[Rescaldo] 3ª Etapa Up and Down - Vila Nova de Paiva - 06-06-2010

Tamagotchi

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Reflitam sobre isto: na minha modesta opinião, mais de 90% dos ciclistas que se perdem, são do chamado "pelotão da frente". Isto é o stress da competição que tira alguma calma e serenidade para estar um pouco mais atento. Basta um dar o mote:D, e logo vão 2 ou 3 (ou os que estiverem na sua "cauda") atrás dele.

Um abraço

Tamagotchi
 

antonio_cid

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Eu sou da mesma opiniao ... em primeiro lugar esta fundaçao tem feito um bom trabalho, acho que ninguem deve dizer o contrario, eu tambem me perdi e tambem acho que houve pessoas a cortar caminho...enfim isso vai de cada um e do que acha correcto...agora o rancho...
 

npaixao

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Já tudo foi dito, só venho acrescentar que também me perdi por vir no tal grupo da frente da meia maratona.
E se como foi dito "90% dos que se perdem são os da frente" isso deve-se mesmo ao ritmo mais acelerado e ao stress originado pelo esforço em manter um ritmo elevado e ao mesmo tempo manter os olhos nas fitas.
Como o Up&Down não se intitula de "passeio", as marcações deverão ser feitas sempre tendo em conta o pessoal que vem com um ritmo mais intenso.
Na zona em que me perdi (e mais uns 30 betetistas que me seguiam), se viesse a um ritmo de passeio as marcações eram suficientes, mas volto a frisar, para ritmos mais elevados havia2 ou 3 zonas que pecavam por sinalização deficiente.
Talvez esteja mal habituado, mas as melhore marcações que vi até hoje, são sempre na Maratona de Mortágua:

-placas de aproximação de zona de perigo a x metros
-placas na zona de perigo
-placas de aproximação de subidas de desnível acentuado
-placas de aproximação de ponto de água/ abastecimento a x metros
-fitas com fartura
-marcações de cal no chão nos cruzamentos/ cortes duvidosos a assinalar os cortes a não seguir.

Quanto à fila no almoço, bastava terem 2 pontos a servir como em noutras provas anteriores.
Essa regra é básica.

Abraço!
 

poliveira.eng

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-placas de aproximação de zona de perigo a x metros
-placas na zona de perigo
-placas de aproximação de subidas de desnível acentuado
-placas de aproximação de ponto de água/ abastecimento a x metros
-fitas com fartura
-marcações de cal no chão nos cruzamentos/ cortes duvidosos a assinalar os cortes a não seguir.

A receita para uma boa marcação está aqui! agora é só implementar isto nas próximas provas!
 

shido

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Bem vou ter de discordar de todas as opiniões que os que se perdem são os da frente. Cada um ao seu ritmo e o que importa é o espírito.
Mas ninguém me diga que um trilho está bem marcado quando, há setas do upa and down, setas vermelhas setas pretas e fitas laranjas avermelhadas.

Agora será que os da frente só não vêem as fitas laranja do up and down? Ou tem de escolher em cada sitio que passam? Ou os que vem com um ritmo diferente, mais baixo, vão a olhar para o chão a seguir o resto dos outros e não reparam em tanta sinalização que havia.

Não vamos confundir o que é um trilho bem marcado com desculpas de ritmos e que os da frente não vêem nada.

Esta tudo dito sobre este encontro. mas tive de voltar a falar.

Parabéns ao INATEL por tudo e pela postura tomada.
 

kikubike

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Boas..

Bom não queria falar mais neste assunto mas a verdade tem que ser dita ... o percurso estava mal marcado, ponto final ... se não vejamos ... Quando se vai num trilho e não existe qualquer indicação de que se vai mudar de direcção e essa mesma indicação de direcção se encontra no trilho para o qual se deve virar .. pergunto... está bem colocada..?
Quando não existe qualquer indicação a indicar de que o percurso não é por aquele trilho (com um X por ex:) está correcto ..?
Os enganos dão-se nos cruzamentos .. então custará muito colocar um sinal da direcção que se vai tomar uns 10 a 20 metros antes do cruzamento ou entrocamento..? Custará muito colocar uma placa com um X no trilho errado a 5 a 10 metro depois do cruzamento/entroncamento... penso que não e os problemas do enganar ficam resolvidos .. para não falar e como já foi aqui descrito colocar uma faixa de Cal no solo do trilho errado..

Quanto ao resto devo dizer o seguinte . A Equipa do inatel de Viseu é 5 Estrelas! Não só pela competência demonstrada ao longa destes anos, bem como pela sua simplicidade e simpatia para com todos e pelo prazer que demonstram pelo que fazem ...
Por isso, penso eu que a Malta que por aqui tenta melhorar o que corre mal, nada tem contra os elementos dessa excelente Equipa do Inatel de Viseu ... por isso os repetidos parabens são de todos nós e não dos passeantes de uma prova como o campeonato do Inatel de Viseu com um nível altissimo no aspecto da competitividade... os quais estão a confundir um pouco a competição com o passear e muito bem as bicicletas

Com os melhores cumprimentos
 

JOSEF

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Realmente Vila Nova de Paiva ficou muito atrás das anteriores provas a nivel de organização. Mas o que a malta quer e ver as fotos. Ou será que tambem nisso vão falhar.
 

DanielSantos

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Pessoal eu ja percebi e acho que todos ja perceberam, que a inatel falhou na prova de Vila Nova de Paiva mas pessoas acho que ja chega de discriminar a organizaçao , ok eles erraram , agra e seguir em frente e esperar, uma melhor organizaçao para a proxima...
Cumprimentos e Boas Pedaladas :D
 

b one

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Caros colegas,
Não seria sério da minha parte se não escrevesse algumas palavras e desse alguma informação depois de ter recebido alguns telefonemas e comentários que aceito e guardo para poder melhorara no futuro.
Falo porque sou certamente o responsavel pelo o que correu de mal em Vila Nova de Paiva, pois presido a associação que organizou e devo assumir todos os erros inerentes a marcação da prova, almoço, apoio na prova e banhos.
Como sabel e algum já afirmaram não é fácil organizar um evento desta dimensão em locais pequenos e onde toda a gente foge do trabalho..... contudo penso que os atletas não têm culpa e eu sou dos que começou este campeonato a 2 anos e so não estou a participar este ano.
Relativamente a passagem nas poldras, entendo que para a meia maratona foi complica mas não tinha-mos alternativa para fazer o percurso como foi feito, queriamos fazer 40 km iguais a todos e depois mais 40 para a maratona mas diferentes e em outra zona. Esta foi a ideia e quanto a isso aceito e apresento as minhas desculpas.
No que toca a marcação confesso 2 coisas, ainda estou a recolher as marcações mas a unica causa de erros nos primeiros 40 km foi o facto de existirem outras marcações no caminho e que deu dúvida e algumas pessoas. A causa de lá estarem não é nossa pois ando a retirar fitas de outras actividades a cerca de 2 anos consecutivos, lamento é que não se lembrem de limpar tudo no final como estamos já a fazer neste momento nós. Concordo com algum espaçamento de fitas mas acreditem que foi tudo marcado de bike e com moxila as costas para ter uma ideia mais real do que é necessário, mesmo assim falhamos e por isso apresento as minhas desculpas. Quanto aos apoios com agua este ponto e pelo que vejo na maioria das opiniões não é um ponto fraco, pois posso dizer que estiveram disponiveis 2150 aguas pequenas e nos pontos onde estavam não foram esgotadas, tinhamos um deposito de 1000 litros de agua na chegada para o pessoal dos 40 e tinhamos um deposito de 1000 litros para os atletas dos 80 km ao km 60 nas éolicas e posso dizer que poucos foram os que aproveitaram, contudo aceito a opinião e registo a observação feita. No que respeita a refeição, bem já ando nisto a alguns anos e o que posso dizer é que percebo que se tente fazer uma refeição para 350 pessoas da melhor forma e da forma mais fácil, apesar de não ser a mais em conta como devem saber, mas aceito com alguma...
Quanto aos banhos bem no ano passado foram 220 atletas tinhamos as piscinas e o pavilhão municipal, conclusão ficaram todos nas piscinas e ninguem reclamou e vejo que este ano são muito poucos os que reclamam, mas este ano o pavilhão municipal tinha o 24 horas de futsal. Bem mas para quem já tomou banho como eu no Gêrês no inverno em agua fria pensei que as condições que foram disponibilizadas eram minimamente boas para o efeito, contudo registo as opiniões.
Por fim e para não ser chato, so queria fazer um reparo, sei de pessoas que vieram cá durante a semana e onde ainda não tinha sido colocadas setas e encontraram o track todo e quanto a isso e como perguntava alguem o que posso dizer é que o track de GPS foi feito em bicicleta com um GARMIN 60 CSx e mais não sei porque já confirmei e está tudo ok.
Mais uma vez as minhas sinceras desculpas por todo o mal que vos foi causado e espero poder e em nome da Casa do Povo de Vila Nova de Paiva o vosso voto de confiança para uma possivel edição em 2011. Boas pedaladas e bom resto de campeonato pois para mim e para este ano o que se passou foi muito mau e vou deixar um pouco estas andanças para descansar e reflectir um pouco.

Hugo Trindade
 

Maam

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Boa noite!

Do q aqui foi referido, apenas dar o meu apreço à organização do INATEL (Não estão a organizar por desleixo, têm q conciliar e articular c/ as entidades locais, quase, toda a logística em cada das diferentes etapas, etc) e claro, como viram, o controlo 0, da qual criticamos certas atitudes de alguns bttistas,por ex em Nelas (Falo de Nelas pq foi + visivel), já nesta etapa tomaram as devidas providencias para tal situação.

Qt à etapa, foi aceitável... apesar de concordar q, das provas já realizadas, foi a pior!!Com + ou - enganos, + ou - fitas (de frisar q nunca são de+), + ou - velocidade, a prova foi para todos. Um ex a seguir será a prova de Mortágua (concordo)

Dar um abraço e retribuir a atenção dada e agradecer, também, ao Pedro Oliveira (Prociclar) pelo apoio q deu para terminar a prova em ascensão (apesar dos problemas mecânicos - foi a estreia de 1 pedaleira!!Mas não vou refugiar-me por este problema a minha classificação)

Boas pedaladas

Michel Magalhães (Dá Gás Mangualde)
 

Xquim Chefinho

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Com coragem!!!

Boas!
Venho aqui apenas deixar a minha solidariedade e apoio para com o Hugo Trindade, pois assumir erros não é fácil e dar a cara muito menos! Fica-lhe bem pois deixar o pessoal todo cair em cima do pessoal no inatel, e não assumir a quota parte da culpa ficaria mal! Pois só quem organiza eventos deste nivel sabe o que custa, e como por vezes faltam recursos humanos e tb materiais.
O que ele fez, de vir aqui assumir as coisas, foi coragem! Coragem essa que falta a alguns atletas que cortam caminho e refugiam-se no anonimato! Cada um é como cada qual!
Hugo continua assim, pois com os erros se aprende e só quem nunca fez nada é que nunca errou!!
Parabéns pela atitude!
Xquim Chefinho
Dá Gás Clube de Mangualde
 

Dr.Toxic

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Acho que o pessoal esta a exagerar...fiz os 80kms sem me perder, é verdade que havia erros de marcação mas daí a gerar tanta polémica...temos de apoiar todos os que preparam estas etapas...criticar sim, mas com moderação...
 

b one

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Obrigado Xquim e boas pedaladas pelo campeonato.
Sempre respondi pelos meu erros e penso que o pessoal do INATEL não pode ser carregado desta forma, eu no primeiro ano fiquei nos 10 primeiros, não sou pro mas sou humilde que é ainda muito melhor. Entedo o Michel e outros atletas que vi passarem em lugares peimeiros e depois perderam-se, mas so peço que entendam.
Lamento tudo o que aconteceu mas lamento tambem ver a postura de alguns colegas em criticar sem perceberem ou perguntarem o pq das coisas. Bem Obrigado mais uma vez e fica bem.
 

shido

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Força Hugo. Já não é a primeira vez em VNP e não foi a última. Até uma próxima. Venham daí mais eventos Hugo.
 

Berg106

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Boas...

Eu e o meu colega não nos perdemos, mas admito que houvesse poucas fitas em alguns locais.
Agora queria saber mesmo é das fotos, onde estão elas?..havia pessoal com grandes maquina a tirar fotos.....
Abraços e até Castro Daire
 

tiagotex

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Esta foi a primeira prova do Up and Down que pude fazer este ano e foi uma desilusão!

Não estive nas outras provas, mas pelo que percebi a implementação do posto 0 foi bem conseguida.

Como já foi dito, começar logo a descer e depois a passagem por aquela zona estreita não ajudou nada. O ideal era dar primeiro uma volta a rolar e depois sim iniciar a descida.

Eu era dos que ia no grupo da frente que se perdeu e a única solução que tivemos foi voltar para traz. As marcações estavam mesmo muito más se não vejamos:

Foi nos dito no inicio que as marcações eram com fitas cor-de-laranja e setas vermelhas.

Não havia fitas antes dos cruzamentos, as que haviam estavam no caminho onde era para virar, o que em competição é claramente insuficiente! Para ser bem marcado deveria ter antes dos cruzamentos, imediatamente a seguir e ter uma fita de outra cor no caminho errado, pois mesmo que alguém se enganasse dava logo conta!

Pior que a falta de fitas foi as fitas a mais! Haviam fitas vermelhas e brancas, placas com setas amarelas, setas pretas... E o pior, haviam fitas laranja escuro(ligeiramente mais escuras que as da prova), mas que para quem vai em esforço, com óculos, a apanhar pó, são impossíveis de distinguir!

Vila Nova de Paiva deixou uma muito má impressão, pois demonstram ter uma grande falta de respeito pela preservação da paisagem! Todas aquelas fitas e setas devem ser de várias provas diferentes e ninguém se deu ao trabalho de as limpar! É TÃO IMPORTANTE COLOCAR BEM AS FITAS COMO NO FIM LIMPAR TUDO!

Quanto aos banhos e almoço não posso dizer nada pois vim-me embora antes.

Espero que esta prova sirva de exemplo para o que não se deve repetir nas próximas!
 

Hardtail Trek

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Existem enganos na lista de classificações lançada, um colega meu que acabou a prova poucos minutos depois de mim aparece como desistente. Convém rectificar a actual lista lançada antes de colocarem as restantes classificações.
Cumpr
 
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