Rescaldo Maratona Portalegre 2011

JPontes

New Member
Boas, amigo tapadeiro. Ao ler as suas palavras parece que não foi à mesma prova que eu.

Apanhei sempre água fresquinha e havia pessoal da organização por todo lado, até escuteiros. Ambulâncias as zonas criticas etc...
Na minha opinião só faltou pontos de água. Mas como a organização anunciou a quilometragem das ZAs cabia a nós saber gerir a água.
 

Dalee

New Member
Pela segunda vez fiz Portalegre e sem duvida que é um evento fantástico... Eu é que sou um azarado do caraças que tem que vir sempre qualquer coisa que me venha estragar o dia... Desta vez foi ao km 48, um pneu rebentado que me obrigou a abandonar :( Parabéns à organização, mas já agora só um pequeno senão, o almoço estava fraquito, valeu a sopa de cação! :)
Boa pedaladas!
 

oldfox

New Member
Esta foi a 7a vez que fui aos 100Kms de Portalegre e realmente é difícil encontrar um reparo para fazer à organização.
Em quantas mais maratonas participo por aí (ex: Alte), mais fico convencido que a organização de Portalegre está realmente noutro patamar.

Só o facto de se darem condições para todos tomarem banho (o meu estava tépido) e almoçarem sem filas de espera é um feito extraordinário quando se têm 3 milhares de pessoas em prova.

Para além disso é um bom dia de btt com bom percursos, boa sinalização, segurança, assistência e bons abastecimentos com pessoas super simpáticas (até as bananas vinham já semi-descascadas na ZA 3).

Este ano nem houve (pelo menos para mim) os engarrafamentos do costume!. Boa gestão dos trajectos dos 100 e dos 60. Parabéns, acredito que não seja fácil escoar esta gente toda para a serra!

Só dispensava mesmo os saquinhos de papel nas zonas de abastecimento. Não dá para ver qual é o conteúdo e é mais um pacote para ter que rasgar (e para alguns) deitar para o chão.

Este é de facto o pior aspecto desta maratona. Há pessoas que devem pensar que lá porque pagam uma inscrição têm direito a criados catadores de lixo!!

Esquecem-se que estão num parque natural!?

Acredito que a organização tenha um trabalhão brutal a limpar os trilhos a seguir ao evento, caso contrário já estaríamos todos proibidos de lá voltar a pôr os pés (rodas).

Penso que a organização até trabalhou neste aspecto, para além de baldes e sacos do lixo em todas as ZA, reparei que na ZA3 existia uma passadeira enorme de plástico parta recolher o lixo que o pessoal atirava para a berma.

Adorei a maratona só não gostei da atitude de alguns participantes

Para o ano lá estarei!
 

Ghost16

New Member
Boas pessoal, pelo 6 ano consecutivo que participo neste evento, os ultimos 3 na prova rainha os 100 Km. Palavras para quê?!!
Simplesmente sensasional. A maratona de Portalegre é sem duvida a "Meca do BTT".
Parabens aos Ases do Pedal.

Cicloclube BTT de Elvas
 

cajobogart

New Member
Gostei muito, mas percebo o que querem dizer com a atitude de algumas pessoas. Mas é algo que cada vez mais aparece nas provas,....

O unico reparo que posso fazer é o facto de nos ultimos 15 kms o pessoal da meia e da maratona anda junto, mas com diferentes ritmos (e num espaço curto).
PArabens à organizaçao

Ja agora, fotos?
 

Brunildo21

New Member
Finalmente, deixo 3 perguntas:
- Alguém sabe sites onde estejam fotos?
- Alguém sabe onde estão as classificações?
- Alguém sabe para que servia o chip? (os tempos foram retirados com o scaner, pelo que não entendo a utilidade do "apêndice" no capacete)
H

Classificações ainda sem estarem filtradas podem ver em metadigital.com.pt, os chips funcionaram, o scaner serve apenas para fazer a filtragem, visto que a malta que se inscreveu para os 100 e foi aos 50 não são contabilizados os tempos e vise versa, e essa malta não passa no scaner, para depois se fazer a filtragem...
 

FÓTObikers

New Member
Boas,

Para quem me viu, fotografei os primeiros á passagem apeada do ribeiro.
E num single track com bastantes fetos em redor, já em descida, depois das subidas lixadas até ás antenas.

Quando regressei um pouco abaixo, onde tinha deixado a bike encostada, verifiquei o desaparecimento do GPS Garmin Oregon 450,

Avanço da bike limpinho, não ficou sequer o suporte nem os apertos rápidos...


Pedro Fotobikers



http://www.fotobikers.net/albuns/PTG2011/IMG_0086-rt.jpg



IMG_0095-rt1.jpg
 
Last edited:

npaixao

Member
É de lamentar esse tipo de comportamento, mas é neste tipo de atitudes e outras que já aqui foram descritas que se vê que há participantes neste tipo de eventos que precisam e umas boas lições de civismo.

Participei nos 106kms e refiro como negativo os seguintes pontos nas zonas de assistência e almoço:
- a falta de líquido isotónico nas primeiras três zonas de assistência para ajudar a repor o nível de sais minerais (a inscrição não é barata, não entendo porquê poupar na hidaratação isotónica)
- os "shots", gel e pastilhas para chupar que estavam a dar na última zona de assistência, deveriam estar disponíveis em todas as zonas anteriores
- a falta de uns salgados (sandes de fiambre/queijo) ou umas fatias de bola. Em passeios com mil participantes até já vi pasteis de nata.
- o que salvou o almoço foi a sopa de cação, pois o 2º prato estava frio...

Foi uma maratona bastante positiva em todas as outras questões, e isso deu para ver na excelente logística disponibilizada.
Parabéns à organização. Basta ir melhorando algumas coisas de ano para ano para continuarem a manter ou superar expectativas.
Mas com o que se paga, é mesmo trabalhar para superar.

Abraço,
Nuno.
http://peloteam.blogspot.com
 
Last edited:

joaopaulo2

New Member
Boas Pessoal esta foi a minha segunda participação na meia de Portalegre.
Achei a prova mais dura que a do ano anterior, e tb com mais 10km.
Acerca dos meu rescaldo tenho que dar novamente os parabéns à organização, excelente como sempre.
Traçado bem marcado, bons abastecimentos, com apoio da cruz vermelha e zona de apoio e manutenção das bikes (pequenas intervenções), reparei que houve menos garrafas e bidons e lixo nos trilhos, os participantess estão mais atentos a isso o que é de louvar, os banhos estavam um pouco para o frio, mas nada de mal, o almoço sempre rápido e eficiente, nada de filas, o que é excelente.
Quero desejar as rápidas melhoras ao participante que caiu antes das giestas e que estava à espera do heli, espero que não tenha sido nada de grave.
Resto de um bom fim de semana para todos
Cumprimentos
JP2
 

byka

New Member
Foi a minha 1ª vez em Portalegre e fiz a meia. Organização e logística irrepreensível dada dimensão do evento.
Quero agradecer ao rapaz da 1ª assistência técnica que me pôs a "avózinha" a funcionar antes das verdadeira subida. Sem a sua intervenção ainda lá devia estar a esta hora... :)
Os últimos kms em comum com os dos 100Kms podem ser perigosos. Penso que seria a única coisa a mudar.
Uma vergonha é o facto de algumas meninas chegarem bem á frente sendo empurradas com a mãozinha dos cavalheiros no selim desde a partida!!
Nunca tenho pretenções ao pódio até porque nunca lá chegarei mas, tenho muito orgulho em terminar uma prova como esta simplesmente á custa do meu suor!!
Tenham vergonha e dignifiquem a presença feminina no BTT!

Quanto a mim: objectivo cumprido!!!! :)
Obrigada Ases do Pedal!
Bom trabalho!!!
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
Realmente o pessoal "anda muito"...no site da metadigital,na classificação dos 100kms o primeiro aparece com uma média de 49km/h...é obra:)
 

Narciso Magalhães

Active Member
Isso acontece porque há pessoal que se increveu nos 100Km´s e depois fez os 50Km´s. Como alguém disse atrás as classificações ainda não foram filtradas daí acontecer essa situação.

De qualquer maneira houve atletas a fazer média de 25 o que para uma prova destas não deixa de ser obra.
 

jacare

Member
boas , foi o meu primeiro portalegre que fiz e digo que para o ano estou la outra vez ! achei expetacular todo o evento a todos os niveis . so tenho um reparo a fazer em relaçao ao arame farpado de uma cerca ao km 10 mais ou menos que estava no chao . acredito que muitos la devem de ter furado . boas pedaladas e ate para o ano !
 

jmartins66

New Member
Foi o meu segundo BTT Portalegre depois de há 2 anos ter feito 5,35h, este ano fiz 4,05h sem nunca desmontar numa excelente evolução :)
Organização 5*, percurso brutal, duro mas brutal!!!

Proximo objectivo é ir fazer os 100km

Até á proxima e venham as fotos
 

n_reis

New Member
Boas, foi a minha segunda participação naquela que é considerada por muitos a "prova das provas" do btt nacional, e apenas posso dizer que gostei de praticamente tudo. Espectacular e DURISSÍMA a subida às antenas, isso é que foi acelerar por aquela rampa acima, a 5 km/h (hehehe), mas chegar lá acima é uma sensação fantástica. Como não há duas sem três, para o ano lá estarei mais uma vez.
As melhoras aos acidentados

Nuno Reis
Turígia Total Bike
 

Sardoal

New Member
UIma só palavra que é excelente.
Organização,prova,assistencia.
E quando assm é nada mais há a dizer.
Quem sabe,sabe.
 

jorgev

New Member
Bom dia a todos!

De facto temos que reconhecer a capacidade organizadora dos Ases e a vontade de continuar a levar em frente este mítico encontro anual de BTT.
É um prazer participar e partilhar os trilhos com todos, dos mais "profissionais" aos mais "amadores", acho que é esta uma das razões que torna Portalegre tão especial, todos, ao seu ritmo querem se superar e fazer melhor tempo do que no ano anterior. Assim também há que ser compreensivo e aceitar as diferenças entre mais de 4.000 participantes. É claro que quem caiu prejudicado por outros pode ter outra opinião, mas na minha opinião é aos mais experiente que
compete fazer alguma pedagogia, e aqui no Forum a escrever também se pode fazer, Porque também vi muito "Pró" a querer passar á viva força.
Gostei mais do percurso este ano, a subida ás antenas é da "praxe", só custou ver que logo ali ao lado estavam a descer, dando a sensação de subida inútil, sobretudo com os 90Km's já nas pernas.
Para mim foi um prazer, agradeço ao meu colega Pedro, e aos parceiros de ocasião com quem nos fomos cruzando e dividindo alguns Km's, e sei que muitos registaram o nosso nome: Aikedores "A pedalar desde 1985.
VIVA o BTT.
Parabéns aos Ases.
 

jorgev

New Member
Boas oldfox,

Concordo contigo, com o trabalho extra que tiveram a pensar os trilhos a separar os 50 dos 100.
Para quem em tempos esperou 20min. devido ao aglomerado de pessoal foi uma evolução espantosa.
Só parei por breves instantes junto aos maiores cursos de água.

O lixo é inevitável, mas o pessoal deveria ser mais consciencioso.
Abraço
 

paulo 123

New Member
Boas esta deve ter sido a mais dura dos 100km a avaliar pelos graficos das provas anteriores ,alguem sabe dizer a altimetria da prova? é bem mais do que 2400m..cumps
 
Top