[Rescaldo] Maratona Idanha-a-Nova

Status
Not open for further replies.

bttview

New Member
Uma boa iniciativa que considero repetir. As únicas falhas que verifiquei foi a ausência de marcações na parte final, já após a subida da calçada, enganando muitos btttistas, eu incluído, fazendo-nos perder algumas posições e percorrer mais alguma distância e a não existência de uma zona de lavagem de bicicletas. No meu blog bttview.blogspot.com tenho uma análise por critério que considero essenciais para avaliar uma iniciativa deste género.
 
Last edited by a moderator:

pmoliveira

New Member
Boa, tarde;
a organização está de parabéns, muito bons trilhos de BTT, passagem por locais espetaculares bem marcados e com bons abastecimentos.
Para o ano espero voltar, mas com melhor tempo.
 

fitty77

New Member
Foi a primeira vez que participei e gostei de algumas coisas, e gostei menos de outras. Contudo o balanço é positivo.

Positivo:
- Rapidez do secretariado.
- Pelo menos na meia maratona, 2 abastecimentos, que considero muito bom, mais um ponto de água, se não me falha a memória.
- Os banhos
- O almoço estava bom, e num local que se tornou agradavel e bem ventilado :p
- Inquérito de satisfação durante o almoço. As canetas distribuidas é que não colaboraram, mas a malta desenrascou-se. É sem duvida de louvar esta iniciativa.
- Cruzamentos, pelo que percebi, sempre com gente presente, e na sua maioria, agentes da GNR. Muito bom.

Menos positivo:
- Gostei das placas de sinalização, originais, mas as da separação da meia maratona e da maratona, podiam ter as letras maiores (sei que houve aí alguma confusão). Podia também haver mais uma ou outra fita. Já dentro de Idanha é que foi uma confusão, pois uns vinham de um lado, outros do outro, outros (como o je...) apareceram por trás da meta (sei que subi a calçada, subi mais um pouco em paralelos, fui encaminhado pela organização para uma rua, passei à frente dos bombeiros... e quando chegámos à meta, vimos logo que alguma coisa se tinha passado e tinhamos dado uma volta um pouco maior do que o que seria esperado) e enquanto almoçava, apareciam, vindos não sei de onde, malta ao lado da zona do palco que se encontra no recinto do almoço....

Negativo:
- Não percebo o porque de tanta insistencia em se fazer a partida daquela maneira. Qual é a lógica de se fazer aquilo a descer, correr riscos (já foi mais que falado...) e depois chegarmos lá abaixo e meterem outra partida, ainda por cima a arrancar para dentro de uma ponte estreita.... Para além disso, houve malta que não fez a calçada e apareciam vindos da descida de alcatrão (que a organização não queria usar por representar um perigo...) passando à frente de montes de gente, sem qualquer tipo de controlo... Sinceramente, não consegui encontrar nenhuma lógica naquilo...
- Também não percebo a ausencia de controlos de passagem... Dei por mim a pensar se ia bem, ou se ia enganado... Para mais, numa altura em que gps's, tracks e afins chegaram ao btt para ficar e ajudam a descurtinar caminhos alternativos...

Em relação aos trilhos, penso que esta maratona, tem que ser feita, nos 100km's, pois aí é que está a história dela. A meia acaba por ser curta em termos de sensações. Seja como for, fazer a parte final a seguir à barragem e a calçada, quando já se traz 90km's nas pernas.... Quem o fez, são para mim todos bravos. Parabéns aos vencedores, mas também a todos aqueles que o fizeram. Pelo que me disseram, os trilhos da maratona eram muito bons. Talvez para o ano também o faça, se houver pernas.....

No geral, parabéns à organização e até 2011
 
Last edited:

kalu_x

New Member
Boa tarde pessoal do pedal!
Sem dúvida um excelente evento de Btt!
A minha primeira vez em Idanha mas com a experiência positiva de outro eventos organizados pela ACIN.
Muito ouvi falar daquela calçada..e sem dúvida que é dura de subir..mas lá se fez..
Mais uma vez a organização está de parabéns, trilhos magníficos, marcações muito boas com as pessoas da terra a ajudar na parte final :) Abastecimento e pontos de água suficientes, apenas a chuva inicial é que não foi muito agradável.. Se fosse na subida da calçada a malta agradecia, mas aí nem uma gota..
Em relação à lavagem de bikes não havia uma...mas duas (no pavilhão e junto às piscinas).
Para o ano há mais!

Boas pedaladas, Gonçalo Coelho Btt Cabeço das Águias :cool:
 

Nobrega

New Member
Boas amigos da roda 26
Para mim foi sem duvida um excelente evento.
Tudo correu bem, com excepção do banho da minha bike. Não encontrei informação sobre o local e acabei por vir embora sem lavar a menina e também da marcação da divisão dos 50/100km. De resto, estava tudo irrepensivel.
As paisagens eram realmente fantasticas e o percurso também.
Pró ano à mais.
 
Last edited:

ruialexis

Elos Rápidos
Mais uma Maratona (meia) de Idanha, mais um grande dia de BTT!
A organização esteve bem mais uma vez, a tentar pensar em todos os pormenores.

prós:
secretariado no dia anterior
abastecimentos (não usei mas muitos colegas usaram e falaram muito bem)
percurso
marcações (fora de Idanha)
barras e bebidas no final
almoço (grande porco no espeto) ;)

No entanto não posso deixar de fazer um reparo que já foi feito, mas creio que fui o 1º enganado no percurso:
Já bem depois da subida da calçada simplesmente deixavam de existir marcações, ainda parei, perguntei e acabei por dar uma volta enorme que me fez perder 2/3 lugares.
Quando cheguei (14º classificado) comuniquei à organização o sucedido e disseram-me que fui o único que me tinha enganado e que as marcações estavam perfeitas mas ainda iam ser melhoradas. Não está em causa os lugares que perdi, mas já depois de ter almoçado continuei a ver colegas chegarem da Maratona completamente enganados!

Não tenho a menor dúvida que isto é algo que as gentes de Idanha vão corrigir numa próxima edição ;)

1 Abraço e obrigado por mais este dia de BTT
RA
 

nuno_ka

New Member
Acabadinho de chegar da Maratona e mais uma vez fiquei com um sorriso de orelha a orelha. A zona Raiana tem um enorme potencial para realizar eventos de Btt.
Este ano decidi ir na descontra e tirar fotos ao pessoal e às zonas que passámos. Ao fim de 7h30 dei por concluída mais uma "voltinha" nesta bela região e agradeço à organização por um dia muito bem passado.

Pontos positivos:

Paisagem, trilhos, população local, abastecimentos, marcações durante o percurso, assistência média, autoridades em todos os cruzamentos, lavagem das bikes no final e almoço

Pontos Negativos

Secretariado algo demorado, o que me levou a passar pela Partida atrasado :( e Água dos duches pouco quente

Para o ano, cá estarei para marcar presença.
 

syndicaterider

New Member
Boas pessoal foi a 1ª vez que fiz tantos km!!Que empeno!! Gostei bastante do percurso, boas marcações,muitos pontos de água,dureza quanto baste!! Estou satisfeito e tenciono voltar,pro ano para tentar fazer melhor.Este ano não correu mal fiz um honroso 29º lugar,por isso para 1ª vez só posso tar satisfeito!!

Pessoal,alguem sabe onde se podem consultar qualificações e tempos?
 

Jon Lord

New Member
Boas
Chegado agora tb de Idanha, vou tb dar aqui a minha opinião. Secretariado podia ser melhor, muita gente para levantar o dorsal e pouca a dar, trilhos do melhor principalmente entre Idanha e Zarza, fabulosos single tracks junto ao rio com partes técnicas capazes de deliciar os verdadeiros amantes do BTT, abastecimentos do melhor quer em quantidade quer em qualidade, marcações irrepreensiveis do principio ao fim, cruzamentos sempre com GNR, muito bom, banhos de agua morninha é um ponto a rever até porque não estava muito calor e almoço tambem ele muito bom. A parte final com a descida e subida à Barragem seguida da calçada romana depois de mais de 100 Km precorridos não achei muita graça mas lá as fiz sempre montado. espero voltar para o ano mas para a meia, a coça foi grande.
 

chamusco

New Member
Boa noite a todos, meus senhores da organização de Idanha a Nova, os meus mais sinceros parabéns, pois voçês mais uma vez demonstraram, que uma associação amadora consegue fazer eventos fantásticos e sendo assim só vos posso dar os parabéns.
Um abraço e até ao próximo
Chama
 

salgado52

Active Member
Parabéns aos organizadores,vocês são realmente uns priveligiados com trilhos dessa qualidade e paisagens maravilhosas,só poderia ser a Catedral do Btt essa linda terra de Idanha a Nova.
Gostei de quase tudo,quanto a mim o início torna-se um bocado perigoso,pois são demasiados bttistas ao mesmo tempo,para uma descida algo perigosa,mantenham como parte final agora como começo acho que não.Também reparei que a parte final deveria estar melhor sinalizada,não me enganei por pouco,quanto à lavagem das bikes também não visualizei qualquer indicação.Abastecimentos,banhos e almoço,muito bom.

Cumprimentos

JAndrade
 
Last edited:

tofarma

New Member
Boas

Chegou então a minha vez de rescaldar....
Conclui a maratona mais alguns amigos em 7h45m, sem empeno e sem quedas o que é muito bom.
Em relação a Maratona, nada de negativo a apontar e como em equipa que ganha não se mexe.......mantenham este nível e terão anos de sucesso.
Resumindo tudo 5*
Foi um dia para rever alguns amigos, pôr a conversa(pouca) em dia e conhecer mais uns quantos......a todos eles GRANDE ABRAÇO!!!
As melhoras aos acidentados, pois passei por 2 já com os bombeiros em acção.

Boas pedaladas a todos e até breve

 

Nuno Caeiro

New Member
Boa noite pessoal do pedal,;)

Dou os meus parabéns a organização do evento, pela bela manha de puro BTT por belas paisagens e belos trilhos que me proporcionou.

Parabéns a todos os participantes no evento, pois todos foram uns valentes ao terem que enfrentar a mítica calçada Romana, que tanto ouvi falar (bem durinha verdade) ao final de tantos Km.

Foi a minha primeira participação no evento e certamente irei voltar para o próximo ano, pois o balanço foi bastante positivo, tirando o facto de mais uma vez ter perdido os óculos :mad: os mesmos que perdi também em Serpa e o amigo Paulo_GT acabou encontrar e acabou por mos devolver,:eek: aproveito para solicitar se alguém os encontrou que mos devolva sff, pois já tem algumas historias interessantes, (são brancos com lentes azuis com um cordão da Briko e da marca BBB ).

Resumidamente vou expressar o que achei:

Secretariado: nota 5/5, bastante rápido (também levantei o dorsal ontem a tarde).

Partida: nota 5/5, foi a horas (entendo bem que fosse simbólica até lá abaixo para evitar acidentes, porque mandar 1200 artistas pela calçada abaixo, iriam acabar por acontecer acidentes muito graves).

Abastecimentos: não me posso prenunciar pois não usei (quem vai para o mar avia-se em terra levo sempre os meus tanto sólidos como líquidos).

Marcações: nota 4/5, efectivamente estava muito bem marcado o percurso dos 50Km, tirando realmente a zona da separação, pois eu já ia em frente para os 100Km mas o rapaz da moto 4 ainda me conseguiu avisar a tempo de corrigir o erro.

Zona da chegada: nota 5/5, encontrava-se repleta de abastecimentos tanto sólidos como líquidos em fartura, até lá estava uma banca de cachorros quentes hehehehehehehe:fpalm:.

Lavagem de biclas: não me posso prenunciar, pois também não usufrui da mesma, aproveitei a chuva dos 300Km de viagem para lavar a montada.

Banhos: nota 5/5, nos balneários das piscinas, altamente, agua bem quente que até tirava a pele.

Almoço: também não me posso prenunciar, tive que me vir embora pois o meu filho na noite anterior começou a ficar com alguma febre e tosse, tive que vir embora para não fazer o garoto sofre mais, pois as condições climatéricas não estavam de feição. Acabei por parar no patodonald drive de Castelo Branco para não perder tempo. Mas acho que o famoso porco no espeto deveria estar um espectáculo.

Entrega de prémios: como referi derivado a situação do ponto anterior, não me posso prenunciar.

Balanço final 5/5

Ao rapaz da moto4 (nunca cheguei a saber o nome dele) que andou no percurso dos 50Km o meu muito obrigado pela ajuda e apoio que me prestou durante todo o percurso, um bem-haja e até para o ano.

Saudações desportivas,
Nuno Caeiro
 

José Martins

Administrator
À terceira tentativa, consegui estar finalmente presente em Idanha.
Achei um excelente evento, com um aspecto que considerei menos positivo e que foi o facto de a descida da calçada ser feita cada um por si, com pessoas a fazer verdadeiras gincanas pelo meio dos restantes, com os riscos inerentes.
Penso que era preferivel, à semelhança do ano passado ou de 2008, ter uma viatura à frente em velocidade muito reduzida, até à paragem antes da ponte, afim de evitar estas situações.
De resto, percurso cinco estrelas, boas zonas de abastecimento, excelentes trilhos, pessoal nos cruzamentos, almoço, etc. Sem duvida que se conseguir, voltarei a marcar presença.

Um pequeno àparte: já li queixas do secretariado ser lento. Pessoalmente não experimentei isso, mas se continuar a existir pessoal a chegar em catadupa pouco tempo antes da hora da partida (vi pessoal a chegar de carro 15 minutos antes das 09H00), não há secretariado que consiga ser expedito ao ponto de despachar todos atempadamente.

Até 2011, se possivel.
 

Nuno Caeiro

New Member
com um aspecto que considerei menos positivo e que foi o facto de a descida da calçada ser feita cada um por si, com pessoas a fazer verdadeiras gincanas pelo meio dos restantes, com os riscos inerentes.
Penso que era preferivel, à semelhança do ano passado ou de 2008, ter uma viatura à frente em velocidade muito reduzida, até à paragem antes da ponte, afim de evitar estas situações.

Boa noite Cristovão,

Realmente tens uma cota parte de razão quando te referes as verdadeiras gincanas feitas eu proprio tambem assisti a algumas, agora relativamente ao facto da viatura, ela realmente estava lá, não era um automovel pois em alguns locais era complicado passar, mas estava realmente estava lá uma moto4 com um elemento da organização sempre a controlar o pessoal e a avisar das viragens e dos pontos de perigo que iam surgindo, eu posso confirmar isso pois estava bem lá na frente.;)

Saudações desportivas,
Nuno Caeiro
 

R.Almeida

New Member
Boas companheiros!

A minha primeira vez em Idanha...valeu bem a pena levantar me às 5h30, fazer 140km, para disfrutar desta manha de puro BTT! Fantástico, brutal mesmo...percurso espetacular, paisagens encantadoras, pessoas e aoragnização super simpáticas! Muito bom mesmo...deixo os meus sinceros parabéns a esta organização! Um excelente evento que nós proporcionaram!

Quanto a fotos e um rescaldo à altura deste evento no decorrer de amanha estará publicado no blog www.bttamigosdopedal.blogspot.com ,onde também já se encontra umas fotos para abrir as hostelidades! Amanha iram ficar disponiveis cerca de 100 fotos destes magnificos trilhos

Muitos parabéns pelo evento
 
Last edited:

Richard Bachman

New Member
Um pequeno àparte: já li queixas do secretariado ser lento. Pessoalmente não experimentei isso, mas se continuar a existir pessoal a chegar em catadupa pouco tempo antes da hora da partida (vi pessoal a chegar de carro 15 minutos antes das 09H00), não há secretariado que consiga ser expedito ao ponto de despachar todos atempadamente.

Até 2011, se possivel.

Primeira participação na Idanha, fiz a Maratona, estava no Secretariado ás 8 horas, tinha cerca de 20 pessoas à minha frente, demorei 30 minutos para receber o meu saco, acredito que devem rever este ponto, as listagens estavam por ordem alfabética, em vez de nr de dorsal, obrigavam-nos a assinar, pensei em assinar "pato donald", acabei por não o fazer por respeito, não percebi a assinatura pois ninguém me pediu uma identificação, e este pormenor atrasou o processo.
Excelente foram os abastecimentos, desde 2005 que participo em várias maratonas e não conheço nenhuma com tantos abastecimentos, nem sei quantos foram....
Os single-tracks junto ao rio Erge, quanto a mim forma demasiado extensos, impedindo ultrapassagens, penso que também deveriam ser revistos, e investir mais em trilhos na vizinha Espanha porque ir e vir a Zarza, por alcatrão, quanto a mim foi completamente desnecessário. eu, vivo na região de Lisboa mas sou do Rosmaninhal, conheço várias formas de chegar a Zarza, algumas bem mais interessantes do que a que nos apresentaram.
Boas pedaladas e até para a semana em mais um empeno em Avalade.
 
Last edited:

romanovski

New Member
Que se pode dizer de um evento destes...?
Fantástico, como só o Penatabua, MartaKK, *sun*, vaitu63 e todos os restantes membros do staff nos conseguem proporcionar.
Como era a 2ª edição em que participava sabia perfeitamente ao que ia e se não soubesse... analisava o track gps... é por isso que na última semana antes do evento tanto aborrecemos a cabeça às organizações - 'E esse track, vem de lá ou não?'
Os banhos das nossas montadas existiam e usei. Como não vi nenhuma informação dirigi-me a um membro do staff e perguntei -"Bombeiros", foi a resposta... cinco estrelas, mangueira de alta pressão.
Já não preciso marcar presença na próxima edição, pois essa ficou assegurada (sempre que possível) desde a primeira edição em que participei do evento 'rei' na Catedral do BTT.

P.S. Tenho um jersey tamanho L e estava interessado em trocar por um tamanho XL. Se alguém quiser fazer esta permuta de jersey envie um MP, por favor.
 

Bruno Costa

New Member
Boas amigo Nuno... O podium da meia maratona tinha sido mais bonito se você lá estivesse :)

Quero também agradecer ao rapaz da moto4, que também estava sempre a puxar por mim e pelo companheiro que ia comigo... e a dizer o tempo que nós levávamos para você.

E quero dar-lhe os parabéns, estava a andar muito bem, nós bem tentámos chegar ao pé de si mas você estava forte :p

Brevemente faço o rescaldo no meu site...

Um abraço,
Bruno Costa
http://brunocostabtt.webnode.com.pt/
 
Status
Not open for further replies.
Top