Rescaldo - 16ª Edição Raid BTT Alvalade - Porto Côvo – Alvalade - 18 Maio 2014

kuli70

New Member
Participei pela primeira vez nesta 16ª edição e logo nos 120Km (124Km). Gostei do percurso pois havia desafios para todos os gostos. O número de participantes devia realmente ser limitado pois os primeiros 20/30Km mais parecia a IC19 em hora de ponta. Outro facto negativo são os Chico-espertos sem respeito pelo próximo que para tentar furar caminho entre os participantes o faziam de maneira perigosa e inconsciente originando algumas quedas e outras situações que se podiam evitar. Mas provavelmente lá estarei para o ano pois foi uma aventura que quero repetir.
 

carlosrola

New Member
Foi o meu segundo ano e mais uma vez gostei bastante tudo bem marcado e bastantes abastecimentos, nada falhou a nivel de organização. Por norma sou competivo nas maratonas mas este raid é diferente tanto que parti mesmo do fundo, mesmo assim não me queixo do transito pois calmante vai-se passando o pessoal sem incomodar e assim vai-se encontrando amigos, quanto ao percurso so tenho um comentário ... meus amigos isto é btt , areia faz parte , descidas faz parte, subidas inclinadas faz parte, pedra faz parte e já agora como pensam fazer btt sem pó no verão:confused: Eu não me queixo da areia pois ai aproveitava e passava muito pessoal:p mas claro nem todos estão habituados a andar na areia como eu também não tenho muita tecnica nas descidas. Vamos de uma vez por todas deixar de ser mesquinhas e pensar realmente o que é o btt, quando quero andar limpo vou fazer estrada. Parabéns mais uma vez a organização e deixo a dica levem um espirito diferente para o raid e vão ver que é bem divertido e no fim estão bem satisfeitos ora não fosse uma festa este raid
 

anarciso

Member
Mais um ano e vão 5 consecutivos, não encontrei nada que não estivesse à espera, 124 Km, bom empeno, pó, lama, pedra, descidas, subidas, tudo a que tenho direito no BTT, para o ano lá estarei em mais 120 km no único evento que faço a pagar.
Não posso deixar de agradecer a toda a Organização, habitantes da Região e a todos os colaboraram para mais esta edição do Alvalade/Porto Covo 2014, a todos o meu muito obrigado :venia::venia::venia::venia::venia:
 

H.Vicente

Member
Pelo segundo ano que vou a este Raid o primeiro foi em 2012, um ano a onde choveu, caiu pedra,havia muita lama..e fiquei fã ..tanto que este ano voltei e consegui "motivar" e "desafiar" mais 10 colegas da minha equipa (fizemos mais de 200km só para participar) Este pessoal de Alvalade merece..grande organização..por um preço bastante simpático tendo em conta tudo o que é oferecido..como é óbvio existem algumas "falhas" como foram descritas por alguns dos participantes..mas quem consegue desafiar uma comunidade inteira para ajudar a organizar um raid com 2500 participantes..merece uma estátua..:)..Para mim o ponto negativo..nem está..na organização mas em alguns participantes que começam o raid sem ir à meta..começado em cruzamentos, etc e tal. Quando me inscrevo num evento é para fazer o percurso que a organização fez, se não, não vou..Acho que é falta de respeito para a organização...que tem trabalho em planear, depois...em vez de terem 2500 na meta, tem muito menos porque os outros já estão em outros sítios..

Continuação de bom trabalho..para o ano se puder lá estarei...ahh já me esquecia..não se esqueçam de regar a figueira que deixem plantada ao KM60..:)
 

leoeagle

New Member
10ª participação neste raid, 9ª nos 120km e mais uma vez nada de negativo a assinalar... Penso que será o evento com maior nº de participantes do ano e não o é por acaso! Se nos lembrarmos que não existem classificações nem controlo de tempos então pode-se mesmo dizer que será um caso de estudo:D

A questão da partida seria facilmente contornável, bastava "apenas" atribuir tempos de chegada e fazer um controlo zero mas será que vale a pena? Iria-se perder muito do espírito deste Raid...

Se este evento não tem classificações não compreendo o porquê do pessoal que vai para a zona de partida reclamar de quem não cumpre... deixem-nos ser felizes e terem o seu dia de glória e disfrutem voçês deste excelente passeio!

Que venha 2015!
 

valerajo

New Member
Para mim que ando no BTT para me divertir continua a ser o único evento que irei frequentar mesmo depois de mais de 10 presenças ao longo destes 16 anos e passagem por outras Maratonas muito conhecidas tal como Portalegre, Alte, ....)

Para quem conhece a zona chega rapidamente a conclusão que todo o percurso é clicável do inicio ao fim e podem querer que a areia foi evitada ao máximo, melhor só mesmo fazer o percurso em alcatrão ! Para quem fez em 2012, deve ter gostado mais da areia do que da lama....

Qual o impacto de quem quer simplesmente se divertir, que tem algumas dificuldades em andar em grupo e um ritmo muito baixo de sair mais cedo para que consiga chegar antes do jantar a Alvalade ou ao Porto Covo? Os primeiros 40 km's são rolantes, em estradões onde não existe dificuldade em passar quem quer que seja... Será que são esses os elementos que vão a fazer pó, ou a impedir quem quer andar ? Repararam que para muitos o desafio era somente tentar chegar ao fim pois certamente seria dos maiores desafios a que já se propuseram ?

O pequeno almoço foi um extra... mas aparentemente devia ser melhor !

O limite dos 1500 está muito relacionado com a qualidade dos brindes que o saco trás.... e não com a falta de segurança que se coloca em causa ao aumentar o numero de participantes até a um nº máximo que deve estar definido pela organização.

Por 13€ tive !
2 sacos de arroz + 1 garrafa de vinho + 1 t-shirt + 1 chinelos
seguro + várias zonas de assistência técnica + bombeiros disponíveis + gnr e organização a fechar dezenas de cruzamentos
Zonas de abastecimento ( 7 ou 8...) onde comi 2 sandes de carne assada (1 em cada zona para os mais críticos..) e várias bananas e muita agua.
Banhos e massagens para quem quis .

E muita diversão ao longo dos 123 Km's num percurso marcado ao pormenor . Inicialmente com amigos que tinham por objetivo simplesmente chegar ao porto covo e depois só a desafiar o meu corpo para ver o quanto podia dar !


Porquê mudar o conceito desde RAID quando os resultados e a adesão mostram que é um sucesso ! Isto não significa deixar de estar atento ao que corre menos bem … Este ano o inicio não passou pelo meio da vila , o que seria caótico .

Existem várias outras provas / maratonas com conceitos diferentes que vão de encontro a algumas criticas aqui apresentadas !

Jorge Valera
 

H.Vicente

Member
Bom dia, leoeagle, aceito a sua opinião mas não concordo com ela..na minha opinião os percursos são feitos por parte das organizações para serem cumpridos..não é para começarem em outros sítios..Eu desfrutei do passeio, mas a organização também deve desfrutar de ver o enorme esforço feito, (lembro que o limite era 1500, mais tarde abriram para os 2500) premiado com uma moldura humana na meta..Pois como sabe (do evento organizado "Rota do casqueiro" pelo seu clube) ..organizar dá trabalho e acho que não há nada mais reconfortante do que ver toda aquela gente na zona da meta..É só a minha opinião..

Para o ano lá estarei outra vez se puder, e se puder também faço intenção de ir ao evento organizado pelos Kotas..

Com os melhores cumprimentos, e votos de boas pedaladas..
 
Sendo este o evento que é, com espirito que todos sabemos que tem, qual a importancia de 20, 30, 40 ou 1000 arrancarem 100 metros á frente? Por mim até podiam arrancar já na subida de Porto Covo. A ideia é a malta ir conviver, dar ao pedal e acima de tudo... divertir-se. Sejam eles velhos, novos, gordos, marretas ou pernetas.

Faz-me realmente confusão todo este stress. É dos poucos momentos onde não há classificação, não há pressa, não há nada. É para desfrutar. Este é o espirito do Alv.Pc.Alv.

O pó? As pedras? O calor? As súbidas? As descidas? Tudo isso é acessório. Cheguei ao fim todo cagado, com 2kgs de pó nos pulmões mas feliz. E porquê? Porque me diverti. Porque a ideia deste raid é apenas uma. Diversão!
 

T. Santos

New Member
Já há algum tempo que não praticava BTT a sério, e após uns meses de treino lá fui com mais uns colegas até Alvalade fazer esta mítica maratona/raid!
Fui daqueles que arrancaram à frente do pórtico, um 60 metros, qual a vantagem que tirei disso? Pude ver o pelotão a passar como se eu fizesse parte do público! :)
Fez mais confusão as quedas que vi (algumas não por culpa de quem cai), principalmente aquela ao km 1, não o vi cair mas vi-o estendido no chão e a coisa não parecia e bonita e também as dezenas de embalagens de gel e barras que vi espalhadas pelo percurso.
Muita lama? Lama a sério eu só a vi num sitio, e por mim podia haver muito mais!
 

nilus

Member
Boas pessoal...
No meio e tantas coisas que foram ditas, só ainda não percebi uma coisa...
Como é que havia pessoal no abastecimento da barragem limpissimos, parecia que iam começar o raid nessa altura...
Será que vestiram-se só para comer de borla?
 

kuli70

New Member
Quero acrescentar que desde ontem que tenho uma dor incómoda no coxis (piadas à parte...). Como nunca tinha feito 120Km anteriormente e o selim também é recente, serão estas as causas prováveis. Não sei se mais alguém está nesta situação? Para a próxima levo mas é o SMP TRK...
 
Top