[Rescaldo]6ºRaid BTT SBC-Sobrado BTT Clube

macpena

Utilizador Banido
Bom, aqui vai um breve relato dos eventos de hoje...

Começou logo bem, com a entrega dos dorsais rápida e sem confusões. De seguida tivemos direito a chá quente e bolo. Que bela ideia! Soube mesmo bem! Gostei imenso do "Cavalo de Corrida" pelos UHF, durante a partida! :twisted: :twisted: Foi a partida mais marcante de todos os eventos a que fui. Isso e a "bomba" a rebentar... Não estava a contar e apanhei um cag*ço...! :D :D

O percurso estava bem marcado. Só se enganava quem fosse mais distraído. Foi o que me aconteceu uma vez... Fui atrás de pessoal no singletrack e descemos uma parede... Quando chegamos a meio começamos a achar estranho não vermos marcas. Tá a voltar para trás com a bicla às costas... E aquilo era mesmo ingreme. Fiquei todo roto só de ter de carregar a bicla por ali acima.

As subidas nunca mais acabavam... Subir subir subir... :twisted: :twisted: As descidas eram rápidas e com curva aliciantes

O pessoal da organização estava presente ao longo do percurso, de jipe ou carro. Mas o track não cruzava muitas estradas, pelo que nem havia necessidade de haver muita gente.

O reforço foi suficiente. Água, pão com queijo ou fiambre, queques, laranja... Para mim não é preciso mais.

O banho estava semi-frio... Mas nestas situações em que há muita gente consecutivamente a tomar banho por vezes é complicado... De qualquer forma deu para sair lá em condições de entrar em casa.

O almoço estava dentro da média. O que se destacou foi o caldo verde... A organização está de parabéns por mais essa ideia. O chá de manhã e o caldo verde ao almoço foram do melhor.

Pessoal da organização todo ele simpático e prestável.

O que não gostei foi o percurso das pontes, depois do singletrack. Já sei que é um dos ex-líbris do BTT em Valongo, mas pessoalmente não gosto... Com chuva acho que é perigoso (já sei que nessas condições muitos são e não deixam de ser divertidos) mas a juntar a isso acho-o desinteressante... É uma opinião pessoal... Há outros trilhos bem interessantes em Valongo sem que tenha de se passar pelas pontes. Mas no percurso total (nível 2) foi apenas um pormenor.

Em conclusão, esta foi a minha 2ª participação no raid de Sobrado. A 1ª foi em 2007 e continua de grande nível como sempre. Para mim a grande dificuldade em Sobrado não é física ou técnica. É saber se o material aguenta. Nos últimos km fui o caminho todo a lutar com a transmissão. Quando precisava de uma mudança mais leve aquilo saltava por todo o lado, tanta era a lama... Chegou a um ponto em que já desmontava nas subidas, só para poupar a ca$$ete...

Agora posso dizer eu aderi ao BTT da biscleta! :D :D
 

CBessa

New Member
Re:[Rescaldo]6ºRaid BTT SBC-Sobrado BTT Clube

Bem...

Também gostei muito do Raid deste ano! Fui no Ano Passado e este ano voltei a ir e mais uma vez....Nota POSITIVA! 4.5*/5

Fui ao N1 e gostei muito! Tinha Subidas boas e Descidas excelentes! Tal como eu gosto! (Não treino...E depois dá nisto! Ter de ir no N1! lol)

O Pequeno-Alomoço não "provei"! Uma vez que sou de Sobrado e portanto, comi em casa e fui para o Raid!

Os Trilhos do N1 tal como disse, muito bem escolhidos! Mas, não concordo com uma coisa que disseste macpena! Eu achei que tal como no Ano Passado havia zona muito mal marcadas! No Ano Passado perdi-me durante uns minutos à custa disso! E se não fosse eu conhecer a zona, atva bem lixado... :lol:

E este ano voltou a acontecer! Depois do Abastecimento, vinha eu com mais 2 Betetistas e inclusivé estava a falar sobre a Marcação dos caminhos e estava a dizer que estavas até admirado deste ano ainda não ter havido problemas...Quanto passado 5m apareceu-nos um problema! Tinha-mos 2 caminhos: 1 tinha 2 fitas vermelhas de cada lado, e o outro tb tinha 2 fitas vermelhas de cada lado! E tinha uma Seta no Meio a sinalizar para a frente! E lá ficou a dúvida! Para que "frente"/lado será? :mrgreen: Pronto...Lá escolhemos um e passado 5m apareceu-nos uma tabuleta a dizer 15KM e 40KM...Era so escolher! Uffa! :lol:

Os Banhos, também não usufrui deles uma vez que moro em Sobrado!

O Almoço estava um espectáculo! Sandes com Força...Churrasco...Sopas! Muito bom! :D Apesar de que no Ano passado achava que estava ainda melhor! :lol:

Pessoal da Organização tal como disseste muito Simpático! Espero que assim continue!

E quero dar aqui os Parabéns à Organização pelo maior controlo com as "Entradas" para o Tacho! Acho bem ter estado 1 ou 2 pessoas lá à frente a verificar se tínhamos fita ou não! Assim só come quem pagou! :mrgreen:

Cá espero pelo 7ºRaid BTT SBC-Sobrado BTT Clube! 8)
 

Goncalo_Noverca

New Member
Adorei!
Excelente organização!
Excelente almoço!
5***

Uns contras:

-Nas pontes..aquilo era perigoso..tanto que um primo meu..quase que morria..escorregou..agarrou-se ao "braço" da ponte..e partiu..ou seja,vinha cá em baixo em menos de 2s...o que vale foi agarrarem-lhe e ele agarrar-se a uma árvore...
-Fiquei TODO mas TODO "roto".. :p .. muito "pesado" o percurso..o dos 40km's...o que vale é que meti-me nos 15 depois do ponto de abastecimento..mas mesmo assim..só pensei..isto nunca mais acaba...

Muito bom mesmo pessoal!
Parabens!
 

CBessa

New Member
Re:[Rescaldo]6ºRaid BTT SBC-Sobrado BTT Clube

Sim! Também me esqueci de referir esse ponto! As Pontes actualmente estão em péssimo estado! E como já não bastasse, a chuva ainda tornou mais perigoso este percurso!

É que eu também caí! A Minha sorte é que não foi bem emc ima da ponte! Mas foi a caminho de outra! Passei uma ponte e numa parte em que estava muita lama e tinha lá um calhau, a minha bicicleta encravou lá e pimba! Caí por cima dela! :oops: Só que não me aleijei! Foi apenas uma quedita de nada! Mas por pouco ia ao ribeiro! :lol: A minha sorte foi mesmo ter caído por cima da bicicleta!

O SBC deveria de tomar algum tipo de medidas com as pontes!
 
K

krutzinho

Guest
Exelente
Muito Bom *****

Apenas alguns reparos, acho que o evento está um pouco inflacionado para o que dão, apesar de bom, o abastecimento ser pão com queijo ou Fiambre e fruta,não é de acordo com o que pagamos, também o almoço está com pouca qualidade, ou seja sandes de fevera não é de acordo com o valor da inscrição . Outro dos reparos, que aqui já foi levantado é o facto do percurso das pontes estar totalmente degradado e é muito perigoso lá passar . Para finalizar, acho que alguns dos elementos da organização deviam ter cuidado quando falam, pois não sabem quem está a ouvir, e expressões como "montaram um circo para os palhaços", caem mal de ouvir a quem pagou para participar no evento que organizam.

Parabéns pela organização !
Quem venha o 7º Raid SBC ( mas menos inflacionado)
 

Pedro Silveira

New Member
Boas...

Em 1.º lugar, quero deixar os meus sinceros PARABÉNS ao SOBRADO BTT CLUB, por mais um aniversário!! :clap: :clap: :clap: :clap:

Quanto ao Raid... Depois de ter aderido ao BTT de biscleta no ano passado, pela 1.ª vez, e de um valente empeno, percebi que para quem gosta de puro BTT, este é daqueles que não se deve perder...

Quanto ao Raid deste ano, foi do mesmo genero do ano passado...
Excelente organização, percurso muito bem marcado, sinalização adequada, excelentes trilhos, elevada dificulda fisica e técnica, banhos e almoço aceitáveis...

Não posso deixar de assinar o meu desprezo por algumas placas irritantes, que nos fixavam o olhar no fim das mais duras subidas e que todos percebiam o significado.... Ainda há muito mais para subir... :twisted:

O S. Pedro, durante o Raid, nem se portou mal de todo... Mas os sinais da sua actividade, durante a semana, estava lá todo! Muita àgua, muita lama, trilhos escorregadios, alguns muito perigosos até, mas no seu todo, atirou a nossa adrenalina ao máximo! :p

Cá fica uma foto...


Pedro
 

Peixinhus

Active Member
Boas, trilhos bastante duros e algo perigosos olhando ás condições gerais do terreno. Não gostei das condições de almoço embora não tenha faltado "tacho" papas quentinhas 5* e frango assado na brasa á maneira, tudo á descrição.

Abraços
 

Jalabai

New Member
Ora boas malta!!

Agora que já houve direito ao descanso, cá fica o reportório devido em forma de rescaldo... 8)

Antes de mais dar os parabéns ao SBC por mais uma no de vida e sempre com um nivél acima da média em todos os eventos!!

Em relação ao 6º Raid... apenas realçar 1 ponto menos positivos!!

Sinalização numa prova como esta é algo que deve ser pensada e apesar do excesso não ser sinónimo de qualidade podiam ter em consideração esse aspecto e colocar aqui e ali mais um pouco de fita, ou setas!!!

Fora isso... nada acrescentar!! Partida a tempo e horas, os trilhos escolhidos à partida desta feita permitiram o desenrolar normal da prova... reforços que cumpriram o que se pretendia deles, ou seja, mais uma organização ao nivél das anteriores!!

Grande abraço e até pro ano!
 

amagalhaes

New Member
Apesar de ter gostado de quase todo aquilo que a organização disponibilizou, desde pequeno-almoço, percurso, marcações, banhos, almoço e uma excelente manhã de convívio, devo dizer que aquele membro da organização que estava nas pontes a chamar de "meninas/florzinhas" aquele pessoal que por inúmeras razões (que nem sequer lhe dizem respeito) não optaram por fazer o salto para a água, é um PALHAÇO.

Sim PALHAÇO. Para a próxima pode ser que eu ou outro que não encontre piada nessas observações não respeite toda a restante organização e lhe parta o focinho com 2 ou 3 chapadas.

Apenas para esse membro da organização: ÉS UM PALHACITO!

À restante organização: PARABÉNS!!!!!
 

scottsonic

New Member
Ora viva...
Vamos lá cotar na casaca ao ppl do SBC :lol: :lol:
eu já aderi o ano passado e não correu mto bem...a 5 km do fim parti deviador,drop out, corrente, raios....foi uma festa :cry:
este ano correu lindamente, como treino nesta zona, já passei várias vezes por estes trilhos, ora num sentido ora noutro....nada a apontar, são fantásticos.
Menos positivo, poucas marcações :s :s
A seguir às descidas da parte de cima da A4, que vão dar a Campo, perdi-me....não vi marcações nenhumas, valeu-me conhecer a zona mais ou menos e ir lá por palpite....mas inda andei um bom bocado pra trás....
De resto, nada....uma queda ao chegar ás pontes, luva e mão rasgadas....a mão cicatriza, a luva é q se foi :D :D :D
E não pude aproveitar a tarde a seguir ao almoço pq tinha q ir trabalhar......Ah, e não provei as sobremesas, se é q havia....
Parabéns ao SBC,
Abraço.
 

rmatos

New Member
Foi a minha 1ª vez no que dizem ser o maior "empeno" cá da zona e realmente foi bem verdade :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:, aqueles trilhos são mesmo do "CAMANDRO", apesar de achar que aquela zona das pontes (estão muito degradas :s) e imediatamente anterior as mesmas não tenha muita graça e seja muito perigosa, claro está que a chuva que tem caído também não ajudou nada.

Levantamento dos dorsais - rapidíssimo
Partida - a horas e com um grande estrondo :shock: :twisted:
Percurso - 4****, só não dou as 5 pelas razões acima apresentadas
Marcação - como já disseram, acho que mais uma fitas e umas setas não ficariam nada mal :wink:
Reforço - suficiente
Abastecimento de água no percurso - deveria ter tido mais um ponto de água entre o reforço e aquele ponto que estava antes da ultima parede :mrgreen:
Banhos - a água estava um pouco para o frio
Almoço - não comprometeu (apesar de terem-me dito que os anteriores tinham estado bem melhores, mas lá está...se estivesse solinho, se calhar teria sido melhor 8))

Para o ano lá estarei para outro grande empeno 8) 8) 8)



amagalhaes said:
Apenas para esse membro da organização: ÉS UM PALHACITO!

À restante organização: PARABÉNS!!!!!

Subscrevo inteiramente

Pedro Silveira said:

Quando as via, apetecia-me chegar-lhes fogo :mrgreen: :mrgreen:
 

bttview

New Member
Pela primeira vez participei neste raid e gostei, apesar do grande empeno que levei. As subidas, bastantes, eram mesmo acentuadas e algumas bem longas. O cansaço era tanto que nem me percebi que existiam descidas, só mesmo pelas placas a anunciar as mesmas. A marcação falhou em dois pontos do percurso. Quase me perdia e como não sou da zona seria deficil depois encotrar a saida dali. Sugiro que para apóxima disponibilizem o track para GPS. As pontes no final, apesar de porreiras, estavam bastantes escorregadias e nessa altura, pelo menos comigo aconteceu, com o empeno, queria era chegar à meta. Já não conseguia ver pontes.
Os abastecimentos (intermédio e final) estavam muito bem. O controlo de tempos poderia ser feito, apesar de não ser em competição, é, do meu ponto de visto algo que motiva o pessoal.
Achei piada à forma de dar a partida. É preferível uns tiros para o ar do que matar uns coelhitos.
 

cnunes

Member
Eu estive presente pela 3.ª vez, e pela 3.ª vez tivemos o gasoduto, as pontes, as "escarpas" antes das pontes, o mesmo local de reforço, etc. Penso que começa a ser um pouco repetitivo.
Quanto ao raid, e em minha opinião, os últimos 10 Kms estragaram uma opinião positiva do mesmo, muito técnicos, perigosos, alguma má marcação e falta de apoio. A minha sensação é que demorei mais tempo a fazê-los que os 30 Km anteriores. Penso que dado o tempo que se fez sentir toda a semana e mesmo ontem a organização deveria ter encontrado uma solução, que podia passar por desviar os participantes aos 30 Km para o percurso N1. Comentava-se no fim, de que teriam ido para o hospital vários participantes, inclusive um, com o pé partido, mesmo os bombeiros que fui encontrando ao longo do percursso foram dizendo que não tiveram mãos a medir, tais tinham sido as solicitações. Aos feridos as rápidas melhoras.
Outro ponto negativo, mais uma vez na minha opinião, considero o preço do raid deste ano, muito inflacionado.

Conclusão: O Raid não foi só pontos negativos, também existiram positivos, mas os que referi anteriormente marcaram muito a minha participação. Para o ano vai ser sabático no que respeita a Sobrado.

Cumprimentos
Nunes
 

fgomes

New Member
Penso que já foi tudo mais ou menos tudo dito.

Mas quero também deixar a minha opinião :D. O evento no geral estava bem organizado mas no entanto com algumas falhas. Havia locais em que as marcações eram escassas, principalmente onde a vegetação era mais baixa.

O pequeno almoço, uma ideia pouco vulgar mas bem pensada :yeah:.

Realmente na parte do single track, deveria haver elementos da organização, porque aquele xisto molhado, ui,ui.

O valor da inscrição é realmente desajustado com o oferecido e isso notou-se em termos de adesão.



Fgomes
 

CBessa

New Member
Re:[Rescaldo]6ºRaid BTT SBC-Sobrado BTT Clube

cnunes

Desculpa a pergunta, mas o que quiseste dizer com "sabático"! :shock: :shock: Nunca vi essa palavra! "Traduz" lá a frase/a palavra! :mrgreen:

Já agora, alguém sabe quantos Participantes houveram? O Nº mais alto que vi foi uma Dorsal Nº 370 e tal!
 

nunoribeiro

New Member
Boas.

Foi a minha primeira participação no Raid de Sobrado e posso-vos dizer que foi do mais duro que alguma vez fiz, mesmo ao gosto cá da malta, grande empeno :mrgreen:

Para mim, e é uma opinião pessoal, o Single Track era bem dispensável, atendendo ao grau, não de dificuldade mas de perigosidade que apresentava. Acho que a par do "inteligente" que estava nas pontes foi o que pecou na organização, sim porque chamar palhaço a uma personagem daquelas é um elogio e um insulto para os verdadeiros palhaços! :evil:

De resto boas marcações, podiam ser melhores mas suficientes, e um bom almoço!!
 

Bizkat

New Member
Boas ppl do pedal,

Quase tudo já foi dito acerca deste Raid que é um dos melhores do eventos organizados, pela 3ª vez participei e tenho a dizer a quem acha que o percurso é sempre o mesmo que nas 3 ultimas edições os percursos foram sempre diferentes, claro que há pontos comuns, o BIKEPARK (pontes), a meia encosta ("escarpas" ou single track de xisto antes das pontes) quanto ao gasoduto tenho a referir que há 3 anos não se passou lá, o ano passado desceu-se e este ano subiu-se, isto para demonstrar que discordo que o percurso seja repetitivo.
Relativamente aos acidentados o que me foi dado a conhecer foram 2 casos de hospital um com o pé ou perna partida e um outro com problemas de tensão arterial, foi me também referido que no caso do 1º tratou-se de excesso de confiança, tendo em conta o estado do terreno e a experiência dos participantes deve-se ajustar a velocidade, eu por exemplo se sei k tenho algumas limitações em descidas mt técnicas não vou arriscar descer como se não houvesse amanhã, não se trata de uma prova mas sim de um RAID, não há tempos de chegada, não há pontos para o nacional, não compreendo o porquê de arriscar a integridade fisica para chegar nos primeiros lugares, nem sequer há pódio ou prémios para os primeiros, mas enfim quem anda nos limites sujeita-se a acidentes ...
Quanto ao eterno problema da sinalização, eu começo a achar que nem que as organizações destes eventos disponibilizassem um GPS com o track do percurso para cada participante, haveria quem não se perde-se, as pessoas não prestam atenção às fitas ou setas, principalmente se seguirem em grupos para onde o 1º virar, viram todos o mais interessante é que mesmo que não vejam uma fita durante 5Km continuam a achar que vão no percurso, ainda hoje ouvi o relato de um colega que organizou um prova e no final teve 60 participantes perdidos no monte ... já pensarem que se em 600 participantes apenas 10 ou 20 se perdem não será culpa desses 10 ou 20 não estarem atentos, em vez da organização ????
Relativamente à questão do preço estar inflacionado este ano, posso assegurar que já participei em provas do mesmo valor onde no final tinha um senha para almoço onde podia levantar apenas 2 ou 3 sandes, 1 ou 2 cervejas, uma sopa e uma peça de fruta, aqui não houve qualquer controle na comida cada 1 comia o que quisesse, as vezes que quisesse e bebidas igualmente. Aos que estiveram mais atentos e viram o cartaz e as lonas de patrocinios e repararam que este ano não haviam muitos patrocinadores, é a crise dizem as empresas e não dão patrocinios para a organização de eventos, se calhar por isso o valor das inscrições aumentou 5 euros em relação ao ano passado... pelo menos esta é a leitura que faço não quero acreditar que os grupos que organizam estes eventos querem fazer lucro com a organização.
Parabéns SBC e até para o ano .... para os restantes colegas do pedal boas pedaladas ...
 

bibo_

New Member
Olá companheiros do pedal!

Esta foi a minha primeira participação no RAID de Sobrado e na verdade parece-me que foi a última. Não porque ache que tenha sido mal organizado, muito pelo contrário, mas porque achei demasiado "duro" e com algumas situações em que o nível de perigosidade estava num patamar bastante elevado, muito provavelmente agravado pelo estado do tempo, para muitos outros será isto que procuram no BTT mas eu procuro divertimento com menos “risco”!

No entanto quero salientar que no geral fiquei agradado, principalmente com toda a envolvente, desde o acolhimento até à despedida e por isso dou os meus parabéns à organização e a todos os que com ela colaboraram.

Já agora uma curiosidade…. nunca me tinha acontecido pedalar com água pelo joelho, mas em Sobrado aconteceu e só depois reparei que podia ter evitado andar dentro de água doh… mas passou-se bem, S. Pedro não mandou água por cima, mandou a organização por baixo :twisted: :twisted:!

Continuem a pedalar muito… que eu vou fazer o mesmo!
 
Top