[Rescaldo] V Maratona Rota do Presunto - Chaves - 20 de Setembro de 2009

Narciso Magalhães

Active Member
Aqui fica o meu comentário à V Maratona Rota do Presunto:

:arrow: Jantar de sábado: Muito bom.

:arrow: Partida: com 4 minutos de atraso da praxe.

:arrow: Percurso: eu gostei.

:arrow: Abastecimentos: não sei porque não parei.

:arrow: Marcações: só se enganou quem quis.

:arrow: Almoço: fora de série. Quem lá esteve sabe do que estou a falar. :wink:

:arrow: Jersey: é bonito e assenta-me bem.

:arrow: Convivio: esta, na minha opinião, foi sem sombra de dúvidas a melhor parte da maratona.


Para o ano, se tudo correr bem, lá estou para a VI edição.
 

vascompsousa

New Member
Percurso muito bom , muito técnico. Esquecendo os problemas mecânicos que me atormentaram (tubeless sempre a esvaziar sem furo e travões)a rota do presunto está ao nível que dela seria normal esperar.

Continuem assim.


Vasco
 

miguelmarques

New Member
muito resumidamente:

jantar de sábado a noite estava muito bom comer e beber até cair :mrgreen:

o percurso gostei bastante, parte inicial sempre a subir e lá está quem sobe desce... descidas muito rápidas e outras bastante técnicas.

almoço?? bem eu ia dizer que estávamos num casamento ou algo do género.. MUITO MUITO BOM

jersey tem boa qualidade..
na minha opinião e relativamente ao preço das inscriçoes.. as vezes mais vale pagar mais 5 € e ter estas condições...


para o ano lá estarei..
 

RicardoTerminal

New Member
Foi uma maratona muito fixe, com subidas duras, e com descidas muito técnicas, numa das ultimas descidas da maratona tive mesmo que parar, pois já não aguentava mais pancada, mas valeu a pena!! :wink: :wink:
Pena foi mesmo o que aconteceu ao Vasco, pois tinha ali a companhia ideal para a prova, mas a sorte não esteve do lado dele, melhores dias virão!
O almoço estava 5*****, durante o mesmo tivemos a oportunidade de conhecer o Narciso, que é um gajo 5*****!!! :wink:
Conclusão, para o ano contem comigo para mais uma maratona!!! :wink:
 

Runner

New Member
Boa tarde!

Aqui vai o meu comentário à V Rota do Presunto:

Vou utilizar os itens do Narciso, que dá sempre umas boas dicas !

Jantar de sábado: Não jantei lá, mas pelo que vi estava óptimo

Partida: Sem comentários, 4 minutos não é atraso

Percurso: Gostei do inicio e até metade, agora aquelas descidas tão técnicas e demasiado longas não foram do meu agrado, as do ano passado e também dos anos anteriores nada tinham a vêr com isto, mais valia a prova ser um pouco mais longa (45/50 kms.) e não tão dura.

Nota: As organizações das Maratonas ditas "particulares" têm que ver que a maior parte dos participantes são atletas com pouca preparação (fim de semana) não têm muita técnica e este tipo de terreno não os cativa, pois pra competição (onde me incluo) vamos cerca de 50-60 o resto quer diversão e convivio, valia a pena pensar nisto... :roll:

Abastecimentos: Eu não parei, mas aquele abastecimento a faltar 10kms numa descida com curva/cotovelo é um pouco "estúpido", perdoem-me a expressão!!!!!

Marcações: O elemento que estava na parte final junto ao rio, foi pra lá um pouco tarde pois houve gente que foi em frente até à ponte e veio para trás (junto as esteios de cimento á direita para ir em direcção ao Forte), eu safei-me!!!

Para informação: fui 19ª na meia, lutei para o top 10 mas as descidas "mataram-me", pró ano lá estarei para a 6ª presença.

O resto é do melhor e tem tudo nota máxima!!!


Grande abraço e parabéns a todos atletas e organização.

Vitor Ribeiro
 

Válega

New Member
A única coisa que tenho a dizer da Maratona Rota do Presunto de Chaves é que foi simplesmente: FANTÁSTICA. ADOREI e dou os meus parabéns a todo o staf que organizou este ENORME evento.
 

Narciso Magalhães

Active Member
Aproveito ainda para dizer tive o prazer de conhecer alguns elementos do Fórumbtt (GDRFolgosa, RicardoTerminal, CMarques, Meandmysealf, Jalabai e Nuno Marques) e rever outros (Gaija e Meninho Trepa Montanhas). Espero não me ter esquecido de ninguém. :oops: :mrgreen:

Aproveito ainda para mandar um abraço ao amigo Artur Mendes que pela primeira vez foi fazer uma maratona e obteve um excelente 31º lugar. Provou que é um verdadeiro cavalo (se é que haviam dúvidas). :lol:
 

desmo13

New Member
Bem, eu ADOREI... tão boa como a melhor a que já tinha ido (Vale do Vouga).

Alguem sabe quando serão publicadas as classificações?
 

lpsferreira

New Member
Correu mal, mesmo muito mal.

Um furo no cimo da subida, devido a um cabeça de raio partida, levou-me a perder muito tempo, pois não consegui perceber o que se passava e ainda furei a 1ª câmara que coloquei, mais tempo perdido, não contabilizaei, mas imagino que foram cerca de 15 m perdidos. Após arranque e a ultrapassar pessoal mais lento enchi a corrente de silvas, não entrava uma mudança, ou melhor elas entravam mas não se seguravam, mais algum tempito perdido.. Depois da ajudado pelo colega Mauricio (acho que foi ele), l´arranquei, mas psicologicamente estava muito mal.
Na descida e com a ânsia de chegar o mais rápido possível, de tentar minorar o atraso ia a ultrapassar pela esquerda, quando vi que não conseguia ir para a zona melhor do percurso tive de continuar por ali pois era uma fila compacta de bttistas por lá abaixo.
Como resultado desta asneira,fui ao chão tendo terminado por ali a minha participação, pois havia partido a clavícula. Lá chegaram os meus amigos que pacientemente aguardaram chegada de auxilio, aqui o ponto negativo, pois a espera foi longa.
De resto Bombeiros e médicos auxiliares, enfermeiros trataram-me bem.

Fui encontrar a minha mais pequena no hospital também, tinha caído no parque infantil quando eu dava a noticia da minha queda à mãe.

A comida e hospitalidade é a que me leva todos os anos a Chaves.
Até ao próximo ano.
 

BOONEN

New Member
boas
resumindo; Percurso da maratona muito bom , muito técnico e principalmente muito duro a organização no meu ver so pecou em dois pontos :
- disseram que iam reduzir ao numero de kms da maratona para 72 e realmente eram esses mesmos que estavam no mapa de altimetria mas na realidade deu 84 kms , para quem vai competir faz diferença.
- demoraram muito tempo para entregar os cabazes aos primeiros 3 class.
De resto a organização esteve 5*****
Para o ano la estaremos.

um abraço, Nuno Miranda
 

Runner

New Member
Bolas :grrr:, esqueci-me disto:

A queda do meu amigo Luis Ferreira que infelizmente partiu a clavicula, as melhoras e volta rápido que fazes cá falta 8)

Abraço amigo,

Vitor Ribeiro
 

neo1379

Member
Boas

Apesar de nao ter ido a prova gostava de dar as rapidas melhoras a um amigo das pedalas lpsferreira e na esperança que a sua herdeira nao se tenha magoado muito no parque infantil

Cump.
 

duchene

New Member
Ora vamos lá ao testamento da praxe.

Levava bastantes expectativas para Chaves, já que não tinha podido ir à edição anterior, e os relatos de quem tinha participado, eram por demais positivos.

Vamos então por partes:

O positivo (+)
À chegada, foi fácil dar com a primeira placa de indicação e daí ir seguindo as indicações. No entanto a placa na rotunda do quartel indicava para a direita, o que nos desviava o olhar da outra placa que, na saída correcta (em frente) assinalava a direcção a tomar. Virei com mais 3 carros e só demos pelo erro na rotunda ao fundo da avenida.

Chegados ao local, 7h15, estavam em curso as montagens da zona de partida/chegada.

O levantamento do dorsal foi rapidíssimo. Nada a apontar. Não vinha nada no saco além do jersey, do frontal e das pulseiras para o almoço. Uma dica aqui para a CM Chaves. Seria interessante pelo menos dar a cada participante uma edição do boletim/revista municipal e alguma documentação turística. Nem todos são da terra e podia-se promover a cidade e o concelho.

A partida fez-se sem atropelos e com civismo. Acredito que também muito por culpa da parede que se avizinhava e que deixou os ânimos mas serenos.

A primeira parte do percurso foi, a meu ver, a mais interessante. A subida era exigente e serviu logo ali para fazer uma triagem de andamentos o que se veio a revelar importante nas zonas técnicas mais à frente.

A chegada era também muito bem conseguida, com algum púbico e uma zona que em tudo dignificava o esforço de quem ia chegando. O controlo dos tempos embora feito de forma manual, pareceu-me fiável.

A mesa de "abastecimento de emergência" no final é muito bem vinda porque nem só com sede de água chegam os atletas!

Os banhos no estádio do Chaves também com nota positiva. Fui dos primeiros e por isso não apanhei nem fila nem confusão. Água quente, espaço asseado. O mínimo exigível.

O almoço, claro é um dos pontos fortes de Chaves e não desiludiu. Comida e bebida à descrição e num espaço com todas as condições, fez-me ficar por lá um bom bocado a ser recompensado pelo esforço da meia-maratona. O presunto não desiludiu e fez-se, a par dos pastéis de chaves, rei da almoçarada.

O negativo (-)
Logo a abrir, o lixo, muito lixo, lixo demais espalhado pelo forte, fruto do convívio da véspera. Copos meios cheios, copos vazios, fitas verdes, nacos de pão, nacos de pão com presunto, enfim. Não é um bom cartão de visita.

A inexistência de um programa para os acompanhantes. Tudo bem que não estava anunciado nem havia essa expectativa, mas por 12€ por acompanhante, poderia-se ter tentado arranjar uma situação interessante, como o comboio turístico de anos anteriores, ou quiçá uma pequena marcha de montanha como, por exemplo, se fez no Marão. Acaba por ser aborrecido estar 2 horas à seca na cidade, com quase tudo fechado à excepção da restauração.

A inexistência de som amplificado na partida. Não se chega aos ouvidos de 850 participantes com um megafone.... Eu estava a 10 metros do pórtico de saída e não ouvi rigorosamente nada! A ajudar o facto da aparelhagem sonora da chegada estar a debitar música em jeito de concorrência. É um pormenor a rever, especialmente porque as informações dadas no briefing são naturalmente importantes.

Algumas marcações. Eu sei que as setas eram em quantidade, no entanto não quer dizer que fossem em qualidade. Havia zonas mal assinaladas. Lembro-me por exemplo numa das zonas mais técnicas em que havia um cotovelo fechado à esquerda e só dei por ele quando não vi mais fitas nos 20 metros que fui em frente. Outro caso que prejudicou os concorrentes da frente foi o facto de o corte à direita na ciclovia perto do final não estar devidamente assinalado e pelo menos 2 atletas seguiram em frente pela ciclovia. Verdade seja dita que quando lá passei 20 minutos depois já haviam 3 colaboradores da organização a dar a indicação correcta no entanto era uma zona muito pouco visível.

Segunda metade do percurso. Após o planalto as descidas técnicas começaram e foram engrossando. Engrossando a ponto de se tornarem não técnicas, mas perigosas. Bastante vegetação ao nível da cara e zonas pouco interessantes. Senti-me de volta aos raides que abandonei precisamente porque imperava a política de "o meu é mais difícil que o teu". Era de evitar e pelo que pude conversar no final, no ano passado o percurso era bastante mais interessante nesse aspecto.

Não morri de amores também pela parte final, mas compreendo que seja complicado ligar de forma mais interessante a serra à cidade.

Não gostei também de não ver pessoal da organização nas zonas mais perigosas. A única vivalma além dos atletas eram alguns bombeiros mas que não estavam afectos à maratona. Já não falo nos cruzamentos porque aí, somos auto-suficientes para atravessar, mais depressa ou mais devagar, pese embora o facto de nas zonas mais complicadas existir polícia ou GNR.

À chegada, nada de zona de lavagem de bicicletas. Questionado um membro da organização, disse-me que haveria torneiras no forte, mas nada de mangueira. Resignado meti a bicicleta como estava no carro e lavei-a aqui em casa.

VEREDICTO
Como disse no início levava muitas expectativas. Dizer que saí de chaves desiludido seria talvez demais. Mas, com toda a sinceridade, não me encheu as medidas.

Sei que nem todos os anos as coisas correm bem e há sempre coisas a melhorar. Neste caso apesar da longa lista de negativos (e sou sempre picuinhas nesse aspecto) o que realmente me desagradou foi o percurso. Se dependesse exclusivamente disso, seria o primeiro e último ano em Chaves. Como não depende, e porque vi exelentes apontamentos noutros itens que também fazem uma maratona, deixo a porta aberta para que, eventualmente para o ano, pondere repetir a estirada e o gasto, voltando à Rota do Presunto.

Prestação final: 71º com 2:20:41
--

Como nota final, deixar só os votos de melhoras a todos os que com maiores ou menores percalços sentiram na pele, e não só nas pernas, a maratona.
 

miguelmarques

New Member
BOONEN said:
boas
resumindo; Percurso da maratona muito bom , muito técnico e principalmente muito duro a organização no meu ver so pecou em dois pontos :
- disseram que iam reduzir ao numero de kms da maratona para 72 e realmente eram esses mesmos que estavam no mapa de altimetria mas na realidade deu 84 kms , para quem vai competir faz diferença.
- demoraram muito tempo para entregar os cabazes aos primeiros 3 class.
De resto a organização esteve 5*****
Para o ano la estaremos.

um abraço, Nuno Miranda


existia cabazes para os 3 primeiros classificados? maratona e meia? homens mulheres?
 
Amigo Narciso :wink: ........... acabadinho de chegar a casa após 500Kms de viagem!!!

Apenas tenho a relatar o seguinte :

Como no ano passado 10**********, em relação ao percurso escolhido FANTASTICO.......GRANDE TREINO...........Subir, Subir, Subir, Subir.

Participo em muitas maratonas e algumas das mais badaladas e é dificil encontar este nivel de organização!!! PARABENS!!!

Um GRANDE abraço ao AMIGO Nuno Almeida pois foi ele que me desafiou a ir a Chaves o ano passado, fiquei fã desta maratona e irei sempre que me seja possivel,

ao Amigo Douglas sai de Chaves e não tive oportunidade de me despedir dele, ao Amigo Narciso até pró ano, a todas as pessoas envolvidas na Organização.

As rapidas melhoras aos colegas BTTistas acidentados.

Nota Final............. É POR MARATONAS COM O NIVEL DESTA QUE VALE A PENA FAZER 1000 Kms DE VIAGEM.


UM ABRAÇO E BOAS PEDALADAS!!!
 

Gaija

New Member
Chegada há 2 horas dos meus 450 km. Feliz e contente :mrgreen:

A noite de Sábado estava freaquinha mas foi aquecida à custa de pásteis, presunto, caldo verde e "cumbíbio".

Domingo, toca a preparar a trouxa, picar o ponto e arrancar! Lá foi o pelotão percorrer a cidade de Chaves. As minhas queixas já as apresentei à direcção mas prenderam-se com a falta de policiamento no circuito dentro da cidade. Atravcessa-se a Veiga em direcção a Nantes e preparar para a Bela da Senhora Subida. Logo ali, ni final da calçada e no início do pó começou-se a desmontar. Mas foi sol de pouca dura pois após a curva toca de saltar para o selim e seguir viagem! Estradão bem largo com espaço suficiente para quem queria subir depressa, a passo de caracol ou a pé. Um fotografia aqui, outra ali e chegamos a um pequeno interlúdio rolante que entra na parte triste do percurso: a parte ardida. Mas a vista que se tinha sobre a veiga valia o esforço. E enquanto o 1º classificado da meia-maratona cortava a meta, eu comia um pastelito de chaves no 1º abastecimento :lol: A subida merecia um prémio não? Aqui já tinha arranjado companhia para o resto da meia maratona a Clara de Matosinhos e o Carlos de Chaves! Grandes guerreiros que finalizaram hoje a sua primeira prova. Embora o marido da Clara se fartasse de telefonar a perguntar se ela já tinha desistido :evil: Mas ela fez-lhe ver! Acabou, e nem pensou em desistir!

Mas voltando ao percurso... No planalto o vento soprava contra e quase parecia que continuava a subir... Check point e os bombeiros e a ambulância à procura de um ferido (seria o lpsferreira? as melhora spara si e a pequena!). Descida técnica aqui, subidita ali e paisagens cerradas mas lindas! Aliás, a paisagem em todo o percurso foi lindíssima e embora os incendios tenham destruido a subida, dava para se perceber a vegetação que lá estava e a beleza que nos foi cruelmente negada :s e após o planalto achei que era muito interessante e bem giro. O duchene vai ter de me dizer onde fica o quintal dele porque a beleza da Natureza sempre me encheu as vistas.

Era difícil e técnico? Olhem que aqui a Gaija fez a meia (quase) sempre montada! E sem me ter passado pela cabeça a ideia de desistir apesar dos 900 m de acumulado ;) :cl:

A chegada pelo forte foi uma boa ideia e parecíamos conquistadores :)

E perguntam-me... Mas a Cmarques não foi contigo? Foi foi, mas a miúda pedala que se farta e na subida arrancou! Esperou por mim na linha da meta e muito modestamente respondeu à minha pergunta do "Chegaste há quanto tempo?" com um simples "há pouco!" pouco? Só uma horita de diferença :D que é isso?

As classificações estão aqui

Os banhos foram quentinhos e o almoço foi farrto e óptimo! Mas não se podia ficar lá eternamente!

Uma nota final sobre o percurso. Concordo com o Runner

Runner said:
Nota: As organizações das Maratonas ditas "particulares" têm que ver que a maior parte dos participantes são atletas com pouca preparação (fim de semana) não têm muita técnica e este tipo de terreno não os cativa, pois pra competição (onde me incluo) vamos cerca de 50-60 o resto quer diversão e convivio, valia a pena pensar nisto... :roll:

Mas esta maratona não era uma etapa do Open de Trás os Montes de Maratonas? Se calhar foi daí que veio o ligeiro aumento de dificuldade. não? Mas também já se vai na 5ª edição e ainda não se repetiu o percurso! E parece-me que ainda haverá umas quantas edições até tal acontecer!

Em conclusão: Adorei! Espero poder voltar todos os anos. Afinal é a maratona da minha Terra :)
 

j.fredy

New Member
Obrigado a todos um grande OBRIGADO.
Participantes, GNR, PSP, amigos e voluntarios
que se associaram ao evento e aos criticos que pela
positiva deixam os seus comentarios , pois com eles
para o ano vamos ainda melhorar.

BTT Clube de Chaves
 

alexey78

Member
Pois bem, aqui vai a minha análise a esta edição da Rota do Presunto:

Quanto ao jantar de sábado só posso dizer o que ouvi falar, já que não jantei, e segundo muita gente foi bom. Na partida
nada a registar, exceptuando realmente o facto de não ser possível falar pra quase 1000 pessoas com um megafone, fica a melhoria pra próxima edição.

O percurso, sim, era duro, mas gostei bastante, e apesar de ser de cá de Chaves, não conhecia, mas não achei nada de "impossível", cada qual vai ao seu ritmo, logicamente pra uns foi duro e pra outros foi de "matar", mas mesmo assim faz-se à vontade, mesmo pra quem só vem passear. De qualquer modo, quem não vem muito bem preparado tem que pelo menos saber pra que região vem, Trás-os-Montes quer dizer alguma coisa, não? :wink: Posso garantir, e o Narciso confirmar, que ao que se pode fazer por aqui, aquilo até nem foi nada!!

Os abastecimentos, parei no 1º, não me faltou de nada, tudo do bom e do melhor, mas se houvesse minis geladas, ui ui!! :mrgreen: no 2º não parei, e como já foi dito, o sítio era lamentável, numa curva a descer?? Acho que nem havia necessidade do abastecimento, quanto mais de ser numa curva.

As marcações, ok, uma ou outra podia estar melhor, mas só se perdeu quem quis, ou quem quis atalhar, também soube do problema da marcação na ciclovia, mas se tivessem olhado decentemente para o percurso divulgado antes da prova, acho que era bastante óbvio.

Do almoço acho que ninguém tem queixa, estava tudo bom e à fartura.

Segundo informações que recolhi, o lpsferreira esteve muito tempo à espera, por ter indicado mal a sua posição à organização, isto foi o que me disseram, mesmo assim, é um aspecto a melhorar, nem sempre temos o discernimento necessário pra nos mantermos calmos e saber onde estamos depois de uma queda, as melhoras pra ele e pra filhota.

Pessoalmente correu-me tudo bem, exceptuando um episódio que vou refeir aqui só pro pessoal ter cuidado, se não é que tem já... enquanto deitei a bike na relva, e estive à espera junto com 2 amigos pra vermos chegar o Paulo Vila (claro, quem mais ia ser), não me afastando mais de 20 metros em qualquer ocasião da bike, abriram-me a bolsa do selim e roubaram-ne uma mini bomba, infelizmente creio que já começa a haver este tipo de pessoas infiltradas neste eventos onde muita gente está de boa fé e pelo desporto. A essa pessoa, só dizer-lhe que teve muita sorte eu não ter visto, porque se ia lembrar pra sempre de Chaves, já agora, fiz quase metade do percurso com uma bomba zefal às costas que encontrei na zona da calçada, se é de alguém, entreguei à organização. Abraço a todos e até pro ano!! :D
 
Top