Rescaldo MIBA 2012

crex

New Member
Bem sou eu a abrir o topico do rescaldo da maratona internacional de btt do algarve, este ano acho que a organização se excedeu um pouco a nivel das rampas, tornando-se dificil subir as devidas subidas. Sendo a minha segunda participação nesta maratona agora fiquei um pouco indeciso sobre voltar cá, porque no ano anterior o percurso era bem mais estavel mesmo tendo as duas rampas no percurso 50km. Este ano estive de novo nesse percurso e foi bastante complicado, não sei se sou o unico ou não descontente mas é algo a pensar porque as maratonas fazem-se se os participantes gostarem. Bem quanto aos abastecimentos penso que deveria ter mais um no final do percurso. Quanto ao secretariado, banhos e almoço 5 estrelas.
 

heliommm

Member
Organização DESCUIDADA, é o que tenho a dizer. Nunca numa maratona me tinha enganado na opção de percurso -- e como eu houve muitos hoje. Queria fazer a Maratona mas acabei por ser atirado para a Meia. Ou a placa não estava lá ou eu simplesmente não a vi (alguém tirou? estava pouco visível?).

Mas a questão é: porquê é que a Organização não teve o cuidado de colocar pessoal junto da divisão de percurso para chamar à atenção? Porquê é que, tal como se faz noutras maratonas, não havia placas a avisar de "aproximação de separação de persurso"?

Frustrante, depois de tantas semanas de treinos...
 

mamgo77

New Member
Boas, pessoal, parece que tive melhor sorte, na semana passada fiz o reconhecimento do percurso, e como o terreno estava extremamente seco, fiquei reticente, pois pareceu-me bastante perigoso, mas devido às chuvas desta semana, o terreno estava bastante fofo e com melhor aderencia, pelo que as minha "reticencias" se dissiparam por completo!! pena ter furado duas vezes o que provocou três paragens forçadas, mas a assistencia da organização deu-me uma mãozinha, pelo que tenho de lhes dar 5 estrelas!!! de resto nada a apontar, pena não ter corrido de forma igual para todos...
 

crex

New Member
Tambem tive dois furos, quero agradecer ao rapaz penso que seja da equipa do ginasio de silves por me ter cedido a sua camara de ar e agradecer a ajuda do amigo do btt de santa clara a nova.
 
S

saboiano

Guest
Fogo.. estava a pensar que era o 1º classificado na categoria dois furos mas já estou a ver que não =(
1ª maratona que entrei... ainda não estou preparado para esta dureza. Também queria agradecer a camara de ar "emprestada" por um membro da organização. Tb acho que faltou sinalização em alguns locais assim como alguém da organização nomeadamente em duas ou três descidas bastante inclinadas.
 

H2O's

New Member
Boa noite a todos.
há excepção de pequenas falhas, parece-me que foi uma boa organização.
Efectivamente existiram algumas pequenas falhas de sinalização, nada de grave para quem fosse atento.
Aquilo que me parece que não foi bem avaliado, foi o horário para o inicio das provas de lazer, foram iniciadas demasiado tarde o que resultaram na conclusão da maratona, em alguns casos por volta da hora do lanche, passo o exagero, mas obrigaram os atletas a pedalarem entre o periodo de maior calor, algo que podia ser facilmente evitado.
Tudo o resto, 5 estrelas.
Cumprimentos
 

S@ntos

New Member
Duro qb.

Por acaso até vi as placas indicators dos 80 e dos 50 e curioso é que junto a essas placas estavam não um, nem dois membros da organização mas sim três, o que dissipa quaisquer dúvidas.

Nalgumas curvas mais traiçoeiras e na descida junto à autoestrada é que achei falta de placas indicadoras de perigo.

Venham os tempos e as "chapas".
 
Por acaso acho que a sinalização de separação dos percursos estava relativamente bem visível, creio que o mal talvez tenha sido ser em cima da ZA, o que faz com que alguns não tenham reparado nas placas ao arrancar. De um modo geral a sinalização pareceu-me muito boa, apenas algo escassa nalguns locais.
Como aspectos menos bons, refiro também a hora de partida demasiado tardia, que atirou com a maratona para as horas de maior calor do dia (e de maior quantidade de UVs, tenho umas belas marcas de bronzeado a comprová-lo, até as luvas ficaram marcadas). Também julgo que seria de pensarem em separar a partida por grupos consoante o percurso, à semelhança do que costuma acontecer, por exemplo, em Alte, para evitar situações como a que vi, de um grupo de crianças no meio do maralhal que impacientemente esperava pelo sinal de partida para arrancar a todo o gás... Os acidentes acontecem e é melhor preveni-los no que é possível.
Quanto ao resto, nada a dizer, pareceu-me tudo em bom nível, a dureza do percurso é de algum modo inevitável, dada a situação geográfica de Messines, e é parte do "cartaz", tendo-me parecido adequada. Pelo menos não me deparei com subidas virtualmente impossíveis de fazer a pedalar por um não atleta, como aconteceu no ano passado...
Parabéns à organização e (espero) até para o ano.
 

jcmoises

New Member
Para mim foi a 1º vez nesta prova, (54km- lazer) e o meu rescaldo da prova foi muito possitivo, prova com subidas que nunca mais acabavam, descidas rápidas mas sem grande perigo, salvo a que passava por baixo do auto-estrada que não se encontrava sinalizada, de resto estava tudo bem marcado, alguns sitios para rolar. O unico senão para mim é a prova começar tão tarde, o que vai originar a que se apanhe as horas de maior calor.
Banhos e lavagem- 5*
Almoço tambem estava bom.

O unico senão é que paguei para saber o tempo que tinha feito na prova e agora vejo que os tempos de chegada dos atletas do lazer foram tratados mesmo com lazer pois eles estão todos com pelo menos mais 10 minutos cada um, ou então abalamos todos primeiro do que os da competição. Esperemos que as mesmas sejam rectificadas.
Boas pedaladas.
 

TLouro

Member
Boas,

Pareceu-me que a organização da MIBA esteve globalmente bem e aqui vão os pontos que destaco pela positiva e pela negativa:

(+++)
-percurso com uma dureza adequada e sem subidas impossíveis
-assistência a problemas mecânicas, como furos e falta de óleo nas correntes
-sinalização do percurso (apesar das descidas perigosas poderem estar melhor assinaladas)
-zona de lavagem de bicicletas bem montada
-preço "low-cost" e relação preço/serviço prestado

(---)
-horário de partida tardio, como já muita gente referiu
-falta de distribuição de águas no fim do percurso

Infelizmente, deparei-me com duas quedas feitas de companheiros do pedal, especialmente a última que envolveu perda de consciência e um capacete bem danificado. Aqui ficam votos de rápidas melhoras. Neste segundo caso, a assistência poderia ter sido mais rápida, já que demorou bem mais de meia hora a chegar a um local de fácil acesso e já perto de Messines.

Não vi fotógrafos, mas deve ter sido distração minha... fico na esperança que apareçam fotos.

Cumps
 

Lapierre

New Member
Mais um ano mais um bom dia de BTT pela Serra Algavia...

A organização esteve bem em minha opinião...

Apenas tenho um aspecto negativo a salientar e porque me visa diretamente já que paguei por ele...
Eu nao apareço e nao sei o porquê na classificação dos 54 km - dorsal 2018 -, já que paguei 3 euros por tal serviço...
Acho que esta "taxa" deveria ser abolida em futuras edições pois não faz sentido uns terem classificações outros porque nao pagaram ,não, aumentem 1 euro o preço total da inscrição e tirem os tempos a todos, acho que seria melhor "negocio"...pois pelo que vi foram poucos os que aderiram a este serviço...


Até ao proximo ano...
 
Last edited:

Unknown_Rider

New Member
Mais um ano mais um bom dia de BTT pela Serra Algavia...

A organização esteve bem em minha opinião...

Apenas tenho um aspecto negativo a salientar e porque me visa diretamente já que paguei por ele...
Eu nao apareço e nao sei o porquê na classificação dos 54 km - dorsal 2018 -, já que paguei 3 euros por tal serviço...
Acho que esta "taxa" deveria ser abolida em futuras edições pois não faz sentido uns terem classificações outros porque nao pagaram ,não, aumentem 1 euro o preço total da inscrição e tirem os tempos a todos, acho que seria melhor "negocio"...pois pelo que vi foram poucos os que aderiram a este serviço...


Até ao proximo ano...

O meu dorsal foi o 2028 e também desapareci. Não apareço na classificação do Lazer 50, nem nos desclassificados.

Eu bem sei que sofri muito com aquelas 2 paredes e com o calor, fruto na minha opinião que vale o que vale de uma excessiva dureza concentrada em 16 km mais a hora tardia de arranque da prova, com já alguns companheiros referiram, mas se paguei para ver o meu nome em ultimo , que seja, que lá apareça.
 

luispe

New Member
Pelo meu 5 ano em Messines penso que possivelmente foi o ano mais fraco em termos organizativos , Quando tinham tudo a favor desde muito pessoal a um clima magnifico vamos então ás coisas positivas a meu ver.
Percurso: O normal em 5 anos que vou a Messines a dureza é + ou- idêntica mas desta vez conseguiram evitar que o pessoal aglomerasse e andasse a pé, pois os estradões iniciais foram bem escolhidos bem ao contrário do ano passado que nos meteram numa parede em single.
Marcações: continuo a achar que estão ótimas já li em post anteriores aqui situações na separação dos percursos mas nem todos passamos ao mesmo tempo nesse mesmo sitio eu quando passei estavam 3 rapazes da organização possivelmente quando outros colegas passaram não estava nenhum ou então estava só um.
Abastecimentos : este ano por sorte ou azar :) como andei numa de lazer , parei nos abastecimentos estavam bons a não esquecer que estamos em crise :) o pessoal muito simpático e prestável nada a apontar.
Lavagem de Bikes: normal dá para tirar a maior, com um bom numero de mangueiras.
Banhos e Almoço: Ótimos.
Pontos Negativos "pelo menos para mim"
Hora de partida: No máximo 09h30 tudo o que for mais tarde é muito mais tarde ...
contagem de tempos : ou para ninguém ou para todos , neste ponto então é de facto lastimável " já não são maçaricos nenhuns em termos organizativos"
Para finalizar espero para o ano voltar... há e atenção porque o espirito do BTTista está a acabar é impressionante como é que pessoal com quase 4horas de prova na meia maratona ainda pensam que vão ganhar ahahahaha é de facto giro ver certos participantes alem de ignorarem por completo as ajudas ainda mandam vir porque estão a impedir um pouco o caminho …. Por favor ….para eles a taça da má educação. Apercebi-me desta vez porque como disse fui mesmo numa de lazer e verifiquei comportamentos péssimos... Atenção , isto não é pra todos , eles sabem quem são... O Lixo continua a ser uma realidade que é deixada nos trilhos durante a prova será que pesa assim tanto o plástico do chocolate ou do gel ????
Até para o Ano MIBA.

Pontos Negativos "pelo menos para mim"
Hora de partida: No maximo 09h30 tudo o que for mais tarde é muito mais tarde ...
contagem de tempos : ou para ninguem ou para todos , neste ponto então é de facto lastimavel " já não são maçaricos nenhuns em termos organizativos"

Para finalizar espero para o ano voltar... há e atenção porque o espirito do BTTista está a acabar é impressionante como é que pessoal com 4h de prova na meia maratona ainda pensam que vão ganhar ahahahaha é defacto giro ver certos participantes alem de ingnorarem por completo as ajudas aindam mandam vir porque estão a impedir um pouco o caminho para eles a taça da má educação. atenção que apercebi-me desta vez porque como disse fui mesmo numa de lazer e verifiquei comportamentos péssimos... atenção claro isto não é pra todos , eles sabem quem são...
 
Bem... estive agora a ver a lista de tempos... Que confusão... Além de terem começado a contar antes da partida, o que não será muito grave, pois, em princípio, penalizará todos por igual, já me parece mais grave a falta de atenção às marcações de controle, pois tenho um amigo que desviou para os 50km e aparece agora nos lugares cimeiros dos 80!...
 

MSoares

Member
Estive presente no evento pelo terceiro ano e também me pareceu que não foi tão bom quanto deveria ser. Logo a começar o facto de termos que pagar 3! euros para termos cronometragem. Não haver cronometragem já não se usa. Pagá-la é de bradar aos céus. Abalar às 10.10 é tarde e cria ansiedade para muitos atletas. O almoço também não foi nada do outro mundo. Logo quando cheguei não havia pizza, o arroz parecia que tinha sido amassado, a salada limitava-se a algum milho, vestigios de alface e uma cena roxa que eu nem percebi se era couve ou outra coisa qualquer. De resto estava tudo dentro do esperado. Secretariado rapido, pelo menos quando eu cheguei, (cerca das 8.15) bons abastecimentos, boa sinalização, inclusivé nas separações dos percursos, e banhos com água a uma temperatura bem apetecível. Como já lá fui 3 vezes para o ano talvez não repita. Não se pode ir a todas e há algumas onde nunca fui e quero ir.
 

fabioinacio

New Member
Sagrei-me Campeão Nacional de XCM do Paraciclismo D21 (Deficiência Auditiva):#1:

Gostaria de deixar aqui o meu rescaldo desta prova: Na minha opinião o percurso era muito interessante e conteve muitas subidas longas, o meu ponto forte, pois na zona onde treino regularmente tem muitas subidas. Relativamente às sinalizações, para mim não houve qualquer problema pois estavam bem sinalizados e penso que deviam acrescentar um sinal de “perigo” na descida da última montanha elevada (Meia Maratona). Abastecimentos, podia melhorar a localização porque havia um que estava pertíssimo do início da descida (no topo da montanha), era preferível receber águas durante a subida do que nas descidas pois assim complica beber. No final da meta não havia nada para comer, foi esse o ponto mais negativo, mas não podemos esquecer que as inscrições foram baratas (Low-cost) e consequentemente a oferta foi pouca.

Espero que mais tarde aumente os atletas com deficiência pois também merecemos competir nos mesmos eventos e provas nacionais!

Costumo publicar os meus treinos e provas de competição, e se quiserem espreitar a minha carreira no BTT, basta clicar o gosto na página para aparecer novidades no seu mural do Facebook: www.facebook.com/fabioinacio.eu :yeah:


Boas pedaladas!
 

TLouro

Member
Muitos Parabéns, Fábio!

Tive a oportunidade de me cruzar com alguns paraciclistas e fiquei deveras impressionado com a garra que demonstram! Têm toda a minha admiração!

Concordo em absoluto contigo no que diz respeito ao aumento das participações de atletas com deficiência. Para além de terem todo o direito de competir, contribuem para engrandecer as provas.

Um abraço
 
Top