[RESCALDO] IV Passeio Btt - Arca Amorosa - Messines - 28 de Março 2010

Britch@nko

New Member
Parece que me cabe a mim abrir o tópico de rescaldo deste evento, pensei que a esta hora já alguém poderia ter aberto o tópico mas não encontrei. As fotos terão que ficar a cargo de outros.

Então foi assim:

Este era um passeio que o ano passado me tinha deixado com vontade de uma vingançazita...o ano passado após 3 kilómetros parti uma roldana que uso no desviador e fiquei apenas com as mudanças á frente e mesmo assim bastante limitado porque não podia fazer demasiados cruzamentos, por essa razão acabei por fazer apenas o passeio mais pequeno (20/25 km, já nem sei).

Por esta razão este ano ia com vontade de fazer o percurso maior e se possivel fazê-lo no meu melhor ritmo que mesmo assim é baixo diga-se, mas devia dar para aguentar o passeio. ;)

A partida foi dada com alguns minutos de atraso porque se aguardava pela chegada daqueles que se esqueceram da mudança da hora, e desde logo percebi que o corpo respondia relativamente bem, apesar de uma incomodativa dor nas costas, o que é facto é que as pernas estavam á altura do desafio. Mesmo assim imprimi uma toada simpática e que me permitia aproximar-me da zona das maiores dificuldades, com muita reserva para poder fazer depois uma parte final num ritmo forte (parte final bastante rolante e quase sempre com tendência de descida), basicamente sabia que conhecendo mais ou menos o percurso podia aproveitar a boa gestão que vinha fazendo para no final recuperar algum tempo que poderia ter perdido por poupança no inicio.
Tudo correu bem até cerca do Km 20, onde um companheiro das minhas voltas habituais, estava parado com um problema que obrigou a descravador de correntes e a perder +/- 5/10 minutos com a paragem, depois desta paragem voltamos a arrancar e como estavamos quase a chegar á zona de maior dificuldade, decidi manter um ritmo contido queria começar as dificuldades com bastante reserva. Logo a seguir ao primeiro abastecimento começou o meu calvário e confirmou-se a malapata que tenho com este passeio da Amorosa. Numa descida e depois de uma hesitação acabei por passar muito rápido numa zona de muita pedra, furei, ainda fiz mais 1 km a ver se o liquido fechava o furo mas era demasiado grande e por isso fui obrigado a usar a câmara suplente. Nesta substituição demorei algum tempo porque o pneu tubeless com o liquido ficou como em vácuo e obrigou-me mesmo a desmontá-lo totalmente do aro para conseguir separar as 2 paredes do pneu. Fiquei sozinho, basicamente com as duas paragens todos aqueles que podiam manter o meu ritmo (ou eu o deles), estavam já adiante no percurso, mesmo assim sentia-me lindamente e por isso segui no meu ritmo até que numa outra descida, e novamente numa zona de pedra volto a furar, desta vez um rasgão lateral que mesmo não sendo muito grande foi o suficiente para ir á câmara, que tinha acabado de colocar, resultado aguardei cerca de 3/4 minutos até que apareceu alguém que me ofereceu uma câmara, apesar de não ter demorado muito tempo a trocá-la o que é facto é que já não voltei a encontrar o individuo que me cedeu a câmara. Voltei ao caminho e aqui dá-se a maior estupidez de que me lembro desde que participo em passeios organizados, mesmo antes do 3º abastecimento circulava numa zona bem minha conhecida (ainda 2 semanas antes lá tinha passado) e como tal vinha tão á vontade no percurso que devo ter falhado uma viragem porqe imediatamente antes do 3º abastecimento, apercebo-me que alguém se aproximava por um caminho paralelo e conclui que devo ter cortado cerca de 1 km ao percurso :mad:, mas enfim era um passeio, mesmo assim vai totalmente contra a minha forma de estar nestas coisas e por isso fiquei chateado comigo mesmo.
No 3º abastecimento encontrei o amigo que tinha ido comigo de carro (fez o percurso dos 47km), e então decidi que já que estavamos ali juntos o melhor era mesmo irmos até ao final juntos, ainda tive tempo de cravar uma outra câmara ao Gil (Bikezone-Portimão) e lá fomos tranquilamente a ver passar os kilómetros até que por artes mágicas o meu amigo conseguiu meter a corrente entre a avozinha e o prato do meio de uma maneira que nem com alavancas nem de forma nenhuma ela de lá saiu, resultado vi-me obrigado a desmontar os 3 pratos para conseguir espaço suficiente para tirar a corrente.
Depois foi tempo de chegar, banhoca, comer qualquer coisita e toca de dar á palheta com os amigos que ainda andavam por lá .

Resumo:

Pontos Positivos
Organização Geral: Muito bom!
Simpatia do pessoal: 5***** Esta malta da Amorosa, é toda muito bem disposta e empenhada em tornar o seu passeio numa referência.
Abastecimentos: Muito Bom!
Almoço: Muito Bom!
Banhos: Bom! (Porquê só bom? É pena a Amorosa, não ter condições para banhos e obrigar á deslocação de carro até Messines, mas os balneários disponibilizados, são 5 estrelas!!!)Se tivesse chovido seria muito problemático o pessoal ir de carro tomar banho.
Marcações:Muito bom!!! Bastantes fitas e Setas nos sitios importantes, mas Fundo Azul com setas pretas resultam muito mal, sobre um fundo azul daqueles o ideal é mesmo Amarelo ou Branco. Eu que sou meio pitosga só mesmo em cima das setas é que conseguia distinguir a direcção a tomar.


Pontos menos positivos (apenas a corrigir, mas sem comprometer nada na organização)
Partida: O atraso de 15/20 min. não é problemático, mas o facto de se aguardar por quem não se lembrou que mudava a hora, é chato, porque aqueles que se preocuparam, se levantaram cedo estavam a horas da partida, e portanto deviam ter podido sair a horas, sendo um passeio marcado, mais se justifica que quem chega mais tarde entre no percurso mais tarde.
Assistência:Um pequeno reparo, a assistência (óleo) devia ter sido colocado depois da primeira fase das ribeiras, eu esqueci-me de levar óleo e depois de passar na primeira ribeira fiquei logo sem óleo nenhum, nos abastecimentos não havia nenhum óleo, sendo que só no 3º abastecimento estava disponivel. Mas como é óbvio a preocupação devia ter sido minha em levar óleo.


Pontos Negativos: Não encontrei nada que seja de realçar!


Parabéns pelo vosso passeio!!!
No computo geral esteve tudo muito bom e para o ano lá terei que ir ai novamente, desta vez para fazer a vingança da vingança!!!!:):):)

P.S.
Se alguém sabe quem foi o individuo que me facultou a câmara, só sei que tinha um equipamento Azul escuro ou preto e laranja, e penso que a bike era uma scott, mas não tomei muita atenção e peço o especial favor de me fazerem chegar o seu contacto para que eu tenha oportunidade de lha devolver e agradecer devidamente.


P.S.1
@ Gil - Em breve alguém fará chegar o dinheiro referente á câmara que me cedeste. Já não te encontrei no final.
 
Last edited:

TeXaS

Member
Impecavel!
Gostei mutio. Bem sinalizado (apesar de achar que as placas de mudança de direçao deviam ter uma cor que se diferenciasse mais no meio das ervas), abastecimentos bons e um optimo percurso!

Para o ano la estarei novamento...

Cump
 

edumague

New Member
fico satisfeito de terem gostado.Quanto as placas da proxima sera uma cor mais vizivel.Os banhos ,nao nos deixam construir uns balmearios,talvez da proxima pedirmos umas carrinhas para transporte de pessoal.Oleo realmente podiamos ter levado oleo para os abastecimentos.obrigado pela vossa presença.ps mais criticas construtivas.
 
Em nome dos Duraizos da Longueira/Almograve tenho a dizer que estão de parabéns por este dia excelente de puro BTT.
Relativamente à organização do evento não tenho nada a apontar, achei que estava tudo beom. O atraso na partida é compreensivel visto ter mudado a hora e ainda à certas cabeças que se esuqecem desses pormenores...
O Percurso (falo dos 50km) estava espectacular, aquele carrocel de cobe e desce foi impecável, dura mas fixe! Nunca tinha feito um assim...Pessoas no terreno também qb! pena não estar gente nas ribeiras para tirar ali umas belas fotos do pessoal!
Os banhos quentinhos, muito reparador!
O almoço bem servido.
Agora queremos fotos!

Boas pedaladas e até um dia 30 de Maio na Longueira!
 

dex fugas

New Member
Boas.

Este foi o meu primeiro passeio na Amorosa, e devo dizer que foi tudo 5 *****.
Gostei do percurso e achei-o bem sinalizado, mas, támbem acho que as cores escolhidas para as setas não são as melhores, por isso para o ano voltarei para ver se as setas mudaram de cor. ;) :D.

Tinha prometido a mim mesmo que não iria tirar fotografias, porque isso implicava dispender alguma energia, que talvez me fizesse falta para conseguir chegar ao fim ( tou no pico de forma ), depois pensei em tirar 2 ou 3 somente antes do passeio começar, e assim foi, mas lá para o meio do passeio, num sitio que por acaso conheci á pouco tempo chamado Foz do Ribeiro ( que belo ensopado de javali ) não resisti e parei no ribeiro que corria calmamente com água limpinha e fresca, e ...... saquei do telemóvel para mais umas chapas.

Ps: Olá Duraiza Teresa Fernandes. Ainda apanhei um Duraizo com os pés de molho :D
O vosso passeio está na agenda do Grupo Popular das Portelas :cool:


28032010006.jpg


28032010007.jpg


28032010009.jpg


28032010010.jpg


28032010018.jpg


28032010022.jpg


28032010027.jpg


28032010028.jpg


28032010032.jpg


28032010034.jpg


28032010038.jpg


28032010041.jpg


28032010043.jpg


28032010052.jpg


28032010056.jpg


28032010064.jpg


28032010070.jpg


Um abraço fugoso
Roberto Pacheco
 
Last edited:

azul

New Member
Olá pessoal!
Bem, o que tenho a dizer sobre o passeio:p
Foi muito bom, embora ja conhece-se aquela zona, devo dizer uma vez mais que o percurso foi exelente as ribeiras então nem se fala deu para refrescar os pezitos o que soube muito bem, pois até fez um dia de Primavera impecável.
As subidas, pois, tive de me poupar aí um pouco para no final poder puxar um pouco mais e assim fiz e correu muito bem.;)
lisa (ARCA-BTT)
Próxima prova em espera...
 

André Santos

New Member
Boas pessoal !
O passeio foi muito bom, os abastecimentos estavam do meu agrado, so não parei no ultimo porque que ia com muita pressa :p , pois nos 2 primeiros, parei e enchi bem a barriguinha :D

Os 60 km, quer dizer no meu conta km's contou 65 km, foram muito bons, apesar de apanhar muito parte pernas (sobe e desce), gostei do passeio.

Se Deus quizer, bom ano estarei la de novo :D

Abraços

André Santos
 

miguelwrider

New Member
Pouco mais falta dizer.

Eu achei fantástico, bom percurso, boas marcações, comidinha com fartura bem... muito bom.

Mas o que eu achei mesmo, mesmo bom... foram as RIBEIRINHAS.:yeah::yeah::yeah:

Mais tarde vou contribuir com algumas fotos em nome dos PORTITRILHOS.

Inté.
 

SCPNSILVA

New Member
PESSOAL
FOI 10********** !!!
É sempre bom regressar á minha terra e pedalar nesses trilhos espectaculares. especialmente num passeio tão bem organizado pelo pessoal da arca.
em nome dos "marafades" o meu obrigado. continuem com essa amabilidade e simpatia pro ano aí estarei novamente.
o almoço de comer e repetir . dos melhores em que participei este ano.

cumps.

nelson silva (ménelson)
 

martins cardoso

New Member
Boa noite camaradas do pedal!

Já se falou muito bem aqui, no entanto, creio que ainda há espaço para se acrescentar mais um relato!!
Vou começar pela "abébia" do nosso São Pedro, que nos granjeou com um mágnifico dia para a prática da modalidade. Em relação às marcações, o percurso estava muito bem marcado, no entanto, ainda houve uns camaradas que iam entusiasmados nas descidas e lá passavam as cortadas..... nada que não se resolvesse. Paisagens lindas, percurso dos 65 km exigente qb, com subidas em que tinhamos o céu como horizonte e que nos faziam "puxar dos galões" para chegar ao cume, descidas em que se alcançava velocidades muito perigosas, laminha qb para testarmos o equilibrio, zonas rolantes muito boas e com km suficientes para recuperar do último esforço efectuado, no geral o percurso estava espectacular. Em relação aos abastecimentos, não posso dar uma opinião muito exacta, porque só parei no segundo abastecimento onde estavam os meus amigos Bruno, Oscár e Gregório, mas esse estava espectacular, havia de tudo e a água e laranja estavam bem frescas... muito bom!!
Sobre os banhos, a água estava quente e as condições eram óptimas. A almoçarada.... do custume!!! Espectacular.
Quanto a pontos negativos, já foi tudo dito e nada tenho a adicionar.
Apenas um grade BEM HAJA a todos os sócios da ARCA que fizeram parte da organização deste espectacular evento e aos camaradas com que tive o prazer de pedalar e conversar.
Até ao próximo evento!
Abraço,
Sandro.
 

R.LOPES

New Member
boas tardes

EM nome do pessoal da organização (btt arca ) o nosso muito obrigado pela vossa participação no nosso passeio de puro btt.
Esperamos que pro ano nos tragam mais amigos para participar no nosso grande passeio .
Amigo nelson silva (marafados ) em relação ao medronho eu nao me vou esquecer de pro ano levar um copito de aguardente de medronho para te oferecer :cheers:

cumps
abraço

Rui Lopes
 

quetzyg

New Member
Ora viva,

Para evitar repetições no que até aqui já foi dito, quero apenas deixar uma nota de agradecimento à malta da Amorosa por uma prova muito bem conseguida.
Gostei muito!

Sendo assim, vemo-nos na próxima :)
 
EXCELENTE!

Palavra certa para classificar este passeio.
Percurso lindissimo, varios tipos de tracks com muita ribeira à mistura simplesmente espectacular.
O unico precauço que tive foi a seguir ao 1º abastecimento no final de uma descida não ter visto a placa de mudança de direção e percorri cerca de 2 km até me aperceber que estava enganado, mas afim ao cabo, eu até tirei o dia para andar de bicicleta e não foram os 2 km a mais que me fizeram mal.
Por fim, à que agradecer a todos que tornaram possivel este evento e tambem, porque não, ao S.Pedro que proporcionou um faboloso dia para a pratica do BTT.
 

A.R.C.A

New Member
A Associação Recreativa Cultural Amorosa (ARCA), agradece a todos os participantes, a vossa presença no IV BttArca, espero que tenha sido do vosso inteiro agrado, foi com esse objectivo que trabalhamos.
Claro que nem tudo corre como nós idealizamos, queiram desculpar alguma coisa não tenham corrido menos bem.
Mas pelo comentários, levamos a querer que num aspecto geral o evento foi ao encontro das expectativas tanto dos participante como da organização. No entanto uma das criticas mais mencionadas, foi a questão das placas sinaléticas (made in amorosa), tem toda a razão a conjugação das cores não foi bem conseguida, realmente quando as colocamos reparamos nesse detalhe , que era pouco visível junto a vegetação. Certamente para o ano vamos rever esse ponto.
Com foi dito pelo amigo Briteckenco, os balneários, nós sabemos que não é nada cómodo ter os mesmo a 2 km de distância do local de partida e almoço, mas é o que temos no contexto actual para oferecer, no entanto estamos sempre a trabalhar para reverter essa situação
Um agradecimento muito especial , para todos os sócios que colaboraram, na organização, aos patrocinadores, GNR, Bombeiros Voluntários de Messines a Junta de Freguesia.
Até para o ano.
 
Last edited:

guilhas

Active Member
algumas fotos não dá para ver :s

mais um ano e mais uma fez excelente, para o ano se tudo correr bem lá estarei :D
 

L.Sequeira

New Member
Grandes BTT's organizam estes amigos da ARCA:venia:. Só tenho de agradecer o facto de me levarem a sítios por onde ainda não tinha passado, mas relativamente aos quais e sempre que circulava na A2, parecia que me chamavam.
Foram 60 e tal km de esforço elevado, plenamente recompensados pelas paisagens maravilhosas que a serra e o barrocal algarvio têm para oferecer.
Julgo que no próximo ano contarão com mais uns quantos gadag's, que não puderam estar desta vez. É que é ponto de honra do nosso grupo, estar na máxima força nos eventos de BTT do nosso concelho. Pena ainda alguns azares de ordem mecânica que deixaram alguns elementos logo nos primeiros km's. Esses para o ano de certeza que terão máquinas a condizer (força Vivaldo... na próxima vez será melhor).
 

JPGS

Member
Boas.Parabens a organizacao.tudo 5 estrelas:percurso.marcacoes(com o senao da cor das placas),almoco e simpatia.
 
Top