Rescaldo - 16ª Edição Raid BTT Alvalade - Porto Côvo – Alvalade - 18 Maio 2014

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Bom dia, a todos

Pelo 2º ano consecutivo, marquei presença neste evento. O passeio, pois é assim para muitos participantes, teve um dia espectacular para a a prática da modalidade.
Como já vai sendo apanágio a organização esteve muito bem. Tudo bem marcado, com motas durante o percurso, apoio médico, muita gente nos abastecimentos e a população a apoiar os bttistas.

É um grande convivio e isso é que é o mais importante. De resto só uma pequena situação que aconteceu, foi o facto de quando chegamos ao 2º abastecimento as sandes de carne assada teram acabado. Mas são coisas que acontecem e não mancha de maneira nenhuma o trabalho desenvolvido.

Bem haja a todos e daqui a um ano há mais.

Boas pedaladas.
 
boas,

ja vou a alvalade há muitos alguns anos, e é sempre a mesma cena com a partida. Este ano mudaram o sitio mas não mudaram as atitudes de alguns BTTistas (diria umas centenas). Para começar partiram antes do speaker dar a partida, como é possível? Depois, novamente muitos "chicos espertos" que nem se deram ao trabalho de passar por dentro da localidade esperando no alcatrão à saída da mesma. Conclusão... mar de gente e 30km a penar...

Um ano depois, volto a dizer, sei perfeitamente que não é uma competição, nem nada que se pareça, mas tem de haver civismo e respeito.
 
penso que só os primeiros é que não penaram....aquilo era pó por todo o lado, ao almoço até me doia a garganta.

Já agora alguem tem os km totais e altimetria dos 120Km? o meu "computador" deixou de funcionar.
 

kataluna

New Member
Pois eu fui o segundo ano que fui. O ano passado fui aos 70km e soube a pouco então este ano fui aos 120km com mais 3 colegas sempre na galhofa e palhaçada, um dia muito bem passado sem stress de tempos, parávamos quando queríamos acelerávamos quando nos dava na telha, fotos, enfim, uma cobóiada...

No entanto notei nos dois anos essa situação de a malta se meter à frente do pórtico, aliás não são um nem dois, são centenas de bikers que fazem isto e que revelam uma grande falta de respeito para com os colegas e principalmente para com a organização que tudo faz para nos agradar e de facto eu estava junto ao pórtico e eram 8:56 ainda não tinha sido dado a partida e a malta lá da frente arrancou indo tudo atrás...

Outro ponto menos bom é de facto a malta em campilhas que andava de jersey vestida imaculada (sem pó) com calçanito e tenizinho da moda a papar as bifanas, quer dizer, não vão pedalar e depois vão às sandes, deixando depois participantes sem comida, epah injustificável essas atitudes, nada cívicas mesmo, mas também no meio de tantas centenas é quase impossível a organização ter mão, pelo que esses pseudo-atletas gulosos se aproveitam...

De resto 5 estrelas tudo até o banho com água fresquinha em Alvalade soube do melhor... Para o ano certamente haverá mais... Abraço.
 
Obrigado.

em relação ao rescaldo;
- primeiros km muito rolantes, muito pó ( também faz parte ) depois da barragem ai começa o parte pernas até porto covo.
- a 2ª parte continuação do parte pernas até que se começa a descer até alvalade.
o que gostei menos, banhos/wc, almoço e penso que não havia necessidade daqueles, cerca de, 8km de alcatrão no fim.
o que gostei mais, simpatia de toda a organização e apoio da população das localidades por onde iamos passando.
 

Alexonos

New Member
Foi o meu primeiro Alvalade- Porto Covo, partida um pouco caótica com toda a gente a querer passar-se mutuamente, o que originou uma queda feia de um amigo no final da recta em asfalto e ligação com o primeiro estradão em terra, espero que não tenha sido muito grave, mas parecia que sim...
De resto como foi dito muito pó mesmo (e ainda bem que choveu na sexta, senão era pior) muito "trânsito", mas tudo dentro das normas de civilização, bons abastecimentos (3) teve de tudo, estradões, serra e belos singles, já tinha ouvido falar mas de facto é uma grande festa do BTT :)
Uma especial palavra de apreço às pessoas, às centenas, que marcavam presença nas ruas, a incentivar, a participar e a dar colorida a esta festa, que, também foi delas todas, e claro o meu obrigado à organização e restantes participantes por terem tornado tudo possivel.

Abraços
 

nuno_85

New Member
É a minha 3a participação nesta festa do BTT.

Aspectos positivos:
- Os milhares de participantes, é sem dúvida um dia de festa para todos os que gostam de bicicletas
- A simpatia das pessoas nas terras por onde se passou, até parece a volta a Portugal :)
- A chegada a Porto Covo é sem dúvida um momento que vale pelas horas passadas em cima da bicicleta.
- O banho na praia no final e a cataplana de marisco com os 2€ de desconto são a cereja no topo do bolo

Aspetos que correram menos bem:
- A partida, mas também é tanta gente que torna-se muito dificil que corra 100% bem. Acho que devia haver partidas por boxes ou por distâncias ou qq coisa parecida.
- O percurso não é o ponto mais forte desta maratona, mas de qualquer forma gostei mais do percurso na serra do cercal do ano passado.

Parabéns á organização!
 

vitor nherf

New Member
Bom dia, infelizmente este ano não pode participar.

Só queria dizer uma coisa, não entendo como ainda há pessoas que ainda não entenderam o espírito do Alvalade-Porto Covo-Alvalade, aquilo é um Raid, não tem hora marcada para chegar, aquilo é para nos divertirmos, para apreciarmos um belo dia de btt, para ver malta conhecida, para travar novas amizades, para fortalecer as amizades existentes, que diferença faz 100 tipos arrancar fora da meta, o prémio é igual para o que chega primeiro e para o que chega em ultimo, isto já existe há 16 anos e sempre foi assim e cada ano tem sempre mais gente, divertiam-se mais se não estivessem preocupados com os que não saem pelo pórtico, o meu conselho, para o ano voltem e não se preocupem com nada, apenas em divertirem-se e vão ver que não vão ter uma reclamação sequer.

Para o ano se tudo correr bem lá estarei, para me divertir.
Abraço para todos.
 
é uma questão de principio, nesse caso porquê colocar pórticos? (já que muitos não lhes ligam), podem não marcar hora (já que nem isso este ano respeitaram), e já agora, porque não saímos todos já fora de Alvalade??


o que me chateia é o facto de alguns se julgarem mais espertos que os outros paspalhos (incluído eu) que ficam calmamente a aguardar que a partida seja dada e passarem um bom dia de BTT.
 

vitor nherf

New Member
Não me julgo mais esperto até porque sempre sai pelo pórtico, é fácil reclamar, o complicado é manter um evento durante 16 anos sempre com a mesma qualidade, há por ai muitos eventos que se pagam bem e saem todos pela meta e ainda assim há filas de 30km e acabam por acabar ao fim de umas edições, continuo com a minha ideia, que diferença faz haver quem sai fora da meta, as metas são para registar tempos, ali não há tempos se ainda assim este ano não arrancaram a horas como tinha sido se fossem obrigados a ter km?
 

Em2Rodas

New Member
Excelente dia a pedalar !

Belas paisagens, muitos apoios, logistica impec !
Percurso bem assinalado com pó QB para servir de protector solar :)

Certo que não é corrida, nem tem cronómetro e não é esse o espiríto deste evento e por isso mais uma razão para que os participantes sejam respeitadores na partida!
Havia muita gente com miudos nos passeios e uma cambanda de anormais a pedalar como se não houvesse amanhã! Sim ANORMAIS mesmo !! desculpem mas não têm outro nome

Abraço
 
É a minha 3ª ou 4ª participação já n sei ao certo, e a verdade é q dá vontade de repetir todos os anos, este foi o primeiro ano que fiz os 120km.

Fui com um grupo de 8 amigos sempre num andamento bem traquilo e não faltou nada em nenhum abastecimento, somente tenho uma critica que é o abastecimento em Porto-Covo para o pessoal dos 120km onde os patrocinadores neste caso Gold Nutrition se recusaram a me abastecer o bidão pra seguir viagem, não compreendo que impacto tinha encherem-me o bidão, se tivesse ficado nos 70km já n fazia mal.:fpalm:

De resto o normal, marcações perfeitas, convivio excelente e um belo dia para repetir todos os anos.

Aqui ficam umas fotos que é o que o pessoal gosta.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.265532100292459.1073741854.128932130619124&type=1
 

emagalhaes

New Member
Boas,

Eu fui recolher o frontal no dia anterior para não apanhar filas, e no dia às 8h30m no peq. almoço só havia sumos e água, é a única coisa negativa que tenho a dizer.

De resto tudo 5*s, gostei dos trilhos e correu sem problemas mecânicos e físicos.

Soube de algumas quedas, espero que o pessoal não tenha ficado muito mal.

Cumps
 

Henrike

New Member
Boas,

Foi a minha 1º vez e adorei, o ambiente que se vive é brutal. Mais uma festa ao btt nacional.

Para o ano estou lá novamente.

Ouvi o speaker falar do sorteio de uma biike KTM 29, alguém sabe alguma coisa disso, quando foi feito? e o resultado?
 
Boa Tarde.

Começo pelo sorteio da Bike KTM que obviamente , feito em cima do palco onde estava o DJ 15 minutos antes da partida , foi visto e ouvido por todos os que respeitaram o local de partida. Os outros , temos pena....

Sobre o evento que vou na minha 5 Participação , penso que este ano foi de facto aquele onde a falta de respeito dos participantes uns pelos outros foi mais notória.
Se existe um Pórtico de partida e uma hora de inicio , terá de ser respeitada senão os que foram mais cedo para Alvalade e se posicionaram correctamente e com respeito pelos outros são feitos de Palhaços e de Idiotas pelos que para ali vão a cagar-se para os outros.
Mas bom , basta perceber-se que estamos em Portugal , e no que tem sido Portugal pelo menos desde o 25 de abril para cá para percebermos muita coisa , o porquê de não sairmos da cepa torta por exemplo.
A organização estabelece a meta de 1500 inscrições mas depois falha com o prometido porque têm todos um grande coração e querem agradar a todos , mas já chegou a hora de limitar as participações e de criar regras para que este Raid mítico não seja ferido de morte pela Fama que criou....

Sobre o evento que eu fiz , no caso a ida e volta , percurso com muito pó na ida e com um regresso onde existiu demasiada areia , principalmente quando se virou para o lado da serra naquele troço de quase 1km onde se teve de andar de bike na mão.
De resto , a organização tenta servir bem toda a gente e o numero de abastecimentos nos 120Km é mais do que suficiente.
Banhos no fim eram de agua fria , o que com este calor nem me incomoda nada , mas é uma falha.
Os balneareos na zona Masculina apenas dispunha de 1 única sanita em funcionamento para tanta gente o que é pouquissimo.

Para o ano que vem não irei , quebrando assim a 5ª participação consecutiva , mas como disse há limites para tudo e este ano na minha opinião os limites foram ultrapassados.
Terei todo o prazer de tornar a repetir este evento , mas terá de ser com regras mais apertadas de modo a que o respeito impere.

Cumprimentos
 

Henrike

New Member
Boas,

Isso explica o facto de não ter ouvido o sorteio, cheguei em cima da hora de partida, é o que faz a malta ser de longe.
Obrigado pelo esclarecimento:D
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
fernando_sesimbra said:
Sobre o evento que eu fiz , no caso a ida e volta , percurso com muito pó na ida e com um regresso onde existiu demasiada areia , principalmente quando se virou para o lado da serra naquele troço de quase 1km onde se teve de andar de bike na mão.

Demasiada areia, demasiada lama, demasiadas ribeiras, demasiada pedra, demasiado estradão, demasiado singletrack, demasiado árido, demasiado arborizado, demasiado pó, demasiada humidade, demasiado vento, demasiado calor...

O que é que me está a escapar?? Julgava que para quem faz BTT, era bem evidente que se está sujeito a uma série de factores externos e variáveis de grande impacto na actividade.
Há dois ou três ano quando choveu, quais eram as queixas? Demasiada lama?

Quem não aceita isto, o melhor é dedicar-se à estrada, os granfondos até estão na moda e tudo. Aí não há lama, nem pó, nem pedra em demasia, 100% alcatrão :mrgreen:
(Mas se calhar aí, começam a surgir reclamações quanto à qualidade do alcatrão).

Eu fiz o raid pela 11ª vez consecutiva, há 10 anos que lá vou fazer 120Km de BTT, e volto para casa sempre de barriga cheia de pedaladas e de horas bem passadas em cima do selim.
1Km a pé?? Onde mesmo? Não sou nenhum super ciclista, nem sobredotado da técnica, mas o percurso que ontem fiz, não me obrigou a andar a pé em lado nenhum, excepção feita a 3/4m em situações pontuais onde me desequilibrava na areia, mas isso é falta de capacidade minha de transpor os obstáculos.
 
Top