Rescaldo 7ª Etapa Upandown São Pedro do Sul

jlantunes

New Member
Boas,

Tive o privilégio de participar na organização deste evento e já corri em anteriores etapas. Posso dizer que o esforço dos membros do Termas Hóquei Clube foi muito porque a alteração do local da etapa (de Aveiro para as Termas de S. Pedro do Sul) foi decidida tardiamente, e todos trabalham, participam noutras organizações, e mesmo assim conseguiram apresentar um evento que, em muitos aspectos, se destacou das etapas anteriores. Ainda assim, as críticas são bem-vindas porque permitem que se melhore, para que, de edição para edição, a qualidade seja crescente.
Parabéns aos vencedores, pelo empenho que permitiu os bons resultados, principalmente, ao trio da frente da maratona, porque tiveram um desempenho impressionante.
Para o ano cá estaremos!
 

Kasmário

New Member
Boas.
Este ano foi o 1º ano que Participei no Up and Down na equipa do TOC ( Termas Hóquei Clube), e convenhamos, que esta última etapa a nivel organizacional foi a melhor de sempre..
 
A

australiano

Guest
boas...
nao é a minha 1ª vez no up and down, participei no ano passado.
mas este ano foi a única em que participei, e adorei a prova, pois esteve tudo excelente. pelo menos do meu ponto de vista esteve tudo num bom nivel.
para o proximo ano espero poder participar em mais provas. e até la é pedalar e mais pedelar...
até para o ano
 

afonso

New Member
voilá...:)

o Picasa automaticamente partilha em privado, depois nós é que temos que alterar a partilha...


abc
afonso
 
O

OnTheRocks

Guest
Viva,

Após uma semana de rescaldo, está na hora de expor algumas considerações sobre o campeonato, incidindo sobretudo sobre a última prova.
Faço-o como elemento da organização do TOC, mas também como atleta da modalidade.

Deixando os agradecimentos para último, gostaria de falar sobre esta última prova.
Como todos sabem (já foi referido em post's anteriores), a última etapa transitou da organização de Aveiro para a organização do TOC, num prazo que à partida não daria margem para uma elaboração muito pomposa, até porque ao contrário do que se pensa, o Inatel não mexe uma palha em termos de percurso, marcações, licenças, etc, mas sobre isto falarei mais adiante.
Quero eu dizer com isto que a organização de um evento como este, necessita que haja uma integração multidisciplinar entre a idealização do percurso, o número de recursos humanos disponíveis, deslocações e custos com as mesmas, abastecimentos, etc, o que num espaço reduzido de tempo não é fácil de gerir.
Traçar e testar um percurso até nem exige grande esforço mental, mas quando existem limitações ao nível de recursos humanos, quando o orçamento em combustíveis é suportado na integra pelos membros da organização, quando a alimentação e todo o mais é suportado pelos mesmos, é natural que surjam falhas e tudo se transforme num desafio constante.

Falhas são lamentáveis, mas todos sabemos que acontecem, foi o que se passou por exemplo com o track de GPS da maratona, o qual, me responsabilizo pessoalmente pelo sucedido, compreendo perfeitamente que para um atleta que tenha traçado uma estratégia para a prova, chegar à meta com menos 20Km é no mínimo catastrófico, daí pedir as minhas mais profundas desculpas, o track foi marcado em vários dias, e, quando o montei, adicionou algumas partes coincidentes, que foram impossíveis de detectar na véspera da prova até porque o desenho do trajecto no mapa estava aparentemente correcto, mas as pressas dão nisto.

No entanto, já que falei em estratégia, gostaria de assinalar a nível pessoal, o "plano estratégico" utilizado pelo Tiago Clamote, que pelos vistos e porque todos lutaram nas mesmas condições, foi claramente bem sucedido e a meu ver, exemplar. Pareceu-me a mim, que o Tiago veio sempre a navegar à vista, mantendo o contacto visual com os dois excelentes atletas que encabeçavam a corrida na passagem da Coelheira, controlando os seus mais directos adversários, respeitou um ditado antigo de Sun Tzu, general chinês, nascido à mais de 2500 anos, " ... mantém perto os teus amigos, mas ainda mais perto os teus inimigos", para depois concretizar um ataque vitorioso.

Este foi um momento bom do evento, entre muitos outros é claro, a disputa em pé de igualdade, com muito desportivismo e esforço. É "isto" no fundo que nos move.
É preciso no entanto assinalar casos menos explícitos ou mesmo ausentes de desportivismo.
A falta de razoabilidade e educação que alguns participantes demonstraram nos "control point's" e cruzamentos perante os membros VOLUNTÁRIOS que doaram parte do seu "sangue" para que este evento se realizasse, é demasiado brutal e não consigo pensar noutra palavra, para se deixar passar.

Eu próprio estive num controlo, e quero deixar bem claro que é muito difícil carimbar os talões nos espaços respectivos, quando estes vêm dobrados, muito juntos ao dorsal, por de trás do dorsal, etc, momentos houveram que senti-me aliado da realidade e belisquei-me para tentar perceber se afinal não estaria numa prova do campeonato do mundo onde estava em risco um prémio de milhões de euros......mas pensando bem, nem mesmo isso poderia justificar o que ouvi e presenciei. Talvez seja melhor pararem para pensar nisto!!

Outra situação que achei interessante e digna de se expor, foi o facto de maior parte dos atletas da maratona transportarem apenas 1 bidon para líquidos???!!!!!!
Eu até sei que há bidons de 1 litro, mas esses só vi um, também sei que há camelbak's, mas também só vi 1 atleta a usar.
Eu compreendo que o peso extra de 500gr é para alguns, um factor crucial para o sucesso, para outros se calhar nem se trata disso, não levam mais água porque querem dificultar ainda mais a prova....mas a tamanha agressividade que patentearam para com a organização...quando esta, num controle (nem tinha que o fazer) não disponibilizava água engarrafada mas teve o bom senso de se posicionar junto a uma fonte de água é outro caso digno de registo.
Uns foram "apenas" mal educados, outros amuaram e não encheram o bidon e isto tudo quando os primeiros cinco atletas já levavam uma diferença superior a vinte minutos (sem reclamar), qual a razão de tudo isto??? Talvez seja o valor luxuoso da inscrição. Francamente, parece que anda tudo desvirtuado...

Bom, quanto às fitas e placas destruídas e marcações trocadas na véspera da prova, nem sequer comento.

Espero que tenham gostado da prova, demos o nosso melhor na esperança de vos proporcionar uma experiência agradável e um "empeno" memorável. :))

Quero também referir, que o Inatel enquanto co-organizador deste evento, está longe de ser o melhor parceiro, mas reconheço que é das poucas instituições/entidades que ainda vai apoiando iniciativas como este campeonato. No entanto quero alertar à exequibilidade futura deste projecto. Assim não é fácil meus senhores.

O texto já vai longo e por isso vou directo aos agradecimentos, que se destinam a TODOS OS PARTICIPANTES E FAMILIARES, FOTOGRAFOS, PATROCINADORES, CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO SUL, TERMALISTUR, BOMBEIROS, GNR, HOTEL ALBERGARIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE e a todos os intervenientes directos nesta organização, nomeadamente:

Carlos Mário "Le President", Tiago, Marta, José Luís, Patricia Abrantes, Patricia Pinto, Rui, Maria, Nuno, António "Botas", Beto, Quinta-Nova, Paulo "motard", Paulo, Xana, Luís, Pedro Vieira, Pedro Pinto, Ricardo, Carla, Pequenote, Pequenote Jr., Tuto, Mané, Migué, Cristina, Srª Quinta-Nova, Paulo Morais, Miguel Marques, Miguel, Manel Zé, João "Micondó", Nuno Girão, Zé Pedro Girão, Nelson, Armando, Ricardo "Serrazes", Tó Zé, Pedro Vieria, Pedro Pinto, Bernardo Botas, Manuel Botas e eu. (desculpem se me esqueci de alguém, pois houveram outros que no dia da prova ajudaram pontualmente).

Muito Obrigado e as MELHORAS AOS ATLETAS ACIDENTADOS.
 

Dr.Toxic

New Member
Isto está tudo doido ou quê???estiveste mal amigo...achas que água foi suficiente?????estás a comparar os 5 primeiros atletas com os restantes???nem todos treinam o mesmo!!!!!!e os apoios de familiares que alguns tinham????vi pessoas com arcas congeladoras para apoiar os seus atletas....ou somos obrigados a ter as nossas próprias assistências???
Eu fui um dos que pediu água...só apanhamos água no bioparque...isso da fonte é uma treta...eles não estavam ao lado da fonte...e eu não vou para uma prova para andar atrás de fontes....se o problema é o dinheiro para comprar águas, nao organizem!!!!
Vale mais água a mais que a menos...
As provas do Inatel têm vindo a perder muita qualidade....

Carlos Gonçalves
 
O

OnTheRocks

Guest
Caro Carlos Gonçalves,

Pelo que li, o meu amigo pelos vistos é que não se sente à altura dos "5 primeiros atletas", mas não me sinto sequer no direito de o contrariar.
Lamento informa-lo, mas fui eu que montei o CONTROL POINT na COELHEIRA, sei perfeitamente que este estava a 10 metros do corte à direita para a aldeia e que este mesmo corte se encontrava á mesma distância (10 metros) da referida fonte.
Houveram duas assistências oficiais e outros cruzamentos onde havia água à disposição, se quiser posso dar-lhe o prazer de os mencionar.

O que me parece, é que o meu amigo deseja que lhe dêem água à boca.
Ainda este ano fui a algumas provas com muitos mais Km's, onde o valor da inscrição era muito mais elevado e onde existia um rácio (Km's/Pontos de água) com um valor muito mais elevado que o desta maratona.
Lamento que o seu posicionamento na modalidade seja este.

Muito obrigado pelo seu contributo. Boas pedaladas.

David Homem.
 
Z

Zrek

Guest
Viva,

Faço parte da organização desta prova e queria testemunhar que toda a equipa deu o litro, volto a repetir deu o litro, mas parece que para alguns dos participantes esse litro não lhes chegou às mãos. Tenho a certeza que a opinião geral do evento é positiva ainda que com alguns percalços. O track foi um erro infeliz do qual também assumo culpas pois também o estive a montar, mas se tivesse sido ao contrário teria sido pior, ainda bem que foi menos e não mais... ;) Com certeza que há muitas coisas a melhorar, foi a minha primeira vez num evento destes e estando num dos postos de controlo apercebi-me de algumas coisas que na próxima edição de uma prova organizada APENAS POR NÓS serão rectificadas.

Em relação ao co-organizador, o Inatel de Viseu, pouco há a acrescentar. Têm de mudar de estratégia e envolver-se directamente na organização. Da minha parte não volto a colaborar com eles mantendo-se a mesma atitude.

Parabéns aos vencedores, aproveito também para saudar os restantes atletas que em geral mostraram uma grande simpatia aquando da passagem no meu posto de controlo. Um dos atletas (surpreendentemente um dos da frente da prova) até teve tempo de me explicar como me poderia colocar para facilitar a picagem e eles não terem de tirar os pés dos pedais, a esse atleta um grande abraço e obrigado.

Fico atentamente à espera de novos comentários de participantes que queiram contribuir positivamente para a melhoria das próximas provas. Todas as boas sugestões são bem vindas.

Nota: Eu quando vou andar levo água na mochila e nos bidons surpreende-me que atletas experimentados não o façam.

Saudações a todos e as melhoras aos atletas acidentados.
 
Last edited by a moderator:

marquesp

New Member
Meus Amigos, os meus parabéns, tudo 5estrelas, tiveram a altura ou até senão superiores a poucas outras boas organizações!
Esta malta não deve ter passado por S. J. Do .Monte, isso é que é mau demais para ser verdade, e cantanhede!!!
Abraço, tiveram muito bem...
 

oslen

New Member
Boas,
Penso que as opiniôes aqui dadas pelas pessoas que organizaram a etapa das Termas de S. pedro do Sul, não são as mais corretas para com os participantes, pois na meia maratona que foi a que eu fiz, no reforço/1º controlo tivemos direito a agua, não em garrafa (o que me parece bem), mas sim em copos que até foi positivo pois bebia-se melhor e quem quisesse encher o bidon também o fazia sem ter de ir a fontes. Na maratona pelo que li isso não aconteceu, e agora pergunto o porquê de não utilizarem o mesmo sistema em vez de mandarem os atletas a fonte. Alguns garrafões de 5 litros de agua (cheios na fonte) e copos de palstico tornariam tudo mais facil.
De referir (tal como o Dr.Toxic) que muitos atletas têm efectivamente apoio das equipas/familias para que não percam tempo com estas coisas que afinal são de extrema importância para um bom desempenho.
Para finalizar, quem faz deste ou de outro campeonato o sucesso que tem são todos os atletas e não "os cinco primeiros", pois só com eles não organizariam coisa nenhuma.
Abraço.
 

Kasmário

New Member
Boas
Isso dos reforços é uma falsa questão, senão vejamos:
Meia-Maratona +-39Km 1 reforço sólido e liquido ao Km +-18
Maratona -+63Km 2 reforços sólidos e liquidos o 1º +-Km 18 coincidente com o da meia-maratona e outro no Bio Parque +-km 47.
Abraços.
 

Jomanel

New Member
Boas pessoal

Para já os meus parabéns à organização pela prova que organizaram em tão pouco tempo, sobre tudo nos banhos e na comida, se bem se lembram esta foi das melhores ou senão a melhor desta época.

Depois essa coisa dos reforços, acho que é levar a coisa muito aos píncaros, eu cá fiz a meia e sinceramente se à pessoal a beber bastantes líquidos em esforço sou um deles,(para uma meia cerca de 4 bidons), e não notei falta de líquidos.


Mais uma vez os meus parabéns, e continuem.
 
Top