Rescaldo "13ª Edição Raid BTT Alvalade / Porto Côvo - Alvalade - 22 Maio 2011"

MBL

New Member
Bom dia!

Foi a minha primeira participação. Já tinha ouvido falar no raid mas por um motivo ou outro não tive oportunidade de participar antes.

Confesso que ia com uma ideia diferente do percurso. Mas gostei do que vi e espero poder participar novamente.
De negativo... reforço o que já foi dito... alguns estrangulamentos e obstáculos que fez algumas paragens desnecessárias... aqueles 500 metros no final que já aqui se falou também eram evitáveis... pois não trouxeram nenhuma mais valia... e até podia era causar problemas maiores... (assisti por lá a quedas e eu mesmo safei-me por pouco LOL) ah! e o primeiro abastecimento criou um pouco de confusão... pois praticamente era obrigado a parar-se para se conseguir passar.... a malta parou em todo o lado.. LOL e a pouca ou quase nenhuma festa na chegada a Alvalade... é um pouco triste para quem faz 120Km e ter passado em porto-covo e ter lá uma animação de arromba.

Banhos em alvalade.. pouco pequenos para tanta gente... lavagens de bike 5 estrelas. Almoço 5 estrelas...

No geral gostei e recomendo... e para o ano conto lá estar outra vez :)

PS: E fotos?? alguém sabe por onde andam as fotos?
 
Last edited:

papcm

New Member
Olá,
Já lá vão 4 anos consecutivos... Aquilo que cativou na 1ª participação, manteve-se nos anos seguintes.

Efectuei, junto com o "meu" grupo, o percurso de 70Km e esteve dentro das expectativas. Um pouco mais exigente em relação ao ano passado, mas que se fazia muito bem. Tive o prazer da companhia da minha esposa, a pedalar, e mostrar o que realmente o Alentejo tem de melhor, pois nos anos anteriores ela fazia parte da claque e vivia "o outro lado".

Algumas zonas de areia que dificultaram alguns participantes e obrigaram a paragens. Não é um reparo, pois faz parte do BTT e todas elas eram cicláveis. O trilho da Amazónia estava no seu melhor e, apesar dos 1.950 participantes, quando passei, era como se tratasse de "um trilho só para mim", o que permitiu desfrutar do contraste de paisagem com o resto do percurso. As ZA's estavam à altura, com destaque para a da barragem, com a qualidade que nos habituaram dos anos anteriores.

De positivo: percurso, marcações, ZA's, convívio, ...
De negativo: ainda não descobri

Em relação aos banhos, em Porto Covo não tive qualquer problema. Os balneários do pavilhão desportivo ofereciam óptimas condições e à hora que fui não havia qualquer congestionamento. Por isso 5*.

Por tudo isto, só posso dar os parabéns à organização, pelo trabalho e empenho que tiveram.

Sugestões:
Muitos participantes, inseridos num grupo e/ou com as famílias, encaram este dia como um domingo de festa e acabam por almoçar em Porto Covo, em restaurantes ou em jeito de piquenique. É pena, em Porto Covo, não existir uma zona de lazer que permita este tipo de convívio (pelo menos do pouco que conheço de Porto Covo). Obviamente o português desenrasca-se sempre!

No que respeita a fotos, apenas posso apresentar as tiradas pelo meu grupo - Papa Trilhos. Podem consultar neste link.

Até já, ou seja, 2012.

Saudações,
 

fox77

New Member
pela 1º vez em alvalade porto covo posso vos dizer que foi uma prova mt boita em termos visuais e rolantes.
embora a minha condiçao fisica não me deixasse fazr melhor tempos ( 6H para 120km )foi tudo 5 estrelas levantamento dos dorsais mt rapido,abastecimentos com agua fruta bolos mt bom e claro as sandes de carne assada ,percurso mt bem marcados banhos agua fria mas tb com o calor que tava ...soube mt bem almoço com imperial ..uiii tão bom..massagens para todos e de borla ,só nao gostei de ir para a partida as 8.15 ficar entre os 40 primeiros e depois quando reparei tinha mais de mil ja a pedalar..!!!pois não havendo controle zero..embora isto não é uma prova é um passeio mas mesmo assim nota negativa mas tendo feito os 120 a primeira parte do percurso é mt melhor ,para o ano 70.. e vou ficar em porto covo a almoçar e ver o pessoal a passar.. achei mt menos interesante e a parte final depois dos 110 andavamos por terrenos com valas que por duas vezes ia dando abraço ao chao..e a estrada passava ao lado..parabens á organizaçao até 2012
 
Boas vhribeiro. Eu também tinha boas referências, tanto que até pedia a alguns amigos que fossem mais cedo para marcar. Foi a desilusão total. Mas enfim, só estou a falar do que constatei. Não estou a denegrir nada.

Boas costacatia. Cheguei por volta das 13 e a água estava fresquinha sim. Mas até não me importei. Mas, sem querer falar mal, pois também já tive do lado da organização, o espaço não tem as devidas condições para tanta gente.

Agora isto são apenas pormenores. Estão todos de parabéns. Boa gente.

PS: quando falo dos balneários, estou-me a referir ao parque de campismo. Não sei onde ficam os outros.
 
Last edited:

costacatia

New Member
ola paulo teodoro, lol...o outros banhos eram mesmo em frente ao parque...eheheheh.... pavilhão a estrear para o passeio... e parece que ai esteve sempre ou quase sempre a agua quente....
 
A

aulean

Guest
olá, primeiramente gostaria de parabenizar a organização, belissimo raid, muito bem organizado (como sempre ) a boa disposição nos contagia. quanto ao numero de bttistas realmente e alto mas se fossemos somente 1300, com certeza haveriam de ser quase 700 com muita pena de nao ter podido participar, enfim não mudem nada. assim esta realmente bom, aquela meia hora parado deu pra trocar impressoes com a malta amiga, o banho estava frio mas quando cheguei em casa tomei um bem quente, enfim estiveram mais uma vez a altura da fama que vcs tem. um grande abraço e até 2012
 
Boas.

2ª participação , desta vez a minha estreia nos 120Km ,nunca tinha sequer feito tanto Km em toda a vida , mas consegui e fiquei muito satisfeito.

Foi uma verdadeira epopeia , pois fui com um colega que começou a "empenar" ainda antes do inicio pois esqueceu-se de parte do equipamento...Lol
Um Obrigado para o Luis Raposo que safou a situação.

Devido a tudo isso , acabamos por partir quase em ultimo , ainda tentamos ir chegando mais á frente , mas a cada pedaço de areia ou riacho ou ZA , formavam-se filas imensas , algumas como numa travessia de um charco antes de se subir o cercal perdemos quase 15 minutos para a passar , na Amazónia , a travessia daquele pequeno ribeiro foi quase 30 minutos em espera , e acabamos por só conseguir chegar a Porto côvo ás 14h.
Continuamos , mas o meu companheiro ao Km 74 "Acabou as baterias" e fui a passo de caracol a acompanha-lo até á sonega onde chegamos pelas 17h15 , ele ai abandonou e eu segui já quase sózinho pelos restantes 40Km , e cheguei ás 18h50 mais coisa menos coisa a Alvalade.
O que acabou por ser uma excelente hora , pois não havia fila para os banhos , quer das Bikes , quer os nossos , e não se esperou muito pelas massagens , que foram bem agradáveis dadas por uma gostozona com mãos de fada....
Pena não ter pedido o Nº do Tlm.....hehehehehehe

Este RAID tem mais pontos positivos que negativos.

Subscrevo a questão daquele terreno lavrado mesmo no fim , que não era necessário.

Tambêm , como disse ao Luis Raposo , pelo menos no percurso de Ida deviam tentar escolher travessias de riachos ou charcos de lama mais largos pois a grande maioria não quer sujar os sapatos e depois fazem-se filas tremendas.
Podiam deixar as travessias mais complexas para o regresso.
Tambêm acho que a "Festa" em Alvalade é muito inferior , para não dizer quase nula.

Apenas vi alguma vibração , quando estava já pronto a regressar a casa e chegou uma moça , que deveria ser a Ultima , e ai sim , houve aplausos e uma grande festa....

Já tá na agenda para o próximo ano sem qualquer duvida.

Cumprimentos
 

Jakinito

New Member
A minha primeira vêz .....

:p Pois é malta começo este rescaldo com um sorriso para não entenderem mal o titulo . Então cá vai. Partida de lisboa as 5.15..(vamos para lá dormir..diz a minha esposa e o meu"Noro".) Resultado ,chegamos na abertura do secretariado ,levantámos os frontais e...tomá-mos o pequeno almoço com o pão ainda quentinho.(Na sandes de queijo ,este até quase derretia.) Na partida eu e a "Filhota" saimos do meio do pelotão e lá fomos por esses caminhos espetaculares fora (O "Noro" ficou em terra pois alguem tinha que levar o carro até Porto- Covo :) .Abastecimentos fartos e na altura certa. A passagem no "Tunel" foi muito boa mas...há sempre um mas..como iamos muito em cima uns dos outros de vez em quando lá vinha um ramo de esticão fazer..(Plofff) no capacete..è para estas situações que ele serve...:p .Quanto á passagem no charco na "Amazónia"..Bom..perdemos cerca de 25 minutos parados .porque quem estava lá na frente não queria sujar os sapatos nem a Bike...:p . depois disso foi sempre a "abrir" ora puxando a" Filhota" ora ela puxando o "Velhote". Quando finalmente avistámos o mar ..que bom..que alivio.e quando avistámos a ilha do Pessegueiro então foi muito bom mas....lá está mais um mas..faltava a subida até á meta..***** custou muito mas fizémo-la sempre sem desmontar :D .No final "Real" banho no polidesportivo.. Bruta feijoada de buzios num dos restaurantes com desconto e partida novamente para lisboa com chegada ás 18 horas.. Para acabar..para o ano podem contar com o pessoal de Ó K ´azar mas com mais elementos pois com tudo a correr tão bem vamos aumentar os nossos participantes. Bem haja a organização por tudo de bom neste evento. Entretanto vão treinando e....Força nas Canetas :D .
 

Vitor Ribeiro

New Member
Ora cá vai o meu relato da minha 2ª participação:

- Das melhores provas a nível nacional

- Tudo muito bem organizado, pessoal da organização em todos os cruzamentos e mudanças de direcção, excelente sinalização do percurso, GNR sempre pronta para parar o trânsito por onde passávamos.

- Os abastecimentos do melhor, com as belas das sandes de carne assada... uiiii...

- Ponto negativo, como o meu colega Fernando_Sesimbra referiu, foi-me ter esquecido do capacete, mas prontamente um dos membros da organização desenrascou-me, o meu agradecimento mais uma vez ao Luís Raposo. Como tal partimos de trás do pelotão, o que dificultou muito até conseguirmos chegar mais à frente. Como tal começamos a trepar a Serra do Cercal por volta das 12h00, o que não ajudou nada... pois "assamos" na serra...

- Chegada a Porto Corvo, já ia sem "baterias"... começamos a voltar em direcção a Alvalade, e até à Sonega, foi de esquecer... o calor que passei na Serra do Cercal, estava a fazer efeito... cãibras e cansaço...

Resumindo:

70 Km estou pronto para os fazer...

120 km uiiiiiiiiiiiiiiiii tenho continuar a treinar e muito.

Saldo POSITIVO, mesmo com as dificuldades que passei a nível físico.

A organização está de parabéns mais uma vez, para o ano contem novamente comigo!!
 
Last edited:

DiogoBTT

New Member
Uma coisa que tenho reparado em todos os comentários é o desagrado com a euforia em Porto Covo e em Alvalade tudo "morto" mas tenho pena mas há-que concordar com isso
 

RiCaRdU1

New Member
Este foi o meu 1º ano no Alvalade Porto covo,gostei muito das paisagem,tudo muito bem sinalizado staff(apesar de tudo faltou um dorsal a um colega de equipa mas a organização muito rápido resolveu o problema),o percurso estava muito bom só que na parte do fim não consegui desfrutar muito dele por causa de umas caimbras mas nada de grave,
Para o ano lá estarei de novo
 

Os_Chaparros

New Member
E Mais um ano passou por Alvalade do Sado e por Porto-Covo, fantástico ver a festa que se faz por lá.

Nesta Festa Os Chaparros estiveram presentes, como sempre estiveram, com um bom numero de participantes e com alegria.

Para o ano que vem há mais, venha dai 2012.

Os Chaparros.
 

M@go

New Member
Cá estou de novo. Continuo a ver os rescaldos e não posso deixar de dizer uma coisa. Ainda não vi ninguém dizer que não gostou. Aliás, quase todos fazem rasgados elogios à Organização que, sem dúvida, trabalha e muito, para agradar a todos (também um dos meus companheiros recebeu um Dorsal descolado e, não nos deixaram vir embora, sem o dorsal estar a 100%). Saliento que esse meu Companheiro é de Alte (fez este ano a prova de Alte), e obviamente saiu do F.C. Alvaladense a dizer "em Alte isto nunca acontecia, este ano tive um dorsal de papel que caiu na 1ª poça de Água". Sem dúvida que a Festa que se faz em Porto Covo é enorme mas, a maior parte do pessoal fica por lá (daí que o apoio no regresso é menor). A Organização ainda vai ter contratar figurantes:) Isto tudo para dizer, que este Raid, está sem dúvida entre os melhores deste País (para mim, o melhor que já fiz). Os únicos pontos que salientei atrás, nada têm a ver com a Organização, mas sim, com a forma de estar e civismo de cada um de nós. Quem faz BTT assiduamente, certamente percebe que as nossas malabarices, podem prejudicar ou até aleijar seriamente quem nos precede. Este é o apelo que deixo aos Companheiros de Trilhos. Assim que abrirem inscrições, lá estarei novamente.
 

dublinireland

New Member
Cá vai o meu rescaldo.
1ª. vez e fiquei rendido sem dúvida.
Desde o pequeno almoço passando pelas ZA, até à assistência técnica, principalmente aquela no fim da subida às antenas, que até deu para descansar uns segundos que o cansaço já estava a apertar. A corrente estava mesmo a precisar LOL LOL LOL LOL., simpatia das pessoas, os aplausos pelos lugares onde passávamos, pessoal da organização sempre nos locais correctos, os banhos impecáveis desde as instalações ao asseio, enfim tudo, penso que não consegui descortinar nada de negativo, apenas com 1 ressalva que não tem nada a ver com a organização, mas sim com o pessoal que vai para estes raids sem o verdadeiro espirito do BTT, que é sem duvida o convivio, o contacto com a natureza, etc............sujem-se por favor, é impossivel estar 10/15 minutos à espera porque havia malta que não queria sujar a "farpela"................. SUJEM-SE é do melhor.

Para o ano lá estarei se tiver dinheiro e saúde.
Já esta RESERVADO.

Cumpts.

Fernando Pinto
 
Last edited:
N

nuno SOUSA

Guest
Tanta gente a falar dos banhos em Porto côvo, quem ficou em Porto Côvo tinha a sorte lá ter o mar para tomar Banho. O raid tinha tanta coisa boa.
Boas pedaladas.
 

PIPO

New Member
EESSPPEECCTTAACCUULLOO,MMAAGGNNIIFFIICCOO,FOI UM DIA MUITO BEM PASSADO ,ESTEVE TUDO EXELENTE O PERCURSO A ORGANIZAÇAO ,A SIMPATIA DAS PESSOAS PELAS ALDEOLAS ONDE IAMOS PASSANDO ,E O COMPANHEIRISMO DOS MEUS COLEGAS,VALEU MESMO APENA, PARABÉNS A ORGANIZAÇÃO,ATÉ PARA O ANO .

AGORA

P.S.PARA OS GAJOS QUE ANDAM DE BICICLETA A CRER PASSAR POR CIMA DOS OUTROS, E A MANDAR GARRAFAS DE ÁGUA VAZIA,PAPEIS, GEIS VAZIOS,ETC,PARA O CHÃO,SÓ TENHO UM NOME PARA VOS CHAMAR BARRASCOS,NA VOSSA CASA COSPEM PARA O CHÃO E MANDAM O LIXO PARA O CHÃO?SABEM O QUE É CIVISMO? .......O termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos.


PEDRO GUERRA SDT
 

José Batista

Administrator
Boas
Penso que já foi tudo dito e pouco ou nada haverá a acrescentar.
Foi a minha primeira vez e posso dizer que fiquei adepto de tudo,dos trilhos,dos abastecimentos,da assistência,enfim de tudo mesmo.
Apenas fiquei com pena de não ter ido para os 120 km,pois à chegada a Porto covo sentia-me tão bem que se tivesse optado por regressar a Alvalade a pedalar de certeza que iria conseguir.
Para o ano conto voltar mas desta vez para fazer o trajecto completo.


SAUDAÇÕES BETETISTAS
 
Top