Razões para mudar a mono-prato

Se não tivesse 3 estava feito ao bife nas subidas mais íngremes. Quanto mesnos pratos (pedaleiras) mais de "través" pode ficar a corrente. situação boa para estragar correntes, carretos e pratos.
 

edununo

Well-Known Member
Eu não concordo com isso.
Desde o aparecimento das 10v que já temos range suficiente num sistema 2x. Temos mudanças leves o suficiente para trepar e longas o suficiente para rolar.

Quanto ao desgaste..... bem, a cassete que mais me durou foi uma SRAM de 11v a usar em 1x11 por isso.....
 

Mr.sa

Active Member
O problema que tive com a cassete 11-46, atenção que é sunrace, foi que já tinha empenado tanto na cassete das rodas de treino, como na de competição, o carreto de alumínio, mas isso ainda consegui endireitar, na cassete de treino, no último fds empenei o 7ºcarreto, de tal forma que me inutilizou também o 6º e andei a fazer uma prova só com 5carretos devido a isso e levei um valente empeno xD

Pah, tive azar com o material da sunrace, não quero com isto dizer que não possa ter sido o meu uso que lhe fez isto, mas a verdade é que a cassete com algum desgaste começa a falhar nas mudanças, começa a fazer com que o manípulo de mudanças se comporte de forma diferente de carreto para carreto, e por vezes para subir uma, tinha de subir, baixar e voltar a subir, e ás vezes por ter um comportamento instável no manípulo, invés de 1 subia 2 e aí começavam os problemas. Nunca senti isto com material shimano, e mal troquei para 2x11(mas lá está cassete nova), o manípulo voltou a comportar-se normalmente, sem ter de fazer esforços estranhos entre mudanças.

Depois mudei para o 2x11 por uma questão de ver o que faço e o que está no meu horizonte fazer. Não querendo gastar muito dinheiro em transformar a minha bicicleta em 1x12, optei antes por o 2x11, pois o meu objectivo em termos de provas é longas distâncias. E como tenho já no próximo mês o ultrabairrada e depois em julho o mountainquest, dá-me jeito ter 1º uma sequência de mudanças mais estável e um range maior do que tinha, especialmente para quando houver falta de pernas :p
 

zdjota

Member
...atenção que, 1x12, a k7 para ser leve, é "car€€ca". :D


sim,mas e uma mais valia para subir praticamente tudo aliada a longas distancias quando que com os mais "tradicionais, sobes tudo, mas em distancias mais curtas.

com a minha, 2 pratos, faco longas distancias, mas nao subo tudo,(mas subo mais do que com a anterior transmissao que ja me estava a limitar) mas no futuro queria uma que me permitisse essa opcao de fazer 2 em 1
 

Medroso#78

Active Member
Ontem, assim que cheguei a casa com o brinquedo novo, dei uma voltita, o trigger, funciona muito bem, muito preciso, e reduz, sem qualquer problema, 3/4 mudanças de uma só vez (até à data, sram, nunca me desiludido). Falta testar no terreno.... pois, em território desconhecido, por vezes, temos que fazer reduções brutas, com 2 pratos, era só baixar ao prato pequeno, e, em simultâneo, subir uma atrás... depois, há o terreno "empinado", para testar a sério o prato 32. De momento, não estou com grande receio pq, com a transmissão que tenho usado, não uso os 2 carretos maiores. Breve direi algo mais. ;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
mini teste feito (45km), com constante sobe e desce! K7 11/42, com prato 32, impecável. Consegui uma velocidade interessante a rolar (37,5kmh, e ainda tinha mais uma para meter), a subir, não precisei de usar os 2 carretos maiores. Próximo domingo, se Deus quiser, será o derradeiro teste, com uma ultra pelo Marão, Aboboreira, etc... a rolar, já vi que, para as minhas pernas, é suficiente. Pois, aquela velocidade, não há pernas que se aguentem por "muito tempo". :p
Em termos de precisão, tal como havia já percebido nas pedaladas em casa, não desilude. Para além de preciso, o sistema é muito silencioso. Resumindo, estou muito contente. Vamos lá ver o desenvolvimento futuro. ;)
 

klaser

Well-Known Member
Quando tu pegares um empeno daquele que nós sabemos tu vais ver o 32/42 a não chegar , espera q vais ver :D
 

ravenxtxt

Member
Eu uso na minha bike 1x11 sram....32/10-42...teve o seu tempo de adaptação:fpalm:mas agora não quero outra coisa,quanto aos empenos,quando acontece não a mudanças que nos salve...seja ela qual for ....2x11....1x11...lol
 

iMiguel

Member
Eu tive 1x10 e apos um valente empeno voltei para o 2x10. Agora estou a montar uma para ir de casa <> Trabalho e será ou single-speed ou 1x10
 

davidream

Active Member
bOAS!
Isso talvez por que não viste bem as relações novas no 1x11 relativamente ao que usavas,é importante ver tanto no mais leve como no mais pesado se a cassete/prato frontal(no sistema 1x11) se adequam +- ao que antes usamos,senão dá direito a alterações radicais com percas quer a descer,como também a subir.
Para mim o maior problema desde que recentemente comecei a usar o 1X11,é a dificuldade em manter o momentum/cadência nos trilhos irregulares,temos sempre que andar a mudar de velocidades(com o obvio maior desgaste de material) pois rapidamente fica muito pesado ou leve consoante as circunstâncias,as linhas de corrente muitos tortas nos extremos da cassete,causando também maior desgaste.E acho tb estranho os saltos um pouco incoerentes entre as velocidades na cassete 11X,ou seja a relação entre dentes que há(ex. cassete XT-> 11-13-15-17-19-21-24-28-32-37-46) o que causa o que anteriormente referi,a necessidade de andar a mudar muito mais as velocidades para manter as cadências.
Há a necessidades de melhorar estes pormenores,o que aliás está a acontecer,daí os novos Eagles e standart's nos quadros(já apenas para 1X).
Na shimano devem urgentemente rever as relações nas cassetes e os materiais/maquinação das mesmas,baixando o peso e aumentando a qualidade/durabilidade das mesmas.

Cumps
 

vanwilder

Member
Boas
Fiz a alteração para 1x10 com 34x11/42 e áinda não andei no terreno visto estar com dificuldades em colocar aquilo a funcionar. Já coloquei duas anilhas de 2mm em cada parafuso do prato e mesmo assim ao rodar os pedais para trás a corrente cai para baixo (aqui menos mal, pedala-se para a frente lolol). Ao subir de mudanças não existe falha nenhuma mas ao descer da 1ª para a 2ª a corrente não entra bem e fica a "roçar" no prato da 1ª levando a estar sempre aos saltos, vou trocar bichas e cabo para ver se resolve. Se não for alguma questão de afinação volto para as 2x10. Alguma dica para melhorar?

Cumps
 

edununo

Well-Known Member
bOAS!
Isso talvez por que não viste bem as relações novas no 1x11 relativamente ao que usavas,é importante ver tanto no mais leve como no mais pesado se a cassete/prato frontal(no sistema 1x11) se adequam +- ao que antes usamos,senão dá direito a alterações radicais com percas quer a descer,como também a subir.
Para mim o maior problema desde que recentemente comecei a usar o 1X11,é a dificuldade em manter o momentum/cadência nos trilhos irregulares,temos sempre que andar a mudar de velocidades(com o obvio maior desgaste de material) pois rapidamente fica muito pesado ou leve consoante as circunstâncias,as linhas de corrente muitos tortas nos extremos da cassete,causando também maior desgaste.E acho tb estranho os saltos um pouco incoerentes entre as velocidades na cassete 11X,ou seja a relação entre dentes que há(ex. cassete XT-> 11-13-15-17-19-21-24-28-32-37-46) o que causa o que anteriormente referi,a necessidade de andar a mudar muito mais as velocidades para manter as cadências.
Há a necessidades de melhorar estes pormenores,o que aliás está a acontecer,daí os novos Eagles e standart's nos quadros(já apenas para 1X).
Na shimano devem urgentemente rever as relações nas cassetes e os materiais/maquinação das mesmas,baixando o peso e aumentando a qualidade/durabilidade das mesmas.

Cumps

Não notei essa situação do ter que estar sempre a mudar de velocidade.
Usei 1x11 SRAM durante 3 anos. Uma cassete SRAM 10-42 11v em termos de andamentos é basicamente uma cassete 11-36 de 10v, à qual acrescentaram um carreto adicional de 42 dentes, e trocaram o primeiro por um de 10 dentes. Os saltos são uniformes e semelhantes ao que existia em 2x10.
O Eagle que agora uso, segue a mesma norma. Em termos de andamentos, a cassete 10-50 de 12v, é uma 10-42 de 11v com um carreto extra de 50 dentes.
 
cassete XT-> 11-13-15-17-19-21-24-28-32-37-46) o que causa o que anteriormente referi,a necessidade de andar a mudar muito mais as velocidades para manter as cadências.

Eu vim de 3x10 e passei para 1x11 há pouco tempo. Optei pela Sunrace MX 8 (11-13-15-18-21-24-28-32-36-40-46) por causa desses saltos da XT e até agora gosto bastante.
 

vanwilder

Member
Boas
Ainda existe um pouco de espaço (+1 ou 2mm) entre o prato e o quadro, ainda posso puxar mais um pouco. Onde tenho tido dificuldades é nas primeiras mudanças, nas últimas trabalha bem. Será que cortei demasiado a corrente, devia ter deixado mais um elo ou 2?

Cumps
 

davidream

Active Member
bOAS!
Correcto edununo ,no meu caso a experiência que tenho é com Shimano daí talvez as diferenças.No futuro certamente meterei XD na roda de trás e experimento essa mesma cassete 10-42 (já agora qual prato á frente? 32 ou 34?).
Acho sinceramente que neste momento a nivel de 1X... a marca nipónica está claramente atrás :(

vanwilder no site que lhe referi falam sobre as medidas correctas tanto para a corrente,como para a medida ideal a que o prato fontal deve ficar para evitar uma linha de corrente demasiado "torta"

Ex:
chainline_grande.png



Cumps
 

vanwilder

Member
Boas

Obrigado Davidream. Vou confirmar todas as medidas e também trocar cabo e bichas para ver se fica a funcionar decentemente.

Cumps
 
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