RESCALDO - 5ª Maratona BTT do Mondego.

Já que ninguém se chega à frente…
Pois bem, a menor quantidade de lama repercutiu-se significativamente nos tempos e médias finais.
Depois das 4:24:15 horas, nos 80,160kms de 2007, este ano reduzi para as 3:44:20 horas, nos 83,130kms e uma média de 22:23 km/hora (dados do meu Sigma Targa).
Pela primeira vez numa maratona de BTT não sofri qualquer queda e, por incrível que pareça, não me perdi uma única vez e ainda debitei dois sonoros “berros” para avisar um companheiro que optou pelo trilho errado.

No geral, gostei da maratona.
Quanto ao secretariado, não posso opinar, pois o meu frontal e respectivos brindes foram levantados no sábado, na loja da Decathlon, em Taveiro.
A partida lançada foi a melhor opção, atendendo ao número elevado de participantes nas duas distâncias (cerca de 1000).
As fitas azuis da Decathlon, as setas verdes nas árvores e postes e as setas brancas na estrada, impediram que me perdesse.
Os abastecimentos não estiveram ao mesmo nível da edição transacta, mas tem nota bastante positiva, isto para já não falar na simpatia e prestabilidade das pessoas que neles estavam.
A parte final do percurso tornou-se mais interessante devido à passagem pela Mata da Geria e pelos campos do Mondego, ou seja, mais terra e menos alcatrão.
Após o terminus da prova, caíram-me que nem ginjas as duas maçãs que “devorei” avidamente junto à Fonte do Largo do Rossio.
A demora para a lavagem da bicicleta foi escassa, uma vez que as quatro mangueiras disponíveis permitiram um vazão +/- rápido.
Quanto ao banho, e mais uma vez, não posso opinar, pois o meu foi tomado em casa.
Quanto ao almoço, e apesar de estar munido com uma senha, prescindi do mesmo, tendo optado por um esparguete à bolonhesa que, após o belo banho, retirei do frigorífico e aqueci no micro-ondas.

Conclusão: Nota muito positiva para esta clássica do BTT nacional.

Parabéns à organização pelo bom trabalho efectuado.

Até para o ano.
 

j.oliveira

New Member
Para mim tambem foi uma prova muito boa em termos d percurso, muito parecido ao do ano passado, mas gostei.

sodois pontos que falharam que foi os banhos. De agua fria!!! e a fila de almoço que era enorme!!!


Joni Oliveira
 

*sun*

New Member
Saimos bem cedinho com receio que estivesse uma grande confusão no secretariado para levantar os dorsais, mas por surpresa minha foi bastante rápido e bem organizado.
Gostei dos trilhos, alguns bastante tecnicos, apenas um senão, em alguns sitios não pudemos disfrutar na totalidade devido aos engarrafamentos...que não sei se é possivel melhorar!! não é uma critica mas uma constatação.
Critica vou fazer aos abastecimentos, pessoalmente não gostei....bolachinha com açucar por cima!!! :mrsock: :nana: então onde está a bela da banana, ou a barra de cereais..até uns queques seriam melhor opção. é a minha opinião é claro!! felizmente que ia prevenida com umas barras.
Quanto ao resto , impecavel :D banhos, almoço , pessoal da organização e ajudantes 5*****
A repetir sem dúvida!!para o ano não faltarei e tenciono levar mais uns quantos.
Algumas fotos...
DSCN7242.jpg

DSCN7247.jpg

DSCN7248.jpg

DSCN7252.jpg

DSCN7253.jpg

DSCN7255.jpg

DSCN7258.jpg
 

Nuno Rodinhas

New Member
Pelo 2º ano lá estive novamente nos 40kms :wink:
Como já esperava e ia a contar, organização mt boa com pormenores q a mts organizações passam ao lado, esta teve em conta, a eles, os meus parabéns!
Nos 40 o abastecimento era só um, e suficiente, e como já é meu hábito, agarrei numa água e segui, portanto, ñ posso opinar :wink:

Só uma sugestão à organização, este ano repetiram o trajecto dos 40 do ano passado, a meu ver, sem necessidade... Temos tanto por explorar :p

Ao amigo e vizinho Rui Santos, esta ñ posso perdoar, o homem q o objectivo dele é chegar à frente das mulheres todas, então??? Q se passsou hoje???? Contei pelo menos 4 q chegaram à tua frente hoje :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

À minha equipa, BTT GRELHA TEAM, estamos a recuperar malta!!! :wink: :wink: :wink: :wink:
 

jjscos

New Member
Boa noite pessoal,

Acabei de chegar a casa da Maratona e vim directo ao forum mostrar o meu "GRANDRE DESAGRADO" relativo somente a um ponto:

- Imperdoável o tamanho da fila e o tempo de espera para o Almoço... Apesar de não sermos (4 amigos) do final do pelotão já que acabámos dentro dos primeiros 120 lugares da Maratona de 80 Km.

A fome era tanta que optámos por comer qualquer coisa a um café para enganar o estômago, já que tínhamos 100 Km pela frente até casa.

Relativamente a marcações, trajectos, apoio logístico e amabilidade da organização: 5 estrelas! Quanto aos postos de abastecimento, não sei, não parámos em nenhum.

Até à próxima edição
 

nfelix

New Member
Boas,
O percurso estava bem marcado, só me enganei uma vez mas por aselhice minha, a maratona do Mondego ganhou um adepto!
no geral eu gostei bastante, mas também não tenho muita experiência nestas andanças, mas no que me pareceu foi muito bom.
os banhos é que...água quente nem vê-la...
em relação ao almoço, que mais se pode pedir? a bela da feijoada, aquilo é que foi comer... :lol:

uma grande palavra de apreço para as pessoas que estavam envolvidas, quer pela simpatia quer pela sua disponibilidade!
parabéns à organização, proporcionaram-me um excelente prova!!



igualmente bom é o meu empeno, mas isso já é outro problema... :mrgreen:
para o ano lá estarei!!

boas pedaladas!
 

mad max rr

New Member
Boas

A minha opinião é semelhante á de muitos já aqui descrita.
Mas como foi a primeira vez que participei nesta maratona deixo aqui a minha opinião.

A nivel de organização, marcação de terrenos e seleção dos mesmos estiveram 5 estrelas, com pessoal da organização praticamente em todas as interseções do terreno com a via publica.
Nos abastecimentos já acho que falharam um pouquinho, podiam ter colocado bananas e queques em vez daqueles biscoitos de champaem.

Para mim onde falharam redondamente foi no almoço, para além de ser num local fechado com uma fila interminavel e demorada ao sol, convém que tivessem tido em consideração que nem toda a gente gosta de feijoada, que é o meu caso.

Um churasco ao ar livre era bem mais prático, mais rápido, mais agradavél e com certeza ao agrado de toda a gente.

Se algum membro da organização ler este tópico, pedia-lhe que tivesse em consideração este ultimo ponto.


De resto foi :D
 

ace

New Member
Boas... após algumas horas onde tentei recuperar fisica e mentalmente deste evento, tenho alguns "bitaites" a mandar...
Durante a maratona tudo ok com belos trilhos, os mesmos do ano passado à excepcção apartir da divisória dos 40km/80km, abastecimentos na média, marcações medianas, lavagem de bikes sem grandes atropelos e com rapidez, até aqui nada mau... Agora pontos que são falhas injustificáveis num evento destas dimensões: os banhos frios tão a ficar na moda!!!! :mrsock: e a loooonnnnnggggaaaaa fila para o almoço!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Era assim que os senhores da organização queriam controlar as entradas pró almoço????? Se sim, os meus parabéns porque nada melhor que pedalar 80km e ficar 2horas à espera para comer!!!!!! Muito mau!!!! VERGONHOSO!!!! :nana:
Lembrei-me agora daquelas pessoas que compraram almoço tambem para os acompanhantes :grrr: Da minha parte bom apetite visto que abandonar a fila e almoçar por minha conta tornou-se a melhor opção!!!
Mais quantidade significa obrigatóriamente mais qualidade e é exactamente aí que falharam!!!!!
Na memória ficaram-me as palavras de um senhor da organização quanto o questionei acerca da direcção correcta: " Ó chefe, aqui é à escolha do freguês"...(tipíco tuga).
:eek:fftopic:
Ainda falam mal da ASAE... venha ela para se certificar que o cliente é bem servido... e aqui, meus amigos, havia pano pra mangas...
 

castroma

New Member
Viva.

Aqui deixo o meu rescaldo deste evento no qual participo pela 2ª vez.

Pontos Menos
:arrow: Abastecimento do km20 fraco em termos de variedade \ qualidade dos reforços ("palitos la reinne" não me parece alimento para quem pedala)
:arrow: Banhos: tal como referi ontem, os meus receios confirmaram-se, tomei banho no estádio e até não fui dos últimos a chegar, mas já apanhei água fria...por sorte que não estava o frio do ano passado... (POR FAVOR VOLTEM À SOLUÇÂO DO CAMIÂO DO EXÈRCITO)
:arrow: Almoço, ou antes a tentativa de almoço, como já foi aqui falado, a imensa fila que havia para a dita feijoada (eu até gosto de feijoada) fez-me virar para trás e ir comer a outro lado por conta própria, já que a fome apertava e o sol tb.
:arrow: A descentralização de todas as partes importantes na maratona: Meta, Banhos, Almoço e Estacionamento, cada qual em seu canto....não acho que seja viável, nem tão pouco prático pois faz com que tenhamos que pegar no carro para pequenas deslocações aumentando a confusão já de sí normal na zona comercial a um Domingo.

Pontos MAIS
:arrow: Marcações muito bem feitas e em quantidade \ qualidade, nunca me perdi, bastava ir com um pouco de atenção.
:arrow: Simpatia, prestabilidade do pessoal da organização - 5 estrelas todos eles!
:arrow: As lembranças dadas aos participantes, em quantidade e originais.
:arrow: Zona para lavagem das bicicletas fluida e funcional, muito prática.

No geral, penso que descresceu em qualidade em relação ao ano passado por ter falhado em coisas tão importantes como o almoço e os banhos..apesar do S. Pedro ajudar e brindar-nos com um dia fantástico para a prática da modalidade.

Cumps
Castroma
 

Antas

New Member
Boas...

Excelente dia de btt. Valeu a pena acordar às 6 da manhã e ir até Coimbra pedalar.
Bons trilhos (por mim podem voltar a repetir o percurso dos 40, quando é bom quero sempre mais), boas marcações, simpatia na orgazinação, bons banhos(tive água quente) e bom almoço.
No proximo ano é para voltar.
 

Jpalhinha

New Member
Boas

Estive presente este ano pela primeira vês na maratona do Mondego e gostei muito. Os trilhos eram 5 estrelas, muitos deles já conhecidos, a organização estava muito boa.
Como não tive a possibilidade de consultar as classificações, e gostava de saber em que lugar fiquei nos 40km, agradecia que se alguém soubesse o site onde elas vão ser colocadas que me disse-se.

Com os comprimentos do atleta: João Palhinha
 

Trufox

New Member
Tanto o Estádio Sérgio Conceição como a Escola são perto do parque Mondego, mas óbviamente não tão perto como no ano passado, mas penso que não faltará água quente...
Já fui buscar o dorsal, e junto com ele vem uma mochila personalizada, uma moldura com um panfleto da maratona com sitio para colocar-mos o nosso tempo, classificação (original e bem pensado), umas canetas,um cadeado, uma Sportlife, um porta-chaves com fita de Portugal, e alguns panfletos de provas da zona! Ou seja, por 20€, temos isto tudo (mesmo que seja dos patrocinadores), uma bela maratona para participar, abastecimentos (já vi que um dos patrocinadores é o Pães e Bolos, logo... Vai haver bolos de certeza nos abastecimentos!!!), e almoço!!!

Bem se ontem tinha dado esta informação todo contente, hoje até nem vontade tenho de escrever neste tópico!

Pontos Positivos:

- Secretariado funcionou muito bem;
- Controlo Zero;
- Partida feita em andamento;
- Banhos para bikes (4 mangueiras);
- Brindes interessantes.


Pontos Negativos:

- Quase todo o percurso igual ao do ano passado, tirando o alcatrão na parte final, mas passou-se a pedalar em estradões pelo meio do campo... Falta de originalidade meus senhores...;
- Banhos de água fria (Estádio, na Escola não sei) é imperdoável, ainda por cima depois de ontem vos defender...;
- Almoço até me deu uma coisa quando vi aquela imensa fila (quase até à linha do comboio) e ainda mais fila dentro das instalações... Voltei ao Parque Mondego e comi uma sandes...;
- A distancia entre os pontos importantes do evento demasiado grande;
- Excesso de inscritos! Os organizadores devem ter em contas suas as instalações e recursos, para que casos destes não voltem a acontecer...

Abastecimentos não sei, pois parei apenas uma vez cerca de 15/20s para abastecer de água, mas não me pareceu ser muito farto...

Já agora quem quiser uma senha de Refeição eu ofereço de boa vontade! (Devem ter tido algumas refeições a menos, já que vi muita gente a abandonar).

almocovn2.jpg



Portem-se bem e boas pedaladas. Até à Maratona do Cartaxo!
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Já muito foi dito... e sou mais um que gosta desta maratona! Foi a minha 3ª presença por terras de Ribeira de Frades. :wink:

Mas a organização está a pagar a factura do aumento do n.º de participantes, pois tem aumentado todos os anos... tornando-se dificil dar resposta com qualidade nos 2 pontos focados: Banhos e Refeição.

Quanto aos banhos dificilmente há solução melhor que esta (apesar de fria... havia àgua :mrgreen:), a refeição é que tem de ser servida de outra forma, pois para 1000 (mil :shock:) pessoas optarem por uma fila em que só era servido um de cada vez!!! Era fácil prever que o congestionamento seria grande! :roll:
Mas a feijoada estava muito saborosa... e as bebidas frescas! :D

De resto...
O secretariado, a saída com partida em andamento, os cruzamentos com elementos a ajudar com os carros e a marcação estiveram 5***** :clap:
O percurso começa a ser monótono... devem procurar alternativas para ser novidade aos repetentes...

Outro ponto muito positivo foi a participação DELAS... havia muitas senhoras a pedalar, o que dá outro colorido à festa e ainda bem que elas começam a a aderir a este fantástico desporto que é o BTT.
 

GDRFolgosa

New Member
Para além dos prós e contras já referidos, acrescento aos contras que, apesar de ter almoçado atempadamente, refiro que a comida (feijoada) estava fria.

Se calhar cheguei cedo, porque o panelão estava a chegar ao fim, deveria ter chegado mais tarde para comer comida quente,

mas aí teria de esperar... Como diz um amigo meu "... estou como tolo no meio da ponte... :lol: :lol: :lol:
 

tocxibike

New Member
Esta foi a minha primeira presença nesta Maratona e o que posso dizer é que quanto a banhos ainda consegui tomar um banho quente na escola mas quando cheguei a zona de refeição perdi logo o apetite e vim comer a casa.
Quanto os reforços eram medianos e recomendo repensarem melhora situação do almoço e a respectiva ementa porque na minha humilde opinião uma feijoada depois de 80 kms não tem nada a ver. Eu sei que não é fácil fazer a vontade a todos mas !!!
Boas pedaladas.
 

ace

New Member
To a ver que com a quantidade de pessoas que abandonou a dita fila pro almoço foi elevada.... Lá pra zona de Ribeira de Frades devem andar a comer feijoada taté ao próximo fim de semana.....
Faço das minhas palavras as do Trufox, se quiserem uma senha pró almoço, usem a minha.... Mais uma vez: :twisted:VERGONHOSO!!!!!! :twisted:
 

Yorda

New Member
Olá a todos!

Foi a minha primeira participação nesta maratona e foi um pouco dolorosa, visto ter ido correr com a mão direita suturada, mas se o Vinokurov fez o Tour com 40 e tal pontos no joelho eu também tinha de aguentar. A verdade é que as dores nem foram muitas.

Gostei do traçado da prova, bem marcado e diverso. Não muito técnico, nem fisicamente muito exigente é uma maratona acessível e divertida, a repetir para começar a época.

Sobre o almoço parece que havia muita fila, mas como não gosto de feijoada e não me parece nutricionalmente o prato mais adequado para o pós-esforço de um atleta, optei por almoçar noutro local mais tranquilo.

Queria deixar aqui uma nota sobre o excesso de vernáculo linguístico quer nos trilhos, quer nos balneários, quer no estacionamento, ainda por cima numa prova onde e muitíssimo bem estavam inscritas tantas senhoras.

Um abraço

Yorda
 

RSantos

New Member
Nuno Rodinhas said:
Ao amigo e vizinho Rui Santos, esta ñ posso perdoar, o homem q o objectivo dele é chegar à frente das mulheres todas, então??? Q se passsou hoje???? Contei pelo menos 4 q chegaram à tua frente malta!!! :wink: :wink: :wink: :wink:

Ora bem: qual dia do Juízo Final, qual Armageddon...alguma vez tinha de acontecer: não foram nem uma, nem duas...mas sim quatro, :mrsock: :mrsock: :mrsock:as mulheres que ficaram à minha frente, o que atirou por terra a minha, já de si fraca, reputação.

Mas isto tem uma explicação: elas juntaram-se, vieram ter comigo e disseram-me "vá lá, Ruizito, só hoje...deixa-nos chegar à tua frente.." - e eu: "O quê?! Peçam àqueles do Grelha Team!" -"Ah, ò Ruizito, não sabes que quando as mulheres se chegam a eles, fogem ?" :rotfl: :rotfl: :rotfl:..epá, e lá me compadeci...

De qualquer forma, solicito às quatro meninas que me contactem para podermos acertar pormenores sobre a compensação deste favor que vos fiz. Obrigado.

Depois, tenho mais insatisfações :

- a prova ser organizada por um Núcleo S...(nem me atrevo a dizer) e a mochila ainda lá ter essa palavra escrita (tinha, porque entretanto raspei-a);
- deram uma "Sport Life" de Novembro passado (?!)

De resto, percurso giro, fascinante em alguns sitios, com uma descida louca mais ou menos ao km 24 (pedra e pedras e pedras e pedras...) convivio mais uma vez excelente sendo que, já combinei com o meu amigo Nereu que, para o ano, só faremos a prova entre o km 39 e o km 40, porque só estamos quentes ao 38º e depois já não nos custa.

Se formos para os 80km's agradecíamos que a prova durasse a semana inteira

Nem imagino quais foram as classificações, só sei que o meu amigo Pedro Lopes foi 2º nos 40 -PARABÉNS MIÚDO- e que o "esgalhado" do César Azul, foi 7º - UM ABRAÇO, COMPANHEIRO (quando souber dos outros também os saudarei, mas UM ABRAÇO PARA TODOS POR PARTICIPAREM).

Rui Santos

Nota: Sugestão a sério para a organização: não me pareceu adequado o vai-vem entre a logistica (do Retail para a Meta, da Meta, para o Retail, do Retail para o Estádio....), com situações que podem vir a ser perigosas: a determinado momento, vi companheiros ainda em prova a evitar não só os carros que vinham em sentido contrário, como os que já vinham do Estádio.
 
Top