Regras do Fórum

Status
Not open for further replies.

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Regras do FórumBTT



DISPOSIÇÕES INICIAIS

1. O Fórum BTT é um espaço de debate e troca de opiniões, ideias de temas relacionados com o BTT. Rege-se por um conjunto de regras elementares ao normal funcionamento deste mesmo espaço, deste modo, é obrigatório ler as regras antes de participar e/ou sempre que surjam dúvidas sobre o que postar e como fazê-lo.
Ao participar neste fórum é pressuposto que o utilizador leu, e concordou, com as regras do mesmo.
Caso não concorde com as mesmas, solicitamos-lhe respeitosamente que não utilize este espaço. Ao continuar a sua participação, assume que as aceita sem restrições.

2. Sempre que for detectada qualquer referência depreciativa a este fórum, ou aos seus utilizadores, no próprio ou em qualquer outro espaço de leitura pública, os responsáveis serão alvo de expulsão se forem membros da Comunidade deste Fórum, e/ou serão alvo dos procedimentos adequados nas instâncias próprias na proporção da gravidade da acção praticada.
Neste âmbito, a Administração e Moderação deste Fórum serão sempre soberanas nas decisões a tomar, quer estejam em causa casos omissos nas presentes regras, quer noutros casos nos quais seja considerado importante reforçar qualquer sanção já prevista.

3. Este conjunto de regras tenta ser o mais abrangente possível de forma a prever as situações mais comuns. No entanto, é impossível antecipar o imprevisível pelo que a administração e moderação do fórum serão soberanas sobre todas as medidas a tomar com vista ao bom funcionamento do fórum.

4. Estas regras são aplicáveis em todo o fórum e suas funcionalidades, passando pelas comunicações de correio electrónico nele geradas, nas "private messages" (quando denunciadas visto serem formas de comunicação privadas às quais não temos acesso) ou por qualquer outro meio.

5. Se não concordar com estas condições de utilização/regras no seu todo ou em parte, por favor, não utilize este fórum. Ao continuar a sua participação, aplicam-se as regras do FórumBTT, conforme mencionado no ponto 1.



Capitulo II - REGRAS

1. São as seguintes as regras do fórum. O não cumprimento das mesmas será alvo de sanções, de acordo com cada situação, cuja gravidade será decidida pela administração e moderação deste fórum, em complemento aos casos previstos e que são pontualmente mencionados.



Capitulo III - UTILIZADORES

1. É permitido apenas um registo por cada membro, de modo a impedir qualquer tentativa de proliferação dos chamados clones.

2. Comece por escolher bem o seu nickname, pois irá mantê-lo por toda a sua permanência neste fórum. As mudanças apenas ocorrerão em situações extremas e muito bem fundamentadas.

3. Não são permitidos nick´s que, escritos ou pronunciados, possam ser conotados com cariz obsceno.



Capitulo IV - TÓPICOS

1. Antes de colocar um novo tópico utilize a função de Pesquisa afim de evitar a repetição de assuntos já debatidos.

Considere igualmente os seguintes aspectos:
Será que vai contribuir positivamente para o fórum ?
Se forem opiniões, não se esqueça de as argumentar e suporta-las.
Se forem duvidas, seja explicito ao máximo, para que outros o possam esclarecer o melhor possível.
Será que já foi "postado" ? Pesquisa!
E recorda-te: É sempre preferível postar num tópico existente do que iniciar um novo.

2. Não utilize títulos descabidos nem escreva integralmente em maiúsculas.
Coloque um título descritivo para o seu tópico por forma a dar uma ideia clara do tema que aborda. Escreva um sumário curto para o assunto e não utilize sensacionalismos como caracteres especiais ou títulos alarmistas.
Exemplos de títulos desaconselhados: Ajudem-me…; Duvida; Problema; AJUDA!!; URGENTE!! Etc.
Tópicos cujos títulos estejam integralmente escritos em maiúsculas serão removidos sem aviso prévio.

3. Tópicos de Promoção de Eventos – na promoção de eventos os tópicos devem seguir as respectivas regras especificadas na própria secção.

4. Evite o Off-topics - Evite as discussões fora do sentido do tópico
Os tópicos são colocados para tratar de determinados assuntos, evite entrar em discussões pessoais e à parte do tópico, se surgir uma questão pertinente mas que não esteja relacionada com o tópico é preferível abrir um tópico novo. Se tiver curiosidades a nível pessoal sobre o tema utilize as mensagens privadas como meio de comunicação.

5. Não é permitido colocar anúncios de venda ou compra em outro local que não a secção de classificados. Ambas as Secções têm regras próprias, que podem e devem ser consultadas.

6. Responda a tudo de uma vez só! – Vários utilizadores colocaram várias questões, procure responder a todos em apenas um post, dirija-se directamente aos intervenientes.
Posts sequenciais excessivos serão removidos sem aviso prévio.

7. O fórum não é um apontador! Tópicos ou respostas que apenas indiquem conteúdos (de qualquer tipo) através de um link externo, serão removidos sem aviso prévio.
É apenas permitida a utilização de links para complementar a informação (podendo os mesmos nem sempre serem aceites em função dos seus conteúdos).
Link´s para outros locais a promover apenas o redirecionamento para esses mesmos locais, sem que tal acrescente informação de valor a um tópico e cujo conteúdo possa ser colocado no próprio tópico, serão removidos e os seus autores alvo da sanção prevista.

8. São expressamente proibidos os seguintes tipos de conteúdos no fórum, incluindo links para sites do mesmo género de conteúdos:
• Má-educação, insultos, ataques pessoais ou qualquer post considerado “incendiário” ou provocador;
• Pornografia, nudez explícita ou qualquer outro material passível de ferir susceptibilidades pelo seu conteúdo;
• Racismo, xenofobia ou qualquer outra ofensa à condição humana
• Qualquer tópico ou "post" que promova actividades ilícitas, criminais, ou violações de propriedade intelectual;
• Publicidade, compra, venda, ou prestação de qualquer outro serviço;
• Posts sem sentido ou de conteúdo manifestamente vazio (são eliminados sem aviso prévio)

9. Sendo possível a edição dos posts para rectificação de erros, é proibida a edição/eliminação/alteração significativa do sentido, ou conteúdo, dos posts, sobretudo se os mesmos já foram respondidos por outros utilizadores.
Pelo mesmo motivo, não serão eliminados tópicos criados e já respondidos, uma vez que fazem parte da história do Fórum. Reserva-se essa possibilidade à Administração/ Moderação, nos casos em que considere do interesse do FórumBTT essa actuação ou quando os mesmos colidam com as Regras.

10. Os pedidos de divulgação de outros fóruns ou sites serão sempre feitos à administração/moderação, por via privada (MP ou e-mail), que, mediante a análise aos seus conteúdos, poderá, ou não, concordar com a sua divulgação dentro do Fórum BTT.
Essa decisão pode ser revogada a qualquer altura, se houver motivos para isso.

11. Os posts devem ser colocados em Língua Portuguesa, sem abreviações e conspurcações com K’s e similares, típicas da escrita “tipo SMS” que não é permitida. É obrigatória a citação da fonte quando o texto não foi escrito pelo autor do post.

12. É proibido criar tópicos de contestação à actuação da moderação, devendo qualquer reclamação ser endereçada a um administrador ou ao moderador através de mensagem privada (PM).

13. Para a denúncia de qualquer situação que se julgue ofensiva das regras, deverá usar-se a função "Denunciar ao Moderador", Disponível no canto inferior direito de todos os posts.

14. Se quiser debater um tema que não esteja relacionado com a temática do fórum, mas que considera que é do interesse da comunidade, faça-o em "O Outro lado da vida".

15. Um fórum não é um chat!
Existem meios específicos para a conversa de "café" do dia a dia. O intuito do fórum é debate e discussão de temas relacionados com o BTT. Além disso, o registo de conversas consome recursos preciosos e pesa na base de dados, afectando a performance do servidor.
Assim, sempre que um moderador se depare com “conversa de encher chouriço” a mesma estará sujeita à remoção sem qualquer aviso.



Capitulo V - REGRAS RELATIVAS A ASSINATURAS/AVATARES

1. Assinaturas e avatars que sejam considerados ofensivos ou chocantes pela comunidade serão removidos sem aviso prévio. Da mesma forma, assinaturas e avatars que ultrapassem o tamanho/dimensões permitidos serão removidas.

2. As assinaturas, bem como o campo "texto pessoal" não podem nem devem ser utilizadas para a promoção comercial (seja produtos ou serviços), existem meios adequados para publicitar no fórum, para mais informações consulte http://publicidade.forumbtt.net

2.1 Dimensão máxima dos avatares:

120x120 pixels

2.2 Limite assinaturas:

350x20 pixels (Max. de 2 imagens) (sem formatações)

4 Linhas de texto (sem formatações)

3. Não é permitida a colocação de texto ou links de carácter comercial nas assinaturas. Pelo mesmo entende-se qualquer forma de publicidade directa a lojas ou outros, sendo apenas permitidos link´s para os sites oficiais das marcas, tópicos existentes dentro deste Fórum, sites de clubes/ grupos ou sites/ blog´s pessoais, desde que os mesmos não contenham publicidade a lojas ou produtos, mesmo que de forma discreta como por exemplo, sob a forma de análise. O não cumprimento desta regra implica a remoção da assinatura e a suspensão do utilizador pelo período de 10 dias, num primeiro incumprimento.

4. A moderação do Fórumbtt reserva o direito de editar assinaturas com formatação que considere exagerada, sensacionalista ou contrária ao estipulado nas presentes Regras.



Capitulo VI - REGRAS DE REFERÊNCIA A ENTIDADES COMERCIAIS

1. Como entidades comerciais estamo-nos a referir principalmente aos lojistas, online ou não, nacionais ou estrangeiras. Como referência queremos dizer nome implícito, explícito ou link para a dita entidade.
A ideia é que não é permitida publicidade, são permitidas referências consideradas de carácter informativo para os visitantes.


1.1) No Perfil do Utilizador

a) É permitido a utilização do nome da entidade comercial no nick (nome de utilizador), desde que corresponde a um responsável da referida empresa, no entanto não é permitido a utilização do endereço do site como nome de utilizador.

b) O link para a loja é apenas permitido no campo website, definido no "Perfil" do utilizador.

c) Não é permitida a utilização de qualquer coisa que se possa identificar como relacionada com a Entidade quer na assinatura quer no Local do Avatar, seja imagem ou texto.

1.2 Nos Tópicos

a) É absolutamente proibido qualquer tipo de publicidade gratuita em tópicos. O fórumBTT é um espaço que se pretende de partilha de informação desinteressada, onde se pretende qualidade, e não um espaço através do qual alguém poderá recolher dividendos.
Resumindo, deixam de ser permitidos os links para lojas online, sejam nacionais ou estrangeiras.

b) É expressamente proibida a venda de qualquer produto no fórum fora da secção "Vende-se", seja em tópicos, na assinatura, no avatar, ou outros.

c) Apenas é permitida a referência a entidades comerciais quando ela é decorrente natural das questões a ser discutidas, e nunca como motivo de abertura do tópico.

Exemplo: Estou a pensar comprar o componente X para a minha bike, consideram boa opção?
Responde alguém: na minha opinião é. Tenho um que comprei na Loja XPTO, que na altura era a que tinha o melhor preço que encontrei.

d) É proibida a abertura de tópicos que anunciem a disponibilidade de um certo produto numa certa loja ou alguma promoção, seja este aberto por representante da loja identificado ou por qualquer outro utilizador. No entanto são permitidos tópicos que dêem conta da existência de novos produtos (no mercado mundial e sem nunca referir espaços comerciais onde os mesmos possam eventualmente estar disponiveis). Desta forma ninguém é beneficiado em detrimento de outros, divulgando-se apenas as verdadeiras novidades.

Exemplo: a marca XPTO acabou de lançar um componente para bikes que dá para liga à Bimby. A partir daqui, cada um faz a pesquisa que quiser para encontrar uma loja onde seja vendido, eventualmente partilhar via MP, mas nunca ser referido directamente no âmbito dos tópicos.

e) Os representantes de entidades comerciais devem inibir-se de colocar mensagens enaltecendo características de produtos por si comercializados; a participação nesse tipo de tópicos deve limitar-se a clarificar questões técnicas dos produtos.

f) Promoções ou qualquer outro tipo de estratégias comerciais são totalmente proibidas no fórum. Se as entidades comerciais estiverem interessadas nesse tipo de acções devem contactar a administração do site através do mail publicidade@forumbtt.net. A violação do estipulado nas alineas e) e f) anteriores implicará a suspensão do utilizador pelo período de 30 dias, num primeiro incumprimento.

2. Divulgação de serviço comercial de venda de fotografias:
Devem ser inseridas 10 fotografias ilustrativas do evento embutidas com as tags [ img ][ /img ] no formato 800X600 e podendo ter marca de água no canto inferior direito ou esquerdo, sobre o local onde as fotos poderão ser consultadas, em formato pequeno (até um limite de 200x50 pixels), devendo a mensagem ser inserida apenas no tópico do rescaldo do evento a que as fotos se refiram.
A informação sobre o local onde as fotos poderão ser consultadas (link) apenas poderá ser facultada em caso de as fotos não conterem qualquer marca de água no formato referido anteriormente, devendo ser colocado no final da mensagem.
Todo o restante tipo de informação comercial será estritamente proibida e o seu incumprimento implicará a suspensão do utilizador por um período de 30 dias, num primeiro incumprimento, após ter sido alertado para as presentes Regras.

3. Mensagens privadas

3.1 É expressamente proibido o "spam" via mensagens privadas. Por spam entendemos o envio de uma elevada quantidade de mensagens publicitárias ou de qualquer outro teor que não seja solicitado pelos membros.

3.2 É expressamente proibida a utilização das mensagens privadas para a promoção de uma entidade comercial ou venda de produtos de uma entidade comercial.

3.3 A penalização para os termos referidos nos dois pontos anteriores é a expulsão imediata. Não sendo possível à administração do fórum consultar as mensagens privadas dos utilizadores, neste caso é necessário que haja denuncia da situação irregular.

3.4 Existem regras específicas para algumas das secções, que devem ser respeitadas em conjunto com as Regras do Fórum presentes neste tópico:
Secção Promoção de Eventos
Secção Vende-se
Secção Compra-se
Secção Análises e Testes
Secção Rescaldos de Eventos



Capitulo VII – PENALIZAÇÕES POR DESRESPEITO ÀS REGRAS DO FÓRUMBTT

1. O referido nas alíneas seguintes visa tão somente balizar e enquadrar eventuais situações de incumprimento. Desde já apelamos a todos os membros/ utilizadores para que ajudem no sentido de fazer deste Fórum um local de salutar debate, troca de ideias e informação e de fomento deste desporto e da camaradagem.

1.1 Criação de tópicos duplicados pelo mesmo utilizador – 7 dias de suspensão de conta num primeiro incumprimento;

1.2 Tópicos com Spam – 7 dias de suspensão de conta num primeiro incumprimento;

1.3 Redirecionamento para links de sites externos com publicidade – 15 dias de suspensão de conta num primeiro incumprimento;

1.4 Publicação formal de eventos não autorizada – 15 dias de suspensão de conta num primeiro incumprimento;

1.5 Rescaldos de eventos fora do respectivo tópico – 7 dias de suspensão de conta num primeiro incumprimento;

1.6 Violação das regras referentes ao serviço comercial de venda de fotografias – 30 dias de suspensão de conta num primeiro incumprimento;

1.7 Violação das regras referentes a assinaturas e avatars – 10 dias de suspensão de conta num primeiro incumprimento;

1.8 Colocação de tópicos de venda não autorizados ou não conformes com as regras – 10 dias de suspensão de conta num primeiro incumprimento;

1.9 Criação de tópicos ou posts de contestação à actividade da Administração/ Moderação – 30 dias de suspensão de conta num primeiro incumprimento;

2. A reincidência em qualquer incumprimento, previsto ou omisso nas presentes Regras e desde que implique a suspensão da conta de utilizador, implicará uma suspensão de conta por um período de tempo nunca inferior ao da anterior suspensão por motivos semelhantes.

3. Todas as situações de duvida ou omissas nas presentes Regras do FórumBTT serão analisadas e decididas casuisticamente pela Administração/ Moderação, cujas decisões serão soberanas e aceites por todos os membros deste espaço.



Capitulo VIII - DISPOSIÇÕES FINAIS

1. As opiniões expressas neste fórum são da exclusiva responsabilidade dos utilizadores que as colocam, não exprimindo qualquer opinião ou ponto de vista do Fórum BTT. Os Administradores e Moderadores deste Fórum não são responsáveis pela privacidade e práticas de nenhum utilizador.

2. Apesar do exposto no nº 1. deste capitulo, a Administração/ Moderação reserva-se ao direito de intervir em termos de moderação, sempre que esteja em causa o cumprimento das presentes Regras ou noutras situações consideradas passiveis dessa actuação, sendo a sua acção soberana.

3. O Fórum BTT é propriedade privada, pelo que a moderação reserva-se o direito de admissão e pode impedir o acesso a este espaço a quem entender.

4. Qualquer uma destas regras, ou a sua totalidade, poderá ser revista ou alterada por parte da administração do fórum sem aviso prévio.

A Administração do FórumBTT.
 
Last edited by a moderator:
Status
Not open for further replies.
Top