Rescaldo (9º ENCONTRO LUSO-GALAICO DE BTT)

RICBIKE

New Member
Boas dh_preto, aconteçeu o mesmo a um amigo da equipa, tinha o jersey mas o calção não, a solução dada pela organização foi aguarda pelo envio do calção ou reenvio do dinheiro.
Isto resulta, devido às inscrições irem até tarde e depois há problemas no fabrico e entrega de equipamentos, entre outras coisas...
Sei que isto não faz parte do rescaldo, mas a Maratona de Portalegre, devia servir de exemplo para todas as outras provas, de pequena à grande dimensão, também não é perfeita mas roça a perfeição devido ao número de participantes, da organização, da logística, do catering, só pelo facto de pagarmos logo a Maratona no início do ano dá-lhes manobra e tempo para organizar as coisas sem entrarem na tentação de deixar tudo para o fim.
Quem nunca foi aconselho vivamente, não é caro nem barato, não "choramos" o dinheiro gasto. É uma experiência única.
Já lá vamos a vários anos e com isso ganhamos experiência para a Rota Rosa do Adro, somos pequenos, não temos os meios deles, mas somos criativos e empenhados e quem vai gosta e dá uma opinião muito positiva.
Estou a abordar este assunto de uma maneira construtiva, aprendermos com os outros, vêr o positivo dos outros e melhorar se for possível.
BOAS PEDALADAS!!!
 
Last edited:

waxspirit

New Member
Os tempos já estão online...só falta agora é divulgar as fotos... :D

Afinal já retiraram os tempos :p
 
Last edited:

vifelgueiras

New Member
Já li muitas mensagens em que as pessoas ficaram desfraldadas por não existir a travessia do rio na ponte das canoas, penso não estar enganado, mas é habitual essa ponte ser ano sim, ano não.
Para quem ficou triste, espero que ganhe motivação para 2012 pois é muito provável que 2012 seja ano de travessia da ponte de canoas.
Para quem não ouviu um dos responsáveis da organização na altura do pódio, foi referido que em 2012 a prova faz o seu 10º aniversário e que a organização iria fazer o possível por ser um ano especial e com supresas.
Assim, espero que todos os que participaram este ano, voltem para o ano.
Tenho confiança que a organização saberá ouvir todos os comentários negativos que se encontram neste forum e no forum da pagina oficial e que para 2012 a prova seja ainda melhor que este ano.
 
B

bruno_orb

Guest
Pode indicar o local onde se encontram os tempos online, pf!

Agradecido...
 

_riplas_

New Member
Eu Chamo-me Elisabete Vilas Boas e não Elisabete Campino...lol

para quem se queixa dos abastecimentos, os "empenados" que participaram no extreme, tiveram direito a banana, coca cola barrinhas e aguinha com fartura na dita serra da nora :p que bem que me soube! :)

O percurso estava muito bom, equilibrado e com inclinações consideráveis propicias a um bom empeno!

o track é que parecia desenhado a caneta por cima de mapa nalguns pontos, e deu direito a uns pequenos bónus! faltavam pontos nalguns sitios, mas nada de grave.

Acabei com o GPS a marcar 117km e tempo total (paragens incluidas) de 10horas! E sinto mais o empeno hoje que ontem! :)
 
Last edited:

laetiel

New Member
por acaso não era eu mas com certeza era boa praça, não tive esse prazer de ver esse símbolo nas costas de alguém...abraço
 

NV

New Member
Fica aqui o meu rescaldo deste encontro:

Pontos positivos :
- percurso muito bem marcado (meia-maratona)
- Banhos (escola)
- Zona da meta
- Percurso divertido ( nem sempre apetece fazer algo complicado )

Pontos negativos (muito negativos):
- Qualidade do almoço (as tais batatas com batatas porque a "vitela" tinha acabado)
- Composição do almoço ( nem um pão se viu ...)
- Preço das bebidas ( como não estavam incluidas foi fácil definir o preço !)

Por fim para cúmulo pedi um Jersey XL e deram-me um M alegando que tinham feito as encomendas tendo por base os pedidos do ano anterior (parecia piada, mas estavam a falar a sério), houve ambém quem pedisse calções e cumprisse o pagamento a tempo e não tivesse direito a eles.

Conclusão:
Componente desportiva fortemente positiva e componente organizacional negativa. Participação no próximo ano a pensar.
 

JAL

New Member
Olá riplas (Elisabete), 10 horas a andar de bike é obra. Por esse feito os meus parabéns. Eu fui para os 70 Km, demorei quase 5 horas e cheguei "mais morto que vivo", agora 10 horas!!!!!!!!!!!!.............tenho que treinar mais. lol.

Tenho lido cá no forum alguns camaradas a lamentarem-se porque não houve travessia sobre as canoas. Ainda bem digo eu. Para os que não conhecem, trata-se de uma passagem em que passa um de cada vez, o que provoca grande congestionamento, e como sempre, há os chicos espertos que fazem dos outros estúpidos, que não estão para esperar pela sua vez e vão passando à frente dos "parvos como eu " que esperam ordeiramente pela sua vez. O ano passado esperei quase uma hora.

Para terminar devo dizer que gostei do traçado deste ano. Quanto a àgua não me faltou, mas também me preveni tanto em sólidos como em liquidos e aproveitei todos os abastecimentos para me hidratar bem e atestar o cantil.

O que não gostei mesmo nada não tem a ver com a organização, mas com os concorrentes. Ainda há muita gente muito pouco amiga do ambiente (para não chamar outro nome), tanta camera de ar e garrafas pelo chão.....

Quanto aos banhos, nada a dizer, maravilha, pelo menos à hora que cheguei. O almoço, não sei se era bom ou não. No ano passado enfiei um barrete, por isso este ano fui comer a outro lado.

Para o ano espero repetir.
Saudações BTTistas

Jorge Lopes
 

biteta

New Member
Eu fiz pela 2ª vez a Maratona, só posso dizer bem, exceptuando os abastecimentos que poderiam ser melhorados, na variedade e na localização, aquele último abastecimento é de bradar... de resto tudo 5estrelas no que respeita à organização.
Não posso é deixar passar em claro o comportamento de alguns colegas relativamente ao lixo, será que em casa deles também atiram o lixo para o chão?? Eram câmaras de ar, embalagens de geis, de barritas... um pouco de civismo ficava muito bem... nos tempos de hoje este tipo de comportamento é no mínimo reprovável, no fim das maratonas devia haver "prémio" para os campeões da badalhoquice a ver se se retratavam... enfim!
E por fim caríssimos colegas de luta :) as fotos vão estar disponíveis neste site www.insidefotografia.com a partir de 5ªfeira dia 21... até lá temos que esperar ;)
Abraço
 

Eduardovpa

New Member
Meu 5º ano consecutivo no Luso Galaico e no geral acho que a cada ano estao cada x melhor a organização.. daquilo que posso opinar td 5*****
Partida com mt organização, percurso mt bem marcado, mt gente nos cruzamentos e locais mais perigosos da prova e mt gente nos trilhos para nos aplaudir :)
Com excepção então daquilo que ja por aqui foi dito…. sou dos que arrancou prevenido com a agua que achava “necessária” mas realmente entre o 2 e o ultimo abastecimento eram mts Km sem agua e so tenho que agradecer a um companheiro da equipa povoa e outro que corria com uma KTM(julgo) e um Jersey branco que apesar de tambem terem pouca agua ainda m cederam aquilo que puderam e que me fez aguentar ate ao tão esperado ultimo abastecimento. De todas as edições achei a mais rolante de todas o que fez com que o meu tempo também baixa s consideravelmente. 3h 14 :D
Nos banhos a fila do costume mas é compreensível com o nr de participantes, o almoço foi já um Tougues na prova da taça de XCO por isso não posso comentar
Aproveito para mandar um abraço ao companheiro da PovoaBTT e espero que esteja tudo bem e não tenha passado de uma aparatosa queda :S
Venham essas fotos e as classificações e ate 2012
Eduardo Gonçalves
 

laetiel

New Member
Em relação há organização estou para ver quando vem os calções já pagos.....pagamento ate dia trinta para nada......
 

tiago cunha

New Member
Boas
Esta é a minha 2ª participação no Luso Galaico a 1ª foi em 2009 e naquele ano quem participou na meia não passou nas canoas, será mesmo passagem intercalada?
Quando à uma maratona desta envergadura aparecem sempre uns chicos que são mais espertos que os outros, eu para ter um bom lugar na partida tive que me levantar bem cedo para arranjar um lugar que não me dê muito congestionamento nas fazes iniciais e lá aparece o tal Chico esperto com a bike à mão a passar por tudo e todos votando bikes ao chão e acertar com a bike na cabeça dos outros só para ficar bem posicionado na partida, que ao andar parece que leva um reboque atrás…
Para mim esta quilometragem de 35 e 70 deixava-me confuso, 35 km era pouco e devia ser muito rolante, os 70km deviam ser duros e só tinha participado numa maratona e foi por engano, por isso, cheguei à separação ainda parei, 35 ou 70… que se lixe é prós 70, não deve ser nada. Bendita a hora que escolhi os 70, os trilhos eram magníficos, dureza quanto baste, apoio impressionante, muito bem marcado, fiz muitos km só e não tive duvidas, os cruzamentos sempre bem sinalizados e apoiados.
Pelo que me apercebi existiam garrafas de 1,5l em ambos os abastecimentos, não sei o motivo de serem de 1,5l mas tinha mais lógica ser no último abastecimento, naquele ponto (falo por mim) ainda tinha muita agua a cede era pouca, não conseguia levar a garrafa comigo, acabei por atestar a minha garrafa e deixei lá, se fosse no abastecimento seguinte seria mais rentável. Foi impressão minha ou existiu um pouco intermédia só com água entre os abastecimentos, mas já não tinha agua, digo isto porque logo a seguir existiam muitas garrafas lá no chão. Que poucos kms mais à frente, tive que dispensar agua a um colega que já estava seco , e para quem ia atento existiam um fontanário a 4/5 km do último abastecimento que todos sabem já onde estava, lembra-se de descer aquelas escadas largas que davam uma sensação do caraças, era 10m atrás do lado direito tinha um tanque branco e ficava mais recuado, ainda parei e abasteci.
Como é sempre uma grande confusão os banhos e depois água fria nem dei ao trabalho de lá ir, capas plásticas nos bancos do carro e tomar banho a casa.
Fiquei fã das maratonas e impressionado com a minha participação.
Sorry qualquer coisinha.

Cumps
PS- Era eu que tinha o equipamento da Povoa btt e cedi agua a um companheiro com jersey da maratona de portalegre
 

MiguelLemos

New Member
Olá
Eu também fui pela 1ª vez a esta maratona, fiz a de 35km, que no meu conta km deu 38,99km,
Gostei dos trilhos e da organização da maratona , do almoço não posso falar porque não fui, o banho também foi porreiro, é normal esperar um pouco neste tipo de maratonas com tanta malta daas bikes.
Só uma coisa me deixou um pouco desapontado, no final da maratona deram -me um vale de desconto nas lojas KTM, o rapaz perguntou-me em que distrito vivia para me dar o dito vale e eu como vivo no distrito do Porto pensei que tivesse a ver com a localização da loja onde descontar o vale, e tinha mesmo mas o meu vale só da para descontar em lojas situadas no sul do país... Ora obrigado por nada digo eu.... não vou deslocar me propositadamente ao sul para descontar 25 euros numa compra de 75euros e que me faria gastar bem mais em gasoleo e portagens
Abraço
 

ratonline

New Member
ola
pessoal em vez de estarmos aqui a dizer que isto esta mal aquilo esta mal , eu acho de deviamos todos fazer criticas construtivas
em relação a agua ja disse que fui preparado com dois litros as costas .em relação aos abastecimentos sim nao foram os melhores pontos encontrados mas se calhar tambem nao e facil para tanta gente
. em relação aos calções tambem paguei e nao os recebi .mas vamos esperar mais uns dias para ver .
 

Sergio Spark

New Member
ola a todos betetistas....
foi a primeira vez que participei no encontro Luso Galaico, e dou os meus parabens a organização esteve tudo impec :) trilhos fantasticos, com algumas suibidas para dar empreno, no abastecimento foi rapida a forma como dizponibilizaram garrafas de agua e no meu caso foi de 0,50l, banhos estavam impecaveis bemn como a lavagem das bikes, o unico senao axo que foi na partida porque do lado esquerdo tinha uma grades na estrada o que obrigava o pessoal a afunilar um pouco o k se estava a tornar perigoso.

Acabei o percurso dos 35km em 1h38m ficando no lugar 46º com uma avs de 20.3km/h.

Para o ano volto :)

Boas pedaladas.
 

ICH

New Member
Desde que o Lusogalaico inclui Maratona participei todos os anos. Sendo assim a minha primeira participação foi em 2005 (foi também a minha primeira participação numa maratona e mudou a forma como eu vivia o BTT).
Tenho assistido à evolução desta Maratona de ano para ano. Participei sempre na distância mais longa excepto este ano, no qual apesar de ter estado inscrito para o Extreme, acabei por mudar a inscrição para os 70kms. Não me sentia na melhor das formas e gosto daquela confusão de 2000 bicicletas a arrancar e da festa que se vai vivendo ao longo do percurso.
Desde sempre a organização me facultou tudo o que eu espero dela. Percurso bem marcardo e normalmente interessante. Não gostei do do ano passado, ao fim de 30kms a rolar, uma subida que só com a bicicleta à mão deitou-me abaixo psicologicamente.
Este ano achei o percurso bastante equilibrado, inicio rápido com uma subida dura para esticar o pelotão belos singles, uma subida durita pelo meio e descidas duras.
No entanto, tenho de deixar um reparo. Na descrição do Extreme falava num abastecimento comum à Maratona a 25kms do final. Confiante nisto só bebi água no primeiro, comi uma barra que levava e esperei pelo abastecimento ao km 45. Fui andando, sempre na esperança que estaria a chegar e desesperei. Por estupidez minha não comi uma das barras que levava (vou sempre preparado) e não me alimentei sempre à espera do dito abastecimento. Espero que para o ano não anunciem abastecimentos que depois não estão lá.

Agora outra questão os companheiros de pedalada. Não sou nenhum campeão mas pedalo razoavelmente.
Domingo levei um raspanete porque ultrapassei numa subida, reconheço que era estreita mas eu fui pela parte suja e quando achei que não dava para passar esperei por uma oportunidade.
Pior foi de seguida numa descida que tinha um empedrado pela direita, uma parte lisa pela esquerda. À minha frente seguia um grupo que ia pela parte lisa e muito devagar. Fui pelo empedrado e ultrapassei dois ou três o último que ultrapassei começou a resmungar que o tinha obrigado a travar (interessante não sei como é que ele vinha tão devagar sem travar). A minha resposta foi que antes de o ultrapassar também ele me vinha a forçar a travar mais do que eu acho normal. Ao que este jovem me responde que só ultrapassa a descer quem é estúpido. Resolvi não ligar e seguir o meu caminho mas deixo aqui um reparo. Aquilo é uma maratona de BTT se a vossa técnica não permite grandes velocidades não se zanguem com quem consegue ou optem pela estrada.

Até 2012, ou em qualquer trilho por aí!
 
Top