Rescaldo: 15ª Edição Raid BTT Alvalade - Porto Côvo – Alvalade - 19 Maio 2013

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Foi a minha primeira participação no Raid Alvalade - Porto Côvo.

Tudo o que já tinha ouvido confirmou-se. Grande organização, uma grande logística e com a colaboração de diversas entidades tudo correu bem, julgo eu.
A partida a tempo e horas. Pequeno almoço, abastecimentos de boa qualidade. Todas as pessoas muito simpáticas. As passagens pelas vilas com a população a darem apoio, são sempre situações que enchem o ego e nos dão mais motivação.
A chegada a Porto Côvo foi espectacular com as pessoas a apoiar-nos e a fanfarra em grande estilo.
Em relação ao percurso, os 40 km iniciais não são bem o meu género de terreno, visto estar habituado ao carrossel saloio.
Depois de passar o abastecimento na Barragem de Campilhas aí sim comecei a sentir-me em casa. A subida á serra, fabulosa, paisagem espectacular. As descidas, os single-tracks fabuloso.
De referir fiquei por Porto Côvo, ou seja fiz os 70 km.
Foi uma bela jornada de btt e com o São Pedro a ser simpático. As chuvas dos dias anteriores até foi bom para assim haver menos pó no trajecto.

Um bem haja a todos e particularmente aos azarados do dia, um com uma roda desfeita, alguns furos e correntes partidas. De referir que ainda que vi um rapaz que partiu o drop-out e fez uma "ligação directa" e praticamente veio em single-speed até Porto Côvo.

Filipe Queirós
 

wawando

Member
Foi a primeira vez que fiz o Alvalade-Porto Covo-Alvadade e ficou registada para voltar para o ano com a malta toda!
Raid muito rolante, sem qualquer dificuldade técnica ou física, só curtir, sempre a rasgar!
Organização top, abastecimentos como nunca vi em nenhuma das maratonas em que participei.
Aquelas sandochas de carne assada, que delícia!
Só o arranque é que foi uma vergonha... fui cedito para estar no inicio mas metade do pessoal atalhou e enfiou-se a meio... e dei por mim com mais de 1000 para ultrapassar... é sempre assim?
Até o tempo ajudou, o ventinho para o regresso a Alvalade parecia ser por encomenda! Imaginoque o percurso tenha sido desenhado para o aproveitar bem.
Muito bom!
 
boas,

aquela partida, francamente, já no ano passado tinha deixado o meu desagrado registado, este ano parece-me que ainda foi pior. fiz questão de estar as 8:30 na partida (pertinho da linha de partida) e qual não é o meu espanto quando cheguei a rotunda e já estava a estrada completamente cheia de bicicletas.

não percebo este chiqo-espertos que pensam que são mais que os outros e depois vão devagar devagarinho como se nada se passasse.

mais uma vez digo que sei que não se trata de uma competição, mas haja civismo.

Penso que a organização neste caso pode ter uma palavra a dizer alterando a forma como a partida é realizada. eu pessoalmente não estou para fazer 360km para isto.

fica o tempo de 5:09 nos 120km.

Jorge
 

pUpp3t

New Member
Boas pessoal do pedal,
Este ano foi a minha 4ª participação, 1ª para os 120km.

Acho que foi a edição com mais participantes, não? :) E muito mais gente nas estradas :)
Secretariado: Como sempre, na véspera fui levantar o saco com os brindes: 2 pacotes de arroz e vinho (além de uma t-shirt e publicidades) sem problemas.
Staff: 5 estrelas! de ano após ano acho que são cada vez mais simpáticos, nos pontos de abastecimento, nos pontos mecânicos, nas zonas de enfermagem e ao longo do percurso, etc...Parabéns!
Pequeno almoço: Este ano achei um pouco mais fraco, mas estava excelente, tinham o suficiente.
Partida: A "voltinha" da praxe foi a ritmo muito lento, mas não poderia ser diferente faço às centenas de betetistas :) No meu caso, (Purus Gaudium Bike Team) após sair de Alvalade, andei a furar pelo pelotão mas sempre com respeito e a avisar os mais lentos, basicamente, sem colocar ninguém em perigo.
Percurso: Não tem variado muito mas estava bom. O piso estava seco, sempre muito pó no ar, com algumas passagens por ribeiras. Desta vez, em vários pontos haviam pontes que facilitavam essa travessia. Pontos altos do percurso: a passagem nos arrozais, com o pelotão todos espalhado em zigue zague; a chegada à barragem de Campilhas, com as famosas sandes de carne assada; a subida à serra do Cercal, curtinha mas dura, feita toda sem desmontar; no topo da serra, a magnifica vista sobre Porto Covo e arredores; a descida e entrada e passagem na "Amazónia", que este ano estava 100% "transitável" (lol). Este ano tive a sorte de fazê-la do inicio ao fim sem desmontar, foi magnifico!; a chegada a Porto Covo, com várias pessoas a ver e aplaudir e a fanfarra também a puxar pela malta que já vinha cansada. A chegada à praça do Marques também foi excelente, com muita gente a assistir; a 2ª parte do percurso (direcção Alvalade) foi diferente mas muito gira, quase sempre em estradão, num terreno "ondulado", com subidas curtas e longas mas facilmente ultrapassadas; a chegada à meta de Alvalade, embora com pouca gente a assistir, foi o ponto final deste magnifico Raid.
Banhos: Foi pena a água estar mais ou menos fria, e os balneários serem pequenos para tanta gente, mas pronto, deu para tirar o pó do corpo.
Almoço: Almocei as 17h mas a sopa de legumes, massa com carne, salada, arroz doce estavam excelentes.

Brevemente irei colocar aqui um link com muitas fotos tiradas no dia de ontem :)

Abraço a todos e até para o ano, às 9h em Alvalade :)
 

musganho

New Member
Este ano o percurso da serra do Cercal este simplesmente brutal!

O ponto mais negativo dos 4 anos de participação, foi o pequeno almoço. Comparado com os outros anos...........esteve mt fraco!
 

M@go

New Member
Bons dias a todos. Pois este ano, como foi a minha estreia nos 120 KM´s e, queria fazer a zona da Amazónia sem sair da bike, cheguei a Alvalade pelas 08h00 e, reparei de imediato que grande parte do pessoal não ia para a partida mas, ficava junto da rotunda. Não querendo ser mais esperto do que ninguém mas, prevendo filas intermináveis de pessoal mais lento para passar, limitei-me a ficar por ali e assim fiz a partida. Finalmente fiz todo o percurso sem sair da bike (com excepção de 2 ou 3 poços de areia, lol) mas, a Amazónia assim dá outro gozo. Queria agradecer a toda a Organização, a todo o pessoal que nos incentiva durante 120 Km´s. Acho impressionante, num percurso por caminhos e trilhos, nunca nos sentirmos sozinhos. Para o ano, se o corpinho e o "Gaspar" deixar, lá estarei novamente :)
 
S

sffragoso

Guest
Mais uma vez participei neste evento...

E ..como em anos anteriores a organização está novamente de parabéns, continua num nível muito bom, desde o staff, reforços, percurso..... tudo no geral.
Apenas o banho de água fria falhou.... :)

Mas, mais uma vez fico desapontado com alguns ditos "betetistas" que teimam em comer as suas barras, suplementos e outros e depois....mandam o lixo para o chão !!!! Não compreendo este espírito de praticante de btt....
 

Guia dos Santos

New Member
Mais uma edição de 120 Km vencida sem probemas, a não ser á partida os chicos espertos a fazer das suas, a furarem o pelotão á partida, ainda estou para saber qual o ganho uma vez que é um evento onde não existe prémios nem classificativas para os primeiros.
Em Alvalade, penso que este ano houve mais gente a fazer o regresso, dai falhou os banhos com água quente, mas os chuveiros também eram propicios ao desperdicio da água.
Parabêns á organização que mais uma vez esteve impecável.
Este é um evento que tem de tudo um pouco no que toca ao traçado do trajeto, com paisagens magnificas, o cimo da serra com vista par o mar é de parar um pouco e contemplar a vista para o mar, simplemente magnifico.
Para o ano lá estarei mais uma vez.
 

Gominhos

Member
Boas pessoal,

Só tenho a deixar os meus sinceros Parabens e em nome do BTTFERROBICO a toda a organização pelo trabalho realizado,
Fiz os 120Km, percurso muito bonito, aquele single na serra do cercal estava brutal, pena foi quando chego para o banho em Alvalade, deparo-me que aqueles balneários eram super pequenos para tanto pessoal e ainda por cima agua gelada, unico ponto negativo deste grande evento.

Até para o ano e la estarei novamente nos 120km.

Abraço e boas pedaladas...

Eduardo Gomes
BTTFERROBICO
 

anarciso

Member
Bom dia pessoal,
mais um ano nos já obrigatórios 120Km de Alvalade-Porto Covo-Alvalade, tudo dentro do espectável, excepção dos banhos em Alvalade, de facto a coisa este ano não esteve bem e também o que foi referido mais em cima, as porcarias das embalagens de géis e barras espalhadas pelo percurso, principalmente no regresso, francamente a malta que participa nestas coisas deveria fazer a diferença :mad: quanto ao resto mais uma vez saliento a boa disposição do pessoal da organização ;)
Para o ano espero lá estar novamente nos 120 claro :p
 

jacare

Member
foi a minha primeira participaçao neste raid e achei espectacular . ouvi falar em muita areia , mas pouco apanhamos . o pessoal da organizaçao estava bem espalhado , e os abastecimentos eram muitos , pensei ter umas barritas tambem nos 5º e 6º abastecimentos , mas ou eu nao as vi ou nao haviam . é um raid bom para fazer grandes medias por ser muito rolante e as subidas nada inclinadas . gostava tambem que este raid fosse cronometrado e picado os pontos de passagem pela organizaçao . ate para o ano ! obrigado .
 

Atsionac

New Member
BOAS,

OS MEUS PARABÉNS, EXCELENTE COMO SEMPRE.
o pequeno almoço como estamos mal habituados, foi pior k nos outros anos.
Para mim a pior parte é a chegada dos 120KM, pedia um pouco mais de Festa e Animação, nem cronometro de tempos finais, para quem acaba 120km merecia mais... hehehehe.
 

zenith

New Member
Foi a minha 5.ª edição e mais uma vez correu bem. A destacar apenas alguns pontos:

1. Banhos frios em Alvalade;
2. Pequeno almoço + fraco que nos anos anteriores;
3. Falta de civismo de alguns participantes no que diz respeito a lixo deixados nos trilhos e pouca paciência nas ultrapassagens colocando a integridade física em causa;
4. Em relação à partida, a situação é incontrolável se for feita naquele local. À hora da partida muitas pessoas ainda estão a chegar ao local pelo que já não vão fazer a volta pelo arco da partida. Porém há muitos que já estão à espera mais à frente e outros que partem antes do tempo. Para se evitar à eterna discussão entre a competição e passeio, a partida deveria ser transferida para um local onde não se propossionassem estas situações e em que os mais atrasados fossem forçados a ficar atrás. Mas é como disse, nada impede que essas pessoas já estejam mais à frente à espera do pelotão.

Cmps.
 
A minha 1.ª participação neste raid a registar 122km’s em 05:42h. e posso dizer que ainda não vi igual.
Apenas um senão em relação á partida: inteiramente de acordo com o ponto 4 do zenith
 

tribito

New Member
Foi a minha primeira vez e arrisquei os 120km.

Achei tudo muito acima das minhas expectativas e tenho os parabens a dar a organização. Pena quem ficou inscrito após os 1500 trazer não trazer de recordação uma t-shirt de finisher seria muito mais engraçado. Fica a sugestão.

Achei uma falta de respeito o pessoal que não fez a partida da forma correcta. Sinseramente para um raid sem tempos nem classificações há cosas que não entendo.....querem fugir da confusão cheguem cedo e vão para a partida marcar lugar como eu e muitos fizeram. Agora ficarem na rotunda a espera ou seguirem antes......tenho alguns adjectivos para os classificar mas dado que isto é um local público vou guardar para mim.

Para o ano lá estarei novamente

.............venham lá agora as fotos e videos e essas coisas todas que a malta gosta de ver.
 

Meninho

New Member
Boas pessoal,

participei com um grupo de amigos e como combinado o tempo não contava, o ritmo era de apreciar as excelentes paisagens
e os abastecimentos..........belas sandes de carne assada..........................e as minis fresquinhas.

Aqui vai o rescaldo:

entrega de dorsais: bastante rápida
pequeno almoço: o suficiente faltou os bolinhos de edições anteriores.......................mas entendemos os contingências
percurso: muito rápido com paisagens espectaculares
marcações:excelentes difícil de alguém ter duvidas de para onde seguir e com avisos de zonas perigosas
chegada: grande ambiente com banda e tudo (durante todo o percurso os populares a incentivarem o pessoal)
banhos: burraram o pé todo, por falta de capacidade ou por avaria é difícil para mim aceitar o ter de tomar banho de água gelada

Na participação em maratonas tenho 3 exigências fundamentais:

1ª - marcações e zonas de perigo devidamente assinaladas, é frustrante ir na frente chegar aos cruzamentos e não saber para onde seguir ou ter de voltar atrás por andar vários kms enganado

2ª - banhos quentes, pois o que queremos após o esforço e tomar um banhinho quente e recuperar

3ª - almoço reconfortante, não falo em quantidade de comida, basta um pouco de massa ou arroz e carne que a coisa já se recompõe é importante após o esforço repor energias

Grande abraço e até para o ano.................para os 120 kms a correr contra o cronometro.
 
Last edited:

Unknown_Rider

New Member
Minha primeira participação. Fiz os 120km's.

Como raid, vou pelo passeio, conhecer novos trilhos e passar umas boas horas com pessoal 5 estrelas. Pouco me importa se saem na frente, se cortam caminho.
Boas marcações, bons abastecimentos, talvez um pouco mais de variedade já que na ZA 5 já nem podia ver bananas, mas entende-se que a vida anda dificil para todos.

Banho frio em Alvalade é para mim o unico ponto de reparo. Massagem soube lindamente.
 

crex

New Member
Last edited:
Top