[RESCALDO] 1º Open BTT Cartaxo - 30 Maio 2010

Espigão

New Member
O meu rescaldo está feito aqui: 1º Open BTT Cartaxo - JP FIASCO!!

Só para abrir o apetite porque eu perdi o meu todo...

- Percurso mal sinalizado;

- Travessias de estradas nacionais sem quaisquer elementos da organização ou policiamento;

- Participantes a pedalarem no meio do trânsito...

E muito mais... infelizmente...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
Last edited:

carmo.mp

New Member
marcações... onde e como

Boas tardes,

depois dum belo almocinho em casa, vim espreitar se alguém já tinha iniciado o rescaldo.
realmente existiram alguns problemas de marcações, eu enganei-me por 3 vezes...
as estradas vi quase sempre as simpaticas escutas a indicarem e uma ou outra até com policia ou pareceu-me, a velocidade era tanta ehehe
acho que existem aspectos a corrigir, a subida logo após a separação 65/40 parece-me algo, digamos, desnecessária e mesmo perigosa, porque até a pé aquilo escorregava por todo o lado...
alguém a respeito atirou, isto é um open!! não é um passeio... pois mas fazer coisas complicadas sem serem ciclaveis para justificar que é um open?!
no computo geral, sem ter almoçado, acho que a prova até foi engraçada, o percurso tirando um ou outro aspecto até nem comprometia, agora tem de haver um maior esforço nas marcações, especialmente qd envolvem a segurança dos participantes, como seja a vala em pedra e cimento escondida no fundo duma descida... perigossissima e não vi qq indicação da sua existência...

correu-me bem talvez por isso esteja mais complacente, mas entendo a decepção do " Espigão ".

MC
 
Last edited:

carmo.mp

New Member
fui ler o rescaldo do Hugo e, pois... entendo melhor a tua frustração... nessa zona percebi que havia mta gente enganada, o proprio Marco Chagas a páginas tantas aparece-me vindo de trás, o que só podia ser anormal ehehehe e diz-me que tinham andado ás voltinhas...
Estou completamente solidário contigo!
As marcações condicionaram os resultados da prova!
Abraço, MC
 

GARY_FISHER

New Member
uiii que empeno!!!

Boas pessoal,

Ha dias que mais vale nem sair de casa, mas já lá vou com esta afirmação...

Hoje fui aventurar-me por terras do Cartaxo para ver o meu nível de forma física.
E depois do habitual do levantamento dos dorsais e mais afins, tudo parecia correr bem.
Nos trilhos não foi bem assim. As marcações eram boas, as fitas visíveis e as placas amarelas que se destacavam por entre a paisagem e zonas urbana, estavam era mal posicionadas.
Encontravam-se dentro das curvas, onde supostamente, já deveríamos saber o rumo a tomar. As placas muitas vezes estavam depois das curvas, ora se tomarmos como exemplo a sinalização da estrada, estas deveriam de estar antes da curva ou outra indicação que fosse. As fitas por sua vez, houve alturas que faltavam ora estavam em abundância. Encontrei uma situação onde a estrada bifurcava em Y, onde balizaram a estrada da direita e tudo o resto, quando seria para seguir em frente... enfim, pormenores...

Temos de ter consciência de uma coisa, que e´ a 1ª vez que esta organização faz um evento desta envergadura, e tal como nos, quando temos um novo trabalho, andamos "as aranhas". Compreendo os dois lados, o nosso que queremos tudo "quase perfeito" mas também sei que toda a logística não e´ fácil.

Temos de ver que tudo o que possamos dizer seja criticas construtivas em prol de uma melhor consciencialização para esta nova organização. Sei o que digo, pois já passei pelo mesmo e sei o que custa na pele, portanto, ajudem a perceber onde podem melhorar para o ano podermos ter uma grande prova de BTT. ;)

O percurso, esse sim era muito bonito e denota-se algum cuidado em levar-nos para trilhos giros e técnicos que contrastavam com os estradoes rolantes. Era um percurso engraçado que deixava todos satisfeitos. Aquela "parede" da 1ª divisão dos 40/60, era durissima e talvez desnecessária, mas garanto que todos se vão recordar dela por muitos e bons tempos. Garanto-vos que existem provas piores, falo por experiência própria:D

A minha prova correu mal :( logo ao km 4 o meu pneu decidiu começar a vazar, nesta altura íamos 3 atletas isolados na frente, Eu, o Ismael e o atleta da RibaBike (não me lembro do nome) que acabou por ganhar, os meus parabéns. Continuando pouca pressão, pedalei sem abusar nos trilhos técnicos, mas ainda tive de parar mais 2 vezes para dar uma "injecção" de espuma. (banho de espuma queria eu com o calor que se fazia sentir:D). Havia Algumas zonas perigosas que mereciam ser limpas para os atletas verem o seu perigo, assim como a vala em pedra (a que o carmo.mp fala), que por sorte não me fez projectar pelo guiador.
A sinalização embora que mal posicionada, existiu sempre, mas condicionava bastante o andamento, sobretudo os atletas da frente que impõem um andamento mais veloz e muitas vezes tinham que travar bruscamente. Senti isso na pele, pois vim muito tempo isolado em 2º (nem sabia que o Ismael se tinha perdido também). A cal no chão era uma ideia magnifica, mas a cor verde nem sempre ajudava, as vezes tinha algum pó em cima que dissimulava-a com o branco intenso dos estradoes.
Devido a´ sinalização "escondida", ao km 54,5, cai numa vala pequena quando me apercebi que tinha de virar, o pneu dobrou tanto que descolou, entre ajudas e boas vontades, decidi vir a correr. Acabei com a minha "menina" ao meu lado, em vez de por baixo de mim (já tinha vontade de variar). Assim sendo treinei para os duatlos BTT e apanhei uma coça de vir a correr quase 5km ate a´ meta.
Conclusão, nunca me perdi, mas passei 2x alguns atletas, o que quer dizer que tenho de treinar mais :D;) houve muitas pessoas perdidas, mas também temos de ir com atenção e não fiar no "olho" do companheiro da frente.

No fim, vinha em 2º, com o Ismael a tentar apanhar-me (no meio disto tudo, ele também teve alguns azares), e fui arrematado para o 10º Lugar, nada mau :D Quem sabe se ainda pegam na minha ideia, e ai e´ que vai ser giro, maratona de 80km+10km a correr, que tal????? crazy???? Yes I´am :D

Com isto espero ter ajudado com as minhas criticas construtivas e espero para o ano poder voltar a fazer esses trilhos e quem sabe, em vez de 1 "parede", tenham 2 ou 3 :)

Boas pedaladas e ate para o ano

Ps. Desculpem o testamento, e´ o habito...

Carlos Vitorino
Colaborador Bike Magazine
 
gary, isso de falhar em indicaçoes e faltar pessoal da organizaçao em locais criticos em que temos de virar à esquerda ou direita é comum em todos os primeiros eventos, isso aconteceu -me em alverca a mim e ao david(pipi), é darem dicas e deixarem as vossas criticas para que o ano que vem sejam corrigidas e/ ou melhoradas, eu infelizmente nao pude ir a esse evento mas para o ano que lá estarei. falta ver é a tua foto gary e do percurso para ter uma ideia da dureza da prova. tenho a certeza que para o ano será melhor.
 

VITOR HUGO

New Member
marcaçoes a rever muita gente se perdeu antes do primeiro abastecimento.......
quando passei a placa dos 20km eu ja levava feitos 28.....
mas tenho de dizer que o percurso ate era muito bonito....

um abraço a todos
 

k203

New Member
Sinalização....muita......e pouca ao mesmo tempo.

Tudo o que foi dito atrás foi na verdade uma realidade, em muitos sitios as fitas abundavam, mas na em muitos lugares faltaram:confused:. As marcações na alcatrão pintadas a verde eram muito deficientes:mad:.........mas, para uma primeira vez, temos de dizer que a organização está de PARABENS......força rapaziada, o próximo irá correr muito melhor.:)
 

hortega

New Member
Boas, aqui vai o meu rescaldo:

Marcações- Mt más( enganei-me 4x na ultima separação dos 40/65 ao fim de varias voltas pelo mato e ñ encontrar o caminho correcto, decidi vir pela estrada nacional ate ao cartaxo, o q por si só diz td!!):fpalm:

Banhos- Bons ( Agua morna e balneários porreiros)

Secretariado- Razoável ( Alguma lentidão para meia dúzia de atletas...)

Almoço- Bom

Resumindo e concluído uma prova q se dá pelo nome de OPEN BTT q tinha td para ser perfeita peca no q é + importante as marcações!!!doh Para o ano já vou pensar 3 ou 4 vezes antes de me inscrever.

Cumprimentos,
 

GARY_FISHER

New Member
Perdidos por trilhos do alem...

Todos sabemos o quanto e´ desagradável perder-mo-nos no mato por causa da falta de sinalização (a organização pediu pessoalmente as desculpas e que não voltaria a acontecer), mas já pensaram nisto, o quão desagradável será quando amanha a organização vir que os trilhos estão cheios de lixo deitados muitas vezes propositadamente pelos atletas.

Refiro isto apenas para perceberem que as vezes temos que apelar ao bom senso e pensar que ninguém e´ profissional e que todos erramos, seja a organizaçao, Eu, ou outro atleta qualquer. Por vezes basta termos calma e pensar que viemos para nos divertirmos (sejamos o 1º ou o ultimo a chegar). Apelar ao espírito BTT que hoje em dia vai faltando... Se nos perdemos, "achamo-nos" e continuamos a divertir.

Mas comprovei hoje, e gostaria que se fizessem ouvir, os camaradas que me predispuseram a emprestar uma roda para acabar ou ate mesmo trocar o dorsal e levar a sua bike. Isto sim amigos do pedal, e´ espírito BTT. Fico feliz por haver boas pessoas e que continuas a ostentar com orgulho o seu grandioso Espirito BTT, pois afinal andamos todos aqui para nos divertir.

Com media de 22km/h e 2 paragens de 1m para abastecer de espuma o sacana do pneu, consegui fazer tudo com as marcações (mal dispostas no terreno), fiquei em 10 Lugar porque decidi vir a correr (embora tivesse oportunidade de chegar noutra menina:D), o podio fugiu-me, e perdi uma lembrança, mas ganhei uma nova experiência com o contacto do verdadeiro espirito BTT espalhado neste evento de BTT. Obrigado pessoal.

Divirtam-se e força no pedal

Grande Abraço:D;)
 

GARY_FISHER

New Member
Serio? dessa e´ que nao estava a´ espera... e´ o que da´ ser cota :D

Obrigado pela dica, afinal sempre vou ter direito a lembrança.

Abraço
 

carmo.mp

New Member
eh lah!

Querem ver que ainda ganhei os veteranos B... isso é quera!!!
Se como diziam na chegada fiquei nos 15 1ºs... era engraçado...
Também com esta provecta idade já tudo me acontece...

Grande Gary, sempre bem disposto, um exemplo no btt nacional, bem hajas men!!!

MC
 

GARY_FISHER

New Member
sai um trofeu...!!!

Querem ver que ainda ganhei os veteranos B... isso é quera!!!
Se como diziam na chegada fiquei nos 15 1ºs... era engraçado...
Também com esta provecta idade já tudo me acontece...

Grande Gary, sempre bem disposto, um exemplo no btt nacional, bem hajas men!!!

MC

Se nao ganhares eu arranho-te um prémio companheiro...
Posso oferecer-te a figueira que plantei ao km54,5 :D e´ melhor que nada ;)

Se a minha Mondraker soubesse o nº de telf. da APAV (associaçao de apoio a vitima), estava tramado!!! com tanta porrada que lhe dei em cima daquelas pedras!!! ate estava tonto comigo mesmo...

Grande nem por isso (1,72mt)
Mas a boa disposição impera sempre nos trilhos, afinal estamos nisto para nos divertirmos ou não pessoal???? YESSSSSSSSSSSSSSSSSSS ;)

Bem haja a todos

Grande abraço
 

Espigão

New Member
Comungo perfeitamente do espírito do Gary Fisher e mesmo por me preparar ao longo da semana para estar mais em forma nos dias dos eventos, mesmo por fazer um ou outro bom resultado, mesmo por não ser nenhum profissional da área nem de perto é também acima de tudo para me divertir que vou aos eventos onde me inscrevo.

Mas só de pensar que hoje fiz centenas de km´s de carro, no combustível e portagens que gastei...

Só de pensar que hoje alguém podia ter ficado debaixo de um camião, como os que passavam na estrada nacional onde não estava ninguém da organização e onde o percurso passava...

Só de pensar que para estar presente me sacrifiquei a nível profissional e familiar...

Só de pensar no que apanhei na manhã de hoje...

E ainda só de pensar que ainda paguei para isto tudo...

Amigo Gary-Fisher, juro que tentei divertir-me mas foi muito complicado... acredite que foi muito complicado...

Quando não se sabe o que está a fazer, pergunta-se! Não CUSTA NADA... até porque as desculpas não se pedem, evitam-se! Errar é humano é verdade mas não tanto! Até porque se trata de uma zona com fortes raízes/tradições no ciclismo e onde existem dezenas de clubes com mais que provas dadas em eventos de BTT! Nada fazia prever isto...

Grande Vitor Gamito...

mago said:
Era para ir mas já não vai. Fiz a inscrição online, mas nunca cheguei a receber email de confirmação nem conseguia ver a lista de inscritos actualizada, entretanto arranjei outro programa para Domingo!

Até parece que já adivinhava...

Só de ler o Rescaldo da Maratona de Elvas até subo às paredes...

Enfim... melhores dias virão.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

jjmfonseca

New Member
Frustação.. é a unica palavra que descreve o meu sentimento ao chegar à meta.
Comecei a ficar aborrecido ao ver a placa do kms 10. Pouco antes tinhamos de virar à esquerda subir e dar uma volta de 1 ou 2 kms depois desciamos e virava-se à esquerda onde estava aplaca de 10 kms. Qual não é o meu espando que havia montes de malta a atalhar (por conhecimento ou por se terem perdido)... passado uns kms... quando se subia em direcção à sigle que passava junto a uma rede... quando lá chego a cima... do lado esquerdo aparecem-me mais uns quantos atletas.... *****!!! mas isto é ver quem atalha mais ou k?... Mas ja antes me tinha cruzado com uns atletas que desciam enquanto eu subia... mas??? quee raio é isto??? eu vou certo!!! Tinha acanado de passar a seta que indicava aquele trajecto... Não deu pra compreender...
Depois de 1º e unico controlo dos 40 enganei-me pois a fita parecia-me muito enrrolada na arvore!
Ao km 32 mais coisa menos coisa... um jovem que estava de bike no meio de uma subida e que não tinha capacete e que não participava no open disse que estava em 16.º... e os primeiros não iam longe... Toca a dar ao pedar... Depois de passar uns 7 atletas pensei.. dá pra ficar nos 10 primeiros..
Qual não é o meu espanto quando chego á meta e vejo um mar de gente....:confused::confused:
Pessoal que passei e NUNCA passaram por mim... é realmente frustrante dar-mos o nosso maximo e depois...
Quanto ao evento em si... precisam melhorar MUITO a questão das marcações. Dava pra ver perfeitamente que o percurso foi marcado por duas pessoas destintas... Uma colocava fitas em abundancia...o outro... por vezes esquecia-se que estava ali para marcar um percurso.
O secretariado funcionou razoavelmente e o promenor a destacar era a partida a horas!
Como conselho e levem esta critica como construtiva... para a proxima usem cal. Acho
que não ha melhor
 

SALVADOR69

New Member
Boa noite, é a primeira vez que escrevo aqui, apesar de várias vezes já ter estado tentado a isso, mas nunca calhou vai hoje.
Eu também fui um dos participantes do Open do Cartaxo ou Maratona como lhe queiram chamar, e pelo que vi não vi nada de tão negativo assim que se possa criticar a organização.
Vamos por partes:
Levantamento de dorsais com 4 pessoas 2 senhores mais 2 senhoras bem rápidos por sinal. ( muito positivo )
Local de partida bonito. ( positivo )
Partida a HORAS, ao segundo o que se vê muito pouco, respeitar a hora de quem chega a horas é muito importante.( excelente )
Um speaker que parecia profissional, explicou o issencial e alertou ( muito bem) para que se circulasse pela direita, porque as bikes não tem prioridade, pois meus amigos nos cruzamentos é pra parar ( não é nenhuma prova oficial, certo ) agora vão pra eventos amadores, e querem andar á profissional, não digo andar depressa pois aí quanto mais depressa cada um conseguir melhor e ainda bem que existem muitos a andar depressa, mas dentro das regras de TRÂNSITO. agora não venham pra cá dizer que a organização tinha cruzamentos sem ninguém, nem é preciso a regra de trânsito é só uma, chegou parou, ou passa devagar, perde tempo azar, vá pra competição assim já não perde, as estradas estão cortadas.
Cheguei mais ao menos a meio da tabela, prai entre 80/100 e nunca me perdi, afinal aquilo estava assim tão mal marcado, e não conhecia a zona.
Fizeram o percurso comigo, mas que eu não os conhecia mais 2 bttistas, que também não se perderam, tal como eu, será que levavam radar duvido.
no almoço falei com 3 premiados e perguntei-lhe se se tinham perdido nenhum deles se perdeu, será que tinham radar duvido.
havia efectivamente uma zona ou outra que se tivesse um pouco mais de marcação visível seria melhor e ou zona em que poderia ter sido colocada uma placa de perigo, mas nada de anormal.
Banhos num estádio onde já jogou a nossa selecção, melhor era impossível ( excelente )
Almoço, porco no espeto muito bom parabens a que tratou do bichinho, até arroz doce tivemos e num local fresco ( muito bom )
Afinal, é assim tudo tão negativo, eu com todo o respeito por todos não me pareceu.
Uma organização amadora sorteou duas bikes uma CUBE outra TREK, se foram oferecidas não sei, mas pra serem oferecidas tiveram que ser pedidas e pedir pra dar não é pra todos.
até à próxima
Salvador
 
Last edited:

Miranda

New Member
Ola amigos bttistas mais um domingo a pedalar apareÇo o calor ela estava a falta de agua nos Últimos 10 15k tirando essa falha peÇo que foi tudo normal falam das marcaÇÕes eu fis os 40k fiquei nos primeiros lugares andei quase sempre sozinho e nunca me enganei so se engana quem nÃo vai com atenÇÃo ou vai atrÁs dos outros mas dizer mal e fÁcil quando nÃo se alquanÇa o objectivo que nos propozemos mas para o ano a mais e la estaremos todos e com um toque a mais tudo ficara melhor:d:d:d
 

JonCOST

New Member
Boas,
Depois de ler os posts acerca do 1º Open do Cartaxo, concordo com a maioria e tenho pouco a acrescer.
Criei alguma expectativa em torno desta prova, talvez pelo nome, mas realmente a organização ainda tem muito para aprender.
Espero que no próximo ano consigam demonstrar que têm condições de organizar um OPEN de BTT. Acrescento que a entrega de prémios também não correu bem e transpareceu desorganização.
Um reparo, duando existem 2 percursos (40km e 65km) parece-me incorrecto considerarem os resultados da geral baseados nos 40km, na melhor das hipóteses existem resultados da geral para cada distância.
Cmpts.




No entanto, é de louvar o esforço e empenho demonstrado.
 

tinoni

New Member
Boa noite, aqui fica meu rescaldo:
Eu e o meu amigo Eaglered saímos de casa já de Bike por volta das 9.00h, mas não conseguimos chegar à Quinta das Pratas, 1 furo e 2 câmaras suplentes furadas (grandes cromos!!) fizeram-me voltar a casa e procurar outra. Finalmente conseguimos por a Bike de novo operacional, mas já eram 10.30h.
Ainda tentamos fazer o percurso, mas não sei que voltas demos que depois de 25Km chegamos à linha de meta (eu e a minha grande capacidade de sintetizar…hehe).
Não dá para avaliar muito da organização, apenas a questão das marcações do percurso que devia ser mais cuidada.
Espero que para o ano que vem (me) corra melhor.

Rafa
 
Top