[Rescaldo]12ª Edição de Alvalade Porto Covo Alvalade

Status
Not open for further replies.

bispo

Member
Mais uma vez quero deixar aqui os meus agradecimentos ao amigo Luis Raposo e restante equipa por mais um Raid maravilhoso e até para 2011,

para os meus amigos, João Pereira, Nuno Amaral e Tobias, os meus parabéns por mais um excelente trabalho e pelos momentos de convivio,

para todos um ganda

abraçorro
 

jfaneca

New Member
Ilustres,

Este é o meu primeiro post neste fórum, pelo que começo por agradecer a quem criou o mesmo: obrigado por nos proporcionar este espaço de troca de informação.

Sobre o passeio: parabéns à organização! Tenho uma grande admiração pelas pessoas que conseguem realizar um evento desta envergadura com tamanha qualidade: parabéns, parabéns, parabéns!

ZAs
Gostei muito das ZAs: eram em quantidade mais do que suficiente. O pouco calor e a relativa facilidade do percurso fizeram com que eu tivesse passado por algumas delas sem parar (coisa rara no meu caso).
Li num post que houve quem dissesse que nas ZAs faltavam bebidas energéticas (elemento que pelos vistos é fornecido em ZAs de outros passeios): talvez seja útil que a organização divulgue o que irá existir em cada ZA (fica aqui a critica, ainda que eu não saiba se a organização tenha ou não divulgado essa informação). Deixo aqui uma sugestão: eu costumo usar pastilhas de Isostar. Dessa forma, a organização dá-me água, eu misturo as pastilhas e tenho bebida energética mais do que suficiente.

Percurso
É muito rolante, com poucas dificuldades (as poucas subidas nem eram longas nem íngremes), com poucas zonas técnicas. Imperam os estradões largos e quase sempre com bom piso. As excepções foram as zonas de areia (algumas delas tive de atravessar a pé), mas não eram muitas nem eram longas (recordo-me de meia dúzia delas) e as passagens das ribeiras: sendo que a maior parte eram baixas, passei por uma a pé com água quase pelo joelho :) Na verdade, este percurso adapta-se na perfeição ao que procuro: eu gosto de percorrer muitos kms, mas tenho uma má forma fisica. Por exemplo, demorei 8,5 horas a fazer os 80 kms da maratona de Ponte de Lima e, em Alte, apesar de estar inscrito para os 100 kms, acabei por ultrapassar o limite de tempo, pelo que "obrigaram-me" a fazer os 55 :(
Demorei 10,5 horas para fazer os 132 kms do percurso, porque me perdi, após o abastecimento ao km 73, numa zona onde esteve (do verbo "quando por lá passei não estava") um elemento da organização a indicar o caminho. Resultado: voltei a ter o prazer de percorrer a Amazónia, que é a zona mais bonita de todo o percurso, voltando de novo á ZA do km 73. Tal como diz o ditado: "há males que vêm por bem" :)
Ainda que caiba aqui fazer um reparo à organização pela falha na marcação (ou pela falha provocada pela ausência do tal elemento), a verdade é que foi a única falha de marcação que me afectou. Tendo em conta que se trata de um passeio (e não uma competição), tendo em conta que eram 123 kms e tendo em conta que foi "levado" para a zona mais bonita de todo o percurso, o incidente nada tem de grave :) Ainda por cima, fui devidamente compensado pela organização, na figura do Sr Presidente da Freguesia de Bicos (ao qual quero publicamente agradecer), pelo facto de, na ZA ao km 102, me ter oferecido um copo de vinho tinto, acompanhado com uma bela de uma sandes que eu tinha no Camel Back (para o caso de ter uma quebra de tensão grave). É de facto um prazer usufruir da hospitalidade das gentes alentejanas!

Comentário à diferença do percurso 2010 versus 2009
Em 2009 gostei da passagem pelo topo da serra do Cercal. Recordo-me de uma subida longa e inclinada para lá chegar, mas o pequeno single track que lá havia era engraçado e a paisagem, com vista para o mar, era de cortar a respiração. Compreendo (e acho bem) que exista necessidade de mudar o percurso para refrescar o interesse pelo passeio, mas fiquei com pena de não ter passado por lá ...
Em 2009 pareceu-me que havia mais areia e altimetria para a ida sendo que a volta era mais plana.
Neste passeio, pareceu-me haver mais areia no regresso e mais altimetria que no ano anterior. Creio fazer sentido fazer um regresso mais fácil do que a ida. Ainda assim, não foi nada de realmente duro ou complicado. Gostei, no regresso, dos single tracks junto aos canais de rega, não pela dificuldade técnica (que é nula), mas pela paisagem.

Resumo geral
Considero o passeio muito equilibrado para o meu caso, mas reconheço que, para quem gosta de grandes dificuldades técnicas e/ou fisicas, não é o passeio ideal.
Dou nota máxima à organização, ainda que uns digam que falta bebidas energéticas e bebidas alcoólicas nas ZAs (é certo que é dificil agradar a todos). Já vos disse que a imperial à chegada era em modo self-service? Pena que tivesse de conduzir no regresso a casa :(
Breve comentário às passagens pelas estradas/vias públicas: no meu caso, todas as estradas que cruzei eram "guardadas" pela policia ou por elementos da organização com coletes. Não tive o minimo stress com isso, embora pese o facto de, num passeio, eu não me importar de parar ou abrandar para passar um cruzamento. Não espero que o trânsito pare à minha passagem ...

Parabéns aos participantes, de novo, parabéns à organização!

Boas pedaladas,
JF
 

apinho

New Member
Bom dia.
Sou mais um que foi desterrado do Norte (Leça da Palmeira) fazer este famoso PASSEIO que eu tanto ansiava e posso dizer que as minhas expectativas nao sairam defraudadas. O que as pessoas aqui dizem no nossos forum nos rescaldos dos anos anterioes e este ano é mesmo verdade, desde a simpatia na recepçao ao apoio dado durante o passeio, as diversas ZA que existem . . . espetaculo e garanto vale bem os kms que nos do norte temos que fazer.
Envio um sincero muito obrigado a organizaçao por nos proporciarem um dia tao agradavel de btt.
Muito obrigado
E se a vida o permitir para o ano estou por ai de novo CARAGO.
apinho
PS: Sera que algum dos camaradas me pode informar se tenho que ter alguma aplicaçao especifica instalada no meu computador para poder abrir o video da BTT-TV, pois nao o consigo abrir. obg.
 

Guia dos Santos

New Member
Mais uma vez uma 12ª edição de 5 estrelas, para um passeio aberto a todos e com percursos espectaculares.
Simplesmente não gostei do troço á beira dos canais no regresso para Alvalade. Um troço que se aconselhava que ninguém o fize-se sózinho, no meu caso procurei vir acompanhado, no caso de alguma eventualidade de má hora.
 

marcograca

New Member
Sem dúvida que é um belo evento, com um grande sentido de confratenização entre Bttistas....
Tenho este pensamento desde o dia do raid/passeio, porque não um... Porto Covo - Alvalade - Porto Covo !!!???
 

Enófilo

New Member
"ZAs
Gostei muito das ZAs: eram em quantidade mais do que suficiente. O pouco calor e a relativa facilidade do percurso fizeram com que eu tivesse passado por algumas delas sem parar (coisa rara no meu caso).
Li num post que houve quem dissesse que nas ZAs faltavam bebidas energéticas (elemento que pelos vistos é fornecido em ZAs de outros passeios): talvez seja útil que a organização divulgue o que irá existir em cada ZA (fica aqui a critica, ainda que eu não saiba se a organização tenha ou não divulgado essa informação). Deixo aqui uma sugestão: eu costumo usar pastilhas de Isostar. Dessa forma, a organização dá-me água, eu misturo as pastilhas e tenho bebida energética mais do que suficiente."

Caro J.Faneca,

Concordo que as ZAS eram em nº suficiente, agora a verdade é que o últimos (mesmo os últimos) não tiveram as mesmas condições: Eu já vi o filme e as fotos do BTT-TV e de facto o apoio na ZA3 (Barragem) estava bem diferente quando eu e outros companheiros por la passamos. Fomos muito bem recidos, não é isso que esta em causa, mas não tivemos as mesmas condições. Até a zona das massagens estava a ser desmontada...eu na brincadeira até questionei a que horas fechava a ZA. Comi uma sandes e levei outra para aviagem, souberam que nem ginjas...

Em relação as bebidas energéticas também levava pastilhas de isostar e fui precisamente o que fiz, pedi água a organização e enchi o bidon.

Não ponho em cauda de maneira alguma a organização deste magnifico evento, apenas quero registar que existem aspectos que deverão ser melhorados para o ano.

Um abraço e para o ano lá estarei.

SL
 

Luis Raposo

New Member
Mais uma, vamos na 1ª dúzia...


Terminou mais uma edição (12ª), mais uma vez agradecemos a todos aqueles que pedalaram nesta evento, muitos já fidelizados, outros vindos pela 1ª vez…

Queremos distinguir a ajuda de um conjunto de 200 pessoas que colaboraram connosco voluntariamente, nomeadamente o grupo de enfermagem do Hospital do Litoral Alentejano (8 elementos) coordenado pela enfermeira Inês Sobral, Dj Tó Bilas, funcionários das Juntas de freguesia, Viaturas a abrir/durante/fechar o percurso, bem como as entidades oficiais: Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Câmara Municipal de Sines, Junta de Freguesia de Alvalade, Junta de Freguesia de Cercal Alentejo, Junta de Freguesia de Porto Covo, Junta de Freguesia de S. Domingos, Junta de Freguesia de Vale de Água, Junta Freguesia de Bicos, Bombeiros Voluntários de Alvalade, Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo, GNR, ARBCAS, Agrupamento de Escolas de Alvalade, GAC - S. Domingos, parcerias com unidades hoteleiras e restaurantes da região e não menos importante, os proprietários dos terrenos que o raid atravessa e todos os patrocinadores.

Queremos também agradecer a divulgação do raid, particularmente o forumbtt, o projectobtt, a Bike Magazine, o BTT-TV, a Cabovisão (canal V), a Rádio Miróbriga, a Freebike, bem como blogues, sites e foruns pertencentes a grupos/equipas ou pessoas individuais.

As criticas/reparos com carácter construtivo, que nos ajudam a melhorar a qualidade do Raid, são bem vindas, pois o nosso objectivo é fazer mais e melhor, todas as criticas infundamentadas, levianas e irreflectidas são dispensadas.

Todos os anos tentamos agradar a todos, mas mesmo a todos, sabemos que é impossível, ainda não é na próxima edição que vamos desistir!


Até 2011, dia 22 Maio!
Contamos com todos!

Luis Raposo
btt Alvaladense
 
Last edited:

musganho

New Member
Mais uma vez uma 12ª edição de 5 estrelas, para um passeio aberto a todos e com percursos espectaculares.
Simplesmente não gostei do troço á beira dos canais no regresso para Alvalade. Um troço que se aconselhava que ninguém o fize-se sózinho, no meu caso procurei vir acompanhado, no caso de alguma eventualidade de má hora.


Esses singles à beira do canal para mim foi dos melhore sitios de passagem, mas enfim cada um tem a sua opinião!!!
 

mindo

New Member
Boas, mais um raid simplesmente espectacular, já vai na 4ª edição que participo consecutivamente e se a vida mo permitir é para continuar.

Como já tudo foi dito, só digo isto em voz alta: ORGANIÇÃO, CONTINUEM ASSIM, CINCO ESTRELAS. OBRIGADO E PARABÉNS.

Até breve
 

NITSA

New Member
Boas,

Também já sou repetente assíduo, e daqui da zona há mais dois amigos que também são.
Não sei se foi por estarmos melhor preparados este ano, mas todos gostámos mais do percurso deste ano dos que dos anos anteriores. Teve de tudo; estradões, singles, e aquele percurso muito giro ao lado do canal no regresso. Para quem foi aos 120 esteve muito bem pensado e equilibrados em termos de altimeria.
Assistencias muito boas, mas isso já é habitual.

Agora vi aqui uma sugestão do MARCOGRACA que achei muito interessante: Porque não um Porto Covo - Alvalade- Porto Covo? quem fosse aos 120 saía em Porto Covo ia até Alvalade e regressava pelo precurso de quem faz o Alvalade - Porto Covo. Metade da logistica já estava preparada e a chegada seria sempre no mesmo sítio.

Fica a sugestão. Sobretudo mantenham o espírito que me faz fazer 250 Kms para participar nesse fantástico raid. Até para o ano!!!
 

vando gamito

New Member
Ola , foi a minha 3ª participação neste Raid, e cada vez gosto mais disto. :)
Para o proximo ano lá estarei , sem falta. ;)

Boas pedaladas,

Vando Gamito - Ferreiraactiva.org
 

plcmarreiros

New Member
Pela 4ª vez consecutiva estive presente neste raid, pró ano lá estarei novamente nos 120Km.
É dos melhores ou mesmo o melhor raid em que participei...
 

pmtb

New Member
Para quem ja viu os albuns fotobikers, para não lhes complicar a procura,

Criei um album 4 e um 5
O 4 tem todas as restantes fotos do local da primeira barragem
O 5 tem todas as restantes fotos com vista de mar em Porto Covo
De resto, tentarei à noite fechar o album 5, com as restantes que estiverem boas, basicamente da zona das eólicas.


http://picasaweb.google.com/fotobikers
Para quem fotobikers ainda é novidade, não deixe de ver, e ler informações, no site www.fotobikers.net

Informações recentes sobre poster 40x30, ver a pagina picasa.
Nota: não são impressoes caseiras. As fotos 20x30 são fotograficas kodak, os posters em laser em elevada resolução e dedicada optimizada a imprimir posters fotográficos, em papel muito resistente. Este será enviado segunda-feira.
IMG_3889_rt.jpg
 
Last edited:
J

Julietepapá

Guest
Foi o despertar....

[FONT=&quot]Aqui fica a crónica, respondendo ao desafio do amigo Luís Raposo, em moldes muito próprios.[/FONT]

[FONT=&quot]Finalmente![/FONT]
[FONT=&quot]Após dispensa do "bicicletando" e ao fim de várias tentativas e inscrições frustradas consegui a participação desejada.[/FONT]
[FONT=&quot]Como já ouvia falar há alguns anos deste passeio, por testemunhos presenciais, de grandes amigos meus ( certo, Zé Pedro?) e só “recentemente” despertei para esta actividade de lazer, estava ansioso por este dia.[/FONT]
[FONT=&quot]Comecei por me deslocar na véspera assistindo aos últimos preparativos e a tempo de ajudar no transporte dos barris de cerveja que muitos de vocês saborearam.[/FONT]
[FONT=&quot]Como alvaladense (e)migrante aproveitei o ensejo para pôr a conversa em dia com alguns dos meus amigos de infância entre os quais o João e outros que não via há anos como o Jacinto (Alcácer ) que também veio para pedalar.[/FONT]

[FONT=&quot]Foi o meu 1º evento fora de portas e logo na minha terra natal, fardo que carreguei emocionalmente no início do percurso, tendo-me concentrado principalmente nas paisagens envolventes, nos cheiros e cores que me trazem de regresso algumas décadas passadas, sempre que me desloco a esta capital nacional do BTT desportivo e da época medieval.[/FONT]

[FONT=&quot]Pelo que me foi dado a conhecer, esta prova tem aumentado em progressão aritmetica o nº de participantes, logo algo de bom se passa;[/FONT]
[FONT=&quot]Ah!..mas não têm marcação de tempos, não tem grandes subidas, não tem prémios nem, taças, tem poucos single track…dirão alguns.[/FONT]
[FONT=&quot]Pois é, por isso mesmo, é;[/FONT]
[FONT=&quot]1-A “prova“ rainha do raid nacional de BTT.[/FONT]
[FONT=&quot]2-O local ideal para lançar novos praticantes ( e foi vê-los tipo galinha com pintos, que me desculpem os “mais” galos).[/FONT]
[FONT=&quot]3-Oportunidade única de se olhar aquele Alentejo que por vezes se desconhece.[/FONT]
[FONT=&quot]4-Ideal para trazer toda a família, comprovado pela claque dos Furatrilhos que acompanhei até S Domingos.[/FONT]
[FONT=&quot]5-Um passeio de gente simpática, divertido, com boa sinalização e segurança, reconfortante, numa região bastante aprazível nesta época do ano.[/FONT]

[FONT=&quot]Quanto aos aspectos menos conseguidos, ouvi dizer, prendem-se com a atitude de alguns penetras (mais grave se são da região) circulando no percurso sem frontal.[/FONT]
[FONT=&quot]Os pontos mais simbólicos são sem dúvida a chegada a Porto Covo, sendo a passagem e ZA da barragem do rio Campilhas inquestionável.[/FONT]
[FONT=&quot]Relativamente aos aspectos técnicos apenas deixo a minha opinião de principiante; percurso bastante agradável apenas com maior dificuldade na passagem de algumas areias e uma linha de água, que fresquinha estava…[/FONT]

[FONT=&quot]E porque nem sempre temos oportunidade para o dizer pessoalmente aqui fica; ”Meus verdadeiros amigos de infância e Organização do FCA, muitos parabéns pelo árduo trabalho e esforço desenvolvido para conseguirem pôr milhares de praticantes a dizer (e BEM) de Alvalade e colocar esta vila na roda dianteira do BTT nacional.[/FONT]
[FONT=&quot]A todos os meus agradecimentos,[/FONT]
[FONT=&quot]JP[/FONT]
 

Markulino

Member
Épa!!
O meu mano teve lá e tiraram os arrozais à malta????
Bolas!!!!
Era uma das imagens de marca, tal como a barragem de Campilhas (as sandes de carne) e o Amazonas!!!

Mas pelo que ele me disse, foi para fugir àquele areal de inicio e a barragem estava nas cotas maximas.
É pena!
Para quem foi pela 1ª vez vez perdeu um bocado da "alma" da brincadeira.

Até a "Dolorosa" no Porto de abrigo de Porto Covo, foi à vida!!!

Mas por outro lado, a malta soube reagir ás "intempéries" deste ano tão anormal e construir um percurso de certo modo diferente, mas a manter o mm prazer em pedalar.

voltem lá nas próximas edições e o trajecto ainda vai dar + prazer.

1 abraço
 

Luis Raposo

New Member
"ZAs
Gostei muito das ZAs: eram em quantidade mais do que suficiente. O pouco calor e a relativa facilidade do percurso fizeram com que eu tivesse passado por algumas delas sem parar (coisa rara no meu caso).
Li num post que houve quem dissesse que nas ZAs faltavam bebidas energéticas (elemento que pelos vistos é fornecido em ZAs de outros passeios): talvez seja útil que a organização divulgue o que irá existir em cada ZA (fica aqui a critica, ainda que eu não saiba se a organização tenha ou não divulgado essa informação). Deixo aqui uma sugestão: eu costumo usar pastilhas de Isostar. Dessa forma, a organização dá-me água, eu misturo as pastilhas e tenho bebida energética mais do que suficiente."

Caro J.Faneca,

Concordo que as ZAS eram em nº suficiente, agora a verdade é que o últimos (mesmo os últimos) não tiveram as mesmas condições: Eu já vi o filme e as fotos do BTT-TV e de facto o apoio na ZA3 (Barragem) estava bem diferente quando eu e outros companheiros por la passamos. Fomos muito bem recidos, não é isso que esta em causa, mas não tivemos as mesmas condições. Até a zona das massagens estava a ser desmontada...eu na brincadeira até questionei a que horas fechava a ZA. Comi uma sandes e levei outra para aviagem, souberam que nem ginjas...

Em relação as bebidas energéticas também levava pastilhas de isostar e fui precisamente o que fiz, pedi água a organização e enchi o bidon.

Não ponho em cauda de maneira alguma a organização deste magnifico evento, apenas quero registar que existem aspectos que deverão ser melhorados para o ano.

Um abraço e para o ano lá estarei.

SL


Enófilo,:cheers:


Como deves compreender, os últimos a chegar não podem esperar a “ mesa posta”, a comida vai sendo reposta em função do numero de participantes que estão/faltam chegar.

Quanto à zona de masssagens, é novidade para nós :nsei:, pois o que estava era uma tenda de enfermagem… estavam a desmontar ( e muito bem! mas ainda lá estavam) quando chegaram “mesmo os últimos”… para de seguida transferirem-se para outro ponto do percurso.

Uma das equipas de enfermagem em acção na Barragem de Campilhas.
6ib887.jpg



Contamos contigo para o ano!

Luis Raposo
 

papcm

New Member
Todos os comentários até aqui descritos fazem referência à excelente organização, que a meu ver é sem dúvida uma organização de se lhe tirar o chapéu, atenciosa, organizada, simpática não só para os atletas mas também para quem acompanha os atletas.Quanto ao percurso pouco ou nada posso comentar pois fui um mero espectador deste Raid, mas sei que o single track amazónico “arrancou “ bastantes sorrisos e diversos comentários engraçados.
Como já fui a diversos eventos sei o quanto é importante para os atletas a nossa manifestação aquando da sua passagem.
No ano anterior vi referido aqui no fórum um comentário que referenciava um grupo de BTT com o nome de Papa Trilhos, pelo seu entusiasmo e alegria contagiante que tinham quando os atletas passavam, pois bem este ano tive o prazer de me cruzar com o grupo de acompanhantes, e acreditem que euforicamente conseguem contagiar todos à sua volta, não só “gritam” pelos seus pedalantes, como simpaticamente falam com os outros pedalantes, soltando-lhes um sorriso da cara empoeirada, vestidos a rigor e até com uma coreografia a condizer diverti-me imenso o pouco tempo que tive com eles, para este grupo parabéns pela boa disposição.Gostaria de ver mais espectadores activos, e os Papa Trilhos foram para mim um exemplo de quem fica de fora dos trilhos também de diverte.
Yellowbike

Olá,

Sei que já passou mais de uma semana desde este evento, mas aqui vai a minha contribuição...

Foi a minha 3ª participação neste Raid, assim como da minha equipa... sim os Papa Trilhos!

Posso confessar que das 3 participações, esta foi a que mais me agradou:
- abastecimentos ao nível que fomos habituados;
- organização prestável e simpática;
- percurso bastante agradável. As alterações efectuadas em relação aos anos anteriores foram muito boas, evitando o contornar da barragem. Os trilhos estavam muito bons e permitiam desfrutar da excelente paisagem Alentejana! A passagem de algumas pequenas ribeiras permitiu refrescar os pés :)D)e também alguma dose de divertimento.

Em relação à nossa claque, esteve muito bem representada! :eek: Não posso deixar de agradecer os comentários deste camarada BTTista yellowbike :cool:. A boa disposição que temos nos trilhos, é também transmitida pela nossa claque e, por isso, são merecedores de todos os créditos.

Para além de todas as fotos e alguns vídeos que circulam pelos ecrãs dos nossos computadores, deixou aqui mais um vídeo, disponível no nosso site, para mais tarde recordar - link.

Saudações,

Paulo Morais
(Paulo Alex San)
 
Status
Not open for further replies.
Top