos, aquilo que me fui apercebendo ao longo do raid, foi o seguinte, a pessoa que se encarregou da marcação, não me pareceu ter o minimo de experiência, e segundo conversas com algumas pessoas essa mesma pessoa seria a unica que conhecia o percurso, isso não pode acontecer, e penso tambem que não deve ter tido a ajuda suficiente, pois na minha opinião a marcação foi muito pouco cuidada, pois estavam setas nuns locais e noutros onde eram realmente necessárias elas faltavam, muitas das fitas eram colocadas a seguir ás curvas, o que é errado, enfim....

Espero do fundo do coração que levem estas criticas com contrutivas, pois é essa a minha intenção.

Para concluir, uma palvra para o resto da organização, pois relativamente ao almoço foi dos melhores e mais bem sevidos que já apanhei, e olhem que já foram alguns.

Um abraço e até pro ano c/ melhores marcações, pois foi o único ponto onde realmente falharam, e aqui a malta não perdoa, ninguem gosta de andar perdido.

Cumps
Jorge Faria
 
Last edited:

koiote

New Member
Boas a todos!
Gostaria de dar os parabéns á organização em parte,muita coisa já aqui foi dita e continua-se a bater na mesma tecla "marcações".
Detectei o mesmo problema,a visibilidade das fitas (por ser plástico muito fino muitas delas estavam escondidas atrás dos ramos ou folhas),fitas muito em cima dos cruzamentos ou caminhos!
Penso que devido ao facto de este ano terem o raid,tiveram um trabalho a dobrar e daí alguns destes pontos falharem!Mas é com os erros que todos nós aprendemos.Mas quando falamos de competições a coisa pia fino!!!
Algumas das vezes quase me enganava, não fosse um rapaz daí da zona (Vila Cã) com uma specialized branca azul e vermelha (cujo o nome não cheguei a perguntar) a avisar-me "não é por aí",desde aí senti-me mais seguro andar com ele!!
Um bem haja para ti rapaz!!Obrigado pela companhia...
Foi a minha segunda vez consecutiva e espero poder voltar,porque são mais os aspectos positivos do que negativos.
Abraços.
 

cjribeiro

Member
boas caros colegas
não vou voltar a falar do mesmo que se falou anteriormente, depois de ver que tudo estava de tal maneira baralhado comecei a sentir que andava a praticar ORIBTT,:D:D que sem mapa é realmente uma grande confusão!:fpalm:
Mas não se preocupem nem levem isto muito a peito, eu ia para fazer btt e fiz na mesma, ia para os 45, acabei nos 30 com 47 km, é a vida!
Tenho pena de não ter planeado ficar para almoçar, pelo que vejo foi sem duvida a grande parte da festa.
cumprimentos
 

vilaventura

New Member
Uma Boa Noite a todos os participantes desta VII edição.

Vou começar por agradecer a todos os participantes que fizeram parte deste evento...

Em primeiro lugar vou falar como atleta da modalidade, que pratico há 16 anos, a experiência já é alguma na modalidade....e por isso percebo a angustia e a frustração de quando um atleta se perde.....mas como J.M.F.F. diz " nós os 4 primeiros chegamos até ao 1º abastecimento s/ qualquer problema" ....e eu posso afirmar que foi a mesma pessoa que marcou todo o percurso.
Sou o responsável por este evento há 7 anos, inclusive pelo percurso e pelas marcações, e nunca nada falhou.....o critérios foram exactamente os mesmo,como e que este ano isto acontece?
Falando agora sobre o que realmente se passou. A pessoa que ia na moto 4 da frente era eu, e estive sempre a verificar se os atletas não se perdiam, mas após o reforço seguimos em frente para não ir perto do atleta , o qual iria cruzar por nós um pouco a frente,o que não se verificou. Imediatamente voltei para trás a ver o que se passava, qual o meu espanto ao verificar que 200 m de fitas tinham desaparecido....o que eu tentei remediar logo de imediato. E aqui começou o grande problema...muitas pessoas foram a procura de outras fitas.... apanhando as fitas de regresso, correspondentes ao KM 43.
Mas o mais estranho foram as fitas e placas de arroteia, vale e aroeiras terem igualmente desaparecido.....eu sinceramente não sabia o que podia fazer com o pessoal todo perdido....a única coisa que consegui foi enviar logo de imediato pessoas para esses pontos.
O percurso foi verificado no sábado por alguns atletas, e os mesmos garantiram que estava bem marcado...alguma coisa se passou....mas eu garanto que a organização não é a responsável . Mas alguém o será....caçadores, atletas, civis....é uma incógnita....mas de certeza que são pessoas que não respeitam os atletas, nem a organização.:(
Esta organização trabalhou arduamente e com toda a dedicação para que esta VII edição fosse a melhor de sempre, mas infelizmente alguém se encarregou de estragar este sonho....tentaram denegrir o nosso bom nome. Eu digo tentaram, porque não o conseguiram, porque o que nos mata torna-nos mais fortes.... vou tomar em conta todas as criticas feitas, assim como as dicas dadas por muitos amigos e colegas desta modalidade.
Como viram temos uma super equipa..... empenhada, sorridente e simpática....que fazem tudo isto só para que no fim digam" Estava tudo 5 estrelas"!!!!

Só me resta pedir a compreensão de todos os atletas, que amam esta modalidade tal e qual como eu!!!!


Muito Obrigado aos atletas e equipa VilaVentura

Nuno Carvalho ( Vilaventura-Vila Cã)
 
Last edited:

vilaventura

New Member
Aqui estão as classificações do Raid

40154_113455102049846_100001560695577_100218_1566_n.jpg


Tentarei amanha colocar as classificações noutro formato, para ser mais visivel.
 
Last edited:

MalhanoCharco

New Member
Rescaldo Vila Cã

Boas!

Foi a 2ª vez que participá-mos neste BTT de Vila Cã, e ficá-mos um pouco desiludidos depois do que vimos no ano passado.

Pontos Fracos:
- Marcações - Sinalização deficiente, ou seja, fitas mal colocadas além de serem pequenas. A utilização da cal poderia ter ajudado em muito.
Se a desculpa foi a de terem arrancado as fitas, poderiam alguém ter ido de mota fazer o reconhecimento do percurso
uns minutos antes dos primeiros Bttistas. As marcações são sem duvida o factor mais importante na organização de uma prova
de BTT. Ninguém gosta de andar á deriva. Grande trapalhada.
Pontos Fortes:
- Excelentes Single-Tracks;
- Belas paisagens;
- Meninas do Staff;
- Porco no espeto e sobremesas muito bom;
- Banhos.

De qualquer maneira para o ano lá estaremos novamente porque acredito que estes erros não se voltaram a repetir.

E venham de lá essas fotos e videos!!!

Boas pedaladas!
Miguel Coelho
Malha no Charco Bike Team
 

vilaventura

New Member
Boas!
Se a desculpa foi a de terem arrancado as fitas, poderiam alguém ter ido de mota fazer o reconhecimento do percurso uns minutos antes dos primeiros Bttistas. As marcações são sem duvida o factor mais importante na organização de uma prova de BTT. Ninguém gosta de andar á deriva. Grande trapalhada.

Esse reconhecimento cm já foi referido anterior/ foi feito de mota e tb de jipe logo às 7h, mas pelos vistos n foi suficiente, pq o mistério aconteceu mm durante o Raid...Enfim!!

As fotos, vou tentar publicar ainda hj...

Cumps,
Ana Raquel Carvalho
 
Last edited:
Top