[Rescaldo] Maratona Inatel da Arrabida Setubal 30 de Setembro 2007

BigFoot

New Member
Bom.. apos chegar a casa e tomar banho, chega a altura de começar a contabilizar os danos..
Impossivel foi terminar a maratona fiquei pelos 30km ao partir o drop out e mudança de tras.
Como eu seguramente dezenas pra nao dizer centenas.. precurso pessimo para um dia de lama como hoje, absolutamente impossivel..
No entanto para quem conheço o trajecto, há que dar o beneficio da duvida a esta organizaçao que tanto trabalhou, nao nos podemos esquecer, que isto estava pensado para um dia normal, e depois de marcaçoes feitas e todo tratado, é muito dificil a organizaçao alterar o precurso.. :s Por isso os meus Parabens! Porque compreendo o trabalho que da e que é impossivel alterar o precurso umas horas antes.
Imagino que exista centenas de pessoas chatiadas com o facto de pralem nao terminarem a maratona, com o facto de danos bastante grandes na bicicleta..
No meu caso foi o drop out, mudança e corrente, e pastilhas de tras..
Como eu passei eu pelo menos por 12 pessoas na mesma situaçao ate apanhar a minha boleia, creio que existam bem mais dezenas com o mesmo problema.
De qualquer das formas, acho que é um evento a repetir, e dar o beneficio da duvida e que isto para o ano sera muito melhor com o S. Pedro a ajudar!


Cumps.

Bruno Atalaia
 

Paulo986

New Member
maratona muito dificil, eu consegui acabar sem danos materiais na maquina, mas andei muito tempo com ela as costas... :s
muita pena do dia estar com chuva..

resta dizer que o convivio com o pessoal foi espectacular...


abraços
 
Boas
Eu tambem fui mais um daqueles que partiram o drop-out e não chegaram ao fim,
fiquei na lama entre a capela e o tanque.
Na minha opinião a maratona foi muito boa, o percurso era espectacular e eu
fiquei a conhecer novos trilhos para passar lá quando o tempo estiver mais seco.
Quero dar os meus parabens ao pessoal da organização que foram impecaveis em tudo,
esforçaram-se muito para que tudo corresse do melhor e só é pena e eles não poderem
alterar o tempo que foi a unica coisa que estragou a festa.
Continuem a trabalhar desta maneira e para o ano tentem acertar num dia bom :mrgreen:
porque nós temos um sitio dos melhores do pais para praticar BTT, uma organização muito
boa e o pessoal da zona já merece ter uma maratona tão boa como as melhores que se fazem em Portugal.

Abraço
 

LOKO

Member
Boas, é verdade podia ser uma boa prova... Mas não foi.

O tempo não ajudou e foi horrivel, lama e mais lama... muita lama. Mas não tenho medo de me sujar, o problema é que não dava sequer para pedalar, só a pé ou com a montada as costas, ora para isso ia para uma caminhada. Tb fui um dos que voltou para trás pelo alcatrão por volta dos trinta e tal kilometros, não sei quantos pois deixou de marcar. Alternei por indicação do pessoal da organização.
O percurso sem lama certamente seria um espéctáculo, mas assim foi horrivel, e com chuva nunca mais me apanham lá até porque:

- 5km de subida logo ao inicio.. é muito na minha opinião, eramos só 300, para separar 300 pessoas não é preciso isso tudo. Até porque a seguir foi continuar a subir, pouco passou e lá estavamos nós no famoso "cai de costas" com lama claro...
- O percurso não vou dizer mais nada, pois julgo que tudo já foi dito e certamente mais irá ser... ah alguma falta de sinalização em zonas perigosas.
- Lavagem das bikes, mau, muito mau, 2 mangueiras no inatel e 1 nos bombeiros(até que um companheiro teve a iniciativa de ligar uma outra) assim não dava muito tempo parado a espera para lavar as bikes completamente encharcados, enlameados, etc... muitos ficarão doentes.
- Banhos... mais uma decepção, para alem de serem poucos chuveiros(o que não seria grave pois o pessoal ia rodando) o espaço de acesso era diminuto... mais um tempão de espera.
- Almoço (a fome era tanta que tudo servia) e ainda bem, pois embora tenha sabido bem, não passou de uma refeição enfim "vulgar" nada merecedora dos 10 euros, pelo menos para os acompanhantes, Sopa e Esparguete com carne de porco.

Eu vim de lá com uma opinião negativa do evento, embora se voltar a acontecer participarei (Arrábida) desde que não tenha chuva.

Mas atenção, que nem tudo foi mau, [size=10pt]o pessoal da organização foi sempre e em todas situações espéctacular[/size] e via-se que estavam perturbados pelo facto de estar a correr mal e de tanta queixa escutar, não desistam pois o tempo tem destas coisas e isso é incontrolável.

Portanto desculpem lá a extensão do texto. e força que para o ano será melhor.

cumps
 

josealves354

New Member
:lol: :p
Caros amigos
Tenho a dizer que quando iniciei a maratona já sabia o que me esperava por isso decidi fazer todo o percurso, pois só assim me sentia realizado.
Claro que quando se danifica o material é sempre chato, mas tb todos sabem que na Arrábida com chuva e lama é sempre possivel estragar material.
O meu comentário à organização é o seguinte:
Eles estiveram espectaculares pois não é fácil marcar um percurso na Arrábida, pois as forças contrárias são muitas, mas eles tb estão bastante chateados.
Apelo que na próxima todos os participantes venho a Setúbal, pois a Arrábida bem merece.
O almoço tb estava bom, por isso nota 5.
O percurso tirando a lama nota 5.
À organização não desanimem com os comentários negativos e prossigam o vosso trabalho, que foi bastante bom.

Fiquem bem Amigos até à próxima.
 

plopes

New Member
Boas.
Ia preparado para fazer os 70km do percurso, não deu, mas os 40 que fiz eu e a maior parte do pessoal deu para moer bem o fisico e a bike. Felizmente não tive nenhum problema com a burra mas parei e perguntei muitas vezes a pessoal que não pode dizer o mesmo. Foi a minha 1ª vez na arrábida, percurso espectacular, paisagens (aquelas que se viram sem o nevoeiro) espectaculares, os singles de arrepiar. Claro que o nosso S. Pedro resolveu pregar-nos uma daquelas partidas que acontecem uma vez por ano, má sorte para a organização que a meu ver mesmo assim consegiu estar á altura, pois não foi por falta de empenho deles que as coisas não se resolveram melhor. Foi-me apresentada tb a famosa lama-cola da arrábida, não gostei muito da gaja, descer depois da capela com 5kg de lama em cada pé e ainda carregar com a burra ás costas com outros tantos kilos de lama, não foi fácil, mas com o pessoal na galhofa e mandar bocas uns aos outros fez-se bem. Acho que os abastecimentos estiveram muito bem com realmente aquilo que devem ter e em quantidade, e mais uma vez o pessoal da organização 5 estrelas. A parte do percurso junto á ribeira, um espectaculo. Criticas para a parte das lavagens, tanto das bikes como do pessoal, duas magueiritas sem pressão no Inatel e uma apenas de jeito nos bombeiros, pouco e mau, os nossos balneários uma miséria a água saia pouca e por um cano, pontos a rever numa organização que acho que preparou tudo muito bem e teve azar com o tempo. Avisem quando fizerem mais na zona, não vou faltar.
Parabéns

P. S.: Se alguém tiver pá aí umas fotos, digam porque é uma daquelas provas que acho que devemos estar todos muita fotogénicos
Um Abraço
 

tmatos

New Member
Como se costuma dizer uma uma imagem vale mais do que mil palavras
30hyii8.jpg

vzd9he.jpg

25iswhy.jpg

96iceg.jpg

54umqa.jpg

2irt55s.jpg


http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=5475127312213858680&hl=en
Quem ñ conseguir ver vá a http://video.google.com/videoplay?docid=-5475127312213858680&hl=en

Pelas fotos dá para ver do que o pessoal tem falado, aquela mistura de lama "cola", com a carumba dos pinheiros mostrou-se simplemente bombástica. Atenção penso que a organização não pode ser responsabilizada por esta situação,penso que no geral estiveram bem, nalguns pontos até excelentes como por exemplo na quantidade de pessoas que se encontravam distribuidas no precurso. O unico ponto negativo para mim foram os banhos.
Agora aquele lama, nunca tinha visto nada assim, é que era impossivel ir montado na bike como também era impossivel levá-la à mão, a lama simplemente bloqueava as rodas, a única hipótese era limpar as rodas de dez em dez metros, ou llevá-la às costas mas com a bicicleta e sapatos cheios de lama o peso simplemente duplicava ou triplicava, o que fazia com que fosse uma tarefa extremamente penosa.
Eu fui um dos que não acabou pois a lama ñ dava condições para continuar, mas se fizerem a maratona para o ano lá estarei outra vez, se ñ chover é claro.
 

JSoares

New Member
Aqui venho fazer o rescaldo de um passeio que tinha tudo para ser bom, mas por culpa de S. Pedro ficou estragado, os meus sinceros parabéns à organização pois com estas condições, além de material estragado não houve julgo eu nada de grave a registar.
No meu caso foi simplesmente o pior passeio que fiz, sobretudo pelas espectativas que levava para a Arrábida e de me ter levantado as 5.00 e ter feito cerca de 360 km para lá estar. A SALIENTAR QUE A ORGANIZAÇÃO NÃO TEM CULPA, pois com o que choveu, e sendo esta chuva no dia anterior só quem nunca organizou nada é que poderia culpar a organização após todo o trabalho tido por estes.

Assim aspectos que achei bons:

- Secretariado, fez-se bastante bem estava tudo bastante organizado e não houve demoras o que é de louvar;
- Hora da partida foi cumprida o que também vai sendo pouco habitual;
- O policiamento até o pessoal começar a subir 5 estrelas, pois todo o trânsito parou para ver passar os participantes;
- Os banhos acho que decorreram normalmente, acho que o aglomerado de pessoas e a lama existente dificultaram os mesmos, mas havia água quente pelo menos quando tomei banho e digo que foi bastante reconfortante;
- Lavagem de bikes, também foi bom, 4 mangueiras não se vê em nenhum lado, apenas a lavagem que em casos normais levaria cerca de 1 a 2 minutos, com a lama acumulada levava mais de 5 minutos;
- Os abastecimentos também foram razoáveis; podendo neste ponto haver um melhoramento, como por exemplo, sandes, aqueles bolos secos não são suficientes para dar energia;
A marcação bem como o apoio do pessoal da organização nos locais mais complicado foram bastante bons;

Assim, aspectos a melhorar:

- O inicio não se faz ninguém subir aquilo tudo logo no inicio, cerca de 5 km a subir e que subida. Acho que ser desmoralizante ao fim de tão poucos quilómetros o pessoal andar ao lado da bike, como vi;

- O Almoço acho que Setúbal tem mais a oferecer que esparguete com carne de porco, gelatina de sobremesa? Sinceramente será que a gastronomia de Setúbal não tem mais para oferecer? Acho que aqui deve ser tida em conta alternativa para o ano.

No conjunto acho que foi um passeio razoável, mas julgo que três grupos a organizar e com a colaboração da Inatel conseguem fazer muito melhor.
Para a próxima edição podem contar comigo, espero que para finalmente conhecer a Arrábida. Outra questão é que numa altura destas não se deverão marcar percursos em sítios que poderão ficar com lama, pois este passeio é mais virado para o pessoal de fora e não para os da terra.
 

meiabola

Member
Boas,

Posso até ser suspeito em falar sobre este evento por se desenrolar no "meu quintal", mas não existem duvidas de que o que torna o BTT interessante e unico são imagens destas:

tmatos said:

Apenas pessoas com elevado espirito de sacrificio e dedicação á modalidade apreciam este tipo de situações.

Infelizmente não participei por me deslocar a Espanha para outra prova, mas deixo aqui os parabéns e palavras de incentivo a quem organizou e participou nesta maratona :yeah: :yeah: :yeah: !

Pelo menos não fica na memória como apenas "mais uma maratona....."

Abraço.
 

Best

Member
Boas!

Tenho cá uma pontaria para escolher maratonas....

Domingo, conforme planeado, aqui o tenrinho das doenças, levantou-se nas calmas e tomou o seu pequeno-almoço de Nestum, reforçando as suas reservas energéticas para o grande evento.
O "gear", todo preparado no dia anterior, já se encontrava dentro do "furgon partenaire" e à civil, lá foi ele para Setúbal, com umas nuvens escuras no horizonte e com uns pingos que caíam... Isto não vai ser pêra-doce - pensei eu!

Chegado a Setúbal, encontro o Marquee, que aproveitou a desistência da CMarques, enquanto o Pastor "el erva daninha" e o Castanheira dos elásticos andavam a descobrir tabernas para tomar o cafezinho da manhã...
Ah e tal como é e coiso? ... e lá fomos levantar os dorsais, onde estava o Tó, antigo companheiro de pedalada da Santa Malta, desta vez fazendo parte da organização.
Tomámos o cafézinho numa "taberna fina", que o Pastor descobriu e lá fomos equipar-nos!...com ou sem impermeável era a dúvida... eu resolvi ir sem e levar o impermeável no bolso... foi o melhor que fiz!

Fomos para a partida e formámos uma pequena Mancha Azul, com um teletubbie no meio... e lá, encontrámos o pessoal da Superbikes, nossos padrinhos, que iam para os 70 kms!

Partida! Lá vão os tubarões para a frente, em busca dos primeiros lugares... e eu que não gosto de empatar a vida a ninguém, deixei-os ir! A primeira parte da prova, uns 3 kms, foi na cidade de Setúbal, para de seguida entrar-mos na serra e logo a subir e bem... uma rampa comprida onde catei alguns dos que partiram à fuçanga. O Castanheira avisáva-me: Cuidado Luis, não rebentes que vai haver mais destas...
A prova foi decorrendo com mais ou menos dificuldades e nas subidas lá ia passando mais alguns...
Até aí tudo bem, cheguei a pensar que a organização escolhera bem o percurso, evitando as "olarias" de barro vermelho que a Arrábida é tão fértil...
Enganei-me e à frente aparece-me uns trilhos côr de laranja, que têm a virtude de transformar pneus 2,0 em 2,75 aumentando para o dobro a já pesada e "à homem", GT Avalanche 2.0...
Fónix, fónix e fónix... onde é que eu me vim meter!!!!
Como a bike não andava sozinha lá tive que a arrastar pelos trilhos de barro, e descer uma rampa de alguns 300 metros com a bike que teimava em transformar-se em âncora!
Nessa altura já muita malta estava danada com a organização por esta não ter alterado o percurso...
Quando eu pensava que já tinha passado a Olaria, toma lá mais uma subida de alguns 100 metros cheias de barro...
Tadita da minha bike... cheia de lama e funcionalmente toda fónixada....
No alto dessa subida esperáva-nos um abastecimento, daqueles, característicos do ppl de Azeitão, com bolos e simpatia, onde ia vendo os ciclistas enlameados a chegar...
Só faltam 20 kms...

Na segunda parte da maratona esperava encontrar menos dificuldades e depois de um arranque do abastecimento, onde via a lama a saltar das rodas por todo o lado... a coisa correu bem.... quando aos 30... me aparece um trilho de uns 100 metros alcatroado de barro merdoso, que escondia na curva uma subida de alguns 500 metros, igualmente alcatroada com aquela matéria...
Mais tarde soube que o Castanheira desmontou as rodas e levou a bike ao colo... (por acaso lembrei-me disso mas não tive a paciência de o fazer...) . Eu, preferi levar a bike de arrojo, tal qual os homens pré histórico levavam as mulheres para as cavernas. O que eu carreguei... xiça! Por ali acima e a rir-me com outros concorrentes que não sabiam o que fazer daquela situação. Também me ri sozinho, lembrando do Pastor que nessa altura ia mais atrás, quando visse aquele caminho e praguejasse alhos e bugalhos com aquela cenaça...
Houveram muitas desistências naquela parte do percurso... eu que não sou de desistir, lá fiz aquilo até lá cima, com uma táctica de dar 25 passos a arrojar e descansar 25 respirações.... repetidamente.

O material da GT aguentou-se apesar de o desviador dianteiro não querer meter a avozinha, devido a uma pedra e lama que estava a encravar o sistema...

Por fim e após uns caminhos que desconhecia, lá fui indo para Setúbal, onde terminei a prova.
Não sei em que lugar fiquei, mas cumpri o objectivo!

O almoço estava bom e os cafés à paleta também

Abraço
 

XXXRIDER

Member
Algumas fotos paparazzi :mrgreen:
item


item


item


item


item


item


item


Mais em Trilhos da Memória

Agora uma palavra de apreço para com a organização: fizem um excelente trabalho, mas S. Pedro não ajudou, para o ano cá estaremos para a 2ª edição :yeah:, talvez numa data mais cedo :yeah:
 

Grider

New Member
tmatos said:
Como se costuma dizer uma uma imagem vale mais do que mil palavras
30hyii8.jpg

vzd9he.jpg

25iswhy.jpg

96iceg.jpg

54umqa.jpg

2irt55s.jpg


[

... qual ruta de los conquistadores... Arrábida é que está a dar!

Parabéns a todos os participantes!

Cumps.
 

BigFoot

New Member
eu tambem tenho umas fotos depois posto.. é so pena mesmo e os danos materias que saem carotes.. :cry: fora isso.. faz parte do btt dias assim.. :mrgreen:
 

CO2

New Member
Lendo os comentários até parece que foi uma grande prova de que todos gostaram, apesar de no terreno ter ficado com outra impressão… Importa, assim, analisar os factos de outro ponto de vista, neste caso o meu: Seria uma boa prova e bem organizada não fosse a chuva que caiu, as motos 4 a grandes velocidades com que nos cruzámos em ambos os sentidos, as crónicas filas de espera para lavar as bicicletas e o problema “impossível” de resolver dos banhos, principalmente quando chove e o pessoal todo decide lavar-se… O tempo não pode ser controlado – é um facto – mas será que dos 3 grupos de BTT que organizaram a prova, não havia ninguém que já ali tivesse passado com chuva e que soubesse que aquilo ia ficar assim? A prova começou certamente a ser preparada com antecedência, nessa altura ninguém terá pensado que em Outubro poderia estar a chover? Não deveria ser normal existir um plano B para um caso destes? Será pedir muito a quem organiza uma prova pensar nestas questões? Não digo como é óbvio, alterar ou marcar um outro percurso na totalidade, até porque a chuva só começou de véspera (não tendo contudo chovido durante a prova), mas simplesmente evitar as partes mais propícias a ficarem naquele estado. Haverá quem goste daquele tipo de terreno e de andar com as bikes às costas em vez de andar a pedalar, haverá quem não se importe de no fim ter um desviador partido ou de ter de ir deixar a bike na oficina e depois deixar lá 100 ou 200 Euros. Haverá que não se importe de ir a uma maratona e não ter tempos porque foi obrigado a desistir ou foi induzido – foi o meu caso – depois de um esforço brutal por tentar cumprir na integra o trajecto, por um elemento da organização, a tomar um outro caminho já perto do final pois, segundo ele, já não havia mais nenhum controle e naquela altura já toda a gente tinha desistido de fazer o percurso na totalidade, sendo indiferente seguir por uma lado ou por outro! À chegada quando ouvi dizerem: este foi um dos que atalhou, não passou no posto 3, quase que me apeteceu chorar! Na prova em dada altura tinha seguido um pessoal que já havia desistido e tomado outro caminho sem que me tivesse apercebido, quando reparei, eu e outros, voltámos para trás quase um Km com a máquina às costas pois queríamos, apesar de tudo, chegar ao fim no percurso correcto. Enfim, não foi nada agradável conhecer a famosa Serra da Arrábida nestas condições. Julgo que a organização esteve bem em não permitir mais de 300 participantes, pois revela alguma preocupação com a logística, não tendo mesmo assim sido a suficiente. Não foi uma Maratona conseguida, longe disso, mas espero que se voltarem a organizar outra, considerem que em Outubro pode chover a cântaros e que há determinados pisos que não são compatíveis com muita gente e com muita chuva.
 

Paulo Lopes

New Member
Como parte da grande e excelente equipe que teve a ousadia de pôr este evento a andar, venho aqui pedir desculpas a todos os participantes que nos deram o prazer e a responsabilidade da sua presença, aos quais não nos foi possível dar aquilo que nos propusemos, mas que não era possível prever que isto iria acontecer, dos anos que eu ando de Bike (que são só 3) nesta Serra nunca tinha visto nada assim, impressionante mesmo.
Quem já pôs uma “maquina” destas em movimento sabe que é impossível modificar um percurso em 2 horas, aonde para tal como a Lua referiu praticamente a sua totalidade pertence a privados aos como é obvio é preciso pedir autorização para lá passar 300 bicicletas, o que qualquer pessoa entende que isto é impossível de pôr em pratica.
Como é óbvio existiram coisas que estiveram mal, mas que foram agravadas e mais notadas devido ao tempo:
- Banhos, o local ficou de loucos não por culpa dos participantes mas devido á quantidade de barro retiraram á Serra (Ai se o Dr. do Parque Natural sabe)
- A lavagem das bikes foi um das questões que falhamos, pois poderíamos meter 2 máquinas de lavar que resolvia a questão, mesmo com este pormenor por resolver, conseguimos que os Bombeiros Voluntários que já estavam em stand by, nos dessem uma ajuda.
- Poderíamos ter nos postos de controle, travessias e abastecimentos óleo e ajuda mecânica em alguns locais (mais uma vez isto se notou ainda mais devido ás condições climatéricas)
- O almoço foi fraco, pelo valor pago teria de haver mais qualidade e variedade, o valor que foi pedido aos acompanhantes foi o mesmo que nós pagamos pelos participantes. Este sem duvida é um das questões a mudar radicalmente em possíveis futuras edições.


Mal mesmo mal esteve o cabresto do São Pedro, não era necessário que ele tivesse guardado a chuva para outro dia, escusava era de mandar a chuva deste mês toda numa só noite.


De positivo houve muita coisa mas saliento que éramos 3 Núcleos de BTT que nunca tínhamos trabalhado em conjunto mas a entrega foi total de todos e para todos. Sem duvida que alguma que isto foi o que mais me agradou e deixou satisfeito.


Mais uma vez peço desculpa a todos que ficaram com a suas expectativas goradas, mas acredito que ninguém conseguiria fazer melhor, pelo menos esta é a minha convicção.

Muito obrigado a todos.

Paulo Lopes
 

pratoni

Active Member
Parece que sempre que há uma maratona na Arrábida o S. Pedro decide fazer das suas...

Já há uns anos (pelo que ouvi, porque não participei) na maratona do Benfica foi lama até às orelhas... :s
 

neusebio

New Member
:mrgreen:
Porra!!! Ora ai está o artista que mais se vê!
Sou o musculoso do impermeável amarelo que aparece bastantes vezes nestes "postes"
A sério! Não havia condições! Toda a santa viagem de Odemira até Setúbal sempre a ripar uma bela chuvada! E dai só se poderia concluir que seria sempre assim ou então que o terreno estaria pesadissimo! Mas como a malta era estreante e ñ conhecia que tipo de solo era frequente encontrar ñ opinámos muito no assunto!
No inicio, a bela da subidota em alcatrão onde muitos daqueles q pareciam que tinham pressa no começo iam ficando para trás, outros a pé, etc, etc. Até apanharmos lama com mais frequência estava a ser um passeio agradável e com alguns trilhos mesmo muito porreiros! Mas o que é demais também farta! Mal me apanhei no alcatrão fui em direcção ao banhito quente!
E quais 70 km qual carapuça!
Farto de arrastar, empurrar, levantar, limpar, etc, etc.
Fica para outra oportunidade que ñ há-de faltar! E quando ela aparecer lá estarei caidinho mas desde q ñ chova :mrgreen:

Sabendo dos processos de toda uma máquina organizativa ñ se pode atribuir culpas a uma organização porque ñ é do pé para a mão q se mudam km e km de trilhos em poucas horas como foi o caso.

Boa sorte para o futuro!

Nuno Eusébio
 

MrLamb

New Member
:sabichao: Pssst..., pssst Organização ,já podem ir recolher as fitinhas que o terreno já secou... :mrgreen:

pict9515mediumiu0.jpg


... a malta não precisa de percursos marcados , assim limpinho dá mais pica :evil:
 

BigFoot

New Member
Pois isso e verdade.. por alguns sitios que tenho passado tenho arrancado algumas e levado.. o que nao me compete, mas enquanto a organizaçao nao o faz nao me custa muito levalas comigo.
Infelizmente cada vez acontece mais, este fim de semana estive em Mortagua, e achei impressionante a quantidade de fitas diferentes espalhadas nos trilhos, desde de fitas de passeios de motas, como de jipes tt.. uma pessoa ate ficava confusao, e como bom exemplo a organizaçao recolheu as fitas no mesmo dia..
Houve um grupo de 3 elementos que vinha um pouco mais atrasado que ate se queixou que foi cedo demais a retirada das fitas! :mrgreen:


Cumps.

Bruno Atalaia
 
Top