[Rescaldo] 2º Maratona de Tomar

CANSADO

New Member
Eu tambem a vou refazer esse percurso assim que haja 2 semanitas de sol pra secar um pouco os trilhos. Isto de reclamar no forum é só rir. Até colocarem as classificações, "todos" queriam vê-las, assim que as colocam, pedem pras tirar`. É-se mesmo preso por ter cão e por não ter. Os tempos estão aí, agora quem quiser vê, quem não quiser não vê. Fácil. Tenho o trilho bem registado no meu GPS, seria porreiro combinar com varias pessoas um dia pra refazer o percurso. E teria todo o gosto em que o pessoal da loja DROPZONE fosse conosco.
 

bikezike

New Member
Boas pessoal. Eu não fui à maratona, nem devia comentar... mas não vou comentar a maratona em si mas os comentários mas absurdos que se vêm por aqui.É muito triste ver um desporto que começou a ter "impacto" à tão pouco tempo assim com este tipo de confusões e intrigas. Está a acontecer o mesmo que aconteceu ao desporto motorizado de tt aqui à uns anos. Apesar da minha tenra idade, sempre fui ligado às duas rodas motorizadas tt, tanto pessoal que andava de moto ao fim de semana na década de 90, depois começou-se com os passeios e com as provas piratas mas, as coisas estragaram-se quando algumas organizações caíam no erro de organizar eventos sem o mínimo de respeito pelos praticantes do desporto e principalmente pelos amadores (não estou a dizer que seja o caso desta), ora bem, é exactamente o que acontece com as bikes, um dia ainda acaba isto tudo porque o pessoal fica saturado de ser mal recebido, de não haver o mínimo de organização e respeito pelos indivíduos que pagam uma inscrição para ter as regalias que estão descritas nos cartazes de promoção a estes eventos. Já deixei de ir a passeios e maratonas com a frequência que ia, pois, tomar banho vezes sem fim de água fria, em balneários medíocres, percursos mal sinalizadas para depois nós nos cansarmos a dar o nosso melhor e nos enganarmos (pois, porque até aqui o amador gosta de dar o seu melhor), começarem os passeios e as maratonas sem sequer fazer um briefing (não sei como se escreve) para explicar onde está a divisão dos percursos, quantos abastecimentos temos, aos quantos quilómetros, etc etc etc, é só receber o guito e largar o pessoal aos lobos....
Mas, mais indignado fico quando leio certos comentários, do tipo ("Para aqueles que tanto ligam a classificações, inscrevam-se em provas onde estão todos os prós, na certeza porém de nessas correrem sérios riscos de passaram algumas vergonhas, pois ai o andamento não é para meninos."), ora bem, com todo o respeito que tenho pelo colega que escreveu este comentário, acho que era escusado referir isto, pois até o mais reles amador gosta de saber a sua classificação, e pelo contrário, os prós que são prós não participam neste tipo de eventos, e quando o fazem vão discretos e nem ligam ás classificações. Certo? Pensem numa coisa... ninguém coloque classificações sem o mínimo de parâmetros para fazer uma correcta cronometragem de tempos... não estraguem estes eventos, não FAÇAM com que seja mais um desporto a gerar lutas e conflitos entre colegas. E para os tais prós que vão a estes eventos, respeitem os amadores, sejam mais humildes, pois sem "os amadores" este desporto nunca teria chegado onde chegou. É muito triste ler certos comentários que aqui aparecem que vêm de pessoas que parecem a não ter respeito pelo amadorismo, se formos a pensar assim, os começam-se a organizar passeios e maratonas restringidas a pessoal amador, com os perigos todos assinalados e um letreiro a dizer "proibido rolar a mais de 15 à hora", boa ideia certo?? Penso que não...
Abraço e desculpem este desabafo!!
 

jlalmeida

New Member
Tens muita razão meu caro, não sou propriamente novo na idade mas sou novato nestas coisas, mas já cá ando há tempo suficiente para dizer que vou começando a ter dificuldade em saber distinguir pelos cartazes e pelos regulamentos quando se trata de provas "pirata" e provas "organizadas" . No fundo perdemos todos, perdem os pagantes pq pagam e se vêem defraudados, perde a modalidade por descrédito e perdem as pessoas que se esforçam a organizar bons eventos e pagam por tabela pq os participantes escaldados até de água fria têm medo. No Ano passado fui a uma etapa do GEO-raid e achei que o preço era um pouco ... elevado, este ano aumentaram o preço e eu agora digo, os bons eventos pagam-se, e já digo que esses eventos são baratos dada a sua qualidade e é uma barriguinha cheia de BTT de qualidade.
O que me preocupa é q está a acontecer demasiadas vezes e, mais preocupante, é que são os participantes a branquear e a desculpar as situações. É no mínimo irrazoável alguém vir aqui dizer bem de um evento destes onde a única coisa boa que aconteceu foi a maravilha dos trilhos.
 

bikezike

New Member
É verdade. Já fui a passeios, onde fomos tomar banho num balneário velho, de um campo de futebol arcaico, cheio de mosquitos, mas cheio mesmo, era nós a tomar banho e as paredes cobertas de uns mosquitos esquisitos, água gelada em pleno inverno, torneiras que nem abriram, enfim... portas zero. Enfim... pagar 15 euros para tomar banho "quente" como se anunciava, nuns balneários destes, eh pa, é ter respeito pelas pessoas que pagam? Depois ainda soube que não activaram os seguros dos participantes...
Chegar a participar nestes eventos, passeios onde eu no início do passeio me desviava ás maiores poças para não me encharcar logo no início, e ouvir bocas de outros colegas para não empatar o caminho e que a "olha a bike, pega nela ao colo também", eh pa, isto é mesmo anti desportivismo. Admito, quando vou a um passeio ou maratona, embora eu ande ao fim de semana e mal, claro que gosto de dar meu melhor, e, mesmo não havendo classificações gosto sempre de chegar mais à frente, dentro das minhas possibilidades, mas admito-o, mas também sempre parei para pguntar a um colega caído se está bem, a um com furo se precisa de ajuda e, mais que tudo, sempre respeitei o pessoal que anda menos, por isso amigos, há aí provas com prémios monetários e bem organizadas, há gosto para tudo. A única maratona de maior cariz em que participei foi a de Portalegre e bem, excelente, aquilo é que são reforços (comida adequada ao desporto que se está a fazer e bebida também a ajudar, não é como em outros lados, toma lá qualquer coisa e vai-te embora), organização, almoços, banhos, enfim, tudo, assim vale a pena pagar.
Já participei na organização de eventos do tipo, e pergunto? o que é que custa fazer uma boa marcação? custa também encontrar comida adequada para o reforço? custa falar-se com a junta de freguesia ou a autarquia e propor um local de banhos digno de receber "clientes" que pagam por um serviço?
As minhas maiores indignações também vai para as marcações de alguns passeios e maratonas. Como já referi, sou amador mas gosto de dar o meu melhor e é muito, muito lixado irmos a rolar e ter de parar para ver "onde stão as fitas?"
Para o pessoal não se enganar, fitas sempre à direita, é sinal que vamos no sentido correcto, se encontrarmos à esquerda é porque vamos no sentido inverso. Em cruzamentos duas fitas, uma de cada lado, sinal que temos de passar plo meio. mudanças bruscas de direcção, placas ou setas grandes para o efeito. Fitas sempre á altura dos olhos e não no chão. Eh pa, o que custa fazer isto? Pois, dá trabalho... acho e tenho a certeza que, reunidas as condições e pessoal com vontade de trabalhar, consegue-se fazer um bom passeio e, as classificações olhem, deixem-se disso, pois só quem percebe do assunto e tem condições informáticas ou não, para o fazer é que deve apostar em classificações.
Sábado vou ao btt dos bintage, vou para ajudar na causa, e pelo que vejo as coisas estão muitos porreiras, pelo menos já puseram no blog uma descrição bem detalhada da sinalização que vai existir, excelente!!!!
 

faria_fjh

New Member
bikezike... n entendi uma coisa... o porque de mencionares esses balnearios aqui, repara os atletas tomaram banho em balnearios com todas as condiçoes e com todos os confortos( agua quente , conforto termico, etc... )
falas do almoço em portalegre, n vi ninguem a queixar se do almoço em Tomar.
e dos abastecimentos ha apenas 20 30 atletas que se podem queixar de que quando passaram no 1º abastecimento n havia sandes, mas havia bolos, laranjas , águas , sumos e imperial... e passados alguns minutos ja havia de novo sandes , tanto que os ultimos atletas tiveram de novo sandes. para o ano ja sabemos... racionamos... ja ninguem fica sem comida ... é melhor do que ver pessoas a comer 12 pasteis de nata...

em relaçao ao comentario que fazes sobre marcaçoes digo te uma coisa, aqui sentado em frente ao pc é bem diferente de estar no terreno , ainda por cima quando estavamos sob perseguição de uma sra que tudo fez para que a maratona , passeio não decorresse.
volto a dizer falhamos na marcação, mas tambem digo que enquanto eu estiver ligado á organização esse erro não voltara a acontecer, pelo menos sem interferencia de elementos exteriores á maratona..

Cansado terei todo o gosto em acompanhar te e a quem se quiser juntar a ti nessa voltinha, basta mandares uma MP e combinamos isso sem qualquer problema.

uma abraço e boas pedaladas.
 
Last edited:

jlalmeida

New Member
volta q estás perdoado. Agora virou moda passar as responsabilidades para terceiros.
- ou roubam as fitas:
- ou os atletas mudam de percurso e não avisam;
- ou comem demais;
- ou a informática falha;
- ou o preço é baixo;
- ou os atletas são lentos e depois os controladores não são deslocados para novos postos;

Meus caros, na realidade a peroliferação de provas sem qualquer controlo é que está a proporcionar este tipo de situações.
Quanto menos as pessoas manifestarem o seu desagrado mais isto vai acontecer.
Uma coisa é organizar um passeio pelos santos populares lá na aldeia , outra coisa é fazer deslocar pessoas de vários pontos do país para um evento que tem por trás nomes de empresas e marcas conhecidas no mercado. Não me importa que venha alguém dizer qie é bem atendido lá na loja e q até nem é amigo do João da ...zone. Eu tb sou bem atendodo na loja onde vou e quando fôr mal atendido mudo de fornecedor de serviços...
 

MeteFerro

New Member
Acho que isto já está a passar um pouco das marcas, e já passa um pouco o ridículo… No inicio o PROBLEMA era das fitas, agora o PROBLEMA é dos tempos… Querem tanto criticar e deitar a baixo que pegam em tudo o que podem… Se eu fosse alguns estava mas era calado e quieto sem escrever nada. Anda para aí um papagaio que não tem outro nome só a provocar e a picar, mais vale ficar no cantinho dele e deixar os outros em paz, já contei que tivesse provocado pelo menos 5 vezes acho que isso é mesmo á procura de problemas, desde já é de louvar a paciência da organização em não responder a provocações. Eu também sou MUITO AMIGO DO PESSOAL DA ORGANIZAÇÃO e do pessoal da DROPZONE de TOMAR e como tal não gosto de certas coisas que para aqui escrevem. Desde já espero que estas pessoas do bota abaixo não deitem abaixo uma possível 3ª Edição… Porque eu farei de tudo para que isso não aconteça… Boas voltas e PEÇO UMA COISA NÂO BOTEM MAIS A BAIXO QUEM TANTO TRABALHOU PARA VOÇES TEREM UMA MANHÂ DE PURO BTT…
 

MrOrbea

New Member
Vê-se mesmo que há por ai muito individuo que só participa nos eventos, nunca tendo organizado nenhum, errar é humano, deixam lá que os moços para o ano logo fazem a coisa como deve ser. É com os erros que se aprende, portanto quem nunca errou que atire a primeira pedra, mas cuidado para não partir o telhado.
 

Antonio73

New Member
Jlalmeida, então porque "não te calas" e nunca mais apareces no evento em causa, em vez de estares sempre a papaguear. Se achas que tudo correu e a culpa é só da organização, não voltes mais. O pessoal agradeçe, pois já não há paciência para ouvir as tuas criticas. Em vez de mudares de loja mudas de prova. acredita a malta agradeçe.
 

gotak

New Member
bem da minha parte, eu só quero agradecer ao pessoal da organização, especialmente ao rapaz da moto4.

parti a corrente, ele lá me ajudou..e consegui acabar a prova.

Parabéns a organização, e no próximo lá estarei agora, sem partir a corrente, espero :)
 

jlalmeida

New Member
Jlalmeida, então porque "não te calas" e nunca mais apareces no evento em causa, em vez de estares sempre a papaguear. Se achas que tudo correu e a culpa é só da organização, não voltes mais. O pessoal agradeçe, pois já não há paciência para ouvir as tuas criticas. Em vez de mudares de loja mudas de prova. acredita a malta agradeçe.

Quando pago tenho direito a reclamar e não ser mandado calar. Tu se calhar foste de borla e portanto alguém te está a agradecer ( e não agradeçer) o favor q estás a fazer.
Parece-me que não és porta-voz da organização, se assim fôr fizeram outra má escolhal ....
É sempre muito mais fácil quando tudo se cala...
Não me alongo mais para não descer ao teu nível...
 
Last edited:

jlalmeida

New Member
Epá deixe-se de tretas, só vejo pessoal aqui a insultar os organizadores da prova, ou é porque as classificações estão erradas (já sabiam à partida que não iam haver classificações) ou por causa das marcações, dos tempos etc, até parece que estamos a falar do campeonato nacional de XC. Se calhar a maior parte do pessoal que vem para aqui criticar anda de bicicleta uma vez por semana (e mal) , no entanto mostra um interesse anormal em saber a classificação em que ficaram, o tempo que tiveram etc. Se calhar é para saber como estão na classificação do campeonato nacional. (sem comentários).
Já estou como alguém disse, há pessoal que vai a este tipo de evento só para depois poder falar mal, aliás há alguns para quem tudo está mal, mesmo que corra bem. Por mais que falem mal, tenho a certeza que para o ano a prova se irá realizar (com toda a certeza com os pequenos problemas que ocorreram resolvidos) e terá tantos ou mais participantes que este ano. Para aqueles que tanto ligam a classificações, inscrevam-se em provas onde estão todos os prós, na certeza porém de nessas correrem sérios riscos de passaram algumas vergonhas, pois ai o andamento não é para meninos.
Já agora, não sou de Tomar nem amigo pessoal do João da Dropzone, mas sim um cliente da loja, que sempre lá foi muito bem tratado e que muito gosta daquela cidade e das suas gentes que bem sabem receber.

Atente-se na linguagem usada.

Um tipo que escreve isto terá moral para mandar calar alguém?
 

Antonio73

New Member
Os cães ladram e a caravana passa. Pró ano haverá mais e melhor com toda a certeza. Ora assim está bem, fotos é o que se quer.
 

D4W

New Member
Um pequeno vídeo para abrir o apetite

[video=vimeo;10018959]http://vimeo.com/10018959[/video]
 
Last edited:

otalivan

New Member
Eu não fui com muita pena a esta maratona... queria apenas deixar aqui o pedido à organização de que para o ano façam o máximo para que a prova não decorra no mesmo dia das 3 léguas do Nabão... é que se trata dos maiores eventos da cidade a nível de corrida e BTT, e assim como eu certamente que haverá muita gente que gostaria de participar nas duas, isto já para não falar em apoios, público, etc... Há muitos fins-de-semana em cada ano, certamente que com algum planeamento deve ser possível desfasar as duas datas!!!

Abraço, com esperança de para o ano poder participar
 
Top