Questões mecânicas na conversão para mono prato

ct1ehm

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Conforme já referi não sou grande trepador, mas creio que só utilizei os 40 dentes uma vez e porque já estava bastante cansado, faço quase tudo em terceira e, por outro motivos, cheguei a trocar o prato de 28 por um de 24 dentes, mas voltei ao de 28 por achar os 28-38 mais regular, mais homogéneo, mas também existem pelo menos 4 variáveis: o relevo, as pernas, o peso do ciclista e da bike e até psicológica. Quanto às cassetes, já por aqui li colegas que empenaram cassetes Sunrace, eu já as utilizava na de 10 velocidades e nunca tive problemas, mas temos que entender que o facto de serem mais leves também as torna mais frágeis, não se pode ter tudo hehehe.
 

klaser

Well-Known Member
11-46 é mais para monoprato..se for usar dois pratos, é melhor escolher uma cassete com menos buracos...
@ct1ehm ,depende claro de onde se anda, aqui prós lados no norte 28-36 (ou seja a segunda da sua cassete) é muito pesado para todas as situações , anda aqui dar umas voltas e vais ver se não metes o 40 e ainda pedia mais se mais tivesse....
 

elvales

Active Member
eu uso 28/38 com 11/42 e subo tudo o que aparecer na zona da Arrábida. Se desmontar é porque é "fisicamente" impossível subir :D. Em opção pratos 26/36 também acho uma opção viável.
 

ct1ehm

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E pronto, o prato chegou enquanto eu fui andar de bike. Tirei a pedaleira, retirei os pratos e montei o o prato OneUP, retirei também o desviador e o manípulo e claro montei a pedaleira, agora mono prato, com isto a bike perdeu 370g, quinta-feira irei andar e sentir as diferenças. Esqueci-me de referir que também instalei uma corrente nova, a qual, seguindo os critérios da OneUp, fica 2 elos mais curta do que as que tinha na outra configuração.
 
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ct1ehm

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E hoje lá fui dar uma voltinha de bike a experimentar a pedaleira mono prato. Foi uma volta soft, onde predominaram os estradões com poucas subidas. A primeira impressão foi que andava sempre acima da 8ª velocidade e com facilidade chegava à 11ª, dei comigo a pensar que a 12º daria um jeitão. Nas poucas subidas que fiz não tive qualquer problema, ainda tinha bastantes para baixo. Achei que a bike disparava melhor, acelerava mais rápido, especialmente no que toca a recuperações. Não tive problemas mecânicos, estava tudo afinadinho, assim estivessem as condições atmosféricas, de vez em quando surgia uma chuvinha ligeira para refrescar.
Em conclusão: gostei da simplicidade, gostei do disparo, contudo a minha opinião pouco alterou, é um óptimo sistema para percursos técnicos, para quem faça mais estradões creio que ficará a faltar qualquer coisa, mas não nos esqueçamos que também emagrecemos a bike e que, em princípio, a manutenção estará mais facilitada, para já esta configuração manter-se-á.
 

gfrmartins

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E hoje lá fui dar uma voltinha de bike a experimentar a pedaleira mono prato. Foi uma volta soft, onde predominaram os estradões com poucas subidas. A primeira impressão foi que andava sempre acima da 8ª velocidade e com facilidade chegava à 11ª, dei comigo a pensar que a 12º daria um jeitão. Nas poucas subidas que fiz não tive qualquer problema, ainda tinha bastantes para baixo. Achei que a bike disparava melhor, acelerava mais rápido, especialmente no que toca a recuperações. Não tive problemas mecânicos, estava tudo afinadinho, assim estivessem as condições atmosféricas, de vez em quando surgia uma chuvinha ligeira para refrescar.
Em conclusão: gostei da simplicidade, gostei do disparo, contudo a minha opinião pouco alterou, é um óptimo sistema para percursos técnicos, para quem faça mais estradões creio que ficará a faltar qualquer coisa, mas não nos esqueçamos que também emagrecemos a bike e que, em princípio, a manutenção estará mais facilitada, para já esta configuração manter-se-á.

Qual o prato que tens à frente?
 

ct1ehm

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Tenho a que tinha para os pratos 28-38, a 11x40 da Sunrace, esta cassete ainda não tem muitos kms e está para durar, até porque trabalha com 3 correntes. Quanto ao facto da transmissão ter ficado leve. não fiquei surpreendido, fiz as contas antes e já sabia mais ou menos o que iria contar.
 
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ct1ehm

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Velocidades com pratos de 30, 32 e 34 dentes, pedaleira de 175mm com 11 dentes da cassete:

30d / 90 RPM - 31,7 km/h
32d / 90 RPM - 33,8 km/h
34d / 90 RPM - 36,0 km/h

30d / 100 RPM - 35,3 km/h
32d / 100 RPM - 37,6 km/h
34d / 100 RPM - 40,0 km/h
 

gfrmartins

Active Member
Tenho a que tinha para os pratos 28-38, a 11x40 da Sunrace, esta cassete ainda não tem muitos kms e está para durar, até porque trabalha com 3 correntes, mas não fiquei surpreendido, fiz as contas antes e já sabia mais ou menos o que iria contar.

Ok.

Foi só uma observação tendo em conta o teu post, essa combinação é muito leve, vais ter mudanças bastante leves mas vais perder em velocidade e nos estradões.

Não estou a dizer que é mau, se é o que querias e sabias melhor, foi mesmo uma observação, essa combinação é boa para subidas tecnicas ou grandes subidas em grandes distancias mas má para estradões, subidas pouco tecnicas, etc

Eu uso 11x46 x 34
 

ct1ehm

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Sim concordo contigo em geral, mas não posso concordar quando referes que é uma combinação boa para grandes subidas:

30d / 60 RPM K7 com 40d - 6,0 km/h
32d / 60 RPM K7 com 42d - 6,1 km/h
34d / 60 RPM K7 com 46d - 5,9 km/h

Se descermos a cadência ( RPM ) a diferença será maior.
 

gfrmartins

Active Member
Sim concordo contigo em geral, mas não posso concordar quando referes que é uma combinação boa para grandes subidas:

30d / 60 RPM K7 com 40d - 6,0 km/h
32d / 60 RPM K7 com 42d - 6,1 km/h
34d / 60 RPM K7 com 46d - 5,9 km/h

Se descermos a cadência ( RPM ) a diferença será maior.

Eu disse grandes subidas em grandes distancias porque consegues descansar mais e como dizes não teres que descer a cadencia.

Quando mais desces a cadencia pior em grandes distancias e em subidas grandes, estás só a massacrar as pernas

E estás só a ver o topo da cassete, eu estou a falar na cassete em geral e nas várias combinações
 

joseruivo

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Sim concordo contigo em geral, mas não posso concordar quando referes que é uma combinação boa para grandes subidas:

30d / 60 RPM K7 com 40d - 6,0 km/h
32d / 60 RPM K7 com 42d - 6,1 km/h
34d / 60 RPM K7 com 46d - 5,9 km/h

Se descermos a cadência ( RPM ) a diferença será maior.

Se conseguires aumentar a cadência numa mudança leve vais ter mais facilidade a subir do que ir numa cadência mais reduzida numa mudança mais pesada. É a mesma ideia ir de carro a subir numa mudança leve com mais rotação, ou numa mudança mais pesada com menos rotação. A velocidade até poderá ser a mesma, mas custa menos a fazer, e poupas mais os joelhos. 60 rpm acho uma cadência muito baixa!
 

ct1ehm

Member
Sim joseruivo já entendi e também depende um pouco da irregularidade do piso do trilho, por exemplo um trilho composto por calhaus, estou a lembrar-me de um trilho que temos por aqui, que consiste numa subida na serra da Arrábida a que chamamos " varanda das pedreiras de Sesimbra " os calhaus e a pouca velocidade dificultam a progressão, se formos muito devagar estamos sujeitos a parar nalgum calhau mais alto, então é preferível acelerarmos um pouco mais para vencermos mais facilmente as irregularidades, a coluna é que sofre , hehehe.
 

fabio viana

Well-Known Member
Para andares descansado nas partes planas, opta por um prato de 34 com cassete de 11v 11-46, ou então mete sram com 32 10-42.

Isto do monoprato tem sempre desvantagens em alguma parte..

Quando eu andava com 10v 11-42 e prato 34 sentia que em uma subida muito inclinada era preciso "dar" um bom bocado de força para a maquina andar, mas agora com 11-46 e na mesma com prato de 34, consegui manter a boa velocidade de ponta e ficar com as subidas um bocadinho mais fáceis.

Mas se fosse comprar hoje uma bicicleta optava por 2x11.. assim tinha combinações para tudo :D:p
 

ct1ehm

Member
Obrigado pelas dicas Fábio Viana.

Gostei particularmente da última frase, é que eu retirei os pratos 28x38 para passar para mono prato hihihi.

Quanto às alterações concordo plenamente, mas não quero meter nada superior a 42, claro que 10 dentes de k7 era estupendo, mas isso envolveria alguma transformação e consequente dispêndio de euros, Quando esta k7 estiver um pouco mais gasta comprarei a de 11x42 e talvez um prato de 32 e fica assim e fica muito bom, hoje dei uma volta em terreno mais acidentado e com troços um pouco mais técnicos e até gostei.

Boas pedaladas!
 
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