RESCALDO - 5ª Maratona BTT do Mondego.

AMC

Member
Bom dia,
foi a minha 1ª participação nesta prova e agradou-me bastante, os trilhos (alguns já conhecidos) não mto complicados emtermos fisicos/tecnicos mesmo para mim que não sou "pro", deu para divertir, pedalar e castigar o "corpo" da falta de exercicio durante a semana. Não fui ainda a muitas provas mas pareceu-me que nesta o "pessoal" estava mais conscientes de que quem vai em cima da bicicleta deveria ter sempre direito de passagem em relação a quem vai a pé. Não percebo como é que há elementos que não assumem que pode haver quem tenha alguma tecnica (ou + desmiolado como eu :p) que queira acelerar em descidas/trilhos + tecnicos.
Quanto aos elementos da organização ao longo da prova 5*****, os reabastecimentos, já vi melhor mas lá está não se pode agradar a todos. Por mim parei bebi uma água comi 2 bolinhos e pensei levar uma barrita de cereais (sim :wink: elas estavam lá era só procurar com CALMA).
BANHOS : Não fui lá tomei em casa (sorte a minha aparentemente :p)
ALMOÇO: mais uma desistência (desculpem 4 desistências) depois de ter de ir apanhar um companheiro do pedal que tinha abondonado, não dava para estar tanto tempo sem comer.
PSSEIO DE FAMILIA: *********** fABULOSO ver ali os miudos de peito inchado (e graudos :wink:) prontos a pedalar em vez de estar especados a olhar para o televisor, deveria haver + iniciativas destas PARABENS !
No geral penso que é de repetir.
A organização deveria repensar o sistema de refeição, parece-me que ao englobar no preço da inscrição o almoço, faz com que mto + pessoas se sintam na "obrigação" de almoçar. Caso os preços fossem diferentes c/ almoço e s/ almoço se calhar haveria menos gente a almoçar mas os que almoçavam ficavam satisfeitos.

Por fim deixo aqui um apelo á organização:
Gostaria de saber quem era um senhor que vinha supostamente a fazer de "carro vassoura" e que cedeu gentilmente uma camara de ar ao meu companheiro que acabou por desistir.
No final foi impossivel encontrar o senhor para lhe pagar o material e lhe agradecer devidamente. Se foram contactados por esta pessoa e tem o seu contacto por favor contactem.

Obrigado
 

prasquete

New Member
Ola a todos...
Ja foi quase tudo dito, eu acrescento dois pontitos dos quais me queixo

1º - 2º controle - como ia no grupo da frente dos 80 km, ao passar-mos no 2º abastecimento/controle, a alta velocidade pois iamos alguns de nós (3) "fugidos" do resto do grupo, a maioria do pessoal que estava no referido ponto encontrava-se sentado, como nao estavamos com ideia de parar, seguimos, 100 metros mais à frente chamam-nos...ooooooooooooooooohhhhhhhhhhhhhhhhh, é pa parar, controle... tivemos que voltar para tras, perdendo a vantagem que ja tinhamos consquistado, e que obrigaria o resto do grupo a uma perseguiçao e logico desgaste! Ora pergunto eu, as pessoas que deviam picar os dorsais nao deveriam estar prontas para o fazer, tal e qual aconteceu nos outros pontos de controle? pois nao estavam prontas, estavm sim sentadas e sem o material de picagem à mao (mais tempo perdido), resultado? grupo reagrupado, esforço de alguns deitado po lixo... todos reclamamos, mas nao nos deram razao... disseram que sabiamos que tinhamos de parar... ora nova pergunta? se soubessemos onde estavam os controles, os atalhos eram mais simples, pois nao iriamos falhar nenhum ponto de controle! nao é que o fizessemos voluntariamente, porque acredito que ninguem quer ganhar por enganar os outros, mas poderia acontecer...
2º - entrega dos premios... confusao pura e simples... quandd os atletas chegaram, estiveram algum tempo na zona de meta, se a organização queria fazer a entrega dos trofeus e o respectivo podium na zona de meta, teriam que ter avisados os intervenientes, eu estive sentado, comi e bebi agua e como ninguem me disse nada fui tomar banho. Ja no estadio, o meu amigo bica disse-me q a organizaçao queria q fossemos novamente à zona de meta para a realização da entrega dos trofeus e respectivo podium... para la me dirigi, estive cerca de 30 min à espera, fartei-me, fui almocar, qd cheguei ao dito local do almoço..... ui ui, o resto ja aqui foi referido...
Eu tambem nao gosto de feijoada, mas o arroz e a sopa estavam bons...
Dp da bucha, fui buscar o trofeu, e nunca me tinha acontecido uma situacao assim, eu e o bica falamos com um senhor da organizacao, q pura e simplesmente nos disse, nao sei, quais sao...? nós apontamos, retiramos o trofeu e fomos embora... ora... eu nao acho isto normal, mas enfim...
abraço a todos
cups...

ps: de resto, quanto a mim estava tudo ok, tirando a descentralização é certo...
 

joana seco

New Member
Bom dia betetistas... eu, apesar de inscrita, infelizmente não pude correr pois na 6ªfeira mandei um tralho!! :s

No entanto, como fui acompanhar e dar assistência ao Pedro, também me apercebi de algumas das vossas críticas.
Uma vez que as críticas já foram descritas, eu passo a sugerir algumas soluções que podem ajudar para o ano...

ALMOÇO:
1º colocar as mesas em linha, todas juntas... de modo a rentabilizar o espaço ao máximo;
2º "obrigar" a que se sentem por ordem, sem deixar lugares vazios pelo meio;
3º em vez do sistema cantina, optar pelo sistema casamento :lol:... distribuindo o pão, bebidas,etc e colocando os pratos com comida conforme o pessoal se senta.
- Quem no ano passado fez a mítica prova de portalegre reparou que foi assim que foi servido o almoço... a mim pareceu-me bastante eficiente!!

ENTREGA DE PRÉMIOS:
- conforme chegam os 3 primeiros de cada categoria faz-se a entrega de prémios... pede-se ao 1º e 2º que esperem um pouco e assim que chegue o 3º faz-se de imediato a entrega;
OU
- faz-se a entrega dos prémios durante ou no final do almoço
(parece-me menos viável devido ao numero elevado de participantes e diferença de tempos de chegada)

Espero que ajude :wink:
 

helio69

New Member
Aí vai testamento, mas é o texto do nosso blog! (Fotos há daqui a pouco no sitio do costume em www.bttar.blogspot.com)

Voltar a Coimbra é sempre motivo de festa, por isso eram seis da madrugada e já andava o Hélio a carregar coisas para o carro! :s

Pés ao caminho e ainda fui brindado à saída de Castro Daire com uma romaria de carros a virem da discoteca em S. Pedro do Sul… Assim está bem, é sempre bom para elevar o ego! :twisted: :mrsock:

Às oito horas já estava no Retail Park de Taveiro, após uma paragem na Aguieira para um café e um red bull (que fizeram milagres) :hehe:. Dorsal levantado (muito rápido), bidon comprado na Decathlon (tinha perdido o meu) e depois de me encontrar com o Lucky estava tudo pronto para mais uma meia maratona!

Muita gente (não sabia que era assim tanta)… Cerca de 1000 pessoas em cima de bicicletas é sempre bonito de se ver!

Meia dúzia de palavras trocadas com mais companheiros dos à Borliu e partida dada.

Esta mesmo sendo uma partida “volante”, visto a partida real só se ter dado em Ribeira de frades, a verdade é que não se evitaram os engarrafamentos, os quais só deixaram de ocorrer lá por volta do km 30, já a prova ia a bem mais de meio! :eish:

O percurso bem delineado, com subidas e descidas não muito fortes mas que acabam por moer as pernas, com alguma lama (mas nada, mesmo nada parecido com Sepins), fundamentalmente em estradão.

Os pontos altos no que diz respeito ao percurso foram sem dúvida uma descida a direito e com inclinação em Singletrack a qual fiz à mão por causa do engarrafamento, no entanto reconheço que deveria ser excelente! E uns metros mais à frente um belo troço de caminho agrícola, com muito afloramento rochoso (calcário se não me engano), com algum musgo e bem húmido. Foi a parte mais técnica e mais perigosa dos 40km, sendo uma armadilha bem montada a requerer muita atenção! O resto foi monónoto em termos de tirlhos em comparação com o que aquela zona tem para oferecer. :s Também aqui não se pode comparar esta maratona com as melhores em termos de trilhos (na minha opinião e das que conheço, Sepins e Gatões)

Numa prova que até estava a correr “porreiramente” (palavra nova inventada por mim), foi uma pena que a 500 metros do alcatrão final tivesse tido uma paragem forçada para ajudar um companheiro que se encontrava em dificuldades sem um descrava correntes… No entanto parece que esse nosso acto de generosidade vai ter como recompensa uma foto dos meninos! Pena é que não se aprenda definitivamente que tem que se LEVAR FERRAMENTAS (aliás, a pertir de hoje se um me pedirem ferramentas quando nem sequer uma bomba trazem vou pedir desculpa, mas é um abuso) :evil:

E porque isto do BTT não é só feito de aspectos técnicos, mas também dos cromos habituais (no bom sentido do termo) é sempre um ESPECTÁCULO fazer parte da prova ao som da música debitado pela bicicleta de um companheiro que sacrifica o peso da bicha em troca de uma coluna e um rádio! Fantástico! (Tenho pena de não fotos desse pormenor) :cheers: :clap: :hehe:

Ainda em relação ao percurso foi um GRANDE balde de água fria chamarem a esta maratona “Maratona do Mondego” quando os elementos que percorreram os 40km (os da maratona não sei) nem sequer passaram perto desse rio! Mas pronto, são opções (de nome e percurso)… :eish: :-K

Há… Só um controlo e logo no abastecimento… É tão previsível que nem deve ser chamado controlo! :eish:


Os reforços foram fraquinhos, principalmente atendendo à quantidade de patrocínios que foram reunidos à volta desta prova… Maçãs, peras, palitos “champagne” e águas é claramente pouco e ao nível das piores provas onde já estive (pior mesmo só no Encontro Shimano)! :greg:

A opção pela meta em Ribeira de frades compreende-se, mas não se compreende o percurso feito em alcatrão até esse local… Assim como é difícil de perceber que depois de chegarmos ao carro ainda temos que ir tomar banho a quase cerca de um quilómetro de distância, especialmente quando parece que no ano passado a solução relativa a este ponto foi melhor!

Ainda sobre os banhos. O das bicicletas foi óptimo (rápido) o nosso foi péssimo… A Água fria voltou a atacar… Gostaria de saber porquê, visto tratar-se de um estádio que à partida deveria ter capacidade para este tipo de eventos!

Finalmente, e depois de mais uma voltinha de carro, fomos ao almoço o qual apesar da demora ligeira, foi farto e saboroso…

Inté à próxima!


PS. Um abraço para o Lucky que me acomapnhou sempre até ao final...

Ps2. Dá sempre gosto e animo ver tantas mulheres a participar! 8) :mrgreen:
 

pepebapty

New Member
Primeira maratona do ano para mim. Aínda a convalescer de uma tendinite e com uma valente constipação lá fui passar um belo de um fim de semana à minha terra natal: COIMBRA.

Devo confessar que adorei esta maratona ( 1/2 ). Apesar de ainda estar, talvez a 60% da minha forma habitual, senti-me bem e curti mesmo os trilhos ( talvez os primeiros 10 Km fossem menos ao meu género mas lá se faziam ). Foi porreiro. Em resumo:

Pontos Positivos:
1- Excelentes marcações.
2- Pessoal simpático e gente a assistir. É sempre bom!
3- Organização que sabe o que faz! Ninguém se perdia.
4- Entre os Kms 12-30 as paisagens eram muito bonitas e os trilhos mais duros. É assim que eu gosto!

Pontos Negativos:

1- Os Porcos também vieram e desta vez tinham uma equipa numerosa. Pelo amor de Deus: Continuam a mandar o lixo todo para o chão!
2- As subidas em single track são uma frustração para quem quer ir mais rápido e tem de ir na roda. O meu forte é a subida e, talvez por burrice minha, tive de "pastar" algumas vezes atrás...

Quanto a banhos e comida não me pronuncio pois fui tomar banho e comer a casa.
Correu bem e a organização está de parabéns.

Boas pedaladas
 

Runner

New Member
Boas...

No rescaldo pós-prova tenho a dizer:

Correu-me muito bem (8º na 1/2 com 1.51,02 h. e 1º lugar por equipas), achei o percurso muito bom e rápido (só faltou uma subida grandinha tipo "alta montanha" para ser perfeito) o que para mim é o ideal numa maratona, perdoem-me os aficionados das técnicas, tou à vontade em qualquer tipo de terreno mas para uma maratona é esta a minha opinião; abastecimentos não sei se foram bons aos maus! não parei.

Custou-me um pouco os kilometros iniciais, devido ao km 0 (positivo) não aqueci bem, mas depois fui sempre abrir e aínda por cima dos 25 kms. até à separação tive ajuda preciosa do Rui Miranda (anda que se farta) o que é sempre óptimo, na parte final discuti o 7º lugar mas como a chegada era perigosa com aquele asfalto lisinho não arrisquei e o homem que ficou em 7º defendeu-se muito bem, parabéns.

Quanto ao banho, devido a ter estado à espera do prémio!, foi de água fria no estádio, não critico pois penso que o mesmo não está preparado para tanta gente, é só um estádio de futebol e foram montes de pessoal a ir em simultâneo, é sempre complicado neste tipo situações agradar a todos...

No almoço, esperei pouco mais de 5 minutos para me sentar e almoçar, gostei do que comi (tava com fome bom ou mau marchava!!), só que quando saí vi o tamanho da fila que entretanto se tinha formado, enorme..., uma situação a rever pela organização pois em relação ao ano transacto esta maratona cresceu muito em qualidade e quantidade!

Veredicto final: Muito positivo e até pró ano!!!

Cumps.

Vitor Ribeiro
 

BTT Mondego

New Member
Caros Amigos

Ainda não estou em condições de fazer aqui um rescaldo da 5ª Maratona BTT do Mondego, do ponto de vista da organização.
Conto fazê-lo brevemente, reunindo as várias e valiosas opiniões aqui manifestadas.

Informo apenas que as classificações estão disponíveis no nosso blog: www.maratonabttmondego.blogspot.com

Continuem a manifestar a vossa opinião livremente e de uma forma construtiva. Tem sido graças a essas opiniões que temos vindo a melhorar. Sabemos que a perfeição não existe. Errámos em muitos aspectos e iremos continuar a errar. Contudo, acreditem que fizemos um grande esforço para que todos saíssem daqui satisfeitos.

Umas coisas correram bem, outras, menos bem.
No cômputo geral, penso que o balanço é bastante positivo, tirando a questão dos banhos (que partiu pela parte que pensavamos mais forte) e do serviço da refeição (a sala não tem codições para receber tanta gente. Não se trata da forma de servir, mas sim da quantidade de pessoas que a sala comporta simultaneamente).
Iremos analizar estes e outros aspectos para melhorar na próxima edição.

Grande abraço a todos
Fernando Pimenta
 

Trufox

New Member
Ena ena... 166º!!! hehehehe Mas enfim, nem abaixo do meio fiquei! :p Mas o que mais interessa é que este ano estou nas classificações... Pelo menos isso!

Gostei de ler as palavras do Fernando Pimenta (mesmo assim fico à espera do rescaldo final do mesmo). Eu como é óbvio estarei para a VI edição (desde que não seja o mesmo percurso)!

Fiquem bem e boas pedaladas!
 

Psam76

New Member
Boas companheiros,

Esta é a 5ª vez que participo nesta maratona e todos os anos tem vindo a melhorar no entanto gostaria de salientar algumas arestas a limar nomeadamente:

- Organizar duas partidas com tempos diferentes (30 min de intervalo por ex.) para quem participa nos 80 ou 40 km.

- O tempo de espera para se almoçar é ...interminável

De resto estava tudo espectacular até ...os banhos com ÁGUA BEM QUENTE mas para isso tinham de se deslocar até à C+S de Taveiro

Psam
 

RSantos

New Member
Estive a verificar as classificações e gostaria de salientar o seguinte, para bem da informação, do mundo em particular e de mim em geral :rotfl: :rotfl: :rotfl::

- a organização esqueceu-se de desclassificar as meninas que ficaram à minha frente :mrsock: :mrsock: :mrsock:

- afinal, não foram quatro, mas sim três (Rodinhas, para a próxima não me enganes, se fazes favor, que isto é uma questão de honra :twisted: :twisted:)

Queria também pedir a todas as participantes que não abusem da minha paciência, porque já me telefonaram 8 para me compensarem, quando afinal só 3 é que ficaram à minha frente. Obrigado. E Beijinhos para vocês.

Ah, é verdade, só agora é que soube, Rasquete - um abraço e PARABÉNS!!!!
 

Nuno Rodinhas

New Member
RSantos said:
Estive a verificar as classificações e gostaria de salientar o seguinte, para bem da informação, do mundo em particular e de mim em geral :rotfl: :rotfl: :rotfl::

- a organização esqueceu-se de desclassificar as meninas que ficaram à minha frente :mrsock: :mrsock: :mrsock:

- afinal, não foram quatro, mas sim três (Rodinhas, para a próxima não me enganes, se fazes favor, que isto é uma questão de honra :twisted: :twisted:)

Queria também pedir a todas as participantes que não abusem da minha paciência, porque já me telefonaram 8 para me compensarem, quando afinal só 3 é que ficaram à minha frente. Obrigado. E Beijinhos para vocês.

Ah, é verdade, só agora é que soube, Rasquete - um abraço e PARABÉNS!!!!


Sorry vizinho, pensava q o Nereutb contava nessa lista ( ai qd ele ler isto isto feito) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
E como me tinha esquecido, os meus Parabéns César Azul, andas a pedalar como um verdadeiro "cavalo" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Luis Tenreiro

New Member
O meu nome é Luis Tenreiro e fui colaborador directo na organização deste grande evento. Nesta prova estive dirctamente ligado à marcação do percurso, tendo estado em cerca de 70% da marcação do mesmo.
Vou tecer algumas considerações em nome pessoal e não em nome da organização.
Sobre o percurso, penso que não nos saímos mal e que o mesmo estava de forma a que ninguém se enganasse. É uma tarefa gigantesca a marcação de oitenta quilometros, numa zona a ser cada vez mais a ser invadida pelo hurbanismo, o que retira espaço aos caminhos. Além disso houve a necessidade de alterar bocados devido à lama. Felizmente não choveu durante a semana toda o que fez com que o piso secasse para contentamento de todos. Penso que o objectivo principal foi conseguido pois o percurso foi testado na véspera e não me apercebi de nenhuma má marcação, embora admita que pode sempre melhorar (talvez baixar a altura das setas e das fitas). Fui o bike vassoura e vi que nos primeiros quilómetros em terra havia um sitio com travagens a fundo. Talvez nesse sitio se justificasse uma fita a atravessar o caminho, pois como é inicio de prova a velocidade é grande, a adrenalina é muita e a concentração pouca. No entanto a mudança de direcção à esquerda está bem feita com fitas e setas. Penso que o mais que deve ter havido foram umas travagens a fundo...
Relativamente á corrida, vou tecer algumas considerações aos comentários do Pedro Rasquete (vencedor da prova) aqui no forum.
Obviamente que o Pedro tem toda a razão na questão da distração do pessoal do controle. Realmente houve falha. Penso que o pessoal não estava a contar que o andamento dos da frente fosse tão elevado e chegassem tão rápido.
Mas o que me faz tecer estas considerações ao comentário do Pedro, é que se ele se insurge com uma situação em que foi prejudicado também deveria relatar a situação em que foi claramente beneficiado. Vamos a factos. Ao quilómetro 58, ao fundo de uma descida longa que se fazia a grande velocidade (ao contrário dos outros anos e devido à lama, não se seguia em frente mas sim cortava-se à esquerda) iam sete atletas no grupo da frente. Eram eles Pedro Rasquete, Amândio, Ivo, Fernando Duarte, Bica, Arménio e Manuel Costa. Ao fundo da descida foram todos em frente apesar de a sinalização estar bem feita. Coisas que acontecem a todos. Houve atletas que pararam e gritaram para os que estavam mais à frente e voltaram atrás indo pelo caminho certo. O caminho certo tinha mais cerca de 200 metros do que indo em frente. Pedro Rasquete, Amândio, Ivo e Fernando Duarte foram em frente, enquanto Bica, Arménio e Manuel Martins foram pelo caminho correcto. Quando chegaram ao estradão plano (60Km) o avanço do quarteto era precisamente de 200 metros. Ou seja, o grupo da frente tirou vantagem do engano. A desculpa de ter ido atrás da mota não vale. Segundo comentários a mota já ia bem mais distante e nem sempre a mota faz o mesmo percurso dos ciclistas, como por exemplo quando surgem obstáculos ou até singletreks mais complicados. O que conta é a marcação no terreno.
Apercebendo-se da vantagem angariada, o quarteto da frente começou a trabalhar em conjunto, puxando à vez, na parte do percurso que já era completamente plana. Bica conseguiu colar ao grupo da frente (grande recuperação), enquanto Arménio e Manuel Costa foram apanhados pelo grupo que vinha atrás onde vinham Carlos Cabrita, Nuno Rogério, Luis Terceiro e Luis Marinha. Pedro Rasquete como bom atleta que é ganhou ao sprint.
O que penso disto é que devemos manter-nos iguais, seja quando somos prejudicados, seja quando somos nitidamente beneficiados. Se se relata uma situação também se devia relatar a outra.
Quanto á entrega dos prémios, o que me disseram quem esteve presente é que foi pouco depois da chegada. Disseram-me que foi a mais rápida de sempre, em que estiveram presentes o 2º e 3º classificados.
Também vou tecer alguns comentários sobre o almoço e abastecimentos.
Sobre a demora do almoço, pelos relatos alguma coisa não correu da melhor forma. De qualquer modo a feijoada estava optima. Ainda sobre a feijoada ser ou não ser o mais indicado para o final de uma prova, o leitão de Sepins é-o muito menos e não vi ninguém a queixar-se. Um abraço aos besouros. Estive lá e adorei tudo. Para o próximo ano contem comigo.
Sou atleta com longos anos de atletismo (já tenho várias maratonas e ultamaratonas a correr no pelo), btt, orientação pedestre e oribtt e vou lendo algumas coisas sobre nutrição. Como nesta prova fui o bike vassoura (que adorei) conheci outra realidade desta modalidade, a dos companheiros (afinal é o que somos todos), com uma condição fisica menos forte para estas coisas. Para mim são grandes herois, pois fazem um enorme para terminar os 40Km. Mas aqui entra a questão dos abastecimentos. Vi pessoal a tomar gel e barras energéticas logo a partir do quilometro 5. Obviamente que é necessário alimentar e hidratar, mas penso que não é necessário tanto. Penso que com o cansaço e a consequente menor irrigação cerebral, passamos a confundir cansaço com fome e sede. Penso que todos já tivemos situações de após esforço estar sempre a beber água e estarmos sempre com sede até chegar a um ponto de sobrehidratação. Sobre a qualidade dos mesmos penso que era o indicado para cada quilometragem do percurso. Em Sepins (novamente) havia um abastecimento com salsichas, vinho tinto e outras coisas boas e não vi ninguém questionar se era nutritivo ou se era o ideal para desporto. Novamente um abraço aos besouros pela prova espectacular e pró ano paro nesse abastecimento.
Para terminar um abraço à malta de Vila Real que acommpanhei nos últimos quilometros dos 80.
Volto referir que são condiderações pessoais e não da organização.
O meu nome é mesmo este (Luis Tenreiro). Não gosto de usar nicknames.
 
Esta foi a quinta prova em que participei, tendo aqui conseguido terminar uma maratona dentro do tempo de controlo, à terceira tentativa (a primeira fracassou em Abiúl-Vila Câ, onde cheguei já de noite; e na segunda em Sepins, optei pelo percurso dos 40km). Consciente das minhas limitações, optei por me poupar nos primeiros 40 Kms, (em que rodei com o pessoal de trás da meia-maratona), para rodar mais forte nos últimos 25 Km’s (planos).
Da organização, posso dizer que estou satisfeito com o seu desempenho, não tendo reparos ou críticas a efectuar. Para o meu nível pessoal de exigência, esteve cinco estrelas!

Vou agora só apresentar para discussão dois assuntos:
1 – Coexistência entre BTT e caça nos mesmos terrenos. Eu (tal como um ou outro participante), apanhei um susto perto do Choupal, ao escutar um disparo a poucas dezenas de metros de distância. Escutei também chumbos a cair perto, na vegetação. Será este mais um risco normal inerente à prática do BTT, tal como as quedas? Que vos apraz dizer?
2 – O segundo assunto tem a ver com a minha forma pessoal de correr. O meu grande “calcanhar de Aquiles” são as descidas, que faço devagar e com prudência extrema, chegando a efectuá-las a pé, no caso das mais íngremes. Como não quero ser um empecilho para ninguém, tomo frequentemente o cuidado de parar na borda ou de me desviar para a pior trajectória, e, no caso dos “single-track’s”, parar, sair da pista, deixar passar 20 ou 30 e reentrar quando há um intervalo livre. Para além disso, parto sempre no fim do pelotão, para evitar confusões. Desta forma consciente, perco voluntariamente 10 ou 15 minutos por prova… e por mim tudo bem!
O que me chateia nisto são as atitudes extremas de alguns participantes. Pessoal que está a disputar lugares na ordem do 300.º, 400.º ou 500.º; lentos a rolarem no plano e nas subidas; mas que nas descidas se atiram em voo picado ao estilo “kamikaze”, a gritar “sai da frente” e que apenas deixam aos outros duas hipóteses: desviar-se em um ou dois segundos ou ser abalroado.
Conclusão: Pensem bem! Será que vale a pena arriscarem-se assim tanto a f(…)-se a vocês e aos outros, quando não há nada de significativo em disputa? Será que é uma tragédia chegar em 300.º, 400.º ou 500.º, ou vale a pena arriscar tudo para chegar em 299.º, 399.º ou 499.º?

PS: Estive perto de rolar uns 25 km com a companhia do Sr. Luis Tenreiro (bike-vasoura), mas por infelicidade do tal grupo de Vila Real (furo), não cheguei no fim!
 

AMC

Member
:) Salsichas, vinho.... épa, não digam nada aos meus compratriotas do pedal que houve uma prova com reforço desses senão ainda me matam e da próxima fazem-me levar uma sandes de presunto para cada um e o garafãozito :lol: :lol: :lol:. Estou a falar a sério :s.

Após nova conversa com os elementos do grupo, para confirmar os dados necessários, preciso de encontrar o BTTista que foi assistido por uma pickup por ter partido um pedal, e que cedeu uma câmara de ar ao meu companheiro, se alguém conhecer sff digam algo.

Obrigado.

Adérito
 

mariocunha

New Member
Tal como no ano passado participei na meia maratona e gostei.

Já se falou dos banhos, almoço e reforços.

Em relação ao ano passado, o reforço já não me lembro, mas os banhos foram mais quentes e o almoço menos demorado (ou será que este ano cheguei mais cedo? :mrgreen:).

Deixo aqui uma situação que já não me agradou no ano passado e se voltou a repetir este ano, foi passar pelo carro e ter que fazer duas subidas jeitosas para chegar a meta, isto com 40 km´s nas pernas, para um empenado como eu é a parte mais difícil da prova.

De resto já tudo foi dito, óptima organização, óptima marcação, simpatia, etc.

Uma maratona para repetir no próximo ano.

Cumprimentos.

Mário Cunha.

Dorsal 880.
 
Top