Rescaldo: 15ª Edição Raid BTT Alvalade - Porto Côvo – Alvalade - 19 Maio 2013

4ª Participação , mais uma vez para os 120km.

Gosto muito deste evento , principalmente pelo ambiente que se vive , pessoas a aplaudir em muitos locais do caminho.
Este ano a chegada a Porto Côvo com a fanfarra a receber os participantes.

Apenas lamento 2 situações que mancham este evento na minha opinião.

A quantidade de lixo que as pessoas mandam para o chão....
***** , um evento não competitivo , não merece este desprezo pelo meio ambiente , ainda por cima o BTT uma actividade virada para o contacto com a Mãe Natureza.
Lamentável , principalmente no regresso , os sacos dos geis e das barras , os frascos e frasquinhos dos "Shots" , as ampolas , as bisnaguinhas. , etc....

A 2ª situação , está cada vez pior a Chica Espertisse dos Participantes no arranque.
Se a partida é onde é e passa o Arco de Partida , porque não cumprem todos esse ritual...
Qual é o gozo de se arrancar da rotunda , meter-se á frente dos IDIOTAS que fizeram a partida como deve ser , empurrar , meter á fuçanguisse...
Outros que já iam nos trilhos antes da Partida...
A rever pela organização , o Local da partida acredito que não dá para 2300 pessoas , se houvesse respeito tudo bem , mas Respeito é uma palavra que não assiste a muita gente , e a percentagem está a aumentar de ano para ano neste evento.

Não sei se tornarei a participar , verei no próximo ano as alterações que possam ser implementadas.

E fotos , venham elas.
 

musganho

New Member
Onde estava a contagem dos tempos?....Vejo tanta gente aqui no rescaldo a dizer o tempo que fez! Ou será que anda atrás dos patrocionadores! ;)
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Não sou religioso, mas ao fim de 10 participações consecutivas a fazer Alvalade - Porto Côvo - Alvalade, isto já começa a ganhar uma mística pessoal que não consigo explicar.

Acho que algumas das críticas que parecem ser mais consensuais neste tópico resultam da participação massificada neste raid.
É bonito ver um pelotão infindável de gente a pedalar por esses trilhos fora, mas não há bela sem senão, e quantos mais participantes, maior a probabilidade de chicos espertos, "campeões da cauda do pelotão", porcos mal formados que deixam um rasto de lixo no chão infindável...

Não entendo isto como culpa da organização, mas sim como má formação das pessoas. Muitas vezes criticamos "o país que temos", sem nos apercebermos que o país que temos é reflexo de quem somos, e infelizmente esquecemo-nos que continua a haver demasiada gente mal formada e com comportamentos que parecem surreais em 2013.
Felizmente de geração para geração a coisa vai melhorando!

É triste é que esses comportamentos se evidenciem tanto pela negativa que aqui nos comentários de rescaldo falamos mais neles que no que de positivo estas gentes de Alvalade têm feito.
Mas como tristezas não pagam dívidas:

O meu obrigado à organização! Estão de parabéns, porque quando acompanhamos o vosso trabalho há 10 anos, quando a fasquia já está alta e mesmo assim de ano para ano conseguem melhorar alguma coisa, só vos podemos dar mérito!

Parabéns também pelos 15 anos de existência! Quem faz parte de organizações e tem passado por associações, sabe melhor que ninguém que 15 anos de existência, com um trabalho irrepreensível também é uma façanha.

Lembro-me quando nas primeiras edições que participei toda a gente criticava por não haver registo de tempos nem classificações e pressionarem para isso, para a "normalização" deste evento. Resistiram e mostraram que com um bom trabalho se consegue o reconhecimento das pessoas e tornaram este raid sui generis numa referência do calendário nacional.


Quanto ao que me marcou pela positiva ontem:

- Não sei quantos éramos a pedalar ontem, mas éramos muitos e nunca fiquei "engarrafado" nos trilhos, nem mesmo nos singletracks. Conseguir um percurso que flui tanta gente tão bem é digno de reconhecimento.
- "A idade é um posto" Os 15 anos notam-se na forma espontânea como as populações locais se juntam e acolhem a rapaziada das bicicletas, e o exemplo que mais destaco é este:

precercal20130519115517.jpg


Esta malta já tem lugar cativo, e tal como nós, também eles têm crescido (em participação) de ano para ano.
Tive oportunidade de me meter com eles e já me estavam a oferecer cerveja e carne grelhada!! Cheguei a pensar que a malta da organização tivesse mão nisto, mas não, esta romaria espontânea é como a multidão qu se junta na Sra. da Graça na Volta a Portugal.

- Por falar em Cercal, trânsito cortado, corredor de circulação, policiamento às carradas, por instantes pensei que tinha entrado numa prova do pro tour!

- Chegada a Porto Côvo, ninguém tem coragem para apear na rampa de alcatrão a ouvir a fanfarra a tocar! :twisted:
O ambiente daquela chegada no largo está melhor a cada ano que passa, e isto é problemático para mim porque parece que cada ano estou lá parado mais e mais tempo, ainda com o regresso para fazer!
Deu para ir buscar isotónico, beber uma proteína e mandar abaixo um sandocha, pois claro.

Excelente ideia aquelas ventoinhas "refrescantes" com água, mas o S. Pedro este ano não quis que fossem necessárias!

- As sandes de chourição que estavam na escola em Alvalade estavam muito boas!! :mrgreen: Sobretudo porque deu para desenjoar das de carne assada, calham mesmo bem!


Fiz os 120km em bué tempo!! :mrgreen:

O rabinho assado e as pernas bem moídas a mostrarem-me os resultados do que não tenho pedalado nos últimos meses.

alv120.jpg


Depois de uma semana com um tempo algo depressivo que me estava a tirar a pica toda para esta jornada, acabei por passar um excelente dia em cima da bicicleta, na companhia da minha Rita Katita e da Turtle.

final20130519181804.jpg



ADVERTÊNCIA

advertencia201305201817.jpg


Este post foi escrito na companhia (e degustação) de uma sandes de carne assada, estando assim sujeito à sua influência que poderá afectar a minha imparcialidade (ou então não).


Que mais há a dizer senão: bem hajam e até 18 de Maio 2014!

Um forte abraço e obrigado por tudo!!
 
Com esta já são 10 anos de participação consecutiva no Alvalade - Porto Covo - Alvalade, e que posso dizer...
cada ano está melhor.

Parabéns ao BTT Alvaladense
 

Crave

New Member
Durante a semana ponderei ceder a minha inscrição devido ao mau tempo, felizmente não o fiz!!!

Adorei a prova, a chuva serviu para acamar o terreno, e o fresco ajudou nos 120km!!
A subida da serra do Cercal, a descida para a Amazónia, e os single tracks foram excelentes, e, claro as sandochas de carne assada animaram o estômago!!!!

Penso que ja foi dito tudo sobre a prova, mas deixo aqui a minha achega.

Positivo: A secretaria super rápida, os abastecimentos sempre com fartura de comida e pessoal simpático e claro a sandes de carne assada, o percurso ate Porto Covo muito bem marcado e com os espectadores a puxarem pela malta, adorei o percurso ate Porto Covo!!

Negativo: Acho que o inicio da prova não comporta os 2500 participantes, logo muitos arrancam a frente para não irem na confusão outros talvez por serem chico espertos... a descer o Cercal vi um colega andar as cambalhotas numa curva que devia ter sinalização de perigo...um pouco mais a frente estava uma ambulância com bombeiros que lhe prestaram auxilio, depois de Porto Covo deixei de ver pessoal da organização nos cruzamentos e curvas, e não haviam espectadores a puxar por nos, nem parecia a mesma prova, o lixo que alguns colegas porcos deixaram nos trilhos... e para finalizar quando acabei de lavar a bike chego aos balneários e deparo-me com uma enorme fila para os chuveiros...e ainda por cima só havia agua fria...

Espero que consigam rectificar alguns dos pontos negativos, pois para o ano se o São Pedro permitir la estarei para comer a sandocha de carne assada!
 

Nuno Paula

New Member
boas psoal!!

este ano 2013 foi a minha 1ª participação no famoso Alvalade-Porto covo-Alvalade 127 kms a ver pelo meu conta kms, resta-me dizer que gostei muito do passeio, acho que deu para satisfazer um pouco do gosto de cada um, entretanto nao vale a pena referir os pontos já aqui discritos pelos outros betetistas entre banhos e partidas, ha que dar os parabens a organização para continuar a "andar pa frente" com esta iniciativa ao desporto e em mostrar a beleza do nosso Alentejo. Até para o ano e boas pedaladas :)
 

Spirou

New Member
1ª vez neste evento e logo para os 120km :D
Os meus parabéns á organização e também para toda aquela gente que nos incentivou durante todo o percurso.
Em termos organizativos tudo do bom e do melhor, houve sempre gente em todos os cruzamentos e intersecções e nas ZA era comida e bebida (e simpatia) á fartazana. Aquele percurso no Cercal com transito cortado e corredor reservado para o pessoal do btt e a fanfarra á chegada a Porto Covo revela a importância que aquela região dá a esta prova. A questão da partida é sempre chato mas chico-espertos há-de haver sempre, assim é ter paciência e desfrutar o momento; também vim cedo e quando cheguei á rotunda deparei com uns mil capacetes á minha frente, lá tive de ir furando quando conseguia e senão era esperar. No trajecto até Porto Covo devo dizer que sempre vi o pessoal com cuidado nas ultrapassagens e a avisar sempre o que só abona este nosso desporto. Para lá de Porto Covo já era menos pessoal e as estradas ficaram mais "largas" :)
O trajecto era simples mas muito engraçado, dava para todos e com paisagens e percursos muito fixes.
Como nota negativa o lixo que se deixou nos trilhos mesmo com imensos avisos da organização; mas a educação é algo que tem de se aprender em casa e não ali no momento por isso nada a fazer nesse dia.
O banho em Alvalade foi com a água um pouco para o frio mas em consciência quem é que consegue providenciar banhos para centenas de pessoas com água sempre quente? Ali na escola é termo-acumulador e aquilo não tem uma tonelada de água, sejamos compreensivos malta.

Para o ano lá estarei e novamente para os 120km!!
 

joaoalexandre

New Member
Saudações bttistas,

mais um passeio de btt de excelência. Como os restantes colegas, ansioso por 2014.

Até lá continuação de boas pedaladas
 

Speças

New Member
Vivam,

mais uma ano e nova incursão da Trupe de Pereiro de Mação nesta mítica "prova".
Quando pensamos que, ao fim de tantos anos, já nada nos pode surpreender... e eis que nos enganamos!!!
Parabéns a todos quantos fazem deste evento aquilo que ele é: uma Festa do BTT!
Até para o ano amigos!
 

lupin27

Member
Mais uma participação neste magnifico Raid!
Desde 2005 que este é o meu passeio favorito e mais uma vez não desiludiu!!
Como sempre organização 5 estrelas e um ambiente fantástico dentro e fora dos trilhos!
Quanto à minha participação, os primeiros 40kms foram feitos a um bom ritmo, sempre a rolar forte por estradões desta vez com pouca areia e sem a chuva e lama do ano passado.
A passagem pelos arrozais é realmente fantástica.
Paragem na Barragem de Campilhas para reagrupar o pessoal e comer as famosas e cada vez melhores sandes de carne assada.
Além de comida com fartura, dois apoios mecânicos e muita gente a aplaudir os BTTistas. Grande ambiente.

Saida da barragem e começa o sobe e desce até ao Cercal, feito sem grandes dificuldades e toca de começar a subir a Serra, até às antenas!
Subida durinha, mas desta vez foi tudo feito sem desmontar!!

A partir daí foi descer por trilhos fantásticos até à Amazónia, que desta vez foi feita sem engarrafamentos.
Já com o mar ao fundo, prego a fundo por caminhos já meus conhecidos, até à ultima subida já em Porto Covo e chegada com a familia a aplaudir!
Grande dia de BTT! Para o ano há mais!!
 

nilus

Member
Boas...
Novamente o evento não defraudou as espetativas. Este ano ainda foi melhor pois não choveu e a escolha do percurso logo no inicio com aqueles estradões com retas gigantes fizeram com que a subida à serra fosse feita sem grandes problemas e sem filas... (fiz tudo sem stress e sem desmontar :p)
Só não percebo uma coisa, se estamos num evento não competitivo, onde o mais importante é o convivio, para quê vir postar os tempos e dizer que fiz isto e aquilo? para isso é que servem as provas! Quero lá saber quanto tempo demorei, o mais importante é que cheguei ao fim e sem grandes stresses. a população até ajuda a isso e a maioria do pessoal encara este raid assim, mas há alguns... ui ui
Para o ano, espero estar presente novamente para mais 120 km...
Contiuem assim!!!
 

lemos

New Member
Este ano foi a minha primeira participação neste evento.
Já todos disseram os pontos positivos e negativos, não merece a pena estar a repetir.

Adorei ver as populações por onde passamos a aplaudirem os bttistas, até nos faz sentir um ciclista a sério. E aquela chegada com a fanfarra foi simplesmente brutal.
Também gostei do percurso, primeiros 40km's muito rolantes para depois termos boas subidas e acabar com ST espectaculares.

Espero voltar para o ano.
 

Super Mário

New Member
deixo também aqui o meu rescaldo, como 1ª participação no alvalade porto covo, não tenho nada a dizer mal muito antes pelo contrario, muito bem organizado bons abastecimentos principalmente aquela bifana que veio mesmo a calhar, paisagens brutais e bons trilhos e como se não chegasse há chegada da meta aquando de uma íngreme subida uma fanfarra a dar ânimo á chegada, provavelmente para o ano vai haver repetição :)
 
Top